Futebol
Grandes penalidades no Santa Clara - Benfica? Análise diverge especialistas
14 Fev 2026 | 09:53
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
16 Abr 2025 | 03:00 |
Depois da alegada polémica com Bruno Lage, Bruma quer vingar no Benfica, deixando tais notícias para trás das costas. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela, na edição desta quarta-feira, 16 de abril, que o camisola 27, que chegou a ser chumbado por Roger Schmidt no verão de 2023, tem um plano para se afirmar no plantel das águias, querendo corresponder ao investimento feito no mercado de verão.
Ao que foi possível apurar, junto de fonte próxima, sabe o Glorioso 1904 que Bruma encontra-se 100% concentrado no Clube da Luz, tendo optado por trabalhar de forma ainda mais árdua. O reforço de inverno, pedido por Bruno Lage, tem como ambição ser campeão nacional e para tal considera que tem de manter o foco.
De acordo com informações recolhidas pelo nosso Jornal, em primeira mão, tendo em vista uma maior aposta por parte de Bruno Lage, o atacante luso já pensa na próxima temporada. Bruma tem, assim, como um dos principais objetivos jogar na Liga dos Campeões, algo que não conseguiu fazer de águia ao peito na presente época desportiva.
Bruma, recorde-se, chegou ao Benfica depois de ter estado apontado ao Vasco da Gama no mercado de inverno. O extremo ainda chegou a conversar com os canarinhos, porém acabou por preferir envergar o Manto Sagrado do Glorioso. O internacional português custou qualquer coisa como 11 milhões aos cofres das águias, estando atualmente vinculado com os encarnados por mais três anos, terminando contrato em junho de 2028.
Na presente temporada, Bruma - atualmente avaliado em 8 milhões de euros –, com a camisola do Benfica, alinhou em oito partidas: sete a valer para a Liga Portugal Betclic e uma para a Taça de Portugal. De águia ao peito, o extremo internacional português já apontou um golo e concretizou duas assistências, nos 507 minutos em que esteve dentro das quatro linhas.
Atacante grego foi, uma vez mais, preponderante nos objetivos dos encarnados, e contributo deixou camisola 14 na história dos vermelhos e brancos
14 Fev 2026 | 11:24 |
Na partida de abertura da 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, Vangelis Pavlidis escreveu mais um capítulo na sua passagem pelas águias. Com o tento assinado diante do Santa Clara, no triunfo por 2-1, o atacante grego chegou aos 20 golos no campeonato e juntou-se a uma lista de ilustres do Benfica.
Segundo apurou o jornal Record, momentos depois do fim da partida em São Miguel, o camisola 14 atingiu uma marca que poucos conseguiram com o Manto Sagrado dos encarnados. Pelo que foi possível verificar, Pavlidis é apenas o sétimo futebolista do Benfica a atingir a marca dos 20 golos na liga, no século XXI.
Assim, o atacante grego junta-se a alguns dos mais conceituados da história vermelha e branca que, nos últimos 26 anos, registaram 20 ou mais golos numa só edição do campeonato. De relembrar que a última vez que isto tinha acontecido foi na época de 2021/22, quando Darwin Núñez registou 26 finalizações certeiras.
Por outro lado, Pavlidis sabe que vai passar a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic na liderança isolada na corrida para a Bola de Prata, uma vez que Luis Suárez, principal rival do grego, vai falhar a receção do Sporting ao Famalicão, por acumulação de amarelos. O colombiano regista 19 tentos certeiros.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Vangelis Pavlidis — avaliado em 35 milhões de euros — já realizou um total de 40 jogos oficiais: 22 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 3.257 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o camisola 14 registou 28 golos e cinco assistências.
Especialista em arbitragem analisou casos protagonizados pela equipa de António Nobre e revelou que houve um lance que não foi bem ajuizado
14 Fev 2026 | 10:46 |
Pedro Henriques aponta que houve uma grande penalidade por assinalar. Na sua análise, feita à prestação da equipa de arbitragem, o especialista considera que ficou por sancionar uma infração cometida numa disputa de bola que envolveu Gianluca Prestianni, extremo do Benfica, e Paulo Victor, atleta do Santa Clara.
Pedro Henriques: "Já está em desequilíbrio porque ele próprio, com o pé esquerdo, pontapeou o pé direito do central dos insulares"
Na sua análise, publicada pelo jornal A Bola, o especialista escrutinou os vários momentos que marcaram o triunfo dos encarnados, desde o golo de Vangelis Pavlidis aos pedidos de grande penalidade sobre Leandro Barreiro e Gianluca Prestianni, que tiveram interpretações bastante distintas para Pedro Henriques.
"Contacto. Venâncio promove um contacto, ligeiro e inconsequente, com o braço esquerdo no braço esquerdo de Barreiro; este, por sua vez, já está em desequilíbrio porque ele próprio, com o pé esquerdo, pontapeou o pé direito do central dos insulares. Lance legal e sem penálti", assumiu o antigo árbitro.
Pedro Henriques: "Paulo Victor, com o seu pé direito, pisa, e descalça, a bota, no calcanhar esquerdo de Prestianni. Penálti de TV e de VAR"
"Pisão. Imprudência significa que um jogador atua sem precaução na forma como aborda e disputa a bola com o adversário. Paulo Victor, com o seu pé direito, pisa, e descalça, a bota, no calcanhar esquerdo de Prestianni. Penálti de TV e de VAR", assumiu Pedro Henriques, num lance que dividiu opiniões.
Recorde-se que o Benfica conseguiu conquistar mais três pontos importantes, que mantêm as águias na luta pelo título da Liga Portugal Betclic. Ao fim de 22 jornadas já realizadas, o Clube da Luz surge na terceira posição, com 52 pontos, os mesmos que o Sporting (segundo lugar) e a quatro pontos do Porto, contudo, os rivais ainda vão defrontar o Famalicão e o Nacional, respetivamente.
Na flash interview, treinador de 63 anos faz análise ao encontro da 22.ª jornada e falou sobre situação física de um dos elementos da equipa inicial
14 Fev 2026 | 10:23 |
Uma das grandes novidades no onze do Benfica, frente ao Santa Clara, foi a utilização de Tomás Araújo como lateral-direito. No final do encontro, na flash interview, José Mourinho explicou a sua decisão e ainda deixou algumas informações a respeito do estado físico do defesa, depois do triunfo contra os açorianos.
José Mourinho: "Em condições normais o ala do Santa Clara seria rápido e para jogadores muito rápidos, laterais muito rápidos"
"Em condições normais o ala do Santa Clara seria rápido e para jogadores muito rápidos, laterais muito rápidos. O Tomás é muito rápido", começou por dizer o treinador português, em declarações à Sport TV, ao explicar a decisão de apostar no camisola 44 do Benfica.
"Confiança total no Banjaqui, mas meter o miúdo neste jogo difícil fora de casa... preferimos ir pelo Tomás. Quando preparámos o jogo, pensávamos que o campo estaria pior. No jogo direto também nos poderia ajudar. São 3 pontos que precisávamos", acrescentou José Mourinho, na flash interview.
José Mourinho: "Espero que não. Pedi-lhe e ao departamento médico para aguentar até ao intervalo"
"Espero que não. Pedi-lhe e ao departamento médico para aguentar até ao intervalo. Ao intervalo pensei que tivesse que sair, mas ele disse que não", assumiu o Special One, quando questionado sobre a situação física que o defesa apresentou no decorrer do encontro contra os açorianos.
Recorde-se que o Benfica conseguiu conquistar mais três pontos importantes, que mantêm as águias na luta pelo título da Liga Portugal Betclic. Ao fim de 22 jornadas já realizadas, o Clube da Luz surge na terceira posição, com 52 pontos, os mesmos que o Sporting (segundo lugar) e a quatro pontos do Porto, contudo, os rivais ainda vão defrontar o Famalicão e o Nacional, respetivamente.