Futebol
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa resiste às investidas por prodígio do Benfica
03 Jan 2026 | 16:09
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
03 Jun 2024 | 09:43 |
Marcos Leonardo é, para já, o único ponta-de-lança do Benfica que tem assegurada a sua continuidade no plantel para a próxima época. O jovem brasileiro, contratado ao Santos por 18 milhões de euros, é visto como um jogador em que Roger Schmidt vai querer apostar. Paulo Turra, técnico brasileiro que orientou o Vitória de Guimarães em seis partidas na temporada 2023/24, considera que o atleta de 21 anos tem um tremendo potencial.
"Ele é um jogador jovem, embora já tenha uma certa experiência, principalmente pelo que viveu no Santos, de estar num clube grande como é o Benfica. Lógico que não teve uma sequência como imaginaria, e acho até que merecia, mas dentro das oportunidades que teve saiu-se muito bem", começou por revelar o técnico que o comandou no Santos, em delarações ao jornal 'Record'.
"Além de ser um excelente jogador tem uma personalidade muito forte e, mesmo com uma idade ainda jovem, dentro do balneário do Santos era um dos líderes. Ele é que falava e puxava pelo grupo durante o aquecimento, no intervalo e no final dos jogos. Agora no Benfica, com a estrutura que o Clube tem, com uma equipa que deve ser bem reforçada e que na próxima época vai disputar a Liga dos Campeões, fazendo uma pré-temporada com o grupo, não tenho dúvidas de que será uma dos grandes nomes do futebol europeu na próxima temporada e nos próximos anos", afirma Paulo Turra.
"Dentro da área, é fatal. O poder de raciocínio dele nessa zona do terreno é raro. As decisões que toma dentro da área são muito rápidas. Ele é ambidestro, já que não precisa dominar com uma perna para rematar com a outra. Ele finaliza com a perna que está melhor posicionada. É um jogador que não foi descoberto, mas não tenho dúvidas em dizer que o Benfica fez um belo investimento e que no futuro próximo não irá se arrepender disso. Ele tem tudo para ele ser um dos melhores jogadores, não só do Brasil, como do Mundo", finalizou Paulo Turra.
Na temporada 2023/24, no Benfica, Marcos Leonardo - atualmente avaliado em 25 milhões de euros – realizou um total de 21 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga Europa, dois na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Ao todo, nos 470 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o brasileiro apontou sete finalizações certeiras.
Novo camisola 15 dos encarnados reagiu ao seu primeiro jogo com o Manto Sagrado e falou sobre os primeiros dias de trabalho no Seixal
04 Jan 2026 | 09:52 |
Sidny Cabral viveu um verdadeiro turbilhão de emoções no Estádio da Luz. Contratado na abertura do mercado de inverno, o cabo-verdiano fez a sua estreia frente ao Estoril e não deixou de marcar presença no jogo, ao assistir para o terceiro golo do Benfica. No final do encontro, o lateral mostrou-se muito satisfeito.
Sidny Cabral: "Estou muito feliz com a minha estreia, com a minha assistência"
"Nem sei o que dizer!", começou por afirmar o camisola 15 do Benfica, momentos após o apito final, em declarações à BTV. De seguida, o futebolista — que mereceu elogios de José Mourinho — falou sobre a sua participação no encontro frente ao conjunto canarinho.
"Estou muito feliz com a minha estreia, com a minha assistência, por ajudar Pavlidis a marcar o hat-trick, estou feliz, estou muito feliz", afirmou Sidny Cabral, depois de ter causado impacto imediato com a camisola do Glorioso, algo que o Special One pretendia ver.
Sidny Cabral: "Incrível, a equipa deu-me grande receção"
"Incrível, a equipa deu-me grande receção, parecia que já jogava aqui há muito tempo", acrescentou o polivalente lateral, ao abordar os seus primeiros dias no Benfica, a forma como foi acolhido pelo plantel e o trabalho desenvolvido com a equipa técnica.
Vale a pena recordar que o Benfica iniciou o ano de 2026 com uma vitória difícil, frente a uma equipa que procurou jogar olhos nos olhos. Vangelis Pavlidis foi a grande figura do encontro, ao apontar os três golos das águias. Do lado estorilista, João Carvalho, formado no Benfica, marcou o tento de honra do adversário.
Treinador dos encarnados concedeu uma flash interview no final da partida, na qual deixou alguns reparos, mas também elogios à exibição dos jogadores
04 Jan 2026 | 09:28 |
José Mourinho assumiu que se tratou de uma vitória difícil, mas justa. No final do encontro frente ao Estoril — no qual o Benfica venceu por 3-1 —, o treinador português analisou os momentos que marcaram a partida, reconhecendo as dificuldades criadas pelo adversário, mas elogiando a resposta da sua equipa.
José Mourinho: "Vitória difícil, mas merecida"
"Vitória difícil, mas merecida. Já estávamos à espera de um adversário complicado. Não era novidade para nós. Estávamos preparados para isso e para, em alguns momentos, não pressionarmos alto, porque são uma equipa tecnicamente boa", começou por afirmar o Special One, em declarações à BTV.
"Decidimos esperar um pouco mais. Não se pode sofrer aquele golo, pelo momento e pela forma como acontece. Não se pode. Uma coisa é ir para o intervalo a vencer por 2-0, outra é ir com o 2-1. A minha preocupação era que a equipa não sentisse demasiado esse golo", acrescentou Mourinho, deixando reparos à abordagem defensiva no lance do Estoril.
José Mourinho sobre a estreia de Sidny Cabral: "Entra, a primeira coisa que faz é boa, tira um pontapé de canto e o 3-1 acaba com o jogo"
"Na segunda parte, estávamos à espera que o Estoril tentasse assumir mais o jogo, mas não houve um único momento em que suspirássemos de alívio por uma defesa fantástica do Trubin", constatou o treinador, de 62 anos, sublinhando o controlo do encontro.
"Era um risco grande, mas senti que a equipa precisava da sua tranquilidade e da explosão, do ritmo e da profundidade do Sidny. Entra, a primeira coisa que faz é boa, conquista um pontapé de canto e o 3-1 acaba com o jogo. Três pontos difíceis", concluiu José Mourinho, na flash interview à BTV.
Momentos após o apito final do encontro frente ao Estoril, formação encarnada divulgou uma atualização sobre o estado físico dos atletas
04 Jan 2026 | 08:56 |
O Benfica esclareceu a natureza das lesões de António Silva, Enzo Barrenechea e Fredrik Aursnes. Momentos depois do apito final da partida frente ao Estoril — na qual as águias venceram por 3-1 —, o Clube da Luz divulgou informações importantes sobre a ausência dos atletas. No caso do norueguês, o médio ainda foi utilizado durante o encontro.
Segundo o jornal A Bola, que reuniu as informações fornecidas pelo Benfica, Enzo Barrenechea permaneceu no camarote do Estádio da Luz depois de ter sofrido uma subluxação traumática no ombro esquerdo, problema contraído no derradeiro treino da equipa, na passada sexta-feira, dia 2 de janeiro.
Relativamente a António Silva, a lesão do internacional português surgiu como uma contrariedade de última hora, uma vez que o defesa estava apontado à titularidade. No entanto, de acordo com o comunicado dos encarnados, o camisola 4 apresentou queixas durante o aquecimento e acabou por ser substituído por Tomás Araújo. Ao que tudo indica, o jogador sofre de uma mialgia na coxa direita, estando previstos exames médicos este domingo, dia 4 de janeiro.
Por último, mas não menos importante, Fredrik Aursnes iniciou o encontro frente aos canarinhos no banco de suplentes por opção técnica, acabando por ser lançado no decorrer da partida. Sem especificar em detalhe a lesão, o Benfica explicou que o norueguês tem vindo a lidar com problemas físicos persistentes há algum tempo.
Perante um calendário de janeiro particularmente sobrecarregado, estas três potenciais ausências representam perdas significativas nas opções das águias, o que poderá causar dores de cabeça adicionais a José Mourinho, tendo em conta a profundidade do plantel e o elevado número de indisponíveis.