
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na sequência da polémica troca de guardião na equipa do Benfica reforçada pelas duas derrotas da época, o Glorioso 1904 esteve à conversa com o conhecido adepto do Benfica, João Malheiro. O comentador abordou o momento presente e futuro do Clube da Luz e a palavra de ordem foi 'confiança'.
Estreia de Trubin e futuro da baliza do Glorioso
Questionado sobre a estreia de Anatoliy Trubin na Luz, Malheiro responde: "Não foi uma exibição convincente, mas há explicações para esse facto. Trubin tem 22 anos, é muito jovem. Fez a sua estreia absoluta no Estádio da Luz. Ora, cometendo um penálti aos dois minutos, mesmo não tendo sido convertido, condicionou em larga medida a atuação do jogador. Isso foi particularmente evidente em mais dois ou três lances que não tiveram, felizmente, consequências negativas para o Benfica. De resto, os dois golos sofridos não são, nem de perto nem de longe, responsabilidade do guarda-redes ucraniano."
Sobre o futuro da baliza dos vermelhos e brancos, João Malheiro acrescenta, demonstrando total confiança no atual camisola 1 da equipa orientada por Roger Schmidt: "A minha convicção é que Trubin vai, seguramente, impor-se na defesa das redes do Benfica e não a muito longo prazo. Será um guarda-redes do agrado da massa adepta do Benfica."
Odysseas Vlachodimos já saiu, mas adeptos sonham regresso
Em resposta à polémica saída de Odysseas do onze do Benfica, o adepto dos encarnados considera que se fala demais deste caso por contraponto a casos semelhantes nos rivais diretos: "Acho que se fala exageradamente no assunto. Por exemplo, Nico González, uma das principais contratações do Porto, fez um jogo e no outro nem suplente foi, foi para a bancada. Entretanto já regressou, mas na condição de suplente. Alguém comentou? Ninguém. Zero. No Benfica tudo é notícia."
Já sobre o antigo guarda-redes do Benfica, João Malheiro guarda o internacional grego num bom 'lugar': "Sobre Odysseas, fez cinco anos no Benfica revelando grande dedicação e tendo sido de muita utilidade. Apesar disso, creio que, os mais atentos pelo menos, terão percebido que quer Rui Vitória, quer Bruno Lage, quer Jorge Jesus, quer Roger Schmidt, ou seja os últimos quatro treinadores do Benfica, sempre pareceram ter algumas dúvidas relativamente ao guarda-redes"
"Dito de outra forma, creio que exista a ideia de que era um bom guarda-redes, mas não era um muito bom guarda-redes como uma equipa como o Benfica necessita. Acresce que, há dois anos, sob o comando técnico de Jorge Jesus, Odysseas foi substituído na titularidade por Helton Leite e deu uma entrevista, em que disse que não queria ser jogador do Benfica na condição de suplente", ainda acrescentou.
Contratação de novo guarda-redes
Além disso, recordou a questão do técnico germânico e o dirigente do Glorioso terem traçado o plano para a contratação de mais um guarda-redes. "Lembro que o Benfica procurou o brasileiro Bento, não foi feliz na concretização do negócio, tendo em conta o preço pedido pelo jogador. Apontou baterias a Trubin e creio que a vinda do Trubin para o Benfica perturbou Odysseas, tornou-o desconfortável. Odysseas terá revelado a sua insatisfação, terá entendido que, mais tarde ou mais cedo, viria a ser segunda figura no Benfica, no que a guarda-redes diz respeito, e manifestou-se contrário a essa possibilidade", considerou.
"O Benfica tem que ter jogadores de alma e coração no clube e não jogadores descontentes e sem vontade de contribuir para o coletivo, mesmo não sendo efetivos ou sempre efetivos. Por último, recordo que a posição de guarda-redes é demasiado especifica e uma coisa é ser-se suplente como guarda-redes e outra coisa é ser-se suplente, digamos assim, como 'jogador de campo', em que as soluções são muito mais amplas e as possibilidades de atual são bem maiores. Em resumo, guardo Odysseas num lado gentil na minha memória, gostei de o ver no Benfica, mas compreendo a sua saída e, como disse, estou otimista relativamente a Trubin."
Desempenho do Benfica na Liga dos Campeões
Para finalizar, João Malheiro falou sobre a coincidência dos encarnados terem saído derrotados tanto da estreia no Campeonato, como na estreia Liga dos Campeões e qual a repercussão que estes dois deslizes podem causar, no resto da época. O comentador afeto às águias, apesar não saber o que vai acontecer no futuro, encontrou uma nuance comum nos dois jogos.
"Só o futuro dirá. Embora, repare-se o Benfica na Liga Nacional já só está a um ponto da liderança, tendo perdido três pontos no primeiro jogo contra o Boavista. Houve também esta derrota imprevista (até por ser caseira) com o Salzburg, mas suscetível de ser emendada, desde logo mas não só, no jogos que as equipas irão fazer na Austria. Atenção, o Benfica disputou, até esta altura sete jogos oficiais. Creio que se valorizou pouco, como se fosse imperativo ganhar, a conquista da Supertaça", começou por dizer.
"É estranho, porque ouvi muitos Benfiquistas a terem dúvidas de que o Benfica vencesse o troféu, mas venceu. As duas únicas derrotas do Benfica (e isto não é meramente coincidência) aconteceram com o Benfica a jogar em inferioridade numérica", relembrou.
Antes de se despedir, o João Malheiro fez o 'lançamento' oficioso do jogo do próximo domingo em Portimão e deu o mote: "Numa atmosfera que reconheço negativa, decorrente do insucesso na abertura da Champions, o jogo com o Portimonense só tem, para o Benfica, dois resultados possíveis: Ganhar ou ganhar."
Camisola 14 dos vermelhos e brancos tem estado em destaque na formação encarnada, fazendo despertar o interesse de vários conjuntos
|
De Inglaterra surgem boas notícias para o Benfica: o Chelsea está mais longe de Vangelis Pavlidis. Apesar de ter planeado um ataque ao camisola 14 da turma de Bruno Lage, o emblema londrino centra agora atenções em Viktor Gyokeres do Sporting.
Após a desistência da Juventus, as águias sabem agora que também o conjunto da Premier League pensa noutras opções para o ataque. Desse modo, e segundo dá conta o portal britânico teamTALK, o Chelsea quer garantir a contratação de Viktor Gyokeres no próximo mercado de transferências, fazendo assim cair o interesse em Vangelis Pavlidis.
De acordo com a publicação acima mencionada, os responsáveis londrinos já fizeram questão de saber que estão na disposição de pagar o valor exigido pelo Sporting. Nesse sentido, o Chelsea poderia vir a gastar qualquer coisa entre os 70 e os 75 milhões de euros para levar o internacional sueco de Alvalade na próxima temporada.
Recorde-se que esta informação acaba por agradar aos responsáveis encarnados, isto porque o Chelsea estaria disposto a cometer uma 'loucura' para levar Vangelis Pavlidis do Benfica. De acordo com a informação avançada pelo Record, que foi ampliada em Inglaterra, o emblema londrino estaria na disposição de oferecer 85 milhões de libras a Rui Costa para garantir a contratação do camisola 14 dos vermelhos e brancos.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 47 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. O ponta-de-lança dos vermelhos e brancos apontou 25 golos, somando ainda nove assistências, nos 3.050 minutos disputados dentro das quatro linhas.
Futebolista turco do Galatasaray pode rumar ao Clube da Luz, sendo que já existem valores em cima da mesa para a conclusão do negócio
|
Yunus Akgun pode ser o nome que se segue no ataque do Benfica. Depois das informações que davam conta de uma desistência das águias, eis que afinal Rui Costa está empenhado em assegurar a contratação do internacional turco, podendo mesmo desembolsar vários milhões para contratar o extremo do Galatasaray.
Após ter sido colocado como o sucessor de Ángel Di María nas águias, Rui Costa continua atento à situação do extremo turco. Dessa forma, e segundo avança o Correio da Manhã esta quarta-feira, o Benfica estará na disposição de chegar aos 11 milhões de euros, valor que corresponde à cláusula de rescisão, para assegurar a contratação de Yunus Akgun.
Face a esta oferta dos responsáveis encarnados, Yunus Akgun está recetivo a mudar-se para o Benfica. O internacional turco terá recebido boas informações de Kerem Akturkoglu e Orkun Kokçu sobre o emblema vermelho e branco, que pode vir a ser um 'trunfo' no desfecho das negociações.
Vale recordar que apesar das informações contraditórias sobre o extremo do Galatasaray, o nome de Yunus Akgun ganhou, novamente, força junto dos responsáveis do Benfica, isto porque Ángel Di María encontra-se em fim de contrato com as águias. Face à possível saída do campeão do mundo, os encarnados olham para o internacional turco como uma solução a ter em conta.
Yunus Akgun - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - marcou presença em 37 embates na presente temporada 24/25, com a camisola do Galatasaray: oito na Liga Europa, 25 na Liga Turca, três na Taça da Turquia e um TFF Super Kupa. Nos 2.580 minutos disputados, o avançado de 24 anos marcou 12 golos, somando ainda oito assistências.
Futebolista foi apontado ao Clube da Luz, tendo em conta uma mudança para o conjunto vermelho e branco na próxima temporada
|
O nome de Ismail Yuksek volta a entrar nas contas do Benfica, tendo em vista o investimento do plantel em 25/26. Nesse sentido, e segundo a informação partilhada na Turquia, os responsáveis encarnados estão 'encantados' com o compatriota de Orkun Kokçu e Kerem Akturkoglu.
Sansal Buyuka - Ouvi dizer que o Benfica está interessado em Ismail Yuksek
"Ouvi dizer que o Benfica está interessado em Ismail Yuksek, que Mourinho lançou nos últimos 60 segundos da visita ao Sivasspor... Não é heresia, é notícia oriunda de Lisboa", começou por dizer jornalista Sansal Buyuka, num artigo de opinião assinado no jornal Nefes Gazetesi
"As boas exibições dos dois jogadores turcos que alinham no Benfica, Orkun Kokçu e Kerem Akturkoglu, e o facto de Ismail Yuksek ter surgido na comunidade futebolística internacional, especialmente, nos jogos da seleção, devem ter aguçado o apetite do Benfica", completou ainda o jornalista turco.
Vale recordar que Ismail Yuksek já esteve apontado ao Benfica. No último mercado de transferências, as águias tentaram assegurar a contratação do internacional turco, porém as dificuldades encontradas em fechar o negócio, levaram a que Rui Costa procurasse outras soluções, acabando mesmo por fechar a chegada de Manu Silva.
Ismail Yuksek - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - encontra-se no Fenerbahçe desde 2020, ainda que só em 2022/23 tenha começado a ser elemento regular na equipa de Istambul. Na atual época, 24/25, o médio foi aposta em 24 jogos: três na qualificação da Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e 14 na Liga turca. O camisola 5 disputou no total 1.398 minutos.