Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - COM PLANTEL RECHEADO DE PÉROLAS, BENFICA ATACA COM FORÇA CAMPEONATO NACIONAL! ÁGUIAS COM ELEMENTOS DE PESO PARA SUPERAR A CONCORRÊNCIA

Luta pelo troféu passa por um grupo renovado

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Benfica venceu, no dia 18 de junho, o Sporting, por 3-1, no jogo quatro da final do playoff do Campeonato Nacional. No final, os golos apontados por Gonçalo Pinto (10’ e 22) e Lucas Ordoñez (33’) foram suficientes para deixar as águias a sorrir, pintando o reduto rival, Pavilhão João Rocha, de vermelho e branco, conquistando o 24.º troféu de Campeão Nacional.


Contudo, os vínculos que ligavam alguns hoquistas ao Glorioso terminaram ontem, dia 30 de junho. Nomeadamente, Poka (rescisão por mútuo acordo) e Edu Lamas (em fim de contrato) viram as suas ligações contratuais cessarem, obrigando os dirigentes encarnados a restruturar o plantel para a temporada 2023/24.


Tiago Godinho, comentador do Glorioso 1904, não tem dúvidas que o planejamento desta última época podia ter custado caro aos Benfiquistas, realçando que “é obrigatório centrar a renovação da equipa nos jogadores nacionais, nomeadamente os de elevado potencial”.


“O mercado do hóquei em patins é limitado, em comparação com outras modalidades. Por outro lado, o Sport Lisboa e Benfica de forma completamente irracional iniciou a época com 7 estrangeiros, sendo que nas competições nacionais só podiam jogar 5. Foi cedido Manrubia ao Liceo, empréstimo que na minha perspetiva fez pouco sentido, quando esse atleta tinha sido o melhor jogador encarnado no playoff da época 2021/22”.

Neste sentido, Rui Costa antecipou-se à concorrência e preencheu a Luz com alguns dos melhores talentos nacionais. De facto, o hóquei em patins nacional conta com alguns dos melhores jogadores europeus, com o Benfica em clara evidência. Os Campeões Nacionais contam já com um plantel recheado, mas mais importante ainda, conseguem ter o presente e o futuro assegurado.


Diamantes da casa preparam-se para surpreender

Se a final frente ao conjunto leonino provou alguma coisa aos adeptos é que Carlos Nicolia é a grande referência do Glorioso atualmente. Aliás, o póquer no jogo 3 da eliminatória foi uma das melhores exibições alguma vez vistas no panorama nacional, acabando por impulsionar o Clube da Luz para a conquista do título.

Não obstante, até mesmo as estrelas precisam de ajuda para manter a sequência vitoriosa. Para agravar ainda mais a situação, nomes como o próprio Nicolía e Pablo Álvarez deverão cumprir em 2023/24 a última época no Benfica, pelo que Tiago Godinho defende uma nova aposta nas camadas mais jovens.

“Apesar de Nicolia ter sido para mim o melhor estrangeiro que passou pelo Hóquei do Sport Lisboa e Benfica, o mesmo está na sua fase descendente da carreira, daí que a sua renovação não fará sentido, nem a de Pablo Alvarez. Não obstante, espero que possam sair do clube como campeões europeus e bicampeões nacionais”.

Como tal, o mercado de verão do Benfica ficou marcado por regressos e contratações que prometem dar que falar nos próximos tempos.

Viti, de apenas 16 anos é, talvez, a grande estrela da geração. A disputa foi grande entre Sporting e o Clube da Luz, mas os encarnados levaram a melhor. Filho de Viti, um antigo jogador cuja carreira se moldou em muitos clubes do norte, o primogénito mostra que filho de peixe sabe nadar e Tiago Godinho revela grandes esperanças no jogador.

“Viti será um jogador para o médio prazo, esperemos que a sua evolução seja em linha com as expectativas para vir a ser uma referência”.

Acabado de concluir o 11º ano, Viti ruma à capital para assinar pelo Benfica, mas a chamada à equipa principal poderá ter de esperar. O empréstimo na próxima época é mais do que provável, com HC Turquel e Murches a serem os favoritos para receberem o jogador. A ideia é que o atleta possa desenvolver-se num contexto mais competitivo, de forma a depois explodir na equipa sénior dos encarnados.

O jovem deu-se a conhecer ao mundo do hóquei em Patins no EURO sub-17, em 2022, onde conseguiu marcar 17 golos em 22 jogos. Já nesta temporada, no Mundial sub-19, conseguiu marcar seis golos em oito jogos. De realçar que esta temporada, Viti, ao serviço do Valongo, realizou 17 partidas, pela equipa B, onde marcou 22 golos.

Simultaneamente, encontramos o regresso de Zé Miranda à Luz. O defesa de 19 anos esteve cedido ao Murches de Caleta, onde conseguiu a permanência graças a um estilo de jogo baseado na defesa, mas também muito forte no tiro exterior e bolas paradas.

Goleador de serviço a aldeia do concelho de Cascais, com 23 golos em 28 jogos, Miranda está a confirmar o estatuto de uma das maiores promessas do hóquei nacional, tendo conquistado minutos importantes no principal escalão. Feitos estes que despertaram o fascínio de Tiago Godinho.

“A qualidade do atleta, aliada à personalidade que demonstra como ficou provado no jogo 5 da final na época passada, significa que terá tudo para ser um dos grandes jogadores mundiais da próxima década da modalidade”.

Outra jogador que terá mais oportunidades de águia ao peito na próxima época é Lucas Honório, avançado de 20 anos cedido ao Sp.Tomar que foi obrigado a voltar depois da lesão de Pablo Álvarez e que vai fazer parte do plantel 2023/2024. O jogador tem contrato por apenas mais um ano, mas é provável que o Glorioso queira renovar com o atleta.

Colega de Zé Miranda durante vários anos na formação encarnada e nas seleções nacionais jovens, Lucas chegou ao Glorioso em 2017, com 14 anos. Sagrou-se campeão nacional de Sub-15 e de Sub-17 e conquistou duas Eurockey Cup de Sub-17, num grupo recheado de talento, sendo que o Benfica viria a juntar seis dos 10 Sub-17 que representaram Portugal no Campeonato da Europa do escalão em 2019, em Torres Vedras.

Com Lucas Honório, Portugal foi campeão da Europa de Sub-17 em 2017, campeão da Europa de Sub-19 em 2021 e, recentemente, vice-campeão da Europa de Sub-23.

Cedido ao Tomar para disputar a I Divisão com apenas 17 anos, já com a temporada de 2020/21 em curso, Lucas Honório foi ganhando a confiança de Nuno Lopes e minutos nos grandes palcos. Em abri, na final da Taça de Portugal, assinou dois golos frente ao Sporting, incluindo, na segunda parte do prolongamento, o golo que levou o jogo para desempate por grandes penalidades.

Perante o rápido desenvolvimento do atleta, o comentador do Glorioso 1904 mostra-se esperanço-so com a prestações do diamante luso: “Honório foi fundamental na época do Sporting de Tomar e a lesão de Alvarez escancarou as portas para o regresso que esperamos seja para ficar”.

Por sua vez, Martim, de 17 anos, assinou contrato profissional com as águias. Apesar disso, deve continuar a evoluir na equipa B encarnada. Esta época já se estreou na equipa principal e logo com um golo frente ao Murches. Deverá continuar a evoluir na equipa B das águias.

Recorde-se que o Benfica, para além de todos estes talentos, também chamará de volta Pol Manrubia. O mais experiente deste lote de estrelas, o excesso de estrangeiros no plantel (sete) fez com que o Benfica emprestasse o jogador espanhol ao Liceo na última época, depois de uma primeira temporada na Luz sem grande espaço.

Conhecido pela capacidade de explosão, a aventura de Manrubia pelo emblema da Corunha acabou por não correr como esperado. Começou quase todos os jogos do banco, tendo terminado a época com a discreta marca de oito golos na equipa de Juan Copa. Manrubia, de 23 anos, tem contrato até 2024 e, tal como Lucas Honório, vai ter de puxar dos galões para garantir a renovação do vínculo.

Mais maduros estão Jotta e Tiago Sanches. O primeiro vai rumar ao HC Braga, naquela que será a primeira aventura fora do Benfica na 1ª Divisão. Internacional pelas camadas jovens de Portugal, o defesa de 20 anos conta já com alguns jogos na equipa principal do Benfica. Já Tiago Sanches, depois de rodar no HC Braga na última época, ruma ao renovado Valongo, emblema habituado a fazer sobressair o melhor dos jovens talentos.

Excusado será dizer que o futuro está assegurado e resta agora ao Glorioso tentar potencializar ao máximo todos os jovens talentos, que tem ao seu dispor. Ideia esta corroborada pelo comentador do Glorioso 1904.

“O plantel parece-me mais equilibrado e em condições para lutar pela conquista de todas as provas onde estará envolvido. Os mais jovens, pela qualidade e minutos no campeonato nacional, não terão problemas em corresponder, até porque sabem bem o que é representar o Sport Lisboa e Benfica. O campeonato nacional é o mais competitivo das 5 modalidades de pavilhão, sendo o mais forte campeonato da Europa na modalidade, portanto esperamos uma época difícil, mas onde o Sport Lisboa e Benfica seja capaz de revalidar o campeonato, conquistar a terceira Liga Europeia e vencer a Taça de Portugal, Supertaça e Elite Cup”.


Modalidades

Orgulho, Benfica! João Rodrigues brilha no Portugal - Angola e faz 'mira' à Argentina

Avançado do Clube encarnado já tinha faturado quatro golos no último encontro frente ao Estados Unidos e voltou a marcar hoje

Atleta do Benfica, João Rodrigues brilha na seleção
Atleta do Benfica, João Rodrigues brilha na seleção

  |

Icon Comentário0

A Seleção Nacional de hóquei em patins portuguesa goleou na última terça-feira, 17 de setembro, a seleção angolana e está qualificada para os quartos de final da competição. Portugal venceu por 4-0 num jogo onde João Rodrigues, craque do Benfica, bisou na partida.


Aos três minutos de jogo, Gonçalo Alves fez o primeiro da partida que só teve mais golos na segunda parte quando Hélder Nunes faz o segundo do encontro aos 28 minutos e depois o avançado do Benfica marcou dois golos aos 33 e 49 minutos, selando assim o resultado final. Contas feitas, a armada portuguesa soma os seis pontos possíveis, faltando jogar contra a Argentina para decidir o primeiro lugar do grupo A.


Recorde-se que Portugal venceu o primeiro jogo da competição frente ao Estados Unidos por 10-2, mas apesar da goleada a diferença de golos não é favorável à seleção lusitana. Isto porque, a Argentina derrotou os EUA por 9-2 e a Angola por 7-1.


Portugal irá então esta quarta-feira, dia 18 de setembro, defrontar a seleção albiceleste, que é atual Campeã do Mundo pelas 17h30. A seleção portuguesa vai tentar neste Campeonato do Mundo igualar a Espanha no maior número de Mundiais conquistados (17). O último troféu da armada portuguesa foi em 2019 frente à Argentina. Em 2022 também alcançou a final da competição mas perdeu por 4-2 frente também à seleção sul-americana.

João Rodrigues regressou esta época ao Benfica após ter saído do Barcelona onde passou seis temporadas com a camisola blaugrana. Antes de viajar para a Catalunha o jogador português representou o Glorioso durante nove épocas. O capitão da seleção é um dos jogadores mais titulados do Hóquei em Patins, o atleta conta com 49 títulos e está à procura de somar o seu 50º no Campeonato do Mundo em Itália.



Modalidades

Em final de contrato, defesa 'baba' pelo Benfica: "Quando jogamos fora parece que jogamos em casa"

Craque do plantel encarnado mostrou-se rendido ao ambiente vivido enquanto atleta do Clube da Luz

Defesa do Benfica destaca ambiente vivido com os adeptos
Defesa do Benfica destaca ambiente vivido com os adeptos

  |

Icon Comentário0

Nil Roca é um dos jogadores do Benfica que marca presença no Mundial de hóquei em patins. Ao serviço da Espanha, o defesa encarnado alinhou na goleada hispânica ao Chile e, no final do encontro, esteve na conferência de imprensa, onde se deparou com somente três jornalistas, sendo eles portugueses. 


Face a esse facto curioso, o camisola 24 da formação da Luz foi questionado das diferenças entre o hóquei em patins de Portugal e de Espanha. O hoquista espanhol aproveitou para destacar o ambiente vivido pelo Glorioso. 


"A grande diferença é que no Benfica quando jogamos fora parece que jogamos em casa"


"A grande diferença é que no Benfica quando jogamos fora parece que jogamos em casa. Temos adeptos em todo o lado. Disseram-me que isto também se passa noutros clubes. Em Espanha o hóquei é diferente, mas em Portugal há mais equipas profissionais", começou por destacar o defesa do Benfica.

Nil Roca ainda avaliou a dinâmica partilhada com Pau Bargalló, reforço de peso do Benfica neste mercado, depois de Rui Costa ter conseguido 'pescar' o atleta ao Barcelona. "Quando fui embora do Barça continuámos a jogar juntos na Seleção. Gostamos de jogar juntos e penso que isso nota-se na pista", completou o craque encarnado. 


Com o contrato a findar em 2025, tal como o Glorioso 1904 avançou, em exclusivo, Rui Costa equaciona uma renovação de vínculo com Nil Roca. O defesa continua a ser uma peça chave dentro do balneário, agora, orientado por Edu Castro, que veio do Barcelona para suceder a Nuno Resende. 

Na temporada passada, Nil Roca - que veste de águia ao peito dede 2022/23 - marcou presença 51 encontros: oito na WSE Champions League, 35 no Campeonato Nacional, quatro na Taça de Portugal, um na Supertaça e três na Elite Cup. Nos minutos disputados, o defesa/médio do Benfica, apontou 17 golo, contando ainda com 17 assistências.

O atleta espanhol chegou à equipa principal das águias época 2022/23, tendo sido opção em 51 partidas. No total, de águia ao peito, o craque alinhou em 102 duelos, tendo apontado 33 tiros certeiros e 30 assistências.


Futebol

Benfica Campus celebra 18.º aniversário com 'líder' inesperado (Vídeo)

Clube encarnado não esqueceu data importante referente ao Seixal, tendo festejado com grupo de jogadores do plantel através das redes sociais

Benfica Campus celebra 18.º aniversário com figuras de destaque à mistura
Benfica Campus celebra 18.º aniversário com figuras de destaque à mistura

  |

Icon Comentário0

O Benfica Campus está de parabéns! O centro de treinos e estágio do Clube da Luz celebra o 18.º aniversário, este domingo, 22 de setembro, e os encarnados fizeram questão de destacar a data especial com Renato Sanches a liderar as celebrações. 


Num vídeo partilhado pelas águias, nas redes sociais, o reforço de verão, que concretiza a segunda passagem pelo plantel principal de futebol, esteve à frente do grupo de craques, que assumem um lugar na turma de Bruno Lage, tendo feito a formação no Seixal. 


"18 anos de história. Feliz aniversário, Benfica Campus. Parabéns", começou por dizer o camisola 85 do Clube da Luz, sendo acompanhado, no final, pelos restantes colegas de equipa e de formação. 


Apesar de Florentino Luís, jogador com mais tempo na equipa principal do Benfica, estar presente, foi mesmo Renato Sanches a comandar as tropas, sendo o porta-voz. Além dos dois médios portugueses, nomes como André Gomes, António Silva, João Rego, Tiago Gouveia, Samuel Soares, Tomás Araújo e Adrian Bajrami marcaram presença no vídeo, celebrando o aniversário do Seixal. 

É importante recordar que Renato Sanches regressou ao Benfica, este verão, depois de Rui Costa ter garantido um negócio por via de empréstimo do médio da formação encarnada junto do PSG, que inclui a cláusula de compra, que poderá ser ativada no final de 2024/2025. Atualmente, o atleta está a recuperar de lesão, ao lado de Tiago Gouveia, assim como de Alexander Bah, que foi o último craque a ser integrado no boletim clínico. 


Confira o vídeo partilhado pelo Benfica:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Orgulho, Benfica! Goleada portuguesa no Mundial teve seis golos encarnados
Modalidades

Orgulho, Benfica! Goleada portuguesa no Mundial teve seis golos encarnados

 

Icon Comentário0
Oficialíssimo: Rui Costa arregaça as mangas e Raquel Santos renova com Benfica até...
Modalidades

Oficialíssimo: Rui Costa arregaça as mangas e Raquel Santos renova com Benfica até...

 

Icon Comentário0
Chamados a ‘servir’! Benfica domina com três jogadores no Mundial por Portugal
Modalidades

Chamados a ‘servir’! Benfica domina com três jogadores no Mundial por Portugal

 

Icon Comentário0