
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na última segunda-feira, o Fenerbahçe enfrentou o Galatasaray em jogo válido para a 25.ª jornada da Super Lig. O clube comandado por José Mourinho foi visitar os laranjas e vermelhos em busca de diminuir a diferença de pontos entre os clubes, porém, a partida não teve golos marcados e o empate foi o resultado que iniciou e permaneceu até ao final do jogo.
A primeira parte foi marcada por um ritmo sonolento de ambas as equipas. O marcador sem golos entrou na partida e permaneceu-se intacto até ao fim da primeira parte. O Galatasaray teve mais posse de bola, mas teve apenas dois remates feitos na primeira metade do encontro, enquanto o emblema do ex-Benfica finalizou contra a baliza quatro vezes.
Assim, as equipas foram para os balneários a zeros, pois não produziram nada na primeira parte. Já na segunda metade, os clubes voltaram com vontade de vencer. O confronto foi marcado por muitas faltas e cartões amarelos na etapa complementar e uma postura mais agressiva do Fenerbahçe, que foi superior e teve duas grandes chances.
A primeira oportunidade que ocorreu no jogo foi num canto da equipa de Anderson Talisca - avaliado em 12 milhões de euros - , em que Djiku cabeceou para o chão e obrigou Muslera a fazer uma boa defesa, e, no ressalto, Dzeko rematou como pode, mas sem sucesso contra o guardião uruguaio. Enquanto isso, a segunda oportunidade veio a partir de um remate inesperado de Aydin, que o guarda-redes do Galatasaray defendeu com dificuldades e mandou para canto.
Vale relembrar que o Fenerbahçe de José Mourinho avançou na Liga Europa contra o Anderlecht na última semana e pediu a camisola para um ex-Benfica. O resultado no dérbi turco determinou que não haveria mudanças na classificação do campeonato, com Galatasaray em primeiro com 64 pontos, seguido do emblema azul e amarelo, que tem 58 pontos.
No final da partida frente aos axadrezados, sábado, 22 de fevereiro, o dirigente do Clube da Luz fez questão de saudar o craque, depois de ter feito história
|
No sábado passado, 22 de fevereiro, o Benfica recebeu e venceu o Boavista por três bolas a zero, em partida a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Além do triunfo, que permitiu às águias alcançar a liderança do Campeonato Nacional, a nação Benfiquista testemunhou a estreia do médio Diogo Prioste, que somou os primeiros minutos com a equipa principal do Glorioso e viu Rui Costa saudá-lo em campo.
O camisola 86 entrou aos 83 minutos de jogo e ainda conseguiu mostrar a sua qualidade em campo. No final do encontro, o jovem formado no Seixal foi saudado pelos companheiros de equipa e ainda foi cumprimento pelo presidente do Benfica, Rui Costa, a quem os Benfiquistas o apelidam de 'padrinho' de Diogo Prioste, segundo o jornal Record.
A ideia de apadrinhamento já existe há vários anos, desde que a jovem águia começou a dar os seus primeiros passos na formação do Glorioso, no Benfica Campus, no Seixal. Apesar desta relação de afilhado/padrinho nunca ter sido confirmada ou considerada verdadeira, Diogo Prioste nunca foi acusado de ter sido beneficiado pelo atual líder do Clube da Luz.
No entanto, uma das razões por detrás deste ‘apadrinhamento’, não é por razões familiares, mas sim geográficas, de acordo com a fonte acima mencionada. Tal como Rui Costa, Presidente dos encarnados, a família do camisola 86 também é originária da Damaia, região de onde o antigo camisola 10 também é. Logo existe uma forte proximidade entre as duas famílias, com o médio de 20 anos a ter uma forte amizade com Hugo Costa, um dos filhos do dirigente encarnado.
O jovem em questão assistiu à estreia de Diogo Prioste frente ao Boavista e no final da partida não hesitou em deixar elogios ao amigo. No final do encontro, depois do Benfica ter somado mais três pontos, o filho da antiga glória das águias recorreu à sua conta de Instagram, onde deixou uma mensagem a Prioste. “Orgulho enorme, mais novo”, escreveu Hugo Costa.
Antigo jogador do Clube da Luz marcou e evitou vitória dos dragões, que se afastaram ainda mais do Glorioso na Liga Portugal Betclic
|
Na última segunda-feira, o Porto enfrentou o Vitória de Guimarães, no Estádio do Dragão, em partida válida para 23.ªjornada da Liga Portugal Betclic. A equipa da casa esteve a ganhar até aos últimos cinco minutos de jogo, porém, foi um antigo jogador do Benfica quem estragou a festa dos azuis e brancos.
Umaro Embaló chegou ao clube de Guimarães no último mercado de transferências e já deixou a sua marca registada no campeonato. O extremo marcou o primeiro golo com a camisola dos conquistadores, mas o destaque é o adversário contra quem marcou, os rivais azuis e brancos.
O Porto ocupava a terceira posição do Campeonato, antes da 23.ªjornada, estando atrás apenas de Sporting e Benfica, ambos com 53 pontos. Já o Vitória de Guimarães encontrava-se em oitavo. A vitória deixava os dragões a quatro pontos da liderança da Liga, visto que, os leões desizaram contra o AVS, no último fim de semana. O duelo foi equilibrado e o marcador só foi alterado aos 67’.
O médio Fábio Vieira marcou o primeiro tento do jogo, quando com um remate dentro da área com o pé esquerdo, o ex-Arsenal colocou a bola no ângulo do guarda-redes Bruno Varela. Entretanto, Embaló não permitiu o Porto celebrar no fim do confronto, já que em um contra-ataque, o jogador que esteve no Benfica foi mais rápido que seus adversários e marcou o tento de empate.
Com o empate de ontem, o Porto terminou a jornada na mesma posição que iniciou, com 47 pontos, seis a menos que Benfica e Sporting. Enquanto, a equipa de Embaló está na oitava colocação com 32 pontos. Pelo Benfica, o autor do golo de ontem – avaliado em 700 mil euros - participou em 195 encontros oficiais, onde apontou 79 golos com o Manto Sagrado.
Veja aqui o golo de Embaló contra o Porto:
Águias defrontaram os merengues na 1.ª não dos quartos de final da extinta Taça dos Clubes Campeões Europeus, a 24 de fevereiro de 1965, na Catedral
|
Foi precisamente há 60 anos e um dia que o Benfica protagonizou uma histórica goleada frente ao Real Madrid, por umas esclarecedoras cinco bolas a uma. A 24 de fevereiro de 1965, o Glorioso recebeu a formação da capital espanhola para um encontro, que decorreu no antigo Estádio da Luz, a contar para os quartos de final da Taça dos Clubes Campeões Europeus.
O resultado obtido nessa fria noite de fevereiro, permitiu ao Benfica obter a maior goleada da sua história, em duelos frente ao gigante espanhol e detentor de 15 troféus da Liga dos Campeões. Ao mesmo tempo que foi o maior triunfo dos encarnados, foi igualmente a maior derrota dos merengues em competições europeias.
Nomes como José Augusto, António Simões e Pérides foram um dos rostos mais conhecidos da não Benfiquista que, espalharam magia no Estádio da Luz, nessa mítica goleada frente ao Real Madrid. Para celebrar os 60 anos desta efeméride, as três glórias voltaram a ouvir o relato emitido pela Emissora Nacional e revelaram alguns detalhes sobre a partida em questão.
O trio encarnado esteve a ouvir o relato do encontro e foi comentando à medida que foram ouvindo as incidências do duelo com os espanhóis. Enquanto ouviam o relato, recordaram os momentos em questão. No final, em declarações à BTV, as três lendas do Clube da Luz reforçaram que foi uma noite especial para o Benfica, um acontecimento que nunca será esquecido.
Recorde-se, que também foi frente ao Real Madrid, clube recordista da Liga dos Campeões, que o Glorioso conquistou a sua primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus, na temporada de 1960/1961. O Benfica acabaria por fazer a dobradinha na temporada seguinte, ao levantar o segundo troféu europeu da sua história, batendo outro adversário espanhol, o Barcelona.