Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
16 Out 2024 | 03:00 |
Pol Manrubia abandonou o Benfica para rumar ao OC Barcelos. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal dá conta do motivo que levou à rescisão de contrato do atleta espanhol com Rui Costa, após ter renovado há pouco menos de dois meses.
Segundo informações recolhidas pelo Glorioso 1904, em exclusivo, o facto de não ter convencido o novo treinador dos encarnados, Edu Castro, levou a que o defesa chegasse a um acordo com os dirigentes das águias para terminar o vínculo até agosto de 2026. O timoneiro, que veio do Barcelona, tem uma ideia diferente à de Nuno Resende, que abandonou o cargo técnico no final da época passada.
Enquanto o antigo treinador do Benfica apostou num plantel mais jovem, Edu Castro deu preferência à experiência, apostando em talentos como o caso de Pau Bargalló e João Rodrigues, com 30 e 34 anos, respetivamente. A dupla reforçou o hóquei do Benfica, este verão, à semelhança do técnico do Glorioso.
Nesse sentido, o nosso Jornal apurou, em exclusivo, que Pol Manrubia perdeu lugar na equipa, não convencendo Edu Castro, que terá fechado o plantel para 2024/2025. Esta 'bronca' dentro do balneário levou, então, o defesa espanhol a rumar ao adversário do Benfica no Campeonato Nacional.
Na temporada 23/24, Pol Manrubia - que chegou ao Glorioso vindo do CE Noia - foi aposta em 40 partidas, registando oito golos, de águia ao peito. Na época 22/23, o atleta esteve emprestado ao emblema espanhol, HC Liceo, onde marcou presença em 36 encontros, somando oito tentos.
É importante recordar que, o atleta de 24 anos esteve ao serviço do Benfica desde 2021/22. No ano de estreia, registou 41 duelos e nove golos. No total, com o Manto Sagrado, o espanhol alinhou em 85 jogos, somando 18 golos e 26 assistências.
Na tarde de domingo, 7 de dezembro, a formação vermelha e branca voltou a mostrar toda a sua qualidade em campo, fechando fase com chave de ouro
08 Dez 2025 | 15:28 |
A equipa feminina de hóquei em patins do Benfica trucidou, na última noite, 7 de dezembro, o CENAP por esclarecedores 17-1. O encontro dizia respeito à 7.ª e última jornada da 1.ª volta da Zona Sul do Campeonato Nacional da modalidade.
A jogar em casa, a equipa de Paulo Almeida não acusou o cansaço nem a acumulação de jogos e voltou a impor o seu domínio. Antes da partida de 7 de dezembro, o conjunto encarnado assinara uma estreia positiva na Liga dos Campeões. Frente ao CENAP, alinhou a seguinte formação: Maria Vieira, Leonor Coelho, Inês Severino, Aimée Blackman e Marlene Sousa.
Com a partida a decorrer no Pavilhão Fidelidade, atual casa das dodecampeãs nacionais, o Benfica não deu qualquer hipótese ao adversário e assumiu todas as despesas do encontro. Ao intervalo, a equipa de Paulo Almeida, que tinha operado algumas poupanças, já vencia por 7-0.
No segundo tempo, o 'massacre' não ficou por aqui e o Clube da Luz procurou ampliar ainda mais a vantagem. O CENAP, o máximo que conseguiu fazer, foi marcar um golo de honra. No final do encontro, as encarnadas selaram um triunfo demasiado expressivo de 17-1.
Assim, a formação vermelha e branca, a par da equipa masculina, continua invicta na presente temporada. Ao cabo de sete jornadas do campeonato, o Benfica segue na liderança apenas com triunfos e já soma 21 pontos. O próximo duelo está agendado para 13 de dezembro, frente ao CP Fraga, na WSE Champions League feminina.
Formação encarnada não sabe o que é perder na presente temporada depois de ter somados mais três pontos essenciais para o objetivo final
06 Dez 2025 | 17:44 |
A equipa masculina de hóquei em patins do Benfica deslocou-se ao reduto do HC Braga, onde venceu por 5-2. O encontro decorreu na tarde deste sábado, 6 de dezembro, partida a contar para a 9.ª jornada da fase regular do campeonato nacional.
No Minho, a formação encarnada procurou dar continuidade à invencibilidade que tem marcado a sua temporada, em todas as competições. A equipa de Edu Castro chegou a esta partida bastante motivada pela goleada aplicada na estreia da Taça de Portugal. Frente aos minhotos, o técnico espanhol apresentou a seguinte equipa titular: Pedro Henriques, Diogo Rafael, Roberto Di Benedetto, Viti e João Rodrigues.
A vitória vermelha e branca no reduto do HC Braga começou bastante cedo, logo no primeiro minuto de jogo, após uma finalização de Roberto Di Benedetto. Ainda antes do intervalo, o Benfica ampliou a vantagem no marcador, aos 20 minutos, com João Rodrigues a converter uma grande penalidade.
No segundo tempo, o domínio encarnado persistiu, com João Rodrigues a bisar na partida, à passagem do minuto 34, colocando as águias a vencer por 3-0. Porém, no minuto seguinte, o conjunto anfitrião reduziu a desvantagem. No entanto, Di Benedetto, tal como o seu colega de equipa, também bisou e elevou o marcador para 4-1. Já perto do final, aos 45 minutos, o HC Braga voltou a marcar, fixando o resultado em 4-2. Nos derradeiros minutos, Lucas Ordoñez fez o 5-2.
Com esta vitória, o Benfica continua sem saber o que é perder na presente temporada. Ao todo, as águias já somam 14 triunfos consecutivos desde o arranque oficial e, no campeonato nacional, contabilizam oito vitórias em oito jornadas disputadas. No somatório, a equipa de Edu Castro segue na liderança, com 24 pontos.
Caminho das águias na prova rainha ficou definido e clássico em fase muito precoce da competição deve mesmo vir a acontecer
03 Dez 2025 | 08:14 |
O sorteio da Taça de Portugal de hóquei em patins não foi propriamente amigo do Benfica. Nos 16 avos de final, os encarnados - que golearam na fase anterior - deslocam-se ao reduto do Sesimbra, num encontro agendado para o fim-de-semana de 10 e 11 de janeiro, mas há uma visita ao reduto do Porto no horizonte.
Caso as águias ultrapassem o Sesimbra e os dragões vençam o seu compromisso diante do Entroncamento, o sorteio ditou que haverá um Porto – Benfica logo nos oitavos-de-final. Este potencial duelo de titãs, que colocaria frente a frente dois dos maiores candidatos ao troféu, está previsto para o dia 14/15 de fevereiro de 2026.
Do outro lado do quadro, o Sporting visita o CA Feira nos 16 avos de final. Se os leões passarem e a Oliveirense vencer o Paço de Arcos, haverá outro escaldante duelo nos oitavos-de-final. No que ao Barcelos diz respeito, o conjunto minhoto teve mais sorte e tem caminho aberto para os quartos-de-final.
Na edição passada da Taça de Portugal de hóquei em patins, o Benfica – depois de eliminar o Marinhense, Alcobacense, Riba d’Ave e Barcelos – caiu aos pés do Sporting, nas meias-finais, por 4-2, com golos de Diogo Rafael e João Rodrigues. Os leões haveriam posteriormente de vencer a prova.
O Benfica já conquistou a Taça de Portugal de hóquei em patins por 15 vezes na sua história, a última das quais em 2014/15, numa final em que bateu o Sporting, por 3-0, com tentos de Carlos Nicolía (2) e João Rodrigues. Esta temporada, as águias querem reconquistar a prova rainha.
Em estreia na Liga dos Campeões, técnico do Benfica assume ambição: "Conquistar..."
29 Nov 2025 | 16:25