
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
06 Ago 2025 | 12:26 |
Durante a tarde de ontem, o futebol português foi abalado pela inesperada morte de Jorge Costa, nome incontornável do Porto e da Seleção Nacional. De imediato, surgiram várias reações ao falecimento do dirigente portista - onde o Benfica não foi exceção - contudo, uma das mensagens mais sentidas partiu de Deco, diretor desportivo do Barcelona.
Deco: “O futebol português e o Porto perderam um dos seus maiores símbolos”
Na sua mensagem de despedida, partilhada nas redes sociais, o antigo craque dos azuis e brancos, que também contou com uma breve passagem pelo Benfica, começou por destacar o simbolismo do ex-defesa central: “O futebol português e o Porto perderam um dos seus maiores símbolos”.
De seguida, Deco, que fez história ao serviço da equipa dos dragões, ao lado do seu antigo companheiro de equipas, frisou que o ex-capitão, representava a essência do Porto como mais ninguém: “O Jorge Costa era a personalização da alma e da garra portista”.
Deco: “O teu nome ficará para sempre na história. Até sempre ‘Bicho’”
Por fim, o antigo internacional português, que também cruzou caminhos com José Mourinho, agradeceu pelas boas memórias: “Um capitão lendário, que nos inspirou a todos. Foi uma honra partilhar tantos títulos e alegrias contigo. O teu nome ficará para sempre na história. Até sempre ‘Bicho’”.
Jorge Costa teve uma carreira profissional de futebol por mais de 20 anos e conquistou oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal, cinco Supertaças, uma Liga dos Campeões e uma Liga Europa ao serviço do Porto. Pela Seleção Nacional foram exatas 50 internacionalizações, inclusive no Mundial de 2002 e Europeu de 2000.
Famoso e mítico voo realizado antes das partidas no Estádio da Luz vai se repetir na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, em França
06 Ago 2025 | 11:40 |
O Benfica vai viajar até ao sul de França nesta quarta-feira, dia 6 de agosto, para disputar a partida da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Nice. Um facto curioso do duelo, é que, à semelhança do que acontece no Estádio da Luz, o emblema francês também exibe um voo de uma águia antes da bola rolar, no Allianz Riviera.
O Nice, assim como o Benfica, tem a águia como mascote do clube, estando representada no emblema. Os franceses colocam-na de pé, atrás do brasão, enquanto os encarnados têm-na posicionada no topo, sobre a faixa e a coroa circular, que simboliza uma roda de bicicleta, remetendo aos primeiros anos do Grupo Sport Benfica.
"Sobre a faixa e com as garras nela assentes tem uma águia de cor amarelo-dourado, com as asas abertas e olhando ao alto para o lado direito no sentido da metade vermelha do escudo", lê-se na sexta alínea do artigo 8º dos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica, documento esse que foi revisto ao longo dos últimos anos e alterado em votação na Assembleia Geral.
O Benfica vai defrontar o Nice pela primeira vez em toda a sua história (jogos oficiais). No jogo da primeira mão, os jogadores vão poder assistir ao mítico voo da águia, assim como acontece no Estádio da Luz. Para além da mascote, curiosamente, o emblema francês também foi fundado em 1904, assim como os encarnados.
Este verdadeiro duelo de águias fundadas em 1904 será disputado esta quarta-feira, dia 6 de agosto, às 20h00, no estádio Allianz Rivera, em Nice. O jogo da segunda mão está agendado para a semana seguinte, a 12 de agosto, na Luz. Se o Benfica passar, terá pela frente o vencedor da eliminatória entre o Feyenoord e o Fenerbahçe.
Clube da Luz chegou ao sul de França na noite da passada terça-feira, com um imprevisto a atrasar os planos de preparação das águias
06 Ago 2025 | 11:37 |
É esta noite, 6 de agosto, que o Benfica inicia a sua luta pela presença na próxima edição da Liga dos Campeões, às 20h00, e já se sabe qual será o onze provável. O Nice será o primeiro adversário das águias nesta fase de apuramento da competição europeia. No entanto, as coisas não estão a correr de feição às águias, que no dia anterior à primeira mão da terceira pré-eliminatória da prova europeia sofreram um atraso significativo no seu voo para França, onde irão disputar o primeiro jogo desta fase.
As águias deveriam ter levantado voo pelas 16h15 da passada terça-feira, a partir do Aeroporto de Beja. No entanto, a comitiva do Benfica só deixou a cidade alentejana depois das 19h00, registando assim um atraso na chegada a Nice de praticamente três horas.
Tal atraso prejudica o plantel das águias, tendo em conta que se traduziu num retardamento do jantar, bem como da hora de recolher dos jogadores. Para além disso, os futebolistas não puderam dirigir-se até ao estádio do Nice para pisar o relvado e ‘observar’ o estádio do Nice no dia anterior ao encontro, algo habitual antes de jogos europeus e que ajuda os atletas a ambientarem-se.
Ainda assim, o plantel do Benfica teve alguma companhia em solo luso, tendo em conta que foram dezenas os adeptos que fizeram questão de se deslocar até Beja para mostrar apoio ao Clube da Luz e tirar algumas fotos com a equipa vermelha e branca.
O Benfica terá chegado a Nice por volta das 22h30 locais, uma hora a mais do que em Portugal Continental. Eram vários os adeptos que também se encontravam na cidade do sul de França para ver a comitiva do Benfica chegar, mas a maioria acabou por desistir devido à espera.
Internacional pela seleçãod e Portugal concedeu uma entrevista onde falou sobre dificuldades na carreira e deixou uma promessa aos seus novos adeptos
06 Ago 2025 | 11:34 |
Com uma passagem sem muito primor ao serviço do Wolverhampton, Gonçalo Guedes procura relançar a sua carreira na LaLiga, onde foi anunciado como o novo reforço da Real Sociedad. Na sua apresentação, o antigo jogador do Benfica garantiu que vai dar tudo para conseguir alcançar a sua melhor versão enquanto jogador.
Gonçalo Guedes: “Venho para uma equipa que joga muito bem, que é ofensiva e ambiciosa, o que é bom para mim”
Aos órgãos de comunicação oficiais do emblema basco, o antigo internacional português - que recentemente brilhou numa partida - revelou que teve bastantes dificuldades em Inglaterra: “Nunca me adaptei totalmente. Por isso, agora estou desejoso de voltar ao meu melhor nível, o mais rápido possível. Já tive a oportunidade de falar com o treinador e sei aquilo que espera de mim. Estou pronto para dar tudo dentro e fora do campo”.
No entanto, a sua passagem por Inglaterra nem sempre foi complicada, transferido para os Wolves, em 2023, Gonçalo Guedes até conseguiu afirmar-se como um dos nomes de maior relevância do conjunto inglês, no entanto, a inconsistências e várias lesões foram apagando o brilho que o português trazia da sua passagem por Espanha, quando jogou com o Valência.
Numa entrevista concedida ao clube, o ex-Benfiquista revelou que tem sido bem recebido por todos os elementos do emblema do País Basco: “A receção tem sido muito boa, estou a gostar muito de tudo. Venho para uma equipa que joga muito bem, que é ofensiva e ambiciosa, o que é bom para mim, porque também quero estar ao mais alto nível”.
Gonçalo Guedes - avaliado em 11 milhões de euros - cumpriu a segunda temporada com a camisola do Wolverhampton. Em 2024/25, o antigo internacional português, sob as ordens de Vítor Pereira, realizou 33 partidas oficiais. Nos 1.287 minutos em campo, o camisola 29 apontou cinco golos e cinco assistências.