Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Efeito Bruno Lage? Benfica volta a 'renascer' e números não mentem

Desde a chegada do técnico ao Glorioso, equipa encarnada soma apenas triunfos e exibições têm convencido os adeptos do Clube da Luz

Números do Benfica melhoram desde a chegada de Bruno Lage
Números do Benfica melhoram desde a chegada de Bruno Lage

  |

Icon Comentário0

A goleada do Benfica ao Atlético Madrid ainda continua a dominar o panorama futebolístico em Portugal. Os números mostram os sinais deste 'renascer’ do Glorioso, desde a chegada de Bruno Lage ao comando técnico dos encarnados. 


Com o treinador português no banco o Benfica só soma vitórias (Santa Clara, Estrela Vermelha, Boavista, Gil Vicente e Atlético de Madrid), sendo que nos cinco triunfos os pupilos de Bruno Lage somam 18 golos e apenas concederam três. A média de golos marcados por jogo subiu de 1,3 para 3,6 e a média de golos sofridos desceu de 0,8 para 0,6. 


De referir que em relação aos golos marcados existe novo detalhe que salta à vista. Dos 18 tentos,15 surgiram dentro da área e oito foram alcançados na sequência de lances de bola parada (dois de penálti), quase metade, o que mostra uma evolução neste capítulo com Bruno Lage, sendo que no total marcaram 11 jogadores diferentes Akturkoglu (4), Kokçu (3), Di María (2), Florentino (2), Pavlidis (1), Amdouni (1), Arthur Cabral (1), Bah (1), Rollheiser (1), Otamendi (1) e António Silva (1). 


Se dentro de campo as coisas têm corrido bem, fora dele também. Exemplo disso é o almoço que o capitão, Nicolás Otamendi, promoveu na semana passada, do qual apenas Kaboré ficou de fora por estar a tratar de assuntos burocráticos, reflete a harmonia e o espírito saudável no grupo de trabalho que já por mais do que assumiram que o ambiente está melhor

Após a goleada no Benfica – Atlético Madrid, encarnados voltam a entrar em ação no próximo domingo, às 18h00, na deslocação ao reduto do Nacional. O jogo diz respeito à oitava jornada da Liga Portugal Betclic. A turma de Bruno Lage vai tentar somar a sexta vitória na competição e a sexta consecutiva em todas as provas (Santa Clara, Estrela Vermelha, Boavista, Gil Vicente e Atlético Madrid).



Futebol

Akturkoglu também faz as delícias dos adeptos do Benfica fora do campo

Camisola 17 dos encarnados tem sido um dos principais destaques da equipa comandada por Bruno Lage nos últimos encontros pelo Glorioso

Kerem Akturkoglu continua a brilhar dentro e fora de campo no Benfica
Kerem Akturkoglu continua a brilhar dentro e fora de campo no Benfica

  |

Icon Comentário0

Kerem Akturkoglu tem feito as delícias dos adeptos dentro de campo desde que chegou ao Benfica. No entanto, o extremo que tem contribuído, e de que maneira, com golos e assistências também brilha fora do relvado e, desta feita, cumpriu o desejo de um adepto turco, Talha Kaya, que teve oportunidade de conhecer o craque das águias.


"A pessoa que atendeu o telefone foi Kerem Akturkoglu"


“Foi uma completa coincidência. O meu amigo Umut Can Kilinç, que vive em Lisboa, ligou-me por videochamada ao fim da tarde e disse que queria que eu falasse com alguém. A pessoa que atendeu o telefone foi Kerem Akturkoglu”, começou por dizer o jovem adepto ao jornal A BOLA.


“Disse-lhe que era bem-vindo a Portugal e que estava a jogar muito bem, que era uma grande sensação vê-lo jogar bom futebol pelo Benfica. Na conversa por vídeo, ele tinha um olho negro. Quando lhe desejei que ficasse bom depressa, ele disse que tinha sido durante o jogo do dia anterior!”, prosseguiu Talha Kaya que acrescentou: "Disse-me que estava feliz por ter vindo para Portugal e para o Benfica e que tudo estava a correr bem”.

Na temporada 2024/25, com a camisola do Benfica, Kerem Akturkoglu – avaliado em 15 milhões de euros – realizou cinco encontros: Santa Clara, Estrela Vermelha, Boavista, Gil Vicente e Atlético Madrid. Nos 372 minutos que disputou, o internacional turco apontou quatro golos e fez duas assistências, dando continuidade ao excelente momento de forma que atravessa. 


Kerem Akturkoglu chegou ao Benfica no último dia do mercado de transferências, oriundo do Galatasaray, a troco de 12 milhões de euros, sendo que os turcos reservam 10% de uma futura mais-valia. O extremo tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029. 


Futebol

Técnico que derrotou o Benfica atira-se a Pavlidis: "Tenho muitas dúvidas"

Avançado dos encarnados leva dois golos e uma assistência em nove encontros com o Manto Sagrado e há quem lhe aponte o dedo

Treinador que conseguiu triunfar diante do Benfica questiona qualidade de Vangelis Pavlidis
Treinador que conseguiu triunfar diante do Benfica questiona qualidade de Vangelis Pavlidis

  |

Icon Comentário0

Predrag Jokanovic, técnico que orientava o Nacional aquando da vitória sobre o Benfica, por 2-1, a 21 de agosto de 2010, “tem muitas dúvidas” sobre a qualidade de Vangelis Pavlidis, que, de resto, Bruno Lage já saiu em defesa.


Jokanovic: " Vi o jogo aqui frente ao Estrela Vermelha e ganhou de forma justa, mas tremeu muito"


"Não contava com uma exibição como a que o Benfica fez frente ao Atlético Madrid. Vi o jogo aqui frente ao Estrela Vermelha e ganhou de forma justa, mas tremeu muito, pois sabiam que era importante vencer. Pensei que ainda estavam na fase de conhecimento do novo treinador”, começa por referir Predrag Jokanovic.


“Agora, com esta vitória de 4-0, todos os que falavam mal e diziam que a equipa não tem qualidade ou outra coisa qualquer, acabou. O Benfica está em grande momento de forma. Foi uma grande vitória", afirma Predrag Jokanovic.

Jokanovic: "Com Schmidt era cada um por si"


"Via-se nitidamente que com Roger Schmidt a equipa não jogava o futebol que praticou aquando da sua chegada ao Benfica. Parece-me que Bruno Lage uniu os jogadores. Com Schmidt era cada um por si. Vi jogos em que havia muita gente descontente e com o Bruno Lage parece que chegou a união ao grupo. Lutam um por todos”, argumenta Predrag Jokanovic.

“Deu mais liberdade a jogadores como o Kokçu e o Akturkoglu, que marca golos. Tenho muitas dúvidas em relação ao Pavlidis, tem ajudado a equipa, mas só marcou um golo, o que é pouco para um ponta de lança. É bom jogador, ajuda a equipa, domina bem a bola, faz tabelas e vai para área, mas faltam os golos. O Benfica está mais solto e joga bem", considera Predrag Jokanovic.

"Era mais fácil anular o Benfica de Roger Schmidt. Acho que os jogadores não estavam com ele. Agora, como são profissionais e como mudaram de treinador, não podem jogar sempre mal. Se um treinador não presta e o outro também, afinal, quem não presta são os jogadores. Os jogadores mostraram que são bons. Continuo a dizer que não havia união entre o treinador e a equipa. Agora sim, vê-se alegria, é diferente. Em Belgrado, mesmo não jogando bem, a equipa lutou e estava unida", finaliza Predrag Jokanovic.


Futebol

Nuno Travassos revela segredo para sucesso de Bruno Lage no Benfica: "É nestes ajustes que…"

Técnico dos encarnados soma cinco vitórias nos primeiros cinco encontros pelas águias, sendo que dois dos triunfos aconteceram na Liga dos Campeões

Nuno Travassos acredita que parte do sucesso de Bruno Lage no Benfica passa pela gestão inteligente de um dos craques das águias
Nuno Travassos acredita que parte do sucesso de Bruno Lage no Benfica passa pela gestão inteligente de um dos craques das águias

  |

Icon Comentário0

Nuno Travassos considera que parte do sucesso de Bruno Lage no Benfica deve-se ao novo papel de Di María. Na opinião do jornalista de A BOLA, o técnico tem adaptado a equipa ao internacional argentino.


Nuno Travassos: "Evolução de uma equipa também pode começar no particular e influenciar o geral"


“Ouvimos tantas vezes que um coletivo forte potencia as individualidades que acabamos por desvalorizar (injustamente) a outra perspetiva. Caímos no erro de esquecer que a evolução de uma equipa também pode começar no particular e influenciar o geral. Talvez esse seja o segredo do (re)arranque de Bruno Lage no Benfica, que já superou o de 2019, com cinco vitórias em igual número de jogos”, começa por afirmar Nuno Travassos.


“Ainda agora, no rescaldo da estrondosa vitória sobre o Atl. Madrid na Liga dos Campeões, o sucessor de Roger Schmidt insistiu na palavra mais importante para qualquer treinador – equipa –, mas lá pelo meio da análise ao jogo também recuperou uma ideia deixada na antevisão: ter «a melhor versão de cada um». Disse-o na sequência de uma pergunta sobre o posicionamento de Di María, e não terá sido por acaso”, atira Nuno Travassos.

Nuno Travassos: "Nunca esteve em causa o compromisso de Fideo"


“Lage já admitiu passar o argentino para o lado esquerdo, mas, sem o fazer, tem conseguido contornar uma das maiores barreiras táticas de Schmidt: o papel do campeão do mundo no momento defensivo. Nunca esteve em causa o compromisso de Fideo, antes a insistência do técnico alemão para que o esquerdino cumprisse tarefas que o deixam vulnerável, em prejuízo de ações em que faz verdadeiramente a diferença”, referiu Nuno Travassos.

Lage tinha noção que era essencial libertar Di María. Talvez o plano já passasse por Aursnes, mas a primeira solução foi Rollheiser, até que o norueguês voltou de lesão e provou ser a peça certa para completar o puzzle. Para que não tivesse de correr atrás do argentino, como chegou a dizer o treinador, o norueguês começou por ter a tarefa de formar a primeira linha defensiva, junto a Pavlidis, embora sabendo que também seria preciso fechar o lado direito frequentemente”, defende Nuno Travassos.

Nuno Travassos: "Benfica adotou uma estratégia diferente para o Atlético, com Di María mais perto de Pavlidis"

“Mas agora, com possibilidade de pensar mais em detalhe, sem desconsiderar a dinâmica de cada adversário, o treinador do Benfica adotou uma estratégia diferente para o Atlético, com Di María mais perto de Pavlidis e Aursnes a preencher o lado direito. Do outro lado o equilíbrio foi garantido por Akturkoglu, que em Belgrado já tinha sido fundamental no apoio a Kaboré, e que agora teve de ser muitas vezes o quinto elemento da linha mais recuada”, considera Nuno Travassos.

É nestes ajustes, neste detalhe, que encontramos explicações para a subida de rendimento de Kokçu, para o regresso de Florentino aos golos, para a confiança crescente de Carreras. Não é o individual que resolve, mas é a resolver problemas individuais que o coletivo cresce”, finaliza Nuno Travassos.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Titular do Benfica vive melhor momento de sempre nas águias (e não é Carreras)
Futebol

Titular do Benfica vive melhor momento de sempre nas águias (e não é Carreras)

 

Icon Comentário0
Bruno Lage recebe péssima notícia antes do Nacional – Benfica
Futebol

Bruno Lage recebe péssima notícia antes do Nacional – Benfica

 

Icon Comentário0
Luís Mateus aponta dedo à liderança de Rui Costa no Benfica: “Fezada”
Futebol

Luís Mateus aponta dedo à liderança de Rui Costa no Benfica: “Fezada”

 

Icon Comentário0