Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2025 | 07:30 |
O antigo árbitro Pedro Henriques faz uma avaliação positiva ao trabalho da equipa de arbitragem no embate entre o Sport Lisboa e Benfica e o Napoli. O especialista considerou que o juiz da partida esteve acertado nos momentos capitais do encontro da Liga dos Campeões, nomeadamente num lance polémico na área transalpina que gerou dúvidas iniciais nas bancadas da Luz, envolvendo o médio luxemburguês das águias.
“Boa decisão em nada assinalar”
Sobre a queda de Leandro Barreiro na área, o analista validou a decisão do juiz de mandar seguir. “Um bom exemplo de um lance onde o ângulo de visão é determinante para se perceber o que realmente aconteceu. Só com as imagens por trás da baliza percebemos que Elmas, ao esticar a sua perna direita, apenas tocou com o pé na bola, não rasteirando ou pontapeando Leandro Barreiro. Boa decisão em nada assinalar”.
Relativamente ao 1-0, Pedro Henriques dissipou quaisquer dúvidas sobre um eventual domínio irregular. “O primeiro golo dos encarnados, obtido por Richard Ríos, não foi precedido de qualquer infração. Ficava a dúvida da parte do corpo em que a bola, que tinha sofrido uma carambola em Franjo Ivanovic, lhe tinha tocado, nomeadamente se tinha sido no braço, mas a repetição é clara e mostra que é no ombro, uma zona legal”.
Também a gestão disciplinar mereceu nota positiva, especificamente num cartão mostrado aos italianos. “Uma falta tática significa que é uma infração que tem como objetivo parar e destruir uma jogada, para que a sua equipa se possa recompor e recuperar posicionalmente no terreno. Foi o que aconteceu com esta carga/empurrão por trás de Noa Lang a Ivanovic. Cartão amarelo bem mostrado”.
Com este triunfo fundamental, o Sport Lisboa e Benfica passa a somar seis pontos na tabela, mantendo vivo o sonho de marcar presença no play-off da prova milionária. A turma orientada por José Mourinho volta a entrar em ação no próximo domingo, dia em que se desloca ao reduto do Moreirense, pelas 18h00, para disputar a 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Perguntas Frequentes sobre o Benfica - Napoli
Médio luxemburguês foi uma das figuras na vitória europeia das águias, que mantém bem vivo o sonho de chegar ao play-off da Liga dos Campeões
11 Dez 2025 | 07:06 |
O Sport Lisboa e Benfica somou três pontos cruciais na Liga dos Campeões ao bater o Napoli, por 2-0, com golos de Leandro Barreiro e Richard Ríos. Após o apito final, o camisola 18 das águias analisou a performance coletiva, destacando a postura agressiva da formação orientada por José Mourinho desde o primeiro minuto.
“Sabíamos que tínhamos de entrar com uma energia forte”
“Foi uma grande exibição, um grande jogo que fizemos. É uma vitória importante. Um bom sinal jogar e ganhar assim, aqui em casa. Sabíamos que tínhamos de entrar com uma energia forte e de procurar o golo. Durante o aquecimento, sentimos que ia correr bem”, afirmou o futebolista, satisfeito com o rendimento demonstrado perante os italianos.
Contudo, Barreiro fez questão de recordar que nem sempre as sensações pré-jogo se traduzem em resultados, evocando o empate caseiro frente ao Sporting. “Não é sempre que conseguimos transmitir a energia do aquecimento para o que fazemos no jogo. Na sexta-feira, também estava uma energia muito boa, mas não começámos da melhor maneira. Às vezes, não é tão fácil reproduzir isso em campo”.
“Trabalhei todos os dias para estar neste patamar"
A nível individual, o momento é de consagração para o antigo jogador do Mainz, que vê o seu esforço recompensado no maior palco do futebol europeu: “É muito importante para mim. Há duas semanas, em Amesterdão, disse que era um sonho. Trabalhei todos os dias para estar neste patamar. Estou muito feliz”.
Esta temporada, ao serviço do Benfica, Leandro Barreiro - avaliado em 15 milhões de euros - leva 26 encontros disputados: 13 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça. Nos 1.072 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio de 25 anos fez dois golos e quatro assistências.
Perguntas Frequentes sobre Leandro Barreiro
Direção encarnada continua firme na decisão de apoiar o conjunto técnico encarnado, mesmo após a pobre campanha na Liga dos Campeões
11 Dez 2025 | 03:00 |
Rui Costa, e a restante Direção encarnada, mantêm total confiança na equipa técnica do futebol feminino do Benfica. O nosso Jornal revela, neste Exclusivo Glorioso 1904, que os responsáveis encarnados continuam a acreditar na força do projeto desportivo das águias.
Depois da saída de Filipa Patão do comando técnico do Benfica, Ivan Baptista assumiu o cargo de treinador principal. O timoneiro português conseguiu manter a superioridade das águias em Portugal, mas o projeto europeu também é um dos objetivos para o conjunto encarnado.
No entanto, essa aventura da Liga dos Campeões feminina não correu como esperado. Ao cabo de cinco partidas disputadas, o Benfica soma apenas um ponto. A situação ficou ainda mais complicada depois da derrota com o Barcelona, na tarde da última quarta-feira, dia 10 de dezembro.
A derrota com o Barcelona trouxe outro dado importante: ainda antes da último jornada da fase liga da Liga dos Campeões, o conjunto do Benfica está já eliminado da próxima ronda da prova. No entanto, Rui Costa entende que o crescimento do projeto vai ser feito de forma sustentada, e não perde a confiança em Ivan Baptista para comandar a equipa encarnada.
Ao contrário do que acontece na Liga dos Campeões feminina, o Benfica tem dominado nas competições internas. As águias seguem vivas na Taça de Portugal e na Taça da Liga, e comandam o campeonato nacional ao fim de sete jornadas, sem terem sofrido qualquer derrota até ao momento.
Em jogo da sexta jornada da Champions League, técnico optou por destacar a jogada do segundo golo, da autoria de Leandro Barreiro
10 Dez 2025 | 23:50 |
Depois da vitória do Benfica frente ao Nápoles (2-0), em jogo da sexta jornada da Champions League, José Mourinho destacou a jogada do segundo golo, da autoria de Leandro Barreiro, e referiu, em tom irónico, que a sua equipa já consegue dar dois ou três toques e joga "qualquer coisinha", mas diz não ser o técnico ideal para falar de notas artísticas.
J. Mourinho: "Não sou a pessoa indicada para falar de notas artísticas e grandes análises"
"Não sou a pessoa indicada para falar de notas artísticas e grandes análises, há pouco tempo... Tenho um problema com este senhor aqui ao lado, não gosto de ler, mas ele persiste a mandar-me coisas às oito da manhã, ou às onze da noite ou meia noite e não me deixa dormir", começou por dizer.
J. Mourinho: "Se o segundo golo em vez de sermos nós, fosse de outra camisola era nota artística elevadíssima"
"Lembro-me de uma que era sobre a construção: 'Otamendi e bola na frente...' Acho que melhorámos qualquer coisinha, não? Se o segundo golo em vez de sermos nós, fosse de outra camisola era nota artística elevadíssima. Estou contente com a performance individual, coletiva, por continuarmos vivos na competição que é o mais importante. Era o objetivo. Lá estaremos".
Depois de quatro derrotas nas quatro primeiras jornadas desta UEFA Champions League, o Benfica alcançou agora o segundo triunfo consecutivo e chega aos seis pontos. Antes do golo de Leandro Barreiro, Richard Ríos abriu o marcador, aos 20 minutos.
O emblema encarnado volta assim a entrar em campo no próximo domingo, dia 14 de dezembro, frente ao Moreirense, em jogo relativo à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Botelho da Costa jogar-se-á às 18h00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.