Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
28 Jan 2026 | 17:11 |
Helena Pires, CEO da Federação Portuguesa de Futebol, presidida por Pedro Proença, confirmou que a entidade vai liquidar a dívida, na ordem dos 2,6 milhões de euros, relativa ao contrato do ex-selecionador Fernando Santos, antigo treinador do Benfica e ex selecionador nacional.
H.Pires: "Não aceitaremos qualquer tipo de arquiteturas fiscais"
"Houve uma reunião extraordinária da direção e eu começaria por dizer, já tive oportunidade de fazê-lo neste fórum, que a Federação está a implementar novos procedimentos internos, temo-lo dito muitas vezes. Procedimentos em que acreditamos, com padrões de transparência e integridade, que são a nossa marca de água. Dentro disto, não aceitaremos qualquer tipo de arquiteturas fiscais", confirmou no Canal 11, questionada sobre o Caso Femacosa.
A CEO ainda esclareceu que "ninguém está acima da lei". "Estamos empenhados em defender o bom nome da Federação. Os nossos sócios e direção tomaram essa decisão e em suma, com total clareza e numa só frase, dizer-lhe que ninguém está acima da lei. Esta é a nossa responsabilidade e estamos a assumi-la".
Na semana passada, a FPF emitiu um comunicado a dar conta que iria proceder, de imediato, à liquidação dos montantes em dívida após receber uma notificação da Segurança Social. Um episódio que o organismo quer resolver o mais breve possível.
Fernando Santos além de estar envolvido neste caso, não tem obtido bons resultados nos últimos trabalhos. Um deles foi na seleção do Azerbeijão, onde bateu recordes negativos e chegou a ser criticado pelo secretário-geral da Federação azeri.
Maior vencedor da Uefa Champions League, com 15 títulos, entra "enfranquecido" no Estádio da Luz, para partida europeia decisiva
28 Jan 2026 | 17:10 |
Com os bilhetes do Benfica já há muito esgotados, o Real Madrid terá perto de 1.500 adeptos nas bancadas do Estádio da Luz, metade dos 3.000 ingressos a que tinham direito. Nem a proximidade, nem o facto do recinto das águias estar da história recente dos merengues os convenceu a viajar em massa.
Em maio de 2014, com Ronaldo e Di María no onze, e Arbeloa no banco, o Real conquistou a décima, colocando um ponto final num longo período sem vencer a Liga dos Campeões, ao derrotar (4-1) o rival Atlético. Sérgio Ramos fez o empate em período de compensação e, no prolongamento, Gareth Bale, Marcelo e Ronaldo selaram a reviravolta. O minuto do golo de Sergio Ramos, 92:48, foi grafitado no Estádio da Luz.
Esse título marcou uma viragem na história recente do colosso espanhol. Nos dez anos seguintes, o Real festejou mais cinco vezes. O clube da capital espanhola lidera o ranking da UEFA de clubes e ocupa a 3.ª posição na fase de liga da Champions, com 15 pontos.
Este encontro entre águias e merengues é uma rivalidade mítica do futebol europeu. Além de serem as duas equipas com mais participações na prova milionária, os dois conjuntos defrontaram-se na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1961/1962, onde os encarnados venceram por 5-3.
O duelo entre Benfica e Real Madrid está agendado para hoje, 28 de janeiro. O palco do encontro será o Estádio da Luz, a bola começará a rolar as 20h, e o jogo contará com arbitragem do italiano Davide Massa, e o VAR estará encarregue a Marco Di Bello.
Craque argentino foi um dos jogadores mais notáveis do Clube encarnado nos últimos anos, e pode regressar ao Estádio da Luz
28 Jan 2026 | 16:27 |
Eduardo Salvio, eterno camisola 18 que marcou uma era na Luz, abriu o coração para falar do Benfica e não descarta uma "última dança" no glorioso, mas como diretor desportivo. Com o curso da profissão já concluído, o argentino não esconde que Lisboa continua nos seus planos de futuro.
E.Salvio: "O meu futuro passará por ser agente de jogadores"
"Adoro Lisboa, é uma cidade que me encanta. Num momento pensei em viver lá e trabalhar no Benfica. O meu futuro passará por ser agente de jogadores com o meu irmão, mas o Benfica terá sempre um lugar especial", contou, em entrevista ao podcast El Fútbol.
O craque sul-americano, na mesma conversa, revelou que houve a possibilidade de jogar no Porto, mas decidiu utilizar o vermelho e o branco. "O Lucho González ligou-me para me tentar convencer a ir para o Porto. Mas o Benfica contactou diretamente o Atlético de Madrid e o dono do clube pediu-me para falar com eles. Assim que cheguei ao Benfica, percebi logo: não quis sair de lá nunca mais".
E. Salvio: "O Benfica era como o Real Madrid"
"O Benfica é o amor da minha vida. É o máximo pela sua gente, pelo clube, pela cidade. O Benfica era como o Real Madrid. Não exagero: é um clube de primeiro nível que não tem nada a invejar a nenhum outro clube do mundo", afirmou categoricamente, em antevisão ao duelo de hoje entre águias e merengues.
Eduardo Salvio jogou no Benfica em 2010/11, emprestado pelo Real Madrid, e, depois em definitivo, de 2012 a 2019. Oito épocas ao longo das quais, o internacional argentino, hoje com 35 anos e a jogar no Lanús, somou 266 jogos, 62 golos e 38 assistências de águia ao peito, tendo conquistado 14 troféus: foi cinco vezes campeão nacional e levou para casa duas Taças de Portugal, quatro Taças da Liga e três Supertaças Cândido de Oliveira.
Treinador do Clube encarnado conhece bem os dois jogadores, que estiveram em destaque na partida frente ao Estrela da Amadora
28 Jan 2026 | 16:02 |
Pedro Faria, treinador dos juvenis do Benfica considerou que as estreias de Anísio Cabral e Daniel Banjaqui na equipa principal encarnada constituem um passo muito importante nas carreiras de ambos, a partir da geração "mais talentosa" com que trabalhou.
P.Faria: "Estamos todos muito orgulhosos"
"Acaba por ser um salto significativo na carreira deles e naquilo que é o primeiro "teste de fogo". Estamos todos muito orgulhosos. Tenho um carinho especial por aquilo que está a acontecer. O Anísio até em benjamim esteve comigo. Vejo o crescimento deles de forma muito orgulhosa. Acaba por ser um misto de emoções grande", disse Pedro Faria, em declarações à agência Lusa.
Ligado ao Benfica desde 2006, o técnico acompanhou os dois campeões europeus e mundiais sub-17 por Portugal na equipa sub-15 do Benfica, campeã nacional na época 2022/23, e no conjunto de sub-17, que conquistou o título nacional em 2024/25, tendo considerado que o emblema lisboeta está "bem orientado" para lançar, "a pouco e pouco", mais elementos de uma "geração muito talentosa".
Pedro Faria crê ainda que a equipa técnica liderada por José Mourinho, à semelhança das antecessoras, está disponível para "abrir as portas" aos jovens, num processo normalmente "demorado", "feito a pouco e pouco", em que cabe aos treinadores da formação ajudar os jogadores a estarem o "mais preparados possível" para as oportunidades na equipa sénior.
Daniel Banjaqui, lateral direito de 17 anos, estreou-se a titular na Liga Betclic no triunfo sobre o Estrela da Amadora (4-0), no domingo, quando cumpriu os 90 minutos e realizou o cruzamento para o último golo, finalizado com um grande cabeceamento de Anísio Cabral, avançado de 17 anos, na primeira vez que tocou na bola, após entrar aos 83 minutos para a estreia absoluta na primeira equipa das águias.