
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol Formação
09 Fev 2024 | 16:05 |
A equipa de juniores (sub-19) do Benfica entrou em campo nesta sexta-feira, dia 9 de fevereiro, para disputar a primeira jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional frente ao Famalicão. As águias venceram por 2-0, começando, assim, com o 'pé direito'.
Os marcadores dos golos dos encarnados foram: André Gomes, aos seis minutos, por intermédio de uma grande penalidade, e Gustavo Ferreira, aos 37 minutos. Neste sentido, a turma de Seixal conseguiu 'despachar' o triunfo ainda na primeira parte da partida.
O Glorioso iniciou o duelo com Arnas Voitinovicius, Kevin Pinto, Rui Silva, Gonçalo Oliveira, Guilherme Peixoto, Martim Ferreira, Tiago Freitas, André Gomes, Francisco Neto, Rodrigo Rêgo e Gustavo Ferreira nas opções iniciais. Já no banco de suplentes encontravam-se: André Moreira, João Pereira, Leandro Martins, Guilherme Gaspar, Rodrigo Pires, Guilherme Afonso, Olívio Tomé, Jair Monteiro e Jelani Trevisan.
Com a raça, crer e ambição que tão bem caracterizam o emblema da Luz, os jovens craques conseguiram assegurar a vantagem por dois golos até aos minutos finais, mantendo uma vitória sem qualquer resposta no marcador por parte da formação de Vila Nova de Famalicão, que deslocou-se até ao Seixal para defrontar os encarnados.
De recordar que o Benfica vinha de um triunfo com o Beira-Mar, também, por duas bolas contra zero, sendo que, na jornada anterior, recebeu o Alverca, no Seixal. As águias bateram a formação ribatejana por três bolas a zero, vivendo uma das melhores fases da época.
A turma encarnada volta a entrar em campo o dia 17 de fevereiro para defrontar o Vitória de Guimarães. As águias deslocam-se ao reduto da equipa conquistadora num jogo que tem hora marcada para as 15h00, valendo para mais uma jornada do Campeonato Nacional.
Já focado no sucesso da próxima época, Presidente dos vermelhos e brancos bate concorrência e assegura talento promissor do futebol nacional
31 Jul 2025 | 15:34 |
A pensar na continuidade do sucesso que a Academia teve na última temporada, Rui Costa assegura a chegada de mais um nome promissor ao Seixal. Segundo o que o Benfica informou, através das suas plataformas oficiais, o guardião Manuel Pires assinou um contrato de formação com as águias.
O atleta, de apenas 14 anos, foi contratado na presente temporada de 2025(26, com o intuito de investir no futuro pessoal, como profissional do jovem. Na nota informativa, é possível ler o seguinte: “Manuel De Brito Marques Russell Pires, guarda-redes de 14 anos (1/12/2010) assinou contrato com o Sport Lisboa e Benfica”.
O guardião, que certamente irá integrar a equipa de Iniciados dos vermelhos e brancos, que participa no Campeonato Nacional de sub-15, começou o seu percurso futebolístico no AD Pastéis, antes de dar o salto para o CF Os Belenenses, onde tem cumprindo a sua formação, até assinar com o Glorioso.
Depois de duas temporadas de bom nível ao serviço do emblema de Belém, Manuel Pires despertou o interesse dos responsáveis que gerem o Seixal, achando que o mesmo será uma mais valia para integrar nas equipas jovens dos encarnados e, possivelmente, chegar longe no seu percurso com o Manto Sagrado. No passado mês de julho, integrou a seleção nacional de sub-16, que participou nos Jogos CPLP 2025, em Timor-Leste.
A competir na equipa de sub-16 do Belenenses (correspondente ao 1.º ano), o jovem de 14 anos competiu no Campeonato Nacional de sub-15, na temporada de 2024/25, onde defrontou o Benfica. Ao todo, pela equipa da cruz de Cristo, Manuel Pires realizou 31 encontros. Vale lembrar que, durante este mês, as águias também asseguraram a contratação de Diego Castel-Branco.
Presidente dos encarnados continua a arrumar a casa e desta vez 'amarou' novo futebolista no plantel dos vermelhos e brancos
28 Jul 2025 | 15:59 |
Leonardo Nicolai Gori, defesa-central de 14 anos, assinou contrato de formação com o Benfica - que recentemente estendeu mais vínculos. Rui Costa, para além de andar preocupado com o plantel da equipa principal dos encarnados, também parece estar a investir nos escalões mais jovens do Clube da Luz.
"Leonardo Nicolai Gori, defesa-central de 14 anos (20/06/2011), assinou contrato de formação com o Sport Lisboa e Benfica", pode-se ler na nota partilhada pelo conjunto encarnado esta segunda-feira, 28 de julho, relativa ao futuro do atleta.
O craque nascido a 20 de maio de 2011, apesar de ainda ser mesmo muito jovem, já leva muitos anos no Clube da Luz. Leonardo Nicolai Gori, defesa-central de 14 anos, já fez seis temporadas de águia ao peito, quase metade dos seus anos de vida.
Leonardo Nicolai Gori vai agora para a sua sétima temporada ao serviço do Benfica como iniciado sub-15. O craque, que atua como defesa-central, foi contratado ao Belenenses, em 2019/20, sendo que, na altura, o jogador ainda representava o escalão de sub-9.
A verdade é que mesmo com esta idade, Leonardo Nicolai Gori já vai para o seu terceiro clube, porque ainda antes do Belenenses, já teria representado outro conjunto. Neste caso, o jovem defesa tinha atuado pelo Barreirense, onde se destacou antes de se transferir para os azuis do Restelo.
Em 2024/25, o defesa-central foi campeão da 2.ª Divisão Nacional de Sub-15. No total, Leonardo Nicolai Gori, que acabou de assinar contrato de formação com o Benfica, somou 31 jogos, nos quais conseguiu apontar um golo ao serviço dos Iniciados Sub-14 do Clube da Luz.
Relembre, abaixo, o momento de festa da conquista do Campeonato de Iniciados:
Futebolista, de 18 anos, com notável percurso nos escalões de formação dos encarnados chega agora à equipa principal do Glorioso
23 Jul 2025 | 15:05 |
O Benfica informou, em nota oficial no site do Clube, que Joana Valente, média de 18 anos, assinou contrato profissional com os encarnados, com duração até 2027. A equipa principal de futebol feminino recebe, assim, um reforço notável, já que, trata-se de uma das maiores promessas do desporto nacional.
Joana Valente leva um invejável percurso nos escalões de formação do Benfica e da Seleção Nacional. Conquistou dois Campeonatos Nacionais Sub-19 de águia ao peito e, apesar da tenra idade, já leva mais de meia centena de internacionalizações pelas camadas de jovens (51). Recentemente chegou às meias-finais do Campeonato da Europa com Portugal.
Na assinatura do contrato profissional, Joana Valente, em delarações aos órgãos de comunicação oficiais do Benfica, revelou-se "muito feliz" por continuar no "clube do coração", e apontou ao futuro: "Agora quero continuar a fazer o meu trabalho, para estar preparada quando as oportunidades surgirem".
A jovem média destacou a "clara aposta na formação" por parte do Benfica: "Isso é bom para nós. Sentimo-nos valorizadas, o nosso trabalho sai recompensado". Joana Valente deverá juntar-se à equipa B do Benfica, que disputa a Segunda Divisão Nacional. Em 2024, venceram a competição. Na próxima temporada, vão defrontar o plantel principal do Porto.
Já a equipa A, venceu o quinto campeonato nacional seguido. Foi o primeiro pentacampeonato vencido no futebol do Benfica (masculino e feminino), e, segue-se agora, a defesa do título. Filipa Patão, treinadora obreira do sucesso recente da secção, saiu do Clube e Ivan Baptista já assumiu funções. 'As Inspiradoras' já garantiram três reforços para a próxima temporada: Ana Borges, Diana Silva e Diana Gomes.