Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS: SUCESSO DO BENFICA DEPENDE DO CAPITÃO ROGER SCHMIDT – ANÁLISE GLORIOSO 1904

Treinador encarnado tem sido essencial para a caminhada do Clube da Luz e, por isso, Rui Costa não deverá demorar muito para renovar com o técnico

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

Roger Schmidt tem revelado ser uma peça-chave na caminhada do Benfica desde que chegou à Luz, em maio de 2022, altura em que assinou um contrato válido por duas temporadas, até 2024. Tal como o nosso Jornal avançou em fevereiro, Rui Costa pretende recompensar o técnico, alargando o vínculo contratual com o alemão, algo que estará para acontecer em breve.


Com base neste desejo, o Glorioso 1904 elaborou uma análise ao percurso do timoneiro encarnado, que ‘pegou’ no Benfica e assegurou, até agora, a liderança do Campeonato Nacional e a passagem aos quartos-de-final da Liga dos Campeões.


Aposta ganha


Depois de 2021/2022, época falhada para o Glorioso, Rui Costa decidiu dar um novo rumo à formação encarnada, escolhendo um estrangeiro para treinador. De seu nome Roger Schmidt, chegou à Luz e depressa encantou os Sócios e adeptos, apesar da longa carreira e do curto palmarés, onde só figurava um Campeonato, na Áustria, ganho como treinador do Salzburgo.

Schmidt sobre ‘ler’ o que estava à sua volta


Perante o cenário que encontrou no Glorioso, Schmidt nada temeu e impôs o seu sistema de jogo, escolhendo um onze-base e repetindo-o até à exaustão, só alterando a dinâmica em situações excecionais como suspensão de jogadores ou afastamentos por lesão.

O lema “todos contam” foi (e é) levado à séria pelo alemão, que valoriza a comunicação entre equipa técnica e plantel, cativando desde cedo os jogadores e motivando alguns que pareciam mais adormecidos, como foi o caso de Rafa Silva, que está, atualmente, a cumprir uma das melhores épocas da sua carreira.

Apostou na formação e lançou jovens ‘made in Seixal’, na equipa principal. Não deitou a toalha ao chão quando perdeu Enzo Fernández, recém Campeão do Mundo e peça chave da equipa, naquela altura e, por isso, sabe o nosso Jornal que o Líder máximo das águias irá recompensar o treinador.

Benfica já estava no coração

Mesmo antes de rumar à capital para orientar os encarnados, Schmidt já tinha estado em Portugal, em 2018 e 2019, quando orientava os chineses do Beijing Guoan. Nessa altura fez dois estágios em Portugal – o primeiro no Algarve, o segundo na Cidade do Futebol e aí terá se apercebido do quão grandioso é o Clube da Luz.

Já na última época, visitou a Catedral, ao comando do PSV, no playoff de acesso à Champions, quando as águias continuaram em frente, vencendo por 2-1, em Casa, depois de um empate sem golos, na Holanda.

Nessa altura Rui Costa tirou notas sobre o alemão, que o impressionou de tal maneira que hoje enverga o Manto Sagrado, com perspetiva de ser Campeão Nacional e fazer ‘boa figura’ na Liga dos Campeões, competição onde os Sócios e adeptos anseiam conquistar o terceiro troféu europeu na história do Benfica.

O germânico já mostrou que conseguiu motivar e reinventar o plantel encarnado, rumando sempre às vitórias, apesar dos percalços durante a temporada, como por exemplo a eliminação da Taça de Portugal e da Allianz Cup, competições onde o Benfica ficou pelo caminho.

Roger Schmidt conquistou 35 vitórias em 43 jogos, onde apenas foi derrotado uma vez e empatou em sete partidas.


Futebol

Boavista e Benfica 'frente a frente'! Bozeník está à procura de quebrar o 'jejum'

Apesar de estar há muito tempo sem remates certeiros, o jogador dos axadrezados não esqueceu os dois que marcou aos encarnados da última vez

Apesar de levar muitos jogos consecutivos sem marcar, o Benfica não esquece os dois golos sofridos pelos pés de Bozenik
Apesar de levar muitos jogos consecutivos sem marcar, o Benfica não esquece os dois golos sofridos pelos pés de Bozenik

  |

Icon Comentário0

Robert Bozenik é um nome de peso no plantel do Boavista. Apesar de levar uma série de jogos sem somar 'alegrias' no marcador, o Benfica não esquece o duelo frente aos axadrezados em que o jogador contribuiu com dois golos e levou a melhor dos encarnados. 


O avançado encontra-se a atravessar um longo período sem somar golos, apesar de ainda ter dado que falar pela sua boa exibição no Euro 2024. Em cinco jogos da temporada, o jogador ainda não conseguiu uma única finalização. E, no total dos compromissos da época anterior, são 16 partidas sem o jogador eslovaco marcar. A última vez que celebrou foi a 10 de fevereiro, frente ao Estoril.


Apesar disto, que não se tome por ‘garantido’ a ineficiência do jogador. Na época passada, recorde-se, o Boavista conseguiu levar vitória os por 3-2 sobre o Benfica, Bozeník bisou, iniciando, a partir daí, o seu melhor período no Boavista, com seis golos em 12 jogos oficiais, assinando um segundo ‘bis’ diante do Chaves.


 De relembrar que o Benfica vai deslocar-se ao reduto do Boavista na próxima segunda-feira, dia 23 de setembro. O jogo, a contar para a sexta jornada da Liga, está marcado para as 20h15.

Para o encontro, Bruno Lage vai contar com a baixa de Alexander Bah, que saiu inconsolável do duelo com o Estrela Vermelha (2-1) e com uma lesão que fez a equipa médica das águias entrar em campo com urgência. Os encarnados ainda não divulgaram qualquer informação sobre a lesão do defesa do Benfica, mas é certo que o lateral dinamarquês estará em dúvida para a deslocação do Glorioso ao reduto dos axadrezados.



Futebol

Alerta, Benfica! Guardião cobiçado por Rui Costa assina contrato até 2028

Atleta surgiu nos radares das águias para ocupar a vaga de segundo guarda-redes do plantel de Bruno Lage, que tem Trubin como titular

Guarda-redes cobiçado por Rui Costa para o Benfica assina contrato até 2028
Guarda-redes cobiçado por Rui Costa para o Benfica assina contrato até 2028

  |

Icon Comentário0

O Farense anunciou a oficialização do novo contrato de Ricardo Velho, que fica 'preso' aos algarvios por mais uns anos. Depois de ter estado perto de reforçar o Benfica, o guardião renovou contrato com os leões de Faro. 


O adversário do Benfica na Liga Portugal Betclic anunciou a renovação do guarda-redes titular da turma de José Mota na sexta-feira, 20 de setembro, através dos meios de comunicação. Com o novo contrato assinado, Ricardo Velho passa a estar a ligado até 2028 ao emblema de Faro.


É de recordar que o guardião português esteve apontado ao Benfica, sendo visto como uma possível alternativa a Anatoliy Trubin. Apesar de ter sido dado como praticamente fechado no Clube encarnado, o negócio acabou por cair e Ricardo Velho manteve-se nos quadros do Farense. Recentemente, o jogador português deu nas vistas face à exibição protagonizada diante do Porto.


Sendo um dos totalistas no plantel de José Mota da presente temporada, o guarda-redes fez de tudo para evitar um resultado negativo, somando várias defesas ao longo dos 90 minutos. É de destacar que os azuis e brancos acabaram por vencer o Farense por duas bolas a uma.

Além de Ricardo Velho, Rui Silva também foi apontado ao Glorioso, no entanto, existiu ainda um guardião da Bundesliga que esteve quase a assinar pelos encarnados. Marvin Schwabe foi um pedido de Roger Schmidt, quando este ainda orientava o Benfica, contudo o guarda-redes do Colónia acabou mesmo por não rumar à Luz.


Em 2024/25, Ricardo Velhoatualmente avaliado em 3 milhões de euros - marcou presença em cinco embates, somando 12 golos sofridos nos 450 minutos totalizados. Já em 2023/24, o guardião foi opção no clube algarvio em 35 partidas (3.150 minutos): 32 na Liga Portugal Betclic e três na Taça da Liga.


Futebol

Hulk 'abre a cortina' sobre episódio racista com o Benfica: "Montaram tudo"

Antigo atleta do rival Porto não esqueceu o momento 'infeliz' que viveu em 2009/2010, em pleno jogo dos dragões frente às águias, na Luz

Hulk, ex Porto, não esqueceu a situação de racismo no duelo com o Benfica e Rui Costa também esteve presente, conta o jogador
Hulk, ex Porto, não esqueceu a situação de racismo no duelo com o Benfica e Rui Costa também esteve presente, conta o jogador

  |

Icon Comentário0

Hulk vestiu durante muitos anos a camisola do Porto e, agora no Brasil, concedeu uma entrevista exclusiva em que abordou a tão problemática situação de racismo que vivenciou no duelo com o Benfica. O nome do Presidente dos encarnados, Rui Costa, veio logo ao barulho. 


“No início, eu sofri um pouco, tem até um golo que viralizou, acho que contra o Benfica no Estádio da Luz. Eu puxo a bola da direita e faço o golo. Para te falar a verdade, eu nem percebi naquele momento a torcida a fazer esse gesto, mas, onde eu presenciei e sofri um pouco mais, foi na Rússia. As torcidas adversárias ficavam com cânticos racistas, eu sofria bastante. Era uma novidade para mim, eu não sabia como lidar naquele momento. Depois, os jogadores, quando a gente chegava no balneário, o próprio tradutor, junto com o diretor do clube, tentaram conversar comigo, para me aconselhar”, começou por dizer.


“Na hora que eu fui bater o canto, a torcida começou com esse cântico, eu comecei a mandar beijo do nada, a dar risada, foi uma forma que eu me senti bem de fazer. Quando eles vinham com esses atos, eu mandava beijo, dava risada, meio que era um choque para eles. Começavam mais, eu dava risada e mandava beijo. Eles iam parando assim. Eu comecei a me sentir bem quando eu tive essa reação. Não foi fácil, sofri bastante. Infelizmente, a gente presencia isso até hoje. Não deveria acontecer”, admitiu Hulk.


“No final de 2009 teve o clássico na Luz, contra o Benfica. Perdemos 1-0. Teve muito tumulto nesse jogo. No término da partida, já estava no vestiário, eu ouvi ‘confusão, confusão. A gente saiu a correr para ver o que estava a acontecer e, quando chegou no túnel estava aquela confusão, empurra-empurra. Os nossos jogadores estavam a conversar com o staff de segurança do jogo e estava aquele empurra-empurra e provoca”, revelou, ainda.


“Cara, quando acaba a confusão, o Rui Costa, que era o diretor do Benfica na época, veio e chamou-me assim, pegou no meu braço: 'Hulk, o que é isso que está a acontecer, para quê isso?', 'Para quê isso, Rui Costa? Vocês é que montaram tudo isso. Vocês ganharam o jogo, beleza, agora mandar os seguranças arranjarem confusão com a gente?'"

“Estava todo mundo envolvido, suspenso eu e o Sapunaru. Ficamos sem entender”, terminou o antigo jogador do Porto, depois de ter falado sobre o impacto da confusão, em 2009/2010, na Luz.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Polémica com arbitragem! Craque com mais de 90 golos pelo Benfica 'vai aos arames': "Não são justos"
Futebol

Polémica com arbitragem! Craque com mais de 90 golos pelo Benfica 'vai aos arames': "Não são justos"

 

Icon Comentário0
Que orgulho! Defesa da formação do Benfica protagoniza gesto solidário e emocionante
Futebol

Que orgulho! Defesa da formação do Benfica protagoniza gesto solidário e emocionante

 

Icon Comentário0
Hulk 'abre a cortina' sobre episódio racista com o Benfica: "Montaram tudo"
Futebol

Hulk 'abre a cortina' sobre episódio racista com o Benfica: "Montaram tudo"

 

Icon Comentário0