Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Andebol

Benfica vence Clássico frente ao Porto e sobe ao segundo lugar do Campeonato Nacional

Numa partida marcada por emoções fortes, encarnados deram um passo importante rumo ao objetivo de chegar à Liga dos Campeões

No último Clássico da temporada, o Benfica venceu o Porto e assumiu o segundo lugar do Campeonato Nacional
No último Clássico da temporada, o Benfica venceu o Porto e assumiu o segundo lugar do Campeonato Nacional

09 Mai 2026 | 16:54 |

Icon Comentário0

O Clássico é vermelho e branco. Na tarde deste sábado, 9 de maio, a equipa de andebol deu um passo importante rumo à Liga dos Campeões. O Benfica, a jogar em casa, recebeu e venceu o Porto por 32-29, em partida da 5.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional, subindo assim ao segundo lugar.


A jogar no Pavilhão n.º 2 da Luz, a formação de Jota González entrou na partida com o objetivo de ainda chegar à Liga dos Campeões. Nos minutos iniciais, a equipa das águias entrou de forma mais lenta e apática, o que permitiu que o Porto conquistasse uma vantagem inicial. Contudo, com o passar dos minutos, o Benfica foi recuperando ao ponto de prosseguir o resto da primeira parte à frente do marcador.


Ainda na etapa inicial da partida, os encarnados estavam confortáveis e conseguiram aproveitar a ineficácia dos azuis e brancos, chegando a estar a vencer por 17-12. No entanto, o emblema norteino, na reta final da primeira parte, conseguiu reagir e reduzir a desvantagem, com as águias a irem para o intervalo na liderança (18-15).


Na segunda parte, à semelhança do que tinha acontecido nos minutos iniciais da etapa anterior, os dragões entraram mais fortes e evitaram que o Benfica conseguisse distanciar-se no marcador, alcançando uma igualdade de 22-22. O resultado manteve-se assim durante alguns minutos antes da equipa de Jota González puxar dos galões.

Nos 10 minutos finais, o Benfica conseguiu aumentar o fosso para quatro golos, ao vencer por 27-23, criando uma maior pressão sobre os visitantes. Após o último apito do árbitro, as águiassem Rangel da Rosacelebraram os pontos conquistados, que lhes permitem saltar para o segundo lugar da classificação, com 40 pontos e mais perto da Liga dos Campeões.



Modalidades

Treinador perde com o Sporting nos últimos segundos e diz adeus ao Benfica

Após a final perdida frente ao rival, técnico está de saída das águias e vai rumar a outras paragens na próxima temporada desportiva

Jota González evita falar sobre o futuro, mas em fim de contrato, não vai permanecer no Benfica para a próxima época
Jota González evita falar sobre o futuro, mas em fim de contrato, não vai permanecer no Benfica para a próxima época

08 Jun 2026 | 12:31 |

Icon Comentário0

Jota González  disse adeus ao Benfica após a derrota com o Sporting, que levou a melhor numa final da Taça de Portugal de andebol decidida apenas nos instantes finais do prolongamento. No final do encontro, o treinador espanhol destacou o equilíbrio da partida e considerou que os encarnados também fizeram o suficiente para merecer a vitória.


“Quero dar os parabéns ao Sporting, mas nós também merecíamos ganhar. O muito cansaço fez com que falhássemos os últimos três ataques, não conseguimos sequer rematar à baliza. Já não tinha time out para parar o jogo”, explicou o técnico de 54 anos na conferência de imprensa.


Jota González revelou ainda que procurou surpreender o adversário através de diferentes soluções táticas, assumindo alguns riscos numa tentativa de contrariar a qualidade da formação leonina: “Havia que arriscar, porque da outra vez que vencemos foi no sete contra seis. Desta vez conseguimos recuperar, mas acabámos por falhar no momento decisivo. Não sei se foi o melhor jogo da época do Benfica, mas custa muito perder desta forma. Não conseguimos superar um rival de enorme qualidade. Todos deram o máximo”, sublinhou.


A derrota reforça a sensação de uma despedida amarga para o treinador espanhol, que tem sido apontado à saída do Benfica no final da temporada, no âmbito da profunda reformulação que a secção de andebol deverá sofrer neste mercado de verão.

Questionado sobre o futuro, Jota González preferiu não alimentar especulações e manteve o foco no vínculo que ainda o liga ao Clube: “Tenho contrato até 30 de junho, por isso não falo sobre o futuro. O meu compromisso é com o Benfica”, concluiu.



Modalidades

Benfica conquista Taça de Portugal após vitória esmagadora

Equipa revalida conquista e chega ao 10.º troféu conquistado; Águias vencem quarta edição em cinco anos, o que mostra o poderio encarnado

Benfica faz valer favoritismo volta a conquistar a Taça de Portugal de Andebol feminino pelo segundo ano consecutivo
Benfica faz valer favoritismo volta a conquistar a Taça de Portugal de Andebol feminino pelo segundo ano consecutivo

08 Jun 2026 | 12:26 |

Icon Comentário0

O Benfica voltou a conquistar a Taça de Portugal feminina de andebol, ao vencer o Almeida Garrett por 34-25, este domingo, em Alcobaça, somando assim o segundo troféu consecutivo na competição. Um desempenho superior ao da equipa masculina.


Com este triunfo, o Clube da Luz chega ao 10.º título da sua história na prova, reforçando o seu estatuto como uma das principais forças na modalidade. Nas últimas cinco edições da Taça de Portugal, as encarnadas venceram quatro, confirmando um ciclo de grande domínio interno. Ainda assim, o recorde de conquistas pertence ao Madeira SAD, que lidera a lista com 20 troféus.


A final mostrou uma equipa do Benfica consistente e dominante durante largos períodos do encontro, embora o Almeida Garrett tenha conseguido equilibrar a partida na primeira parte. As gaienses chegaram ao intervalo a apenas dois golos de distância (18-16), deixando a decisão em aberto.


No entanto, o início da segunda parte foi decisivo. O Benfica entrou mais forte defensivamente e conseguiu um parcial expressivo, deixando o adversário cerca de 10 minutos sem marcar. Esse período permitiu às encarnadas dispararem no marcador (25-17), praticamente sentenciando o encontro a cerca de 20 minutos do final.

Apesar de uma reação do Almeida Garrett, que ainda reduziu a diferença para 26-20, a superioridade do Benfica acabou por prevalecer até ao fim. Nos últimos 10 minutos, a equipa da Luz confirmou a vitória com uma exibição bastante convicente.



Modalidades

Guarda-redes do Benfica com frase polémica: "Não levámos um cabaz do Sporting como é normal"

Após derrota frente ao maior rival, guardião do Clube da Luz teve declarações controversas que estão a impactar o universo benfiquista

Gustavo Capdeville, guarda-redes da equipa de andebol do Benfica, afirmou que as águias evitaram a derrota pesada que muitos anteviam frente ao Sporting
Gustavo Capdeville, guarda-redes da equipa de andebol do Benfica, afirmou que as águias evitaram a derrota pesada que muitos anteviam frente ao Sporting

08 Jun 2026 | 10:50 |

Icon Comentário0

Gustavo Capdeville despediu-se oficialmente do Benfica neste domingo, na final da Taça de Portugal que as águias perderam diante do Sporting, no prolongamento. Após o final da partida, o guarda-redes afirmou que a derrota averbada diante dos leões não foi tão pesada como se previa.


G. Capdeville:  "Não viemos aqui levar um cabaz, que é o normal"


"Estou muito feliz pela equipa, que lutou. Não viemos aqui levar um cabaz, que é o normal. Podíamos ter ganhado, penso que merecíamos mais, mas isto é o desporto e temos de dar os parabéns ao Sporting", disse, em declarações à RTP.


O atleta de 28 seguiu na mesma linha ao dizer que as águias defenderam ao máximo o Clube. "Isto tem de ser o reflexo do que é defender o Benfica, a lutar até ao fim. No final não sorriu para nós por causa dos detalhes, mas isso faz parte", falou.

G. Capdeville: " Muita garra e orgulho em representar esta camisola"


O guarda-redes internacional português vai transferir-se para a Dinamarca, mais precisamente para o TT Holstebro, e garante que deu tudo pelo Benfica. "Despeço-me como sempre me apresentei, com muita luta, muita garra e orgulho em representar esta camisola", afirmou.

Formado no Benfica, Gustavo Capdeville apenas deixou a Luz para representar o Madeira SAD, por empréstimo dos encarnados, entre 2017 e 2019. O guardião conquistou uma Liga Europeia (2022), uma Taça de Portugal (2016) e duas Supertaças (2016 e 2022).


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Lateral do Benfica termina carreira e confirma Exclusivo Glorioso 1904
Modalidades

Lateral do Benfica termina carreira e confirma Exclusivo Glorioso 1904

08 Jun 2026 | 09:28

Icon Comentário0
Benfica deixa escapar vitoria no prolongamento e perde final com o Sporting
Modalidades

Benfica deixa escapar vitoria no prolongamento e perde final com o Sporting

07 Jun 2026 | 21:46

Icon Comentário0
Exclusivo Glorioso 1904 - Central esteve com pé e meio fora do Benfica, mas renovou e vai ficar
Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 - Central esteve com pé e meio fora do Benfica, mas renovou e vai ficar

06 Jun 2026 | 12:11

Icon Comentário0