Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirModalidades
|
0Concluída a participação no Nacional de Clubes de Atletismo, onde o Benfica e o Sporting dividiram os títulos de campeão, surgiu nova polémica a envolver um atleta dos leões, o que motivou o Clube da Luz a boicotar os pódios onde estava incluído, em forma de protesto pela dualidade da aplicação dos regulamentos. Na última segunda-feira, 10 de fevereiro, Ana Oliveira, coordenadora do Atletismo das águias, voltou a criticar a Federação e a turma de Alvalade.
“Ausência do Benfica no pódio? Primeiro de tudo tenho de dizer que não tem nada a ver com o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro. Mas acho que é importante ajudá-lo a perceber o que menos bom acontece no atletismo por isso quero mandar-lhe uma mensagem. Não consigo saborear estas vitórias porque há sempre alguma coisa nestas provas”, começou por dizer a coordenadora da seção.
Ana Oliveira - Temos de uma vez por todas abater o gigante polvo verde que existe ainda no atletismo
Em causa, está a decisão polémica, da parte da organização do Nacional de Clubes, de readmitir Omar Elkhatib (Sporting), na corrida dos 400 metros, uma decisão que o Benfica discorda de forma veemente, “Penso que, de uma vez por todas, o Benfica tem de mostrar a sua atitude. Não queremos ser beneficiados ou que os regulamentos mudem. Apenas queremos que as regras sejam transparentes, claras e iguais para todas as equipas e que haja uma autoridade que faça com que sejam cumpridas de forma igual para todos”, acrescentou Ana Oliveira.
E sobre a polémica nos 400 metros, “Há uma entidade máxima que regula esta prova, o delegado técnico Jorge Salcedo. Ele fez cumprir o regulamento, ao desclassificar o atleta do Sporting, mas, depois, um júri de apelo improvisado e criado ali à pressa reverteu a decisão. É extremamente grave para a credibilidade da FPA e do próprio juiz Jorge Salcedo, que é mundialmente referenciado e conhecido. Depois, isto é um acumular de situações. Quando entramos nos campeonatos nacionais, as regras mudam e mudam sempre para o mesmo lado”, concluiu a coordenadora do Benfica, aos microfones da BTV.
Nadador do Clube da Luz esteve presente no Jamor, para mais um meeting, apesar da participação soberba, o encarnado só deve regressar para as eliminatórias
|
0No passado fim de semana, 8 e 9 de fevereiro, em Lisboa, mais precisamente no Complexo Desportivo do Jamor, realizou-se mais uma edição do Meeting Internacional de Lisboa, que contou com a presença do atleta olímpico, Diogo Ribeiro, que representou o Benfica. E claro, sem surpresas, o jovem nadador foi um dos maiores destaques do evento aquático.
O benfiquista, duas vezes Campeão do Mundo em 2024, voltou a fazer das suas e ‘pulverizou’ mais marcas anteriormente conseguidas, feito que alcançou nos dois dias do meeting. Depois de ter batido a marca nos 100 metros livres, no sábado, Diogo Ribeiro voltou a repetir a façanha durante a tarde de domingo, 9 de fevereiro.
O atual campeão do mundo e recordista nacional, competiu durante a manhã de ontem, onde participou nas eliminatórias dos 100 metros mariposa, somando mais um recorde pessoal, ao terminar as duas piscinas, num total de 53.01 segundos. No entanto, tal como tinha acontecido no dia anterior, o atleta do Glorioso optou por falhar a final que se realizou durante a tarde.
A razão? Um possível desconforto no ombro, que o nadador olímpico já se tinha queixado, durante a tarde de sábado. “Diogo teve uma evolução bastante positiva no desconforto que sentiu ontem no ombro, cumpriu com os objetivos nos 100 mariposa, nadou muito bem, obtendo um bom tempo, mas optámos por preservá-lo e não desgastá-lo na final da tarde”, explicação dada pelo selecionador do nadador do Benfica, Samie Elias.
Além de Diogo Ribeiro, o meeting também contou com a participação de outros atletas olímpicos nacionais, Miguel Nascimento, Camila Rebelo e Ana Pinho Rodrigues, num universo de 800 nadadores inscritos, 465 masculinos e 335 femininos. Na classificação geral, a grande vencedora foi Mariana Cunha (Colégio Efanor), ao vencer nos 50, 100 e 200 metros mariposa e nos 200 metros estilos.
Águias não conseguiram vencer, tendo deslizado em mais um duelo a valer para a prova portuguesa, e primeiro lugar está mais longe
|
0O último domingo, 9 de fevereiro, não foi feliz para o Benfica, mais precisamente para a equipa de voleibol feminina. As águias marcaram presença no Pavilhão do Clube K para a realização da 19.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional da modalidade. Apesar do equilíbrio inicial, a formação anfitriã acabou por derrotar as encarnadas por 3-1.
O primeiro set, disputado entre as duas formações femininas foi o mais equilibrado de toda a partida. Os primeiros 20 pontos acabaram repartidos entre o Benfica e o adversário, com o marcador a registar 10-10. Apesar do encontro renhido, as insulares ganharam balanço depois de um parcial de 5-0 favorável. As águias ainda reagiram (19-17), mas a liderança nunca fugiu às anfitriãs, que acabaram por vencer o set por 25-19.
O segundo set foi mais mexido do que o anterior, com as duas equipas a alternarem entre si a liderança do set. No entanto, o marcador nunca registou uma diferença superior do que dois pontos e a um certo ponto, o Glorioso vencia por 19-17. Porém a equipa da casa ainda conseguiu empatar o encontro (23-23), mas as pupilas de Rui Moreira deram o empurrão final e empataram a partida (1-1), depois de vencerem o set por 25-23.
Com o empate registado no marcador, as duas equipa entraram para o terceiro set, onde a diferença foi bastante visível. Num duelo mais desnivelado, a formação anfitriã puxou dos galões e bateu o Benfica pelo parcial de 25-12, devolvendo a vantagem no marcador. No quarto set, as insulares voltaram a superiorizar-se (6-3), mas as benfiquistas reagiram e lideraram grande parte do jogo, mas foram perdendo a vantagem até que o marcador registava 20-21 para as águias. Foi nesse momento que o Clube K operou a reviravolta e ‘matou’ a partida com 25-22, 3-1 como resultado final.
Depois do desaire infeliz e da fuga do Sporting na liderança, o Glorioso agora vira as atenções para o encontro seguinte. Na próxima jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional, a 20.ª, o Benfica recebe o SC Braga, no Pavilhão n.º 2 da Luz. O encontro está aprazado para as 17h00 de domingo, 16 de fevereiro.
Com golos mesmo perto do apito final, o Clube da Luz venceu em partida a contar para o Campeonato Nacional, tendo sofrido para garantir mais três pontos
|
0No último domingo, 9 de fevereiro, a equipa de hóquei em patins do Benfica bateu o Turquel por 3-1, em duelo da 17.ª jornada da Zona Sul da 1.ª fase do Campeonato Nacional. Apesar da diferença de dois golos, a partida só foi resolvida perto do apito final, e a visita ao pavilhão adversário contou com emoção até ao último minuto de jogo.
A turma de Paulo Almeida começou o jogo com força total, e tiveram grandes chances de abrir o marcador logo nos dez primeiros minutos de jogo. Entretanto, o marcador só foi inaugurado aos 13’, quando Elena Tomázio passou para Sofia Moncóvio abrir as contas para o Glorioso. O golo das águias foi o único anotado na primeira parte, visto que, a guarda-redes do HC Turquel esteve em destaque.
A segunda parte já teve início com mais equilíbrio. Logo aos 35 minutos de confronto, a equipa da casa conseguiu igualar o marcador, após Renata Balomas ter aproveitado a 10.ª falta das encarnadas e marcando o 1-1. Logo em seguida, o Turquel fez uma pressão absurda sobre a equipa da Luz, mas Maria Vieira estava imparável entre os postes.
Porém, o Benfica impôs a sua grandeza ao adversário, e aplicou velocidade e agressividade nos últimos 10 minutos do duelo. Assim, o Clube da Luz conseguiu tomar a frente do marcados aos 43', quando Maria Sofia Silva aproveitou o cruzamento certeiro de Raquel Santos para fazer o 1-2. O jogo só se decidiu quando Aimeé Blackman marcou aos 49’ o que seria o golo de confirmação de vitória para as águias. Vale lembrar que o Benfica venceu seu último confronto por 13 golos.
Agora, as águias voltam a ação pela Europa, e irão receber as francesas do Nantes Loires, no próximo domingo, 16 de fevereiro. O duelo da 5.ª jornada da WSE Champions League Women está agendado para as 15h00, no Pavilhão Fidelidade.