
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica entrou em campo, na passada quarta-feira, a saber que a vitória frente ao Braga valeria um duelo diante do Tirsense, que já se havia apurado, ao bater o Elvas. Em declarações à agência Lusa, João Magalhães, vice-presidente do clube de Santo Tirso, reagiu à novidade, acabando por considerar que vai ser "difícil" enfrentar as águias de Bruno Lage.
João Magalhães - Sabemos o quão difícil será
"É muito difícil jogar no Abel Alves de Figueiredo. Substituir um relvado num mês é praticamente impossível. Temos isso em cima da mesa. Estamos a fazer os nossos contactos e a tentar perceber a viabilidade, mas sabemos o quão difícil será", começou por mencionar o dirigente do emblema de Santo Tirso. "Isso mexe um bocadinho com os adeptos. Se já vai ser uma experiência memorável, se a pudéssemos fazer dentro de portas, então seria fantástico para toda a gente, para o concelho e para a cidade. Infelizmente, não estão reunidas as condições", atirou João Magalhães.
"O orçamento do Tirsense comparativamente com o orçamento do Benfica é uma gota do oceano. Estamos a falar de um valor irrisório para a realidade do Benfica. Para nós, o impacto da receita, tanto televisiva, como de bilhética, será muito importante", acrescentou o vice-presidente do Tirsense.
"Vai ser uma experiência única, tanto para os jogadores no Tirsense, que, na sua grande maioria, nunca tiveram oportunidade de jogar no Estádio da Luz (...). Para eles, será uma grande experiência e para os adeptos também. Será um dia memorável, uma noite inesquecível para toda a gente", acrescentou João Magalhães.
João Magalhães - O orçamento do Tirsense comparativamente com o orçamento do Benfica é uma gota do oceano
Vale destacar que, no que toca à agenda, o Benfica tem embate com o Tirsense agendado provisoriamente para dia 2 de abril. O duelo vale para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, não existindo hora para o pontapé de saída. Recorde-se que para chegar a esta etapa, as águias bateram o Braga, por uma bola a zero, nos quartos-de-final da prova rainha.
Futebolista terá impressionado a estrutura do Clube da Luz, que começa a preparar os milhões de maneira a investir no mercado de transferências de verão
|
Está decidido! Os dirigentes do Benfica estarão mesmo a pensar em avançar para a contratação em definitivo de Samuel Dahl, no mercado de verão, tendo já o primeiro reforço de 25/26 'fisgado'. O defesa voltou a ser titular no encontro da Taça de Portugal frente ao Braga, acabando por dar uma excelente resposta no embate com os arsenalistas de Carlos Carvalhal.
Depois de muita especulação, a garantia é dada esta sexta-feira, pelo jornal desportivo Record, que assegura que os responsáveis do Benfica equacionam já acionar a cláusula de compra do camisola 26, que chegou por empréstimo da Roma. No que toca a valores, apesar do Clube não ter divulgado montantes aquando da chegada do lateral-esquerdo, a fonte acima mencionada revela que as águias podem segurar o sueco em definitivo a troco de 10 milhões de euros.
O jovem defesa, recorde-se, chegou ao Benfica no último dia do mercado de transferências de inverno, sendo visto como o substituto de Álvaro Carreras. No entanto, Bruno Lage tem optado por apostar no craque mais avançado no terreno, adaptando-o a extremo. Esta polivalência terá então conquistado os dirigentes do Glorioso, que estão agradavelmente surpreendidos com o jovem.
Por sua vez, Dahl, após o encontro com o Braga, também mostrou estar feliz de águia ao peito, abordando o futuro. "Tem sido fantástico, estou muito feliz desde o primeiro dia, a gostar de cada momento e cada jogo. Tem sido um prazer ter esta oportunidade. Estou aqui porque quero jogar, tive esta oportunidade e vivo no presente. Espero ter aqui o maior número de minutos", atirou o número 26 dos vermelhos e brancos.
Esta temporada, o novo lateral-esquerdo do Benfica, Samuel Dahl - atualmente com um valor de mercado fixado nos 4 milhões de euros - marcou presença em quatro partidas: duas na Liga Portugal Betclic, uma na Taça de Portugal e uma na Liga dos Campeões. Ao todo, o lateral sueco, que enverga agora a camisola 26 dos vermelhos e brancos conta com 291 minutos com o Manto Sagrado, tendo apontado uma assistência.
Candidato à Presidência do Benfica esteve à conversa com o nosso Jornal e um dos temas em destaque foi o ataque de Frederico Varandas às águias
|
O Benfica voltou a triunfar, por 1-0, com o Braga, nos quartos de final da Taça de Portugal. Nesse sentido, o Glorioso 1904 esteve à conversa com João Diogo Manteigas, candidato à Presidência do Clube da Luz, que comentou as decisões do técnico, assim como a exibição dos encarnados, tendo ainda abordado as palavras de Frederico Varandas no início da semana. O Benfiquista aproveitou para deixar um 'recado' a Rui Costa.
"Dominador na primeira parte e com muito boas indicações. Mas na segunda cai de forma e permite demasiada posse de bola ao Braga. Resumindo, valeu a primeira parte", começou por dizer João Diogo Manteigas que aproveitou para falar sobre o onze apresentado por Bruno Lage. "Era expectável que fizesse alterações já a pensar com Barcelona para a 1.ª mão dos oitavos da Champions. Mas creio que poderia ter descansado alguns jogadores e defendido outros. Casos de Frederik que podia ter sido poupado e de Kerem que me parece estar a acusar psicologicamente uma continuidade na sua baixa de forma. O turco até começou bem, tendo sido um dos melhores em campo, com maior incidência na 1.ª parte, mas devia ter saído mais cedo do que aconteceu", referiu ainda o candidato à Presidência do Clube da Luz.
João Diogo Manteigas - Foi do mais alto nível que vi dele esta época
Já sobre os destaques no triunfo frente ao Braga, o comentador do Glorioso 1904 não teve dúvidas. "Otamendi faz uma tremenda exibição durante os 90 minutos. Foi do mais alto nível que vi dele esta época. Frederik também mas já surge muito desgastado na parte final. Carreras e Dahl casam bem. Estou a gostar muito do sueco, tem calma, ponderado, rápido e incisivo. Excelente aposta até agora para a 2.ª metade da época e ainda estou curioso se pode preencher a lateral-esquerda recuada. Queria deixar uma palavra para Samu que mesmo com alguma pressão final do Braga manteve-se sólido e com calma entre os postes".
Questionado sobre os reforços de inverno, o candidato à Presidência do Benfica foi perentório: "Dahl foi quem mais me surpreendeu. Bruma é um conhecido da liga do passado. Tecnicamente evoluído e, mesmo que possa decidir mal em alguns lances, creio que veio trazer alma e vontade nova a ambos os corredores. Talvez se canse demasiado rápido porque der logo tudo desde o 1.º minuto. Creio que ainda pode gerir melhor os seus timings em campo, cabe ao treinador fazê-lo se assim o entender. Belotti está a melhor de jogo para jogo. Ontem entrou possante e a ajudar na primeira linha defensiva mas creio que precisa de mais apoio nas costas e laterais para poder marcar que foi exatamente aquilo a que nos habituou há muito tempo em Itália.
João Diogo Manteigas - Está na altura do Presidente ter que responder ao seu congénere pelos mesmos meios
Por fim, e quando abordado sobre as palavras de Frederico Varandas, João Diogo Manteigas aproveitou para deixar uma 'dica' a Rui Costa. "Está na altura do Presidente ter que responder ao seu congénere pelos mesmos meios. Nem que seja na BTV. Os sócios, adeptos e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica merecem que a nossa instituição seja defendida com elevação mas à letra. Não podemos deixar passar determinadas alturas, tempos e situações. O presidente do Sporting já havia criticado o Benfica numa entrevista à RTP3 em 2024, voltou a fazê-lo na sexta feira passada numa entrevista ao canal do seu clube e uma última vez à saída da tomada de posse do novo presidente da FPF em declarações ao canal 11. Eu digo que já chega. Não basta ganhar em campo. É preciso exigir-se responsabilidades fora dos campos e pavilhões aos outros clubes, liga, federações e associações. É um papel relevante e necessário no ecossistema desportivo".
Futebolista formado no Seixal já abriu as portas a um regresso aos vermelhos e brancos mais do que uma vez, isto numa altura em que está 'tremido' no City
|
Bernardo Silva já demonstrou vontade em regressar ao Benfica no futuro. Nesse sentido, a possibilidade do internacional português chegar ao Clube da Luz volta a ganhar destaque, uma vez que o médio abriu, durante uma entrevista à DAZN, a porta a uma saída no próximo verão.
Bernardo Silva - Há muitos jogadores que também já saíram e que vão sair nos próximos anos
"As gerações e os ciclos vão acabando, obviamente, pela idade, pelas fases diferentes de carreira, e este clube vai precisar de renovar. É um trabalho difícil e começa a acontecer, há muitos jogadores em final de contrato, há muitos jogadores que também já saíram e que vão sair nos próximos anos", começou por referir o médio formado no Manchester City que tem sido apontado a uma saída.
Bernardo Silva - Faz parte e vai ser um trabalho difícil do clube
"Faz parte e vai ser um trabalho difícil do clube, mas eu tenho a certeza que com os jogadores que já chegaram nos últimos anos, e agora também em janeiro. Eu tenho a certeza de que o clube vai fazer um excelente trabalho para dar a estabilidade necessária a estes novos jogadores de tentarem chegar perto do sucesso que nós tivemos, que não vai ser fácil, mas sei que este clube se vai manter num caminho de muito sucesso, porque é um clube com uma estrutura muito forte", garantiu ainda Bernardo Silva.
Recorde-se que, recentemente, o diário Football Insider assegurou que, Bernardo Silva, que já demonstrou vontade de representar o Benfica, poderia estar de regresso a Portugal, não estando ainda desvendado o emblema na corrida pelo internacional português. Além do clube luso, o médio está também na lista de compras de formações sauditas, podendo rumar à Arábia, no próximo defeso de transferências de verão.
Na presente temporada, Bernardo Silva - atualmente com um valor de mercado fixado nos 60 milhões de euros - já contabiliza 36 jogos: nove na Liga dos Campeões, 24 na Premier League, um na FA Cup, um na League Cup e um na FA Community Shield. O craque conta com três golos e quatro assistências, nos 2.806 minutos totalizados em 2024/25.