
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Não há nada como a emoção que a festa da Taça de Portugal transmite a todos os envolvidos, sejam eles os protagonistas, como os espectadores que assistem das bancadas e Bruno Lage não é a exceção. A poucas horas de defrontar o Tirsense, o técnico do Benfica vê-se cada vez mais perto de concretizar um sonho, alcançar uma final da prova rainha, no Estádio Nacional do Jamor.
Uma promessa que o timoneiro setubalense fez a si mesmo quando iniciou a sua carreira no futebol. Segundo pelo que Bruno Lage contou, o mesmo não pretende ir ao Jamor, se não for para disputar uma final: “Desde que comecei a minha carreira, há muitos anos, prometi a mim mesmo nunca ir ao Jamor ver uma final da Taça de Portugal. Queria disputar a final da Taça de Portugal”.
Em 2020, Bruno Lage esteve muito próximo de conseguir esse feito, parte dele para ser mais concreto. No ano em que houve a pandemia de Covid-19, a final foi transferida para Coimbra, mas o Benfica, chegou à final da prova rainha, mas o setubalense não marcou presença, uma vez que tinha sido despedido na sequência da derrota frente ao Porto. “Depois não tive tempo para a disputar, tive outras coisas para fazer”, o seu lugar foi entretanto ocupado por Nélson Veríssimo.
Por outro lado, o Benfiquista não é estranho em realizar encontros no Estádio Nacional. No início da temporada de 2019/2020, depois de ter conduzido o Benfica ao Campeonato Nacional, o setubalense orientou as águias no Jamor, Frente ao Belenenses SAD, numa partida a contar para a 2.ª jornada da prova de regularidade, que terminou com um triunfo dos encarnados por duas bolas a zero.
Perante o cenário de conseguir concretizar o seu sonho de carreira, Bruno Lage reconheceu a importância de uma final: “Sei muito bem aquilo que representa jogar uma final do Jamor”. Contudo, salientou que primeiro é preciso superar as meias-finais: “O mais importante é confirmarmos a presença na final no Jamor, respeitando e falando do Tirsense, com mais uma boa exibição”.
Federação Portuguesa de Portuguesa já se pronunciou sobre o caso e revelou o reduto que irá acolher a festa da Taça, garantido que se trata de uma decisão final
|
Nas últimas semanas, na iminência da realização de um Benfica - Sporting na final da Taça de Portugal, várias foram as vozes que colocaram em causa a capacidade do Estádio Nacional do Jamor, como as questões de segurança, visto que se trata de uma partida de risco elevado. Perante este cenário, a FPF já se pronunciou sobre o caso e afirmou que o jogo do trof+eu será disputado no Jamor.
A estrutura liderada por Pedro Proença, que foi eleito no passado dia 14 de fevereiro, decidiu intervir e colocar um ponto final nos rumores, que apontavam para a forte possibilidade da final da Taça de Portugal ser transferida para o Algarve, mais concretamente a ser realizada no Estádio do Algarve.
Segundo as informações que foram avançadas pela Antena 1, a FPF, apesar dos vários relatos que punham em causa as questões de segurança do Jamor, nunca chegou a equacionar uma possível mudança de espaço. Assim sendo, está confirmado e é oficial que a edição de 2024/2025 da prova rainha será no Jamor, como tem sido a tradição.
Numa altura em que o Sporting já se qualificou para a final da prova e o Benfica está na iminência de se juntar ao rival lisboeta, há quem avance que Pedro Proença já deu início às reuniões para a preparar o recinto para receber a final da Taça, que irá marcar o ponto final da temporada 24/25 do futebol nacional.
Recorde-se, que a finalíssima está marcada para o próximo dia 25 de maio, no Estádio Nacional do Jamor, em Oeiras. Até lá e uma vez que já tem um pé e meio no encontro das decisões, a equipa de Bruno Lage prepara-se para entrar em campo esta noite, quarta-feira, 23 de abril, para a realização da 2.ª mão da meia-final, contra o Tirsense.
Compatriota de Aursnes foi associado aos vermelhos e brancos no último mercado de transferências, mas deve acabar por ter outro destino à espera
|
Depois de ter escapado ao Benfica no mercado de inverno, Sverre Nypan tem um novo destino à vista. O antigo alvo do Clube da Luz conta com o Aston Villa à espreita, estando mesmo de malas e bagagens aviadas do Rosenborg, clube que negociou Casper Tengstedt com os vermelhos e brancos.
De acordo com a imprensa inglesa, os dirigentes dos villans já estarão adiantados nas conversações e terão, inclusive, dado os últimos passos nas negociações, de maneira a garantir a contratação do antigo alvo do Benfica. Os rumores de mercado dão mesmo conta de que a oficialização deverá ser anunciada em breve.
Contudo, também o Real Madrid e o Borussia Dortmund já manifestaram interesse em garantir Nypan, tendo seguido atentamente o jovem prodígio no defeso de inverno. Porém, apesar do interesse dos espanhóis e dos alemães, parece que o ex-desejo de Rui Costa está mesmo de malas e bagagens para o Aston Villa.
Vale recordar que, em janeiro, Sverre Nypan chegou a estar associado ao Benfica no mercado de transferências de inverno. Com a concorrência, na época, do Manchester United e do Arsenal, os dirigentes do Glorioso optaram por garantir a contratação de Manu Silva para o miolo, com o camisola 16 a ser um desejo de Bruno Lage. Apesar do médio nórdico ter estado referenciado, a verdade é que o meio-campo dos encarnados ficou 'fechado' com a chegada do ex-Vitória de Guimarães.
Na atual temporada desportiva ao serviço do Rosenborg, Sverre Nypan - atualmente com um valor de mercado fixado nos 12 milhões de euros - foi a jogo em apenas três duelos, todos eles a valer para a Liga norueguesa. Nos 171 minutos disputados dentro das quatro linhas, o médio de 18 anos, que enverga a camisola 41 dos nórdicos, soma já um golo, dando excelente conta de si.
Antigo camisola 7 dos vermelhos e brancos não vive um período fácil ao serviço do clube italiano, tendo sofrido mais um contratempo
|
Soam os alarmes: David Neres, antigo jogador do Benfica, não vive um bom período no Nápoles, tendo sofrido mais um contratempo ao serviço do conjunto italiano. O extremo brasileiro contraiu uma lesão muscular e o emblema transalpino já divulgou, através dos meios de comunicação, o tempo de paragem do futebolista.
De acordo com a nota divulgada pelo conjunto transalpino, David Neres vai parar pelo menos um mês devido à mazela na perna esquerda. Assim sendo, o futebolista brasileiro vai ser uma baixa importante para o que falta jogar em 2024/25, não sendo expectável que volte aos relvados até ao final da presente temporada.
"David Neres foi hoje submetido a exames instrumentais no Hospital Pineta Grande, que revelaram uma lesão distractiva do sóleo da perna esquerda. O jogador da Azzurra já iniciou o processo de reabilitação", pode ler-se na informação clínica, que dá conta de que o antigo jogador do Benfica já iniciou o processo de recuperação.
Refira-se que, não é a primeira vez que David Neres se ausenta dos relvados por lesão, nesta temporada. O antigo atleta do Benfica, que rumou ao Nápoles no último verão, já marcou presença na enfermaria dos italianos em fevereiro e março, tendo sido travado com uma distensão muscular.
David Neres, recorde-se, chegou ao Benfica oriundo do Shakhtar Donetsk, em 2022, a troco de 15 milhões de euros, tendo deixado a Catedral ainda com Roger Schmidt no comando técnico. Com o Manto Sagrado, o brasileiro realizou 83 encontros, marcou 17 golos, fez 25 assistências e conquistou um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça (2023).
Esta temporada, ao serviço do Nápoles, David Neres – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 27 encontros: 25 na Liga italiana e dois na Taça de Itália. Ao todo, nos 1.410 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o brasileiro, que deixou o Benfica no mercado de verão de 2024, marcou três golos e fez cinco assistências.