
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
A equipa de Juvenis do Benfica vai deslocar-se a Guimarães para enfrentar o Vitória SC, nesta terça-feira, dia 10, num encontro a contar para a 17ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional Sub-17.
O Benfica está em 1º lugar do Campeonato com 41 pontos, mais três que o segundo e terceiro classificado. Faltam apenas duas jornadas para terminar a fase de apuramento de campeão e, caso os encarnados vençam a penúltima jornada, e os rivais diretos percam pontos, o Clube da Luz pode mesmo conquistar o troféu com uma jornada ainda por disputar. Ainda assim, a equipa só depende de si para se sagrar campeã.
Em antevisão à BTV, Pedro Jarmela, treinador-adjunto das águias, ignorou a questão da dependência de resultados para ser campeão: "É algo que não depende de nós. Gostamos de nos focar naquilo que controlamos, que é irmos lá, fazermos um bom jogo, jogarmos bom futebol e sermos fiéis às nossas ideias.”
José Neto, lateral de 17 anos do Benfica, que venceu recentemente o Campeonato da Europa Sub-17 ao serviço de Portugal, como um dos destaques da equipa, também fez a antevisão à partida frente ao Vitória. O atleta destacou a “união” do grupo e o quão se sentem bem a “jogar bom futebol”.
José Neto: “Essas duas características, juntas, podem dar-nos o triunfo.”
Recorde-se que a equipa de Juvenis do Benfica venceu o Sporting há duas jornadas por um resultado histórico de 7-0 e depende apenas de si mesma para ser campeã. Caso bata o Vitória de Guimarães, mas ainda não vença o titulo na 17ª jornada, os encarnados têm a oportunidade de ganhar o campeonato frente ao Porto na última jornada, no Benfica Campus.
Organismo que tutela o futebol do velho continente integrou três futebolistas do Clube da Luz em onze de competição internacional
|
Depois de conquistar o Europeu de sub-17 por Portugal, Rafael Quintas continua a somar feitos que irão ficar imortalizados na sua carreira. Após ter sido eleito o MVP do torneio, o jovem médio surge também na equipa da prova, mas não é o único pupilo da formação do Benfica a constar no onze.
Uma semana depois do final do Europeu, a UEFA divulgou onze com os atletas que brilharam ao longo da prova. Além do capitão da Seleção Nacional, a equipa da competição também conta com os nomes de Daniel Banjaqui e de Mauro Furtado, dois defesas que se têm destacado ao serviço das equipas de formação do Glorioso.
A novidade foi tida em conta nas redes sociais, com a página Coluna Vermelha a partilhar a notícia numa publicação feita no X (antigo Twitter), onde escreveu o seguinte: “Três jogadores do Benfica no XI do Europeu S17 2025: Daniel Banjaqui, Mauro Furtado e Rafael Quintas”.
Por outro lado, a página dedicada aos vermelhos e brancos também optou por destacar as qualidades de outros dois jovens que brilharam na competição de sub-17: “Atenção também ao Djylian N´Guessan, ponta de lança que já se estreou na equipa principal do Saint-Etiénne este ano, e ao Nathan De Cat do Anderlecht”.
Na presente temporada de 2024/25, os três atletas marcaram presença na equipa de sub-17 do Benfica, que se encontra atualmente na liderança e a lutar pela conquista do Campeonato Nacional. Já Rafael Quintas e Mauro Furtado também se sagraram campeões ao serviço dos sub-19. Por fim, o defesa central Benfiquista ainda somou uma partida na Liga Portugal 2 Meu Super, com a formação B das águias.
Confira aqui a publicação:
Jovens águias foram a jogo este domingo, 8 de junho, sabendo que precisavam de vencer, mas um empate bastou para conquistar o troféu
|
A formação do Benfica está novamente de parabéns! Na manhã deste domingo, 8 de junho, a equipa de iniciados do Glorioso sagrou-se campeã nacional depois de ter empatado a uma bola na visita ao reduto do Vitória de Guimarães, partida a contar para a 17.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato de sub-15.
Para assegurar o caneco numa altura em que a prova entra nas derradeiras rondas, os encarnados precisavam de somar pontos e esperar por um deslizes do adversário direto, neste caso o Sporting. Francisco Wang foi o autor do golo das águias frente aos minhotos e jovens fizeram a festa depois da turma leonina ter perdido no terreno do Rio Ave (2-1).
O feito dado conta pelo o próprio Benfica que, nos minutos a seguir ao apito final, partilhou nas redes sociais a conquista das jovens águias, que asseguraram o terceiro campeonato consecutivo no escalão de sub-15. Na publicação feita no X (antigo Twitter), o Glorioso escreveu o seguinte: “Os nossos Iniciados são TRICAMPEÕES Nacionais!”.
Depois do empate no reduto do Guimarães, os pupilos de João Rodrigues juntam assim o caneco de 2024/25, aos que tinham sido levantados nas duas temporadas anteriores. Em 2022/23, o Glorioso assegurou o troféu depois de amealhar 47 pontos, superando o Porto no 2.º posto. Em 2023/24, as águias repetiram a proeza, repetindo os mesmos pontos e deixando os dragões ainda mais longe na classificação final.
Até à data, está a ser um ano histórico para a formação do Benfica. Em 2024/25, as águias conquistaram a Taça revelação (sub-23), os Campeonatos Nacionais de sub-19, sub-15 e de sub-14, situação que foi comentada por Rui Costa na AG de ontem, 7 de junho: “Obtivemos a melhor classificação de sempre na equipa B, conquistámos a Taça Revelação nos Sub-23, fomos campeões de Juniores e estamos na frente nos Juvenis e Iniciados. Este pode ser um ano histórico na Formação do Sport Lisboa e Benfica”.
Confira aqui a publicação do Benfica:
Turma dos vermelhos e brancos cumpriu bem mais uma missão, que terminou em vitória importante, e está a um pequeno passo da festa
|
A equipa de juvenis do Benfica foi a jogo esta sexta-feira, 6 de junho, para medir forças com o Real SC, na 16.ª jornada da fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional. As águias acabaram a vencer por cinco bolas a três, com Gil Neves (5'), José Neto (29'), Tomás Soares (36' e 45'+2') e Dilan Neves (85') a apontarem os golos do Glorioso.
Para este duelo Pedro Faria apostou em Leonardo Lopes, Ricardo Neto, Martim Vasconcelos, Tomás Ferreira, José Neto, Miguel Figueiredo, Gil Neves, Isaac Ferreira, Tomás Soares, Afonso Ferreirinha e Dilan Neves de início. Luiz Xavier, Anísio Cabral, Ismael Dabo, Daniel Banjaqui, Miguel Galinho, Chrystyan Djaló, Marcelo Branco, Tiago Rodrigues e António Ferreira foram os suplentes eleitos pelo timoneiro luso.
Depois de uma goleada na última ronda frente ao Sporting, os pupilos de Pedro Faria quiseram dar seguimento ao bom momento de forma. E assim foi. Os encarnados começaram a construir desde cedo aquela que seria uma vitória imponente, contando com várias figuras de destaque, como foi o caso de Gil Neves. O jovem encarnado abriu o marcador, cedo na partida, aos cinco minutos. Ao intervalo, o Benfica já vencia por 4-2, depois de ter sofrido ainda dois golos do Real SC.
No regresso das cabines, o Benfica não perdeu tempo e o suspeito do costume voltou a estar em destaque. Aos 50 minutos, Dilan Neves fez o quinto golo. Porém, a turma de Pedro Faria não deixou de sofrer. O Real SC ainda conseguiu reduzir, selando o resultado com uma vitória, ainda assim, do Benfica, por cinco bolas a três, o que coloca os encarnados cada vez mais perto do título.
Com este triunfo sobre o Real SC, a duas jornadas do fim, o Benfica reforça o primeiro lugar, somando agora 41 pontos. O Porto passa ocupar o segundo posto da tabela classificativa com 38, enquanto o Braga é o terceiro classificado, com os mesmos pontos que os azuis e brancos. O eterno rival da Segunda Circular, Sporting, está a quatro pontos, com 37.
Agora, as atenções dos pupilos de Pedro Faria voltam-se para a deslocação ao reduto do Vitória de Guimarães. Os juvenis do Benfica entram em campo no próximo dia 10 de junho, terça-feira, com o pontapé de saída marcado para às 11h00, na Academia Vitória Sport Clube, em Guimarães.