
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
03 Mai 2025 | 20:17 |
A equipa de basquetebol do Benfica defrontou, este sábado, 3 de maio, o Porto. Os encarnados acabaram por perder, por 104-95, na partida referente à meia-final da Taça Hugo dos Santos. Os parciais do duelo foram: 21-24| 40-51 | 61-74, 84-84 e 95-104. Veja AQUI como decorreu a partida.
Para este encontro, Norberto Alves apostou em Aaron Broussard, Diogo Gameiro, Betinho Gomes, Nico Carvacho e Tyler Stone no cinco inicial para fazer frente ao Porto na partida deste sábado. Eduardo Francisco, José Barbosa, Felix Terins, Trey Drechsel, Makram Romdhane e Daniel Relvão eram os suplentes.
Vindos de um triunfo sobre o Vitória de Guimarães relativamente à Liga Betclic, o basquetebol do Benfica entrou com tudo na partida, contudo apanhou pela frente uma 'parede' azul e branca. O Porto mostrou-se mais forte e, a meio do primeiro quarto, a equipa nortenha vencia com 20 pontos contra oito marcados pelos encarnados. Ainda assim, a turma de Norberto Alves 'acordou' e fez frente ao rival, fechando o primeiro quarto com o 24-21, a favorecer o Porto.
No segundo quarto, o Benfica voltou a começar mal o parcial, dando espaço ao eterno rival de conseguir distanciar-se. Apesar das águias ainda terem renascido e reduzido, não conseguiram retirar o Porto da frente do marcador. Novamente, os azuis e brancos foram felizes, vencendo este parcial por 51-40, garantindo uma vantagem segura ao intervalo.
No regresso das cabines, o terceiro quarto não foi diferente aos dois primeiros. As águias iam enfrentando muitas dificuldades, em Matosinhos, com o Porto a saber aproveitar várias oportunidades. No derradeiro parcial, já estando com uma distância grande, o Benfica não desistiu e tentou até ao último segundo protagonizar uma reviravolta, garantindo, ainda, o empate, que durou até ao final do último quarto.
Esta igualdade levou o Clássico para prolongamento. Neste período, o Porto voltou a renascer e a mostrar, de novo, um domínio impossível de ser superado pelo Benfica. A ultrapassar a marca dos 100 pontos, os azuis e brancos conseguiram atirar a equipa da Luz para fora da competição e agarrar o último passaporte para a final da Taça Hugo dos Santos.
Após este jogo, a equipa de basquetebol do Benfica, orientada por Norberto Alves, volta as atenções para a Liga Betclic. Depois de terminada a fase regular, inicia-se a etapa dos quartos de final. Pela frente, os encarnados vão ter o Vitória de Guimarães, com a partida a estar agendada para sexta-feira, 9 de maio, às 21h00, no Pavilhão Fidelidade.
Poste português, que passou pelo Benfica, foi autorizado pelos Boston Celtics a representar Portugal no EuroBasket, mas ainda não treinou com a equipa
31 Jul 2025 | 17:00 |
Neemias Queta vai juntar-se aos trabalhos da Seleção Nacional na próxima sexta-feira, dia 1 de agosto. O poste português foi autorizado pelos Boston Celtics, da NBA, a disputar o EuroBasket 2025 ao serviço da equipa das quinas e Mário Gomes, treinador de Portugal, poderá contar com o seu importante contributo nos próximos dias.
Neemias Queta chega diretamente de Boston para se juntar aos dois últimos dias de trabalho da Seleção em território nacional. Na segunda-feira, a comitiva segue para Málaga e vai disputar dois jogos de preparação contra a seleção principal de Espanha (dia 5) e a segunda equipa (dia 7). A presença do poste português nesses encontros ainda é uma incógnita, pois ainda não treinou com os companheiros.
Neemias Queta só se juntou aos trabalhos de Seleção nesta fase devido a uma regra imposta pela NBA que determina que os jogadores da liga norte-americana só possam representar os respetivos países 28 dias antes do início de competições como o EuroBasket. A prova tem data marcada para 27 de agosto, daí o poste português só comparecer agora aos comandos de Mário Gomes.
Além de Neemias Queta, Mário Gomes chamou para o EuroBasket os bases Anthony da Silva, Diogo Brito, Diogo Gameiro, Diogo Ventura, Francisco Amarante e Rafael Lisboa, os extremos Nuno Sá, Travante Williams e Vladyslav Voytso e os postes Cândido Sá, Daniel Relvão, Miguel Queiroz e Ricardo Monteiro. Gonçalo Delgado também fazia parte da lista mas sofreu uma lesão.
No EuroBasket 2025, a formação das 'quinas', com a ajuda e contributo de Neemias Queta, vai defrontar a Sérvia, a coanfitriã Letónia, a República Checa, a Turquia e a Estónia no Grupo A, em Riga, e estreia-se em 27 de agosto, frente aos checos. Para conseguir o apuramento para a fase seguinte, terá de ficar num dos quatro primeiros lugares.
Clube da Luz anunciou esta segunda-feira, 28 de julho, a chegada do atleta que desta forma irá integrar o plantel na temporada 25/26
28 Jul 2025 | 20:35 |
É oficial! Rui Costa assegurou a contratação de Koby McEwen e o base/extremo irá reforçar o plantel de basquetebol do Benfica. A novidade foi partilhada esta segunda-feira, 28 de julho, pelo Clube da Luz que deu conta da chegada do internacional canadiano aos Tetracampeões Nacionais.
"Koby McEwen, internacional canadiano de 27 anos (29/07/1997), é reforço da equipa masculina de basquetebol do Benfica. O base/extremo assinou contrato até 2026", pode-se ler na nota partilhada pelos vermelhos e brancos durante a tarde desta segunda-feira.
Koby McEwen: "Fazer parte de uma cultura vencedora"
Quem já reagiu a esta mudança foi Koby McEwen que, em declarações aos meios do Clube da Luz, mostrou-se satisfeito por representar a equipa orientada por Norberto Alves na nova temporada: "Fazer parte de uma cultura vencedora, contribuir para ganhar campeonatos e para vitórias. Mal posso esperar para conhecer os meus colegas de equipa, o staff e os adeptos".
"Venho com o objetivo de ser profissional, melhorar todos os dias, competir e jogar a um nível elevado. Mal posso esperar para chegar a Lisboa e começar a trabalhar", revelou ainda o novo reforço do Benfica que na última temporada alinhou no Honey Badgers.
O internacional canadiano conta ainda com passagens pelo Utha State Aggies, Marquette Golden Eagles e Weber State Wildcats (equipas universitárias), tendo ainda estado ao serviço do Honey Badgers (2021/22, 2022/23 e 2024/25), do Norrkoping Dolphins, Raptors 905, GTK Gliwice, Fraser Valley Bandits e BC Jonava.
Confira os melhores momentos de Koby McEwen partilhados pelo Benfica:
Basquetebolista português, que passou pelo Clube da Luz, vai para a quinta temporada na NBA e há um novo papel à espreita
28 Jul 2025 | 17:17 |
Neemias Queta pode ser o titular dos Boston Celtics na temporada 25/26. O poste português, que teve uma passagem curta pelo Benfica, vai para o quinto ano na liga de basquetebol americana (NBA) e espera, ansiosamente, por uma época recheada de oportunidades. Ao que tudo indica, deverá integrar o quinteto inicial da equipa campeã em 2024.
A informação foi avançada pelo jornalista Brian Robb, de Boston, que segue, atenciosamente, e de perto, a equipa dos Celtics. O plantel, outrora campeão, foi eliminado nas meias-finais dos play-offs da Conferência Este na temporada passada e, devido a lesões e gastos elevados, o diretor-geral de operações Brad Stevens, viu-se obrigado a fazer uma revolução.
Os Boston Celtics perderam três postes na rotação habitual do treinador Joe Mazzula. Kristaps Porzingis, Al Horford e Luke Kornet saíram nesta 'off-season' e, com isso, Neemias Queta foi o único jogador da posição que sobrou no plantel. Por esse motivo, e apesar de já terem adquirido duas novas caras, o português deverá mesmo ser o titular no começo da temporada.
Esta temporada representa uma oportunidade de ouro para Neemias Queta se afirmar como um jogador importante na NBA. Nos últimos quatro anos, o português raramente foi uma opção real ou consistente nas equipas que representou (Sacramento Kings e Boston Celtics), ainda que, com Joe Mazulla, já tenha disputado quase 100 partidas. A minutagem tem vindo a aumentar, mas 2025/2026, deverá ser mesmo o ano de afirmação do poste luso.
Neemias Queta vai agora representar Portugal no EuroBasket2025, antes de regressar aos Estados Unidos para integrar o 'training camp' e preparar a nova temporada. A NBA começa apenas a 21 de outubro e, até lá, o treinador dos Boston Celtics deverá confirmar, ou não, se o poste português vai integrar o quinteto inicial, através dos jogos de pré-época, que estão marcados para ínicio de outubro.
Confira, aqui, a publicação: