Futebol
Mourinho revive noite para a História no Benfica: "De perder a cabeça"
13 Fev 2026 | 15:14
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
06 Abr 2025 | 03:00 |
Hoje é dia de Clássico do futebol português. O duelo a contar para a 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic irá colocar frente a frente o Benfica e o Porto, que irão disputar três pontos importantes para as contas do Campeonato Nacional. Em entrevista exclusiva ao Glorioso 1904, o conhecido adepto Nuno Campilho fez a antevisão do encontro, revelando o que espera ver no Dragão.
Depois do triunfo complicado diante do Farense (3-2), no Estádio da Luz, o Sócio Benfiquista contou ao nosso Jornal que espera uma exibição melhor do que aquela que se assistiu frente aos algarvios. “Concentração, consistência e maior fluidez na transição ofensiva. Afunilámos em demasia o jogo e acabámos por ser bem menos dominadores e perigoso do que tem sido hábito”, apontou o adepto, em declarações ao Glorioso 1904.
Nuno Campilho - Concentração, consistência e maior fluidez na transição ofensiva
Com o embate frente à equipa de Tozé Marreco nos registos, o próximo objetivo passa por derrotar o Porto, num reduto sempre complicado como é o Estádio do Dragão. Ao Glorioso 1904, Nuno Campilho espera uma exibição bem conseguida e ‘imune ao erro’: “Espero, naturalmente, uma exibição consistente e com um foco de concentração altíssimo, que permita que possamos manter o registo vitorioso dos últimos jogos. É sempre difícil jogar frente ao FC Porto, sobretudo no Dragão, pelo que devemos ser imunes ao erro”.
Nuno Campilho - Devemos ser imunes ao erro
Numa fase da temporada em que as duas equipas apresentam bons índices de forma, as águias somam oito triunfos consecutivos na Liga e os dragões têm a melhor defesa do campeonato, o conhecido adepto aponta o que Bruno Lage deve fazer. Em conversa com o nosso Jornal, explica que o setubalense deve pensar em como anular o adversário. “Não se trata, tanto, de uma questão de cautela, mas, sim, de adotar um modelo de jogo e um posicionamento em campo que nos permita ocupar os espaços de transição onde o FC Porto possa penetrar na nossa zona mais defensiva”, começou por dizer.
Nuno Campilho salientou ao Glorioso 1904 que o Benfica tem de ser inteligente e eficaz no seu jogo, tanto ofensivo, como defensivo: “Ser rápidos e inteligentes na forma como teremos de aproveitar os espaços que os portistas costumam permitir, aos seus adversários, nas costas da defesa. Temos de ser eficazes, pois o FC Porto irá apostar todas as fichas neste jogo”.
No capítulo da condição física, o Clube da Luz tem-se debatido com muitas lesões, como o caso de Renato Sanches, que voltou a marcar presença no departamento médico dos encarnados. Face a esta situação, o Benfiquista mostrou-se satisfeito com a notícia de que Tomás Araújo e Florentino vão a jogo, salientando a importância dos dois atletas. “Será muito importante, sem dúvida, ao nível da consistência que se exige e do equilíbrio que me pareceu um pouco afetado no último encontro”, contou ao nosso Jornal.
Nuno Campilho - Será muito importante, sem dúvida, ao nível da consistência que se exige
Recorde-se, que na 1.ª volta do Campeonato, o Benfica recebeu o Porto no Estádio da Luz, onde goleou os dragões por 4-1, fruto dos golos apontados por Álvaro Carreras, Ángel Di María, que bisou na partida e um autogolo de Nehuen Pérez. Samu fez o tento de honra do Porto. Questionado sobre o Glorioso 1904 se o resultado obtido na 1.ª volta irá ter alguma influência, Nuno Campilho não ficou por meias palavras e esclareceu o seu ponto de vista: “Não me parece, de todo!”.
Antigo jogador das águias recordou momento de despedida das "águias" antes de se ter mudado para um dos melhores clubes do mundo
13 Fev 2026 | 17:18 |
Rúben Dias, antigo defesa do Benfica, lembrou a sua despedida emotiva do emblema encarnado, após ter passado 12 anos de águia ao peito e de se ter mudado para o Manchester City, de Inglaterra, no mercado de transferências de verão da época 2020/2021.
R. Dias: "Emocionei-me"
"Cada palavra que digo a um colega ou ao grupo é sentida. Por isso me emocionei", revelou, em entrevista ao programa do Canal 11 'Soltinhos pelo Mundo'. Rúben é colega de Bernardo Silva - que marcou um dos golos da vitória decisiva contra o Liverpool, no último domingo.
O central de 28 anos recordou também o trajeto para afirmar-se nos "citizens". "Todo este processo é duro, intenso e exigente mas atinges aquele momento de transição para uma equipa profissional e chegas a uma conclusão importante: fizeste um trajeto brilhante mas isso não te dá mais do que um ponto de partida para essa nova etapa. É esse princípio que apliquei quando cheguei ao Manchester City: tudo o que tinha conseguido no Benfica valia zero", disse.
R. Dias: "Ainda falta muito"
O internacional português não imaginava ter a carreira que tem agora: "Quando era miúdo tinha sonhos mas não imaginava todo este cenário. Tinha a ambição de alcançar algo de extraordinário, mas não visualizava tudo isto. De qualquer modo, ainda falta muito", assumiu.
Nesta temporada, Rúben Dias - avaliado em 60 milhões de euros – realizou até agora 27 jogos: 22 na Premier League e cinco na Liga dos Campeões. Nos 2.196 minutos em que foi opção de Pep Guardiola, o antigo jogador do Benfica marcou dois golos.
Futebolista do Clube encarnado foi convocado pela equipa canarinha para os jogos de preparação do próximo campeonato do mundo
13 Fev 2026 | 17:10 |
Thaís Lima, guarda-redes da equipa feminina de futebol do Benfica, faz parte da lista de convocadas da seleção brasileira para três jogos de cariz particular, com vista à preparação para o Campeonato de Mundo de 2027, na qual o Brasil será o país sede.
O escrete começa por viajar até à Costa Rica para enfrentar a seleção local a 27 de fevereiro, em Alajuela, e, posteriormente, disputará mais dois jogos em solo mexicano: o primeiro frente à Venezuela (no dia 4 de março, em Toluca) e o segundo ante o México (no dia 7 de março, na Cidade do México).
Vale lembrar que a guardiã de apenas 17 anos de idade já representou as camadas jovens da seleção portuguesa em 39 ocasiões, até ao escalão de sub-19, mas, em outubro do ano passado, tomou a decisão de representar o conjunto canarinho.
A futebolista que está ligada ao Benfica desde 2020/2021 é companheira de Lena Pauels, que participou na goleada por cinco bolas a uma contra a formação do Vitória de Guimarães, em partida a contar para a 11.ª jornada da Liga BPI, no último domingo.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Thaís Lima realizou cinco jogos oficiais: dois na Liga Feminina, outros dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 450 minutos que esteve em campo, a atleta sofreu apenas dois golos.
Imprensa britânica avança que técnico que abandonou recentemente cargo no Manchester United é um dos favoritos pela Direção encarnada
13 Fev 2026 | 16:55 |
Ruben Amorim volta a estar no centro da atualidade do futebol português depois de uma saída conturbada do Manchester United. O treinador, apontado como uma das figuras emergentes da nova geração europeia, é agora novamente referido como possível sucessor de José Mourinho no Benfica.
Depois de 18 meses em Old Trafford, o técnico não conseguiu alcançar a estabilidade desejada, terminando a ligação ao clube no início do ano, na sequência de divergências com a direção. Com Michael Carrick a assumir funções interinas, o futuro do treinador português permanece indefinido.
Segundo os ingleses do 'Metro Sport', o Benfica acompanha atentamente o desenrolar da situação, sobretudo perante a possibilidade de José Mourinho deixar as águias para orientar a seleção portuguesa após o Mundial. O mesmo jornal indica que, a confirmar-se esse cenário, Amorim surge como o principal candidato.
A Federação Portuguesa de Futebol poderá oferecer ao treinador dos encarnados o posto assim que a competição terminar, independentemente de Portugal vencer ou não a prova. O treinador tem contrato com o Benfica até 2027, mas existe uma cláusula que permite a rescisão de compromisso no final de 2025/26.
A experiência em Old Trafford prejudicou a reputação de Ruben Amorim como um dos melhores jovens treinadores da Europa, mas em Portugal continua a gozar de grande prestígio. O técnico passou nove anos no Clube da Luz como jogador e mantém forte apoio entre os dirigentes encarnados.
Mourinho revive noite para a História no Benfica: "De perder a cabeça"
13 Fev 2026 | 15:14
Benfica dominou finanças europeias e ganhou rios de dinheiro na última década
13 Fev 2026 | 13:44
Goleador que passou pelo Benfica corre risco de não ser convocado por Bielsa para o Mundial
13 Fev 2026 | 15:37