
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica mediu forças com o Boavista, este sábado, 22 de fevereiro, e acabou por conquistar nova vitória para a Liga Portugal Betclic, por três bolas a zero. Andrea Belotti, Vangelis Pavlidis e Orkun Kokçu marcaram os golos dos encarnados, no Estádio da Luz.
Bruno Lage promoveu uma verdadeira revolução no onze do Benfica, com destaque para a aposta de Samuel Soares na baliza dos encarnados, assim como na titularidade de Samuel Dahl, Andrea Belotti e Bruma, pela primeira vez, no Estádio da Luz. Com estas alterações, a turma das águias entrou forte, pressionando, no imediato, o Boavista, de Lito Vidigal.
No entanto, o marcador apenas foi desbloqueado perto da meia hora de jogo e partiu de Andrea Belotti. O avançado de 31 anos teve mesmo de quase dar o corpo às balas, mergulhando para fazer o cabeceamento para finalizar a assistência de Bruma, aos 28 minutos. O Benfica somou ainda algumas tentativas de golo na primeira parte, mas, ao intervalo, os encarnados apenas venciam por uma bola a zero.
Já no segundo tempo, a pressão do Glorioso manteve-se, com Belotti à procura do bis. No entanto, o marcador só voltou a mexer já depois da saída do ponta-de-lança italiano. Com Pavlidis em jogo, o avançado grego só precisou de 120 segundos para faturar e festejar. O segundo golo partiu então do novo 'matador' da Luz, aos 70 minutos. Destaque ainda para a expulsão no lado do Boavista, antes do segundo tento do Benfica. Após entrada dura sobre Kokçu, Reisinho viu o cartão vermelho, aos 51'.
Depois do remate certeiro do camisola 14 dos encarnados, o placard só voltou a mexer, aos 77 minutos. Na sequência de uma falta sobre Samuel Dahl na grande área do Boavista, João Bessa, árbitro da partida, apontou para a marca dos 11 metros e assinalou grande penalidade a favor do Benfica. Orkun Kokçu foi chamado a converter e o médio turco não falhou, fazendo o 3-0. A partir desse terceiro golo, o Glorioso optou por fazer um jogo mais controlado, procurando deter mais a posse de bola do que propriamente atacar.
O apito final veio confirmar a vitória do Benfica, que conquistou mais três pontos cruciais para a subida ao primeiro lugar. Neste momento, a turma de Bruno Lage é líder do Campeonato Nacional, com mais um ponto que o Sporting, que ainda vai a jogo no próximo domingo, 23 de fevereiro, frente ao AVS, no reduto na Vila das Aves.
Depois de baterem o Boavista, o Benfica regressa ao Estádio da Luz já na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro, para medirem forças com o Braga. Em jogo a valer para os quartos de final da Taça de Portugal, as águias de Bruno Lage recebem os guerreiros de Carlos Carvalhal em busca de passarem à meia final da prova rainha. O embate tem pontapé de saída marcado para às 20h45, na Catedral.
Confira aqui os melhores momentos do Benfica - Boavista:
Em análise ao resultado final obtido no Estádio da Luz, o atleta dos arouquenses atirou que o resultado foi justo, uma vez que a equipa jogou olhos nos olhos
|
As reações ao empate polémico entre o Benfica e o Arouca não param de surgir desde o apito final de António Nobre. Na zona de entrevistas rápidas, Pedro Santos, médio da turma visitante, analisou o desfecho da partida com as águias e considerou que a formação visitante jogou como uma ‘equipa grande’.
Para começar, o criativo do Arouca reconheceu que encontraram um ambiente difícil e que estavam a contar com uma partida com grandes dificuldades: “Foi um jogo difícil, contra um adversário que há pouco tempo conseguira chegar à liderança da 1.ª Liga. Sabíamos que ia ser muito difícil, com o estádio sempre a galvanizar o Benfica, mas acho que nos portámos como equipa grande”.
Pedro Santos - Acho que nos portámos como equipa grande
Depois de afirmar que o Arouca jogou olhos nos olhos com o Benfica, o médio da equipa visitante atirou que o objetivo passava por ir além de pontuar no Estádio da Luz: “Não viemos aqui só para pontuar, mas tentar jogar olhos nos olhos, sabendo da dificuldade e das dificuldades do nosso dia a dia”.
Pedro Santos - Não viemos aqui só para pontuar, mas tentar jogar olhos nos olhos
Por fim, o atleta dos arouquenses ‘dedicou’ o resultado aos companheiros que estão lesionados, revelando as dificuldades da equipa: “Andamos semanas a treinar às vezes com 12 ou 13 jogadores, face a tantas lesões e de jogadores cruciais, como o David (Simão) ou o (Tiago) Esgaio. Quem entra consegue sempre dar uma boa resposta e isso faz os verdadeiros grupos. Temos uma grande família e um plantel muito bom”.
Recorde-se, que o Benfica cedeu um empate nos instantes finais da partida, depois de ter estado em vantagem por duas vezes. Com o resultado obtido na presente jornada, os encarnados perderam a liderança isolada do Campeonato Nacional, ficando em igualdade pontual com o Sporting, as duas equipas somam 69 pontos.
Camisola 3 dos vermelhos e brancos recorreu às redes sociais para reagir ao empate da 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
Álvaro Carreras, que voltou a ser titular no encontro do passado domingo, que colocou Benfica e Arouca frente a frente, reagiu ao empate, a duas bolas. Através das redes sociais, o lateral-esquerdo acabou por deixar um recado a António Nobre, que prejudicou claramente o Clube da Luz, considerando que os encarnados estão "contra tudo e contra todos"
Álvaro Carreras - Contra tudo e contra todos
"Contra tudo e contra todos 🦅", escreveu o camisola 3 dos vermelhos e brancos na legenda da publicação feita através da conta de Instagram. No seu feed o futebolista espanhol, que chegou ao Benfica no mercado de inverno de 2023, acabou por partilhar apenas uma fotografia da equipa das águias unida.
Importa recordar que, além do empate a duas bolas, que custou a liderança do Campeonato Nacional, a jornada ficou marcada pelos lances de arbitragem. Marco Pina, Vítor Pinto, Duarte Gomes e Jorge Faustino analisaram, por exemplo, a grande penalidade apontada a Otamendi, com o veredito a ser unânime: as águias acabaram prejudicadas.
Agora, os pupilos de Bruno Lage vão deslocar-se ao reduto do Vitória de Guimarães, tendo duelo agendado para o próximo sábado, 19 de abril. A 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic tem o pontapé de saída agendado para as 20h30, no D. Afonso Henriques.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Álvaro Carreras – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 45 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e quatro na Taça de Portugal. Nos 3.934 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o espanhol marcou três golos e fez cinco assistências, sendo uma das figuras do conjunto orientado por Bruno Lage
Confira aqui a publicação de Álvaro Carreras, depois do Benfica - Arouca:
Rivais de Lisboa disputam o campeonato nacional e estão empatados em pontos. Saiba aqui o que falta jogar até ao fim da Liga Portugal Betclic
|
O 'grande prémio' de Portugal está prestes a terminar, 29 voltas já aconteceram e faltam cinco para descobrirmos quem será o campeão nacional da época 2024/25. De um lado, o Sporting, que esteve na liderança do campeonato durante boa parte da época, mas recentemente vem de altos e baixos. Do outro, um Benfica que vive a melhor fase na temporada, mas acabou de tropeçar em casa, com o Arouca. Sabia aqui o que ainda falta jogar.
O Glorioso tem um caminho mais difícil nesta reta final e teve de ultrapassar muitos obstáculos para chegar até aqui. Com 69 pontos na carteira, o Clube da Luz terá de fazer a 30.ª volta em Guimarães, mas poderá retornar a casa na 31.ª para jogar com o AVS. Além disso, no dia 3 de maio, os encarnados contam como uma deslocação ao Estoril, para depois receber o Sporting em casa, no jogo que pode decidir quem levanta 'o caneco'. Contudo, o 'sprint' do Benfica só termina em Braga, na última jornada da Liga Portugal Betclic.
Já do outro lado da Segunda Circular, os leões têm um caminho mais acessível que os encarnados, no que respeita à agenda, que é teoricamente mais fácil. A turma de Alvalade recebe o Moreirense na 30.ª jornada, mas viaja até o Estádio do Bessa para enfrentar o Boavista uma semana depois. Contudo, volta a jogar em casa contra o Gil Vicente antes de ir visitar o Estádio da Luz e termina sua corrida em casa contra o Vitória de Guimarães.
Os destinos são distintos, mas os emblemas ainda vão se encontrar pelo caminho. Porém, existe a possibilidade de se enfrentarem mais uma vez nesta época, já que ambos estão à um passo de distância da final da Taça de Portugal e podem decidir a prova rainha um contra o outro.
Deste modo, as 34 voltas do grande prémio de Portugal estão a chegar ao fim, as duas equipas estão coladas uma à outra, sendo que o Sporting está milímetros a frente das águias, devido ao confronto direto, que caiu primeiro para os leões. O Benfica busca interromper a felicidade dos leões e terá de apertar os parafusos, trocar os pneus e traçar a estratégia perfeita para a última reta em busca do 39.