Modalidades
Oficial! Craque despede-se do Benfica e mensagem emociona adeptos: "Não consegui dar mais"
25 Jun 2026 | 11:40
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Modalidades
25 Mar 2026 | 12:51 |
Um dia depois de Agate de Sousa ter conquistado o título mundial no salto em comprimento e Isaac Nader a medalha de prata nos 1500 metros, o Grupo de Ação Conjunta - Contra o Racismo e a Xenofobia partilhou vários comentários discriminatórios publicados nas redes sociais.
"Os comentários racistas nas redes sociais contra Agate de Sousa, Gerson Baldé e Isaac Nader são crime e devem ser denunciados! (...) Continuamos a expor algumas dessas situações, para que mais pessoas compreendam que a cor da pele não identifica a nacionalidade de ninguém", lê-se na página oficial desta estrutura na rede social Instagram.
De referir que Portugal conquistou pela primeira vez três medalhas numa edição dos Mundiais de pista coberta, duas de ouro, também de forma inédita. O quarto lugar no "medalheiro" de Torun2026, em igualdade com a Ucrânia, apenas atrás de Estados Unidos (oito ouros, sete pratas e seis bronzes), Reino Unido (quatro ouros) e Itália (três ouros e duas pratas), aumenta o histórico nacional em todas as 21 edições.
Agate de Sousa venceu a final direta com um salto a 6,92 metros, na sua quinta tentativa, tornando-se na segunda medalhada portuguesa na disciplina, depois da recordista nacional Naide Gomes, campeã em Valência'2008 e vice-campeã em Moscovo'2006 e Doha'2010.
Isaac Nader - que foi premiado nos Galardões Cosme Damião -, detentor da melhor marca da temporada entre os finalistas, com 03.32,44 minutos, terminou no segundo lugar, em 03.40,06, atrás de Garcia, campeão mundial dos 800 metros em Belgrado'2022 (03.39,63), enquanto o australiano Adam Spencer terminou no terceiro posto (03.40,26).
Isaac Nader campeão do mundo em 2025:
Clube vermelho e branco voltou a apostar forte e garantiu a continuidade de um dos jovens talentos que mais tem dado nas vistas
25 Jun 2026 | 17:34 |
O Benfica recorreu às redes sociais para anunciar a extensão da ligação com Miguel Mendes, lateral esquerdo da equipa de andebol do Benfica. A oficialização aconteceu nesta quarta-feira, com o atleta a prolongar o seu vínculo com o Clube até 2030.
M. Mendes: "É um sentimento único"
"É um sentimento único. Desde jovem que sonhei ser jogador deste clube, e hoje atingi este nível. Estou preparado e muito feliz. Vai ser a época em que vou mostrar a toda a gente o porquê de terem acreditado em mim. Acho que é isso o mais importante", começou por dizer, citado pelos meios do Clube da Luz.
O jovem atleta de 18 anos garantiu que está disposto e a jogar em qualquer posição. "Posso atuar como lateral ou central, mas estou disponível para ajudar onde for necessário. O mais importante para mim é estar em campo. Seja numa dessas posições, na ponta ou até na baliza, se for para representar o Benfica, estarei sempre feliz", acrescentou.
Chegado à Luz na época 2022/23 oriundo do Almada AC, o internacional jovem português conquistou o Campeonato Nacional Sub-18 no seu ano desportivo de estreia pela formação vermelha e branca, bem como os Campeonatos Distritais Sub-16 e Sub-20.
Apesar de se encontrar numa fase inicial da carreira, Miguel Mendes tem convivido de forma regular com a equipa principal do Benfica, por quem realizou a estreia a nível sénior em 2023/2024 (27 jogos em todas as competições). Evoluiu com insistência e fará parte do plantel em 2026/2027, agora orientado por Anders Hallberg - substituindo Jota González.
Veja o anúncio das águias:
Figura respeitada do universo encarnado abordou recentes mudanças, explicando as decisões tomadas nos bastidores e deixou uma mensagem clara
25 Jun 2026 | 15:28 |
O vice-presidente do Benfica para as modalidades, Tomás Barroso, fez um balanço da temporada 2025/26 e aproveitou para explicar as mudanças promovidas em várias equipas do clube, nomeadamente as saídas de treinadores como Marcel Matz, Jota González e Paulinho Roxo. O antigo capitão da equipa de basquetebol das águias deixou uma declaração que rapidamente chamou a atenção dos adeptos encarnados.
T. Barroso: "O Benfica não será um cemitério de treinadores comigo"
"O Benfica não será um cemitério de treinadores comigo. Quando decidimos e quando preparamos uma época, preparamo-la em conjunto e as decisões são partilhadas. Portanto, a responsabilidade também tem de ser partilhada", afirmou, em entrevista à BTV.
O dirigente fez questão de sublinhar que os resultados não podem recair exclusivamente sobre os treinadores, defendendo uma cultura de responsabilidade coletiva dentro das modalidades do Clube. "Um treinador é responsável, sim. Eu sou o responsável máximo e assumirei sempre essa responsabilidade. Mas a estrutura também. E isto é um alerta para todas as estruturas das modalidades: a estrutura também será responsabilizada", garantiu.
T. Barroso: "Pude partilhar com ele as minhas preocupações relativamente às modalidades"
O responsável pelas modalidades revelou ainda que esta reflexão já vinha de trás, recordando as conversas mantidas com Rui Costa quando aceitou assumir o cargo após as eleições de outubro de 2025. "Quando recebi o convite do presidente Rui Costa para assumir estas funções, deixei muito claro e pude partilhar com ele as minhas preocupações relativamente às modalidades, nomeadamente aquilo que alguns ciclos, não só de treinadores, mas também de atletas e de equipas, poderiam impactar de forma negativa nos resultados das fases finais de época", recordou.
Tomás Barroso foi atleta do basquetebol do Benfica durante 13 temporadas (2010-11, nesta esteve emprestado ao Ginásio Figueirense, até 2022/2023). Com a águia ao peito, o antigo base conquistou sete Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal, cinco Taças da Liga e cinco Supertaças.
Presidente do Clube encarnado está a encerrar vários ciclos na Luz e quer trazer novas energias para as equipas das águias com o objetivo de vencer mais
25 Jun 2026 | 13:42 |
Rui Costa está a promover uma autêntica razia nas modalidades do Benfica. São poucos os treinadores que continuam nos seus cargos. O objetivo é tornar o Clube encarnado a equipa portuguesa mais bem-sucedida nas modalidades e almejar conquistas europeias e internacionais.
As continuidades são reduzidas. No setor masculino, Edu Castro (Hóquei em patins) e Cassiano Klein (Futsal) deverão manter-se à frente dos respetivos plantéis, fruto da boa época que têm feito, pois o primeiro foi campeão nacional e o segundo está na final do playoff.
Em contrapartida, registam-se as saídas de Norberto Alves (Basquetebol), Jota González (Andebol) e Marcel Matz (Voleibol). Deste trio apenas Norberto conquistou um título - a Supertaça. O Benfica já anunciou as chegadas do sueco Anders Hallberg para o andebol e do grego Sakis Psarras para o voleibol.
No setor feminino, as saídas são mais paradoxais, dado que muitos dos técnicos tiveram época de sucesso, mas não terão continuidade, como são os casos dos campeões nacionais Eugénio Rodrigues (Basquetebol) e Paulinho Roxo (Futsal).
Henrique Furtado (Voleibol), que ganhou a Supertaça, já saiu, e Luís Monteiro (Andebol), que foi campeão, venceu a Taça de Portugal e a Supertaça, também não deverá continuar por razões que têm a ver com a vida pessoal. Apenas Paulo Almeida (Hóquei em patins), que tem vencido tudo o que há para ganhar ao nível interno e foi finalista da Champions, deverá manter-se à frente da equipa em 2026/27.
Oficial! Craque despede-se do Benfica e mensagem emociona adeptos: "Não consegui dar mais"
25 Jun 2026 | 11:40
Benfica vence Porto em final de loucos e sagra-se campeão nacional no último minuto
25 Jun 2026 | 13:08
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa prepara limpeza no Benfica; Ex Sporting de saída
24 Jun 2026 | 15:25