
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nos últimos meses, o treinador José Mourinho viveu momentos turbulentos no comando do Fenerbahçe. A disputa pelo título turco e a rivalidade que se vive dentro de Istambul deixou tudo mais caótico no campeonato, que refletiu no clássico contra o Galatasaray. O dérbi foi marcado por polémicas fora de campo, incluindo um caso de alegação de racismo cometido pelo ex-Benfica.
No entanto, o caso foi para tribunal e quase dois meses depois do duelo entre os dois emblemas chegou ao fim. José Mourinho foi ilibado do alegado caso de racismo após o dérbi e poderá descansar relativamente as acusações. O Fenerbahçe publicou um comunicado nas suas redes sociais para mostrar a inocência do timoneiro.
"Como resultado da queixa criminal apresentada pelo Galatasaray Club contra o nosso treinador José Mourinho, com base em racismo, o Ministério Público de Istambul decidiu que nenhum crime ocorreu e que não havia necessidade de processo", lê se na publicação do 'X', que ainda conclui: "Resumindo: A queixa-crime foi concluída com decisão de não acusação."
O caso em questão, trata-se de uma acusação do Galatasaray contra José Mourinho, que teria cometido racismo contra o povo turco, devido à frase proferida pelo português na conferência de imprensa, em que disse: "O banco deles saltava como macacos para cima do miúdo".
O próximo encontro do treinador ex-Benfica está marcado para este domingo, dia 6 de abril, a partir das 17h. O jogo será entre Fenerbahçe e Trabzonspor e contará para a 30ª jornada do campeonato turco. A equipa liderada por José Mourinho encontra-se, neste momento, a seis pontos do rival, Galatasaray.
Confira aqui o anúncio do Fenerbahçe:
Aquando do Clássico do próximo domingo, o emblema do norte divulgou informações importantes para todos os adeptos que vão marcar presença no estádio
|
O Porto divulgou esta sexta-feira um comunicado com informações importantes para os adeptos que vão marcar presença no Estádio do Dragão este domingo, no 'clássico' frente ao Benfica. Com a lotação esgotada, os dragões estão a preparar uma coreografia especial para o momento da entrada das equipas em campo, apelando à chegada antecipada dos adeptos para garantir o sucesso da iniciativa.
O clube azul e branco aconselha os seus sócios e adeptos a comparecerem no recinto com tempo suficiente para evitar filas e constrangimentos. Foram indicadas portas de entrada alternativas em cada setor do estádio, bem como acessos específicos para menores acompanhados. A abertura das portas está prevista para as 18h30.
O clube das Antas reforça a proibição do uso de artefactos pirotécnicos dentro do estádio, lembrando que tal conduta pode resultar em multas e prejudicar o clube. Também não será permitido o acesso de adeptos visitantes fora da bilhética regulamentar atribuída à equipa visitante. Estará também em vigor um controlo de transmissibilidade nas entradas, de forma a evitar o uso indevido dos bilhetes e dos direitos exclusivos dos associados.
Quanto às contas no campeonato, o Benfica continua na luta pelo primeiro lugar da Liga, estando em confronto direto com o Sporting, que enfrenta o Sporting de Braga na segunda-feira. Uma vitória frente ao Porto, que ocupa atualmente a terceira posição com nove pontos de diferença, pode ser fundamental para alcançar o verdeiro objetivo das águias nesta reta final da temporada, vencer o campeonato.
Por fim, o clube assegura apoio logístico aos adeptos, com uma equipa de assistência presente nas imediações do estádio. O ‘clássico’ entre Porto e Benfica está marcado para este domingo, dia 6 de abril, a partir das 20h30, jogo cartaz da 28ª jornada da Liga Portugal Betclic. Recorde-se que o atual treinador do Benfica, Bruno Lage, da última vez que visitou o Dragão venceu o jogo por 2-1 e tornar-se-ia campeão na mesma época.
Antigo treinador do emblema do Norte deixou um comentário sobre o Clássico que está marcado para acontecer no domingo, 6 de abril, às 20h30
|
No próximo domingo, 6 de abril, o Benfica iniciará a caminhada mais difícil em busca do título. A viagem até a invicta para enfrentar o Porto poderá definir o campeonato para o Clube da Luz. O duelo é aguardado por muitos e promete fortes emoções aos adeptos este fim de semana. O antigo treinador dos dragões, Luís Castro, deixou um comentário sobre o Clássico.
"O que um clássico transmite, primeiro, quando olhamos para ele, dá-nos sempre uma ideia de equilíbrio, de dificuldade. É sempre o que nos vem ao pensamento e aquilo que acho que vai acontecer - equilíbrio, dificuldade para as duas equipas, para a equipa de arbitragem, para as massas adeptas em estarem confrontadas com tanta emoção. É tudo isso que queremos, debaixo de valores de respeito, de coragem e de compromisso", começou por dizer o timoneiro.
Aos microfones, à margem da apresentação da Ibercup Cascais 2025, o treinador ainda comentou sobre a possibilidade do Porto voltar a disputar o título se triunfar: "Sobre isso não faço ideia, será o Anselmi que tem de o dizer. Não sei se é (o jogo da época - como disse Villas-Boas) ou não. Não vou falar nada sobre isso e não sei nada sobre isso, sou, neste momento, um adepto atento a todos os jogos e o que posso dizer é que um clássico, normalmente jogado pelas equipas de uma forma muito dedicada e em que o resultado é sempre imprevisível".
Luís Castro - Um clássico é um clássico. Desperta emoções e o ambiente que se vive à volta dos clássicos e de um FC Porto - Benfica não fica fora do que é tudo isso
Luís Castro, que conta com passagem por diversos mercados ao redor do globo, em Portugal fez sucesso no Porto, e não esquece qual a sensação de disputar um clássico. "Venho de ver um clássico a meio da semana, vi em Madrid o Atlético - FC Barcelona e, realmente, um clássico é um clássico. Desperta emoções e o ambiente que se vive à volta dos clássicos e de um FC Porto - Benfica não fica fora do que é tudo isso", disse Luís Castro.
O antigo treinador de Cristiano Ronaldo no Al-Nassr está sem clube desde setembro, altura em que deixou o emblema saudita. O duelo entre Benfica e Porto está agendado para ter início às 20h30 do domingo, dia 6 de abril, e é válido para a 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Treinador português enfrenta incerteza no clube turco após maus resultados e caso com Okan Buruk, com a direção do emblema a discutir futuro
|
O futuro de José Mourinho como treinador do Fenerbahçe está a ser analisado após uma série de maus resultados e um incidente polémico com o treinador do Galatasaray, Okan Buruk. A situação agravou-se, após a eliminação da equipa turca da Liga Europa pelo Rangers e, mais recentemente, a derrota frente ao Galatasaray nos quartos de final da Taça da Turquia.
Segundo o jornal Fanatik, apesar de um comunicado oficial a defender José Mourinho, a direção do Fenerbahçe reuniu-se de emergência para discutir o futuro do técnico português ex-Benfica. O encontro ocorreu num momento em que o presidente do clube, Ali Koç, se encontra nos Estados Unidos, mas contou com a presença do treinador. O gesto de Mourinho, que apertou o nariz de Okan Buruk no final do encontro, causou grande repercussão e aumentou a pressão para uma possível tomada de decisão.
O desfecho da reunião ainda não foi totalmente esclarecido, mas o jornal turco refere que a possibilidade de rescisão do contrato - válido até 2026 - foi levantada. O ex-timoneiro do Clube da Luz tem sido criticado por não ter conseguido vencer qualquer dérbi esta época, incluindo três jogos contra o Galatasaray, um dos principais rivais do clube.
Ali Koç, presidente do Fenerbahçe, continua a ser um dos principais defensores da continuidade do treinador. No entanto, a mesma fonte aponta que a questão será novamente discutida após o seu regresso aos Estados Unidos, mantendo a incerteza sobre o futuro de Mourinho no clube.
Para além da pressão desportiva, Mourinho enfrenta ainda a possibilidade de uma sanção pesada, que pode chegar a 10 jogos de suspensão, devido ao incidente com Okan Buruk. A situação gerou grande polémica entre os adeptos, com alguns a exigirem a sua demissão. O futuro do técnico luso permanece, assim, em suspenso, enquanto a direção do clube avalia os próximos passos.