Futebol
A brilhar no Real Madrid, Carreras não esquece o Benfica: "O maior de Portugal"
28 Jan 2026 | 10:59
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
28 Jan 2026 | 12:21 |
Na caminhada para a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1964/65, o Benfica eliminou o Real Madrid, de Puskás, nos quartos de final. Na primeira mão, no dia 24 de fevereiro de 1965, as águias golearam os merengues por 5-1, no antigo Estádio da Luz. António Simões, que marcou um dos golos, revelou que a equipa foi ao cinema, no Tivoli, na noite anterior ao encontro.
A.Simões: "Era costume fazer isso"
"Era costume fazer isso quando estávamos em estágio, para nos distrairmos e sairmos do lar do jogado. Com isto, não dormíamos à tarde e não tínhamos problemas para dormir à noite", revelou o mítico atleta do Clube encarnado ao jornal Record.
José Augusto, bicampeão europeu pelo Benfica, também assistiu ao filme, e antes do começo da sessão, passaram imagens de um Sporting-Varzim e do Jardim Zoológico, vendo-se leões, e o antigo jogador deixou uma bicada ao rival eterno. "Nem aqui o Sporting nos deixa em paz. Já basta de tantos leões".
António Simões também revelou ao jornal que o Benfica tem capacidades para vencer os "Merengues" e para a equipa "não ter medo. Só têm a ganhar. Libertem-se e arrisquem com consciência", deixando um pedido expresso à equipa orientada por José Mourinho.
Recorde-se que a partida entre águias e galáticos está agendada para esta quarta-feira, 28 de janeiro, às 20h00, e terá transmissão na Sport TV, canal oficial da Liga dos Campeões em Portugal. Além disso, a UEFA nomeou Davide Massa, velho conhecido do Special One, como árbitro da partida.
Depois dos rumores iniciais que apontavam para o início das negociações entre águias e Groningen, foram revelados mais detalhes sobre este dossiê
28 Jan 2026 | 12:16 |
É notícia de última hora: o Benfica descartou o dossiê que diz respeito à contratação de Stije Resink. Pelo que foi apurado, as águias, lideradas por Rui Costa, decidiram colocar um ponto final nas negociações, depois de o Groningen ter tomado uma posição firme a respeito do seu capitão.
Segundo deu conta a Sky Sports da Suíça, o Benfica desistiu de tentar contratar Stije Resink, depois de o Clube da Luz não ter conseguido convencer o Groningen a abrir mão do médio neerlandês durante este mercado de inverno. Sabe-se que o futebolista era um alvo bastante desejado por José Mourinho.
A mesma fonte explica que o Benfica e o Groningen entraram num diferendo durante as mais recentes negociações, o que levou a que o negócio por Resink caísse por terra. Apesar de o jogador se mostrar interessado em rumar à Luz, esse cenário não se vai concretizar, contrariamente ao que a imprensa tem adiantado nos últimos dias.
Depois de apresentar uma proposta a rondar os 7 milhões de euros, o Benfica, segundo a imprensa suíça, veio a público acusar o emblema neerlandês de promover o atleta para fins de marketing, às custas do interesse dos encarnados, sem nunca mostrar intenções de o vender. Assim, o Clube da Luz desiste de Stije Resink.
Nesta temporada, com a camisola do Groningen, Stije Resink — avaliado em 7 milhões de euros — já realizou um total de 21 partidas oficiais: 20 na Eredivisie e uma na Taça. Nos 1.857 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio de 22 anos registou quatro golos e cinco assistências.
Atleta que atuou no Clube encarnado, rumou ao Estádio da Luz graças ao astro internacional português, nos tempos de Real Madrid
28 Jan 2026 | 11:50 |
Javi García revelou, em dia de jogo entre Benfica e Real Madrid, a contar para a oitava e última jornada da fase de liga da Champions, a maior prova de clubes da Europa e do Mundo, que Cristiano Ronaldo convenceu-o a mudar-se para "águias" na temporada de 2009/2010.
J. García: "Disse-me para ir sem pensar duas vezes"
"Ele tinha visto o meu nome num jornal português e disse-me: “Javi, vais para o Benfica?”. Aproveitei que ele veio ter comigo para lhe perguntar como era o clube e ele disse-me para ir sem pensar duas vezes", confirmou, em entrevista ao jornal espanhol Marca.
O antigo médio espanhol ouviu CR7 e não se arrependeu da opção de carreira que tomou. "Desde o primeiro minuto em que pisei Lisboa e o estádio, soube que estava num clube histórico. Foi uma das melhores decisões que tomei na minha vida, foram talvez os três melhores anos que tive a nível futebolístico".
J. García: "Desfrutei ao máximo"
"Quando recebi a chamada do clube para entrar na equipa técnica foi uma das decisões mais felizes da minha vida. Nunca imaginei que poderia voltar como adjunto. Desfrutei ao máximo, tivemos a sorte de voltar a ser campeões. Para mim, o Benfica é um clube que guardarei sempre no meu coração", falou Javi, sobre o seu regresso à Luz , em 2022, como treinador-adjunto de Roger Schmidt. Javi acabou por sair do clube em 2024.
Javi García, enquanto jogador, representou o Benfica durante quatro épocas desportivas: 2009/2010, 2010/2011, 2011/2012 e 2012/2013. Neste período, o antigo médio defensivo fez 132 jogos de águia ao peito, marcou 14 golos, fez cinco assistências, conquistou um Campeonato Nacional (2009/2010) e três Taças da Liga(2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012) .
Futebolista canarinho esteve muito perto de ser fechado pelos encarnados, contudo, exigências financeiras impediram que negócio fosse completado com sucesso
28 Jan 2026 | 11:47 |
A transferência de André Luiz para o Olympiakos está praticamente fechada. Pelo que foi apurado, o extremo brasileiro, cujo nome esteve associado ao Benfica, está muito perto de reforçar o campeão grego que, curiosamente, tem como dono Evangelos Marinakis, detentor da maior fatia da SAD do Rio Ave.
Segundo noticiou o jornal Record, na edição de hoje, 28 de janeiro, o futebolista de 23 anos prepara-se para rumar ao país helénico, depois de os dois clubes, com a intermediação do multimilionário grego, terem chegado a um acordo para a saída de André Luiz.
No entanto, a mesma fonte não adiantou qualquer valor oficial para a transferência do canarinho. Ainda assim, é mais do que certo que a verba a ser paga pelo Olympiakos será inferior à que os vilacondenses estavam a exigir que o Benfica pagasse.
O facto de Evangelos Marinakis não abdicar dos 20 milhões de euros, que constavam na cláusula de rescisão de André Luiz, levou o Clube da Luz a dar por terminadas as negociações pelo extremo brasileiro. A ida para o Olympiakos ganhou ainda mais força depois de uma fotografia ter sido publicada, onde se vê André Luiz na presença do multimilionário, em Atenas.
Na presente temporada, com a camisola do Rio Ave, André Luiz — avaliado em 4 milhões de euros — realizou 20 jogos: 19 na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal. Nos 1.530 minutos disputados, o extremo, que tem contrato até junho de 2029, apontou sete golos e somou cinco assistências.