
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na sequência da polémica troca de guardião na equipa do Benfica reforçada pelas duas derrotas da época, o Glorioso 1904 esteve à conversa com o conhecido adepto do Benfica, João Malheiro. O comentador abordou o momento presente e futuro do Clube da Luz e a palavra de ordem foi 'confiança'.
Estreia de Trubin e futuro da baliza do Glorioso
Questionado sobre a estreia de Anatoliy Trubin na Luz, Malheiro responde: "Não foi uma exibição convincente, mas há explicações para esse facto. Trubin tem 22 anos, é muito jovem. Fez a sua estreia absoluta no Estádio da Luz. Ora, cometendo um penálti aos dois minutos, mesmo não tendo sido convertido, condicionou em larga medida a atuação do jogador. Isso foi particularmente evidente em mais dois ou três lances que não tiveram, felizmente, consequências negativas para o Benfica. De resto, os dois golos sofridos não são, nem de perto nem de longe, responsabilidade do guarda-redes ucraniano."
Sobre o futuro da baliza dos vermelhos e brancos, João Malheiro acrescenta, demonstrando total confiança no atual camisola 1 da equipa orientada por Roger Schmidt: "A minha convicção é que Trubin vai, seguramente, impor-se na defesa das redes do Benfica e não a muito longo prazo. Será um guarda-redes do agrado da massa adepta do Benfica."
Odysseas Vlachodimos já saiu, mas adeptos sonham regresso
Em resposta à polémica saída de Odysseas do onze do Benfica, o adepto dos encarnados considera que se fala demais deste caso por contraponto a casos semelhantes nos rivais diretos: "Acho que se fala exageradamente no assunto. Por exemplo, Nico González, uma das principais contratações do Porto, fez um jogo e no outro nem suplente foi, foi para a bancada. Entretanto já regressou, mas na condição de suplente. Alguém comentou? Ninguém. Zero. No Benfica tudo é notícia."
Já sobre o antigo guarda-redes do Benfica, João Malheiro guarda o internacional grego num bom 'lugar': "Sobre Odysseas, fez cinco anos no Benfica revelando grande dedicação e tendo sido de muita utilidade. Apesar disso, creio que, os mais atentos pelo menos, terão percebido que quer Rui Vitória, quer Bruno Lage, quer Jorge Jesus, quer Roger Schmidt, ou seja os últimos quatro treinadores do Benfica, sempre pareceram ter algumas dúvidas relativamente ao guarda-redes"
"Dito de outra forma, creio que exista a ideia de que era um bom guarda-redes, mas não era um muito bom guarda-redes como uma equipa como o Benfica necessita. Acresce que, há dois anos, sob o comando técnico de Jorge Jesus, Odysseas foi substituído na titularidade por Helton Leite e deu uma entrevista, em que disse que não queria ser jogador do Benfica na condição de suplente", ainda acrescentou.
Contratação de novo guarda-redes
Além disso, recordou a questão do técnico germânico e o dirigente do Glorioso terem traçado o plano para a contratação de mais um guarda-redes. "Lembro que o Benfica procurou o brasileiro Bento, não foi feliz na concretização do negócio, tendo em conta o preço pedido pelo jogador. Apontou baterias a Trubin e creio que a vinda do Trubin para o Benfica perturbou Odysseas, tornou-o desconfortável. Odysseas terá revelado a sua insatisfação, terá entendido que, mais tarde ou mais cedo, viria a ser segunda figura no Benfica, no que a guarda-redes diz respeito, e manifestou-se contrário a essa possibilidade", considerou.
"O Benfica tem que ter jogadores de alma e coração no clube e não jogadores descontentes e sem vontade de contribuir para o coletivo, mesmo não sendo efetivos ou sempre efetivos. Por último, recordo que a posição de guarda-redes é demasiado especifica e uma coisa é ser-se suplente como guarda-redes e outra coisa é ser-se suplente, digamos assim, como 'jogador de campo', em que as soluções são muito mais amplas e as possibilidades de atual são bem maiores. Em resumo, guardo Odysseas num lado gentil na minha memória, gostei de o ver no Benfica, mas compreendo a sua saída e, como disse, estou otimista relativamente a Trubin."
Desempenho do Benfica na Liga dos Campeões
Para finalizar, João Malheiro falou sobre a coincidência dos encarnados terem saído derrotados tanto da estreia no Campeonato, como na estreia Liga dos Campeões e qual a repercussão que estes dois deslizes podem causar, no resto da época. O comentador afeto às águias, apesar não saber o que vai acontecer no futuro, encontrou uma nuance comum nos dois jogos.
"Só o futuro dirá. Embora, repare-se o Benfica na Liga Nacional já só está a um ponto da liderança, tendo perdido três pontos no primeiro jogo contra o Boavista. Houve também esta derrota imprevista (até por ser caseira) com o Salzburg, mas suscetível de ser emendada, desde logo mas não só, no jogos que as equipas irão fazer na Austria. Atenção, o Benfica disputou, até esta altura sete jogos oficiais. Creio que se valorizou pouco, como se fosse imperativo ganhar, a conquista da Supertaça", começou por dizer.
"É estranho, porque ouvi muitos Benfiquistas a terem dúvidas de que o Benfica vencesse o troféu, mas venceu. As duas únicas derrotas do Benfica (e isto não é meramente coincidência) aconteceram com o Benfica a jogar em inferioridade numérica", relembrou.
Antes de se despedir, o João Malheiro fez o 'lançamento' oficioso do jogo do próximo domingo em Portimão e deu o mote: "Numa atmosfera que reconheço negativa, decorrente do insucesso na abertura da Champions, o jogo com o Portimonense só tem, para o Benfica, dois resultados possíveis: Ganhar ou ganhar."
Internacional português foi apontado aos vermelhos e brancos, contudo o gigante germânico promete dificultar a vida às águias
|
A mudança de João Palhinha para o Benfica volta a estar mais longe de acontecer. Depois de terem visto o Fulham entrar na corrida pelo internacional português, eis que as novidades dão conta que o Bayern Munique promete dificultar a vida a Rui Costa, estando mesmo a pedir um autêntico balúrdio pelo futebolista.
Segundo deu conta Ekrem Konur na rede social X (antigo Twitter), o emblema bávaro aceita abrir mão do centrocampista neste janela de verão. Dessa forma, o especialista em questões relacionadas com o mercado de transferências revelou que João Palhinha - alvo do Benfica para suceder a Florentino - pode abandonar o Bayern Munique a troco de 35 milhões de euros.
Ora estas novas informações voltam a fazer com que o Benfica enfrente um novo entrave nas negociações por João Palhinha. Além dos 35 milhões de euros, os responsáveis encarnados, com Rui Costa à cabeça, já sabem que também o Fulham de Marco Silva está na corrida pelos serviços do médio que pertence aos quadros do Bayern Munique.
Recorde-se que João Palhinha não é o único nome apontado para colmatar uma possível saída de Florentino Luís no verão. Morten Frendrup, que pertence à Génova, emblema no qual o Benfica está de olho noutro atleta, surge como outras das hipóteses para render o camisola 61 no meio-campo da turma de Bruno Lage.
Na temporada desportiva 24/25, ao serviço do Bayern Munique, João Palhinha - atualmente avaliado em 30 milhões de euros - foi aposta em 24 encontros: cinco na Liga dos Campeões, 17 na Bundesliga e dois na DFB Pokal. Nos 941 minutos em que esteve em campo, o alvo do Benfica para o centro do terreno, não somou qualquer golo ou assistência.
Futebolista argentino, que esteve em destaque na formação do Lyon, foi colocado na órbita dos vermelhos e brancos para a nova temporada
|
Thiago Almada é o mais recente alvo do Benfica para o meio-campo na próxima temporada. A garantia dada pela imprensa nacional dá conta que o compatriota de Nicolás Otamendi e Ángel Di María está na mira, contudo Rui Costa pode vir a enfrentar um entrave dos grandes nas negociações pelo internacional argentino.
Segundo deu conta o Correio da Manhã no passado sábado, o Benfica continua a apostar forte no mercado de verão. Dessa forma, Rui Costa já terá definido Thiago Almada como um dos principais alvos para os encarnados, sendo que o compatriota de Otamendi e Di María podia reforçar a zona do centro do terreno dos encarnados em 25/26.
Porém, a tarefa do Clube da Luz não se avizinha tarefa fácil e Rui Costa pode vir a contar com dois entraves para fechar o negócio do internacional pela Argentina. O facto de ter contrato com o Botafogo até 2029 e de os responsáveis poderem querer recuperar o investimento de 24 milhões de euros, podem ser fatores que levam a que o Presidente do Benfica enfrente dificuldades nas negociações.
Vale recordar que Thiago Almada é o segundo nome apontado ao meio-campo do Benfica nos últimos dias. Além do jovem futebolista de 24 anos, os vermelhos e brancos também estão de olho em Mateus Fernandes, centrocampista que atua ao serviço do Southampton.
Na temporada desportiva 2024/25, ao serviço dos franceses do Lyon, conjunto pelo qual esteve cedido, Thiago Almada - atualmente com um valor de mercado fixado nos 25 milhões de euros - foi aposta em 20 encontros: 16 na Ligue 1 e quatro na Liga Europa. Nos 1.209 minutos em que esteve em campo, o internacional argentino, que é um dos sonhos do Benfica para o meio-campo, apontou dois golos e realizou quatro assistências.
Confira aqui a publicação que dá conta do interesse do Benfica em Thiago Almada:
Lateral bósnio, que pertence aos quadros do Salzburg, é um dos nomes que está apontado aos vermelhos e brancos para a nova época
|
Amar Dedić está cada vez mais perto de rumar ao Benfica, tendo a informação sido confirmada por Fabrizio Romano este domingo, 22 de junho. O jornalista italiano acabou por revelar, através das redes sociais, novidades sobre o lateral, dando conta que o negócio está fechado.
Segundo deu conta o especialista em questões relacionadas com o mercado de transferências, o defesa vai trocar, brevemente, o Salzburg pelo Benfica. De acordo com Fabrizio Romano, os encarnados já chegaram a acordo com o emblema da Áustria, tendo o negócio ficado fechado nas últimas horas, tal como partilhou na rede social X.
Ora desta forma, Amar Dedić prepara-se para assumir a lateral-direita do Benfica já na nova temporada. Nesse sentido, e recorrendo à informação partilhada por Fabrizio Romano, Rui Costa, Presidente do Clube da Luz prepara-se para desembolsar qualquer coisa como 10 milhões de euros, de modo a concluir o negócio de Amar Dedić.
Recorde-se que esta nova informação sobre o defesa bósnio surge numa altura em que já se conhece o contrato que vai ligar o futebolista ao Benfica. De acordo com a imprensa italiana, o defesa de 22 anos tem à sua espera um contrato de longa duração, vínculo esse que terminará em 2029.
Em 2024/2025, com a camisola do RB Salzburg, Amar Dedić - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - marcou presença em 35 embates: 12 na Liga Austríaca, 11 na Liga dos Campeões e dois na Taça da Áustria. Nos 1.924 minutos somados, concretizou seis assistências. O próximo reforço do Benfica ainda participou em 10 encontros pelo Marselha, onde cumpriu empréstimo até ao final da época, registando, também, uma assistência.
Confira aqui uma assistência do lateral: