Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

Depois de trocar o Benfica pelo Braga, Joel Rocha reage a conquista: "É muito especial..."

Técnico português abordou o sucesso que tem tido no rival do Minho

Joel Rocha treinou o Benfica de 2015 a 2021
Joel Rocha treinou o Benfica de 2015 a 2021

  |

Icon Comentário0

O antigo treinador de futsal do Benfica, Joel Rocha, conquistou a Taça de Portugal pelo Braga depois de saír do Glorioso em 2021. Antes de o fazer, só três equipas, Benfica, Sporting e Fundão o tinham feito, dois deles a seu comando. Em nova entrevista 

Em entrevista ao jornal Record, o treinador de futsal do Braga revela que foi para estas conquistas que aceitou o convite do clube, abandonando as águias." Quando aceitei o convite, a 15 de novembro de 2021, há uma declaração minha em que dizia que se iria iniciar uma era diferente no clube, no que diz respeito ao futsal, de acordo com aquilo que seria e é uma metodologia própria, uma forma de estar, uma identidade que se queria iniciar naquela altura"


"E disse que, a partir daquele dia, iriam olhar para o futsal do Braga com outros olhos, em Portugal e no estrangeiro. Esta conquista da Taça de Portugal é, para já, uma consequência daquilo que tem sido o nosso trabalho. É especial ganhar, só que é muito mais especial ganhar num clube com a dimensão centenária do Braga, onde é a primeira vez que acontece", referiu. 


Sobre essa nova era do Braga no futsal, o antigo técnico do Benfica teve o seguinte a dizer: "Para conseguirmos chegar perto das fases finais, de jogar as finais, isto leva o seu tempo entre semear e colher o fruto. E parece-me que o fruto começa a nascer, porque esse foi um dos meus compromissos e afirmei-o ao presidente [António Salvador]". 

"Não lhe prometi ganhar, mas disse que comigo estaríamos mais perto de o conseguir. Eu não prometo ganhar o próximo jogo, nem a próxima competição. Prometo que toda a gente estará bem preparada para o poder conseguir fazer. Em vez de ser algo ocasional e arbitrário, fazer da conquista da Taça de Portugal uma consequência do crescimento e do trabalho, fazer desta conquista um ponto e vírgula e continuar à procura de mais, de forma consistente", apontou. 


O tópico da hegemonia no futsal veio naturalmente à baila, Joel Rocha diz querer "desafiar a lógica" mas mantém-se realista: "Nos últimos 20 anos, no futsal em Portugal, só três clubes tinham conquistado troféus: Fundão, Benfica e Sporting . A partir de 30 de março de 2024, acrescentou-se o Braga. Isto para que se tenha a real noção do quão difícil é no futsal português desafiar a lógica. Uma das minhas intenções foi desafiar a lógica, só que para a desafiar, temos que nos superar, temos que nos reinventar e temos que fazer mais com menos". 

Depois de anos de conquistas no Benfica, tornou-se o único treinador português a conquistar a taça por três clubes diferentes, mas permanece humilde. "Ser um dos envolvidos nestas conquistas, deixa-me orgulhoso e com a consciência de que um dos meus propósitos é deixar algo de mim onde estou. E certamente que ao fim destes 10, 15 anos, acredito de coração que deixei algo de mim no Fundão, no Benfica e agora no Braga", rematou Joel Rocha. 


Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 confirmado: Rui Costa despede o treinador do Benfica

Maus resultados acabaram por ser decisivos na escolha sobre o timoneiro

Benfica despede Mário Silva
Benfica despede Mário Silva

  |

Icon Comentário0

A passagem de Mário Silva como treinador principal da equipa de futsal do Benfica chegou ao fim esta quinta-feira, dia 6 de junho. A informação foi avançada pelo jornal Record, que garante que a derrota contra o Braga foi decisiva na escolha da estrutura comandada por Rui Costa.

O Benfica acabou eliminado na meia-final do playoff da Liga Placard, na passada segunda-feira, dia 3 de junho, caindo perante os Guerreiros do Minho. As águias sofreram uma humilhante derrota por 5-1, algo que os dirigentes encarnados consideraram impensável.

Posto isto, Mário Silva ainda tinha mais um ano de contrato com as águias, sendo que o seu contrato só chegava ao fim em junho de 2025. A decisão de despedir o técnico continua a onda de treinadores rejeitados pela equipa de futsal do Benfica, que ainda não conseguiu a hegemonia desejada.


Ao serviço do Benfica, Mário Silva comandou 60 jogos, num período entre 2023 e 2024. O técnico conseguiu 43 vitórias, dois empates e 15 derrotas, um historial bastante positivo. O timoneiro venceu ainda uma Taça de Portugal (2022/2023) e uma Supertaça (2023).


Em 2023/24, o futsal do Benfica realizou 42 encontros, tendo vencido 31, empatado dois e perdido nove. No Campeonato Nacional, as águias terminaram a fase regular no terceiro lugar e, no play-off, caíram aos pés do Braga; na Supertaça, os encarnados triunfaram diante do Sporting (5-4); na Taça de Portugal, o Clube da Luz foi eliminado pelo Sporting nos oitavos-de-final (3-2); na Taça da Liga, o Benfica perdeu na final diante dos leões (4-2). Por fim, na UEFA Futsal Champions League, os vermelhos e brancos terminaram no terceiro lugar da competição.



Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa prepara revolução no Benfica e ninguém está a salvo

Face a temporada aquém das expectativas, dirigentes planeiam uma verdadeira limpeza, com vários elementos apontados à saída

Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa irá fazer uma verdadeira revolução no Benfica
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa irá fazer uma verdadeira revolução no Benfica

  |

Icon Comentário0

Depois de ter caído na meia-final do playoff, diante do Braga, Mário Silva tem o seu lugar em risco no Benfica, apurou o nosso Jornal, em exclusivo. Porém, o treinador da equipa de futsal não é o único apontado à saída em 2024/25. 

De acordo com informações recolhidas pelo Glorioso 1904, os dirigentes do Benfica, com Rui Costa à cabeça, planeiam uma verdadeira revolução no plantel e na estrutura da modalidade, sendo que nem o lugar de Gonçalo Alves, diretor do futsal encarnado, está a salvo.


Depois de não ter conseguido marcar lugar na final contra o Sporting e de não garantir um lugar na UEFA Futsal Champions League da próxima temporada,as águias vão mesmo contar com uma limpeza no balneário. 


Os resultados aquém do expectável, após um investimento milionário na equipa, com Diego Nunes e Higor de Sousa a serem os reforços mais caros, fazem com que os responsáveis do Benfica tomem medidas extremas, culminando assim na saída de vários elementos. 

Recorde-se que, em 2023/24, o futsal do Benfica realizou 42 encontros, tendo vencido 31, empatado dois e perdido nove. No Campeonato Nacional, as águias terminaram a fase regular no terceiro lugar e, no play-off, caíram aos pés do Braga; na Supertaça, os encarnados triunfaram diante do Sporting (5-4); na Taça de Portugal, o Clube da Luz foi eliminado pelo Sporting nos oitavos-de-final (3-2); na Taça da Liga, o Benfica perdeu na final diante dos leões (4-2).


Por fim, na UEFA Futsal Champions League, os vermelhos e brancos terminaram no terceiro lugar da competição. Assim sendo, Benfica conquistou, deste modo, pela terceira temporada consecutiva a medalha de bronze da Liga dos Campeões, que viu o Palma arrecadar a troféu, ao vencer o Barcelona. 

Desde que assumiu o comando técnico do Benfica, em 2022/23, Mário Silva conseguiu conquistar uma Supertaça (2023/24) e uma Taça de Portugal (2022/23). O técnico orientou a equipa encarnada em 60 partidas, somando 43 triunfos, dois empates e 15 derrotas. 

Recorde os polémicos casos de arbitragem:


Modalidades

Com direito a hat-trick de dupla, Benfica 'arrasa' adversário com goleada por 7-1

Encarnados garantiram mais três pontos com uma vitória no reduto da formação oponente

Benfica goleia adversário por 7-1 em jogo de incrível domínio
Benfica goleia adversário por 7-1 em jogo de incrível domínio

  |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Benfica entrou em campo, este domingo, ao ser recebido em casa do AD Fundão/Hotel Alambique. Os jogadores de Mário Silva venceram com uma goleada por sete bolas contra uma, somando o quinto triunfo consecutivo. 

Os marcadores da partida foram: Bruno Cintra (3', 3' e 38'), Gonçalo Sobral (10') e Rocha (18', 29' e 30'). Já para o adversário, o único golo foi marcador por Rui Moreira aos (20') ainda antes do fim da primeira parte. 


O técnico encarnado viu a sua formação entrar com todo o gás na partida a valer para o Campeonato Nacional e, aos 3 minutos, o Benfica já vencia com um golo de Bruno Cintra, depois de ser assistido por Bruno Coelho. O craque bisou segundos depois, fazendo o 2-0. À passagem do minuto 10, foi a vez de Gonçalo Sobral brilhar com 'mãozinha' de Diego Nunes que fez o cruzamento para o 3-0. 


Ainda no primeiro tempo, Rocha foi a tempo de ampliar a vantagem para os encarnados, numa jogada que começou nos pés de Léo Gugiel e, mais uma vez, Diego Nunes foi o autor de uma brilhante assistência para o golo de Rocha. O Benfica sofreu, no entanto, um golo do AD Fundão mesmo em cima do intervalo. 

Na segunda parte, Rocha voltou a estar em destaque no momento em que o Glorioso fez o quinto golo da partida. O jogador das águias demonstrou estar concentrado e garantiu outro remate certeiro, mas desta vez através de grande penalidade, aos 30 minutos. Bruno Cintra foi ainda a tempo de selar o resultado com outro golo, alcançando o hat-trick à semelhança de Rocha. O marcador definia o 6-1 e, consequentemente, a vitória para o Benfica


Com este triunfo, o Clube da Luz soma 48 pontos, no total, consolidando a terceira posição na tabela classificação da Liga Placard de futsal, atrás do Braga (51 pontos) e do Sporting (56 pontos). A turma de Mário Silva volta a entrar em campo para enfrentar o adversário do Minho, no próximo dia 27 de abril, sábado, em jogo a valer para o Campeonato Nacional. Este duelo antecede a partida a contar para a Liga dos Campeões, contra o Palma. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Casos de arbitragem no futsal entre Benfica e Braga
Modalidades

Casos de arbitragem no futsal entre Benfica e Braga

 

Icon Comentário0
Obra de arte de Afonso Jesus
Modalidades

Obra de arte de Afonso Jesus

 

Icon Comentário0
Penálti fantasma assinalado contra o Benfica
Modalidades

Penálti fantasma assinalado contra o Benfica

 

Icon Comentário0