![Antes do Benfica – Braga, António Simões critica equipa: "Meio de luto"](/storage/media-items/image/2024/11/benfica-antonio-simoes_20241115013630.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nesta sexta-feira, dia 5 de janeiro, completam-se exatos 10 anos desde o falecimento de Eusébio da Silva Ferreira e António Simões, antigo companheiro do craque tanto no Benfica quanto na Seleção Nacional, apelidado de 'irmão branco', recordou alguns momentos com a lenda, em declarações ao jornal Record.
"Confesso que tenho uma certa dificuldade em encontrar uma história isolada daquilo que foram 14 anos juntos, 600 e muitos jogos, histórias fabulosas", começou por referir, avançado depois, contudo, com uma história caricata sobre o amigo e antigo companheiro.
"Houve um determinado momento que é um livre a 30 metros. Ele queria que eu estivesse ao pé da bola para decidir: 'Toco, não toco? É direto ou indireto?'. Neste que vou falar, é livre direto. Ele diz-me 'não toques que é golo. A barreira não está bem formada e eu vou fazer golo'. A bola descreve um arco de 30 e tal metros, até parecia que voava. E entrou no ângulo superior esquerdo do guarda redes do Braga", recordou.
"Lembro-me tão bem como se fosse hoje. Vejo-o aos saltos a festejar, a celebrar aquilo que é a única coisa no futebol que não tem defeito, que era a melhor coisa que ele sabia fazer: golos", acrescentou.
"Dizia para mim mesmo, e tive aquele momento de refletir e de me isolar quase como se não estivesse dentro de campo, mas a pensar sozinho 'Caramba, estão 70 e tal mil pessoas, mais não sei quantas a ouvir o relato na rádio e que vão ver mais tarde o resumo na televisão. A única pessoa neste mundo que sabia que ele me tinha dito que ia ser golo era eu' Isso é um privilégio enorme!", referiu.
"Isto é demonstrativo da importância que ele revelou ao longo de toda a sua carreira. Não é relevante para mim, mas sim pelo papel que ele desempenhou no futebol, tanto no Benfica como na Seleção Nacional", voltou a recordar, orgulhosamente.
Futebolista está na porta de saída do Rennes e, sabe-se agora, há um interessado nos seus serviços já em janeiro
|
Numa altura em que está apontado à saída do Rennes, Jota Filipe pode estar mais perto de ver resolvido o seu futuro, uma vez que o extremo formado no Benfica está na lista de compras de um conjunto já no mercado de janeiro.
Segundo adianta esta segunda-feira, 13 de janeiro, Bruno Andrade, o Olympiakos está interessado em garantir Jota Filipe. O jornalista do MaisFutebol revela ainda que o emblema onde alinha Chiquinho já iniciou negociações com o Rennes para garantir o empréstimo do extremo português.
Vale destacar que Jota Filipe deve estar de saída do Rennes. De acordo com a imprensa francesa, o antigo extremo do Clube da Luz não conta para Jorge Sampaoli e está no mercado de transferências. Esta informação começou a ganhar força, depois de o técnico ter deixado uma 'alfinetada' ao jovem português: "Ainda não está em plena posse dos seus meios", afirmou o timoneiro na altura.
De destacar que, na presente época 24/25 Jota Filipe – atualmente avaliado em 8 milhões de euros – marcou presença em 10 embates com a camisola do Rennes, todos a contar para a Ligue 1. Nos 360 minutos totalizados, o extremo formado no Seixal fez o gosto ao pé numa ocasião, tendo servido os companheiros noutra chance.
Durante a sua passagem na equipa principal do Benfica, no período entre 2018 e 2019, Jota Filipe fez 34 partidas, onde registou dois golos marcados e duas assistências. O jovem foi Campeão Nacional em 2018/2019 e venceu a Supertaça da temporada seguinte.
Confira aqui a publicação que dá conta do interesse do Olympiakos em Jota Filipe:
Antigo futebolista do Clube da Luz tem nas mãos um convite financeiramente tentador para mudar de conjunto já em janeiro
|
A continuidade de Darwin Núñez em Inglaterra volta a estar sob ameaça. De acordo com as últimas informações, o Al Hilal está de olho no antigo avançado do Benfica, tendo inclusive já feito saber que está na disposição de oferecer um verdadeiro contrato 'bíblico' para contar com o ponta-de-lança do Liverpool.
Segundo dá conta esta segunda-feira, 13 de janeiro, o portal Anfield Watch, a turma de Jorge Jesus está na disposição de avançar para a contratação de Darwin Núñez. De acordo com a mesma fonte, o emblema saudita já tem em cima da mesa uma proposta na casa das 400 mil libras por semana para o avançado uruguaio, sendo que neste momento, ao serviço do Liverpool, o antigo goleador do Benfica aufere 140 mil.
Vale recordar que esta não é a primeira vez que o nome de Darwin Núñez é apontado à saída do Liverpool. De acordo com as informações avançadas em Itália, o Milan de Sérgio Conceição estava na iminência de avançar com uma proposta para garantir o internacional uruguaio neste mercado de transferências.
Esta temporada, com a camisola do Liverpool, Darwin Núñez – avaliado em 65 milhões de euros – leva 26 encontros: 15 na Premier League, seis na Liga dos Campeões, quatro na Taça da Liga e um na Taça de Inglaterra. Nos 1.406 minutos em que foi opção de Arne Slot, o ex Benfica marcou quatro golos e fez quatro assistências.
Ao serviço do Benfica nas temporadas 2020/21 e 2021/22, Darwin Núñez realizou 85 partidas, marcou 48 golos e fez 15 assistências. No mercado de transferências do verão de 2022, o internacional pelo Uruguai rumou ao Liverpool, a troco de 75 milhões de euros, mais 25 por objetivos.
Confira aqui a publicação que dá conta do interesse do Al Hilal de Jorge Jesus em Darwin Núñez:
Camisola 37, que chegou ao Clube da Luz no verão, está a ser associado a uma mudança de ares já neste mercado de transferência
|
O futuro de Jan-Niklas Beste no Benfica volta a estar 'tremido'. De acordo com as últimas informações, o camisola 37 do Glorioso, que chegou aos encarnados no verão, já terá tomado uma posição sobre a sua continuidade no Clube da Luz em janeiro.
Segundo revela esta segunda-feira, 13 de janeiro, o diário Record, o lateral pretende regressar à Alemanha, durante este mês, e, nesta altura, tem já vários emblemas da Bundesliga interessados em avançar para as negociações do jogador. A mesma fonte dá conta que o interesse do ala em regressar ao seu país natal pode ser fundamental para que o negócio se conclua nas próximos semanas.
Importa recordar que o extremo alemão tem sido bastante associado a uma mudança neste mercado de transferências. Numa altura em que está na lista de compras do Borussia Monchengladbach, do Leipzig e do Estugarda, o camisola 37 pode ver com bons olhos a saída para a Bundesliga.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Jan-Niklas Beste – atualmente com um valor de mercado fixado nos 14 milhões de euros – marcou presença em 22 jogos: 13 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 822 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o alemão marcou dois golos (Pevidém) e fez duas assistência (Atlético Madrid e Estoril).
Jan-Niklas Beste, recorde-se, chegou ao Benfica no passado mercado de transferências de verão, oriundo do Heidenheim, emblema da Bundesliga. Os encarnados pagaram qualquer coisa como 8 milhões de euros pelo ala alemão, que tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029.