
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O extremo brasileiro do Benfica, David Neres, é o segundo jogador com maior soma de golos e assistências nas principais ligas europeias, em atletas com menos de 1000 minutos disputados. O camisola 7 das águias segue com oito assistências e quatro golos, em 749 minutos realizados.
A estatística apurada pela página GoalPoint, no passado domingo, dia 17 de março, na rede social X, coloca apenas Paulinho, avançado do Sporting, à frente do canarinho das águias. O ponta-de-lança dos leões soma 11 golos e quatro assistências, em 909 minutos feitos na Liga Portugal.
A terceira posição do ranking é ocupada por Raphinha, colega de João Félix e João Cancelo no Barcelona. O internacional brasileiro segue com quatro golos e sete assistências, em 968 minutos disputados na Liga Espanhola.
Os três atletas pertencentes à lista são ainda os únicos que seguem com mais de 10 contribuições para golo em menos de 1000 minutos, nas principais ligas europeias, que contabilizam Portugal, Inglaterra, Itália, Espanha e França.
Esta temporada, David Neres – avaliado em 25 milhões de euros – realizou 26 encontros (1235 minutos), onde marcou quatro golos e fez sete assistências. O extremo tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Jogador titular dos vermelhos e brancos não se escondeu, no final da noite, e acabou a não partilhar muitas palavras sobre o polémico jogo
|
O Benfica empatou com o Arouca, por duas bolas, e perdeu pontos, no Estádio da Luz. Em declarações na zona de entrevistas rápidas, Orkun Kokçu, titular de Bruno Lage, não partilhou muitas palavras e não escondeu a insatisfação pelo resultado final, este domingo.
"O que posso dizer? Jogámos para ganhar, estivemos por duas vezes na frente e eles recuperaram. Só podemos agradecer aos adeptos, mas não conseguimos vencer o jogo", referiu o camisola 10 do Benfica, em declarações à BTV, no relvado do Estádio da Luz.
Orkun Kokçu: O que posso dizer? Jogámos para ganhar
Importa referir que, o internacional turco ainda marcou na Catedral, tendo aberto o marcador, aos 60 minutos. O escândalo aconteceu depois, quando António Nobre, mesmo tendo sido chamado pelo VAR, que não considerou infração de Otamendi, apontou para a marca dos 11 metros, marcando um penálti a favor do Arouca. Mesmo com um empate a uma bola, Pavlidis ainda fez o 2-1, mas nos descontos os arouquenses chegaram ao empate, outra vez, protagonizando um verdadeiro balde de água fria para os Benfiquistas.
Depois deste duelo, as atenções dos encarnados continuam no Campeonato Nacional. O Benfica desloca-se até ao Minho para defrontar o Vitória de Guimarães. A partida a valer para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic está marcada para o próximo sábado, 19 de abril, com o pontapé de saída a acontecer a partir das 20h30, no Estádio D.Afonso Henriques.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 45 embates: 12 na Liga dos Campeões, 28 na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 3.504 minutos totalizados, o camisola 10 fez o gosto ao pé por 11 ocasiões, somando ainda oito assistências. Ao todo, com o Manto Sagrado dos encarnados, o turco contabiliza 87 partidas, 17 golos e 18 assistências.
Treinador das águias partilhou a sua opinião sobre as decisões de António Nobre, tendo abordado os erros do jogo do Sporting frente ao Santa Clara
|
O jogo entre o Benfica e o Arouca terminou com um empate a duas bolas, no entanto, a igualdade acabou por ficar em segundo plano, face à polémica. O penálti a favor da turma da Beira aparenta não ter nenhuma infração de Otamendi, levando o Clube de Rui Costa a ter de avançar com uma nota oficial contra a arbitragem. Também, Bruno Lage falou sobre as decisões de António Nobre, com muitas críticas ao VAR.
Bruno Lage: Não podemos ter são critérios diferentes
"No final do jogo, sou eu, o rosto, a marcar a posição. O Clube já marcou a posição oficial. Aquilo que tenho para dizer da arbitragem, que já dizia em 2019/20: acho que o VAR é essencial para ajudar os árbitros", começou por dizer Bruno Lage, em conversa com os jornalistas, na conferência de imprensa do pós jogo Benfica - Arouca.
"O que não podemos ter, na minha opinião, são critérios diferentes. Uma vez chamamos o árbitro, outra vez não chamamos. Quando chamamos é porque há dúvida de alguma coisa, temos de analisar da melhor forma. Aquilo que não quero, enquanto treinador, é, no dia seguinte, aparecer nos jornais as opiniões dos especialistas da arbitragem, afinal, 80 ou 90% das análises são contra a decisão do árbitro", considerou Bruno Lage.
Bruno Lage: Se há uma imagem, é chamar. O VAR está para ajudar o árbitro
"Assim, estamos a voltar ao tempo antes do VAR. Amanhã, não vou gostar de ver 'afinal, este não era um penálti para o Arouca'. É isso que eu não quero ver. Por isso, se o VAR veio para ajudar, é definir um critério de comunicação entre o VAR. Se há uma imagem, é chamar. O VAR está para ajudar o árbitro. As imagens do VAR são certamente as mesmas, que todos os analistas têm. As decisões têm de ser essas. É o que precisamos: critério e decisão", completou o treinador do Benfica.
Importa referir que, Orkun Kokçu marcou na Catedral, tendo aberto o marcador, aos 60 minutos. O escândalo aconteceu depois, quando António Nobre, mesmo tendo sido chamado pelo VAR, que não considerou infração de Otamendi, apontou para a marca dos 11 metros, marcando um penálti a favor do Arouca. Mesmo com um empate a uma bola, Pavlidis ainda fez o 2-1, mas nos descontos os arouquenses chegaram ao empate, outra vez, protagonizando um verdadeiro balde de água fria para os Benfiquistas
Em conferência no final da partida, o técnico dos vermelhos e brancos analisou as incidências e abordou o que o levou a mexer na frente de ataque
|
Com o empate consumado no final do encontro frente ao Arouca, no Estádio da Luz, com o resultado a registar uma igualdade a duas bolas, o Benfica viu-se privado da liderança isolada na Liga Portugal Betclic. No final do encontro, Bruno Lage foi o porta-voz do plantel, analisando as incidências da partida, tendo abordado as mexidas promovidas.
Questionado sobre as substituições que operou na frente de ataque dos encarnados, o treinador de 48 anos revelou que foram necessárias: “Foi o nosso objetivo, o Arouca defende muito bem por dentro e tentámos jogar por fora. Há várias situações nos corredores, tentámos meter um homem mais de área”.
Bruno Lage - Há várias situações nos corredores, tentámos meter um homem mais de área
Na conferência de pós jogo, o setubalense analisou o que aconteceu dentro das quatro linhas, explicando que a equipa teve o controlo durante todo o encontro, afirmando que, nos momentos cruciais, não conseguiu reagir, como foi o caso do segundo golo dos arouquenses.
Elogiando uma vez mais o trabalho do grego, Vangelis Pavlidis, o timoneiro dos vermelhos e brancos explicou que o objetivo passava por criar mais dinâmicas ofensivas. “O Pavlidis faz isso muito bem, joga a 9 ou a segundo ponta-de-lança. Metemos gente na frente para tentar o um contra um, diagonais, cruzamentos…”, atirou Bruno Lage.
Uma semana depois de ter ganho a liderança isolada no Dragão, o Benfica cedeu pontos importantes na corrida pelo título, ficando agora no 2.º lugar, com 69 pontos, os mesmos que o Sporting, atual líder do Campeonato. No próximo sábado, 19 de abril, as águias voltam a entrar em campo, na visita ao Vitória de Guimarães, a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal betclic.