
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na noite de terça-feira, 11 de março, o Benfica deu por terminada a sua participação na Liga dos Campeões, depois de ter sido eliminado pelo Barcelona nos oitavos de final. Em conversa exclusiva com o Glorioso 1904, Nuno Campilho, conhecido Benfiquista, dissecou a caminhada encarnada na prova milionária, o que correu bem e o que poderia ter corrido melhor nesta campanha europeia.
Na presente edição da Champions, o Barcelona foi a ‘besta negra’ do Clube da Luz, três jogos, três derrotas para as águias. Questionado pelo nosso Jornal se os blaugranas foram um ‘pesadelo’ para os encarnados, o comentador foi sucinto e afirmou: “Classificar o Barcelona como “pesadelo”, é o mesmo que dizer que acabou o sonho. Sejamos sérios e honestos e mantenhamos o registo com adesão à realidade. O Barcelona é e foi superior e o Benfica só se poderá queixar da sua ineficácia”
Nuno Campilho - O Barcelona é e foi superior e o Benfica só se poderá queixar da sua ineficácia
No entanto, apesar dos desaires frente aos catalães e da sua superioridade, Nuno Campilho revelou ao Glorioso 1904 que está ‘orgulhoso’ da atuação do Benfica na eliminatória. “No geral e atendendo à tal adesão à realidade que invoco, muito fez o Benfica, com os argumentos que possui e não há como não ficarmos orgulhosos da nossa prestação”, revelou ao nosso Jornal.
Nuno Campilho - Não só nestes dois jogos, como em toda a campanha na edição deste ano da Liga dos Campeões
Quanto à campanha em si, o Sócio do Benfica mostrou-se satisfeito com a imagem deixada na Europa. Afirmando que não tem ilusões, Nuno Campilho admitiu, em exclusivo ao Glorioso 1904 que reconhece a dificuldade da prova milionária: “Não é que fosse impossível, apenas difícil e com fortes probabilidades de insucesso, mas é da vida… e do futebol! Quando outrem é melhor, as possibilidades de sucesso pendem sempre mais para esse lado”.
Apesar da eliminação, o Benfiquista salientou que houve momentos positivos, referindo-se às grandes exibições frente ao Atlético Madrid, Juventus, Monaco e até contra o Barcelona. Num ponto de vista menos positivo, frisou a fraqueza tática contra o Bayern Munique, Feyenoord e Bolonha.
Uma vez que as competições europeias acabaram para o Clube da Luz, Nuno Campilho, em exclusivo ao Glorioso 1904, não hesitou em apontar à conquista do campeonato nacional e da Taça de Portugal. “Sem dúvida que é a conquista desses dois títulos. A superioridade de outrem ficou-se pela Liga dos Campeões. Em Portugal, não vislumbro isso, pelo que o insucesso, neste caso, já poderá ser rotulado de incompetência”, reforçou o comentador do nosso Jornal.
Nas jornadas mais recentes da prova de regularidade, Bruno Lage, através da gestão do plantel, tem vindo a descobrir excelentes alternativas. Para o adepto encarnado, o mesmo aconteceu por causa da Champions. “Destaco, ainda, em paralelo, pela positiva, a interferência indireta desta campanha na descoberta de jogadores 'alternativos', que permitiram ao Lage gerir a equipa com mestria e com bons resultados”, contou ao nosso Jornal.
Perante esta rotatividade, o Glorioso 1904 'desafiou' o comentador a mostrar a sua preferência de quem deve ser o dono da baliza das águias, Anatoliy Trubin ou Samuel Soares. “Trubin. Pela simples razão de eu considerar que ele ainda tem potencial de crescimento e por não “comprar” a ideia, que vai passando, que ele não presta. Se queria melhor? Sim, queria! Mas também quero muita coisa, em outros aspetos da minha vida (onde até posso ser mais interferente), mas fico-me pelo querer…”, acabou por responder Nuno Campilho.
Antigo futebolista dos vermelhos e brancos comentou o momento protagonizado pelo camisola 10 na partida da passada sexta-feira
|
António Simões já reagiu à polémica que envolve Orkun Kokçu. Em declarações à imprensa nacional, o antigo futebolista do Benfica criticou a postura do camisola 10 no duelo com o Auckland, tendo mesmo revelado que o comportamento do internacional turco não se adequa ao Clube da Luz.
"Vi uma reação negativa de um jogador que entende que não deve ser substituído e que teve uma atitude incompatível com o código de conduta de um jogador de futebol. Não tem de contestar a decisão do treinador. Se não gostou tem de falar em privado e não em público, pois ao fazê-lo põe em causa o treinador e a figura dele", começou por referir António Simões em declarações ao jornal A Bola.
António Simões: "Um jogador de um grande clube como o Benfica, é figura pública e qualquer atitude que tenha mancha a imagem do clube"
"É nestes momentos que se vê o carácter da pessoa. Esse jogador não pode fazer o que fez. O que me custa é que cometer erros toda a gente pode cometer, outra é não perceber que um jogador de um grande clube como o Benfica, é figura pública e qualquer atitude que tenha mancha a imagem do clube", prosseguiu o antigo futebolista do Clube da Luz.
Na conversa com o jornal desportivo, António Simões abordou o estatuto de Kokçu no Benfica, acampando por comparar o camisola 10 com nomes históricos como Pelé e Eusébio: "Esse jogador fez o que fez por causa de que estatuto? Jogadores como o Pelé ou o Eusébio, com quem joguei, é que tinham estatuto e nenhum alguma vez fez isto. Jogadores como este antes de fazerem carreira já são ricos e o estatuto que têm é que em vez de serem ídolos são estrelas e atuam como estrelas".
"O que é que este jogador fez para ser estrela? Nada. Estrela foi o Maradona, ou Messi e o Cristiano Ronaldo. Jogadores como este não são estrelas e jogam o quê? Há muitos jogadores melhores do que ele e o problema é o dinheiro que ganham e que os empurra para comportamentos patéticos e imbecis. Que tipo de seres humanos estamos a fabricar? A sociedade está a ficar perfeitamente desumanizada e com complexo de superioridade. O futebol é reflexo disso, com jogadores que não procuram fazer carreira e procuram o estrelado", deu conta ainda o ex-Benfica.
Conjunto saudita, onde alinha o antigo avançado do Clube da Luz, pretende contar com o futebolista já na próxima temporada
|
Depois de ter visto a primeira abordagem recusada por Nuno Tavares, o Al Hilal promete voltar à carga pelo lateral formado no Benfica. De acordo com as informações locais, o emblema de Riade, que já conta com Marcos Leonardo e João Cancelo, está decidido em contar com o defesa português na próxima temporada.
Segundo adiantou o Tuttomercatoweb, o emblema saudita - que já viu uma proposta recusada pelo jovem português - vai voltar a reunir-se com a Lazio. Desta forma, o Al Hilal, de acordo com a mesma fonte, vai fazer novos contactos com o emblema romano, na tentativa de fechar as negociações por Nuno Tavares, lateral-esquerdo formado no Benfica Campus.
Ora estas novas informações voltam a mostrar o interesse do conjunto onde atuam João Cancelo e Marcos Leonardo, ex-Benfica, em contar com Nuno Tavares. Recorde-se que, recentemente, o Al Hilal chegou-se à frente com 35 milhões de euros pelo passe do futebolista formado no Seixal, contudo a proposta não agradou aos responsáveis transalpinos.
Face a este raide saudita, o emblema romano já terá definido um valor para libertar Nuno Tavares no verão. Dessa forma, a Lazio colocou a fasquia nos 50 milhões de euros, montante esse que permitiria encaixar cerca de 32 milhões, uma vez que apenas detém 65% do passe do português, acabando o Arsenal por ter os restantes 35%.
Nuno Tavares, que chegou a fazer 41 jogos de águia ao peito, foi um dos destaques da temporada pela Lazio. O jogador – que está avaliado em 25 milhões de euros – anotou 30 partidas pelo emblema italiano: 23 no campeonato, seis na Liga Europa e um na Taça de Itália. Apesar de não ter feito qualquer golo, o lateral apontou nove assistências, o que valeu a primeira chamada à Seleção.
Após ter fechado o negócio pelo defesa do Salzburg, Rui Costa continua atento a mais opções para reforçar as alas do Clube da Luz
|
Alerta, novidades: depois de ter fechado o negócio de Amar Dedic, o Benfica já terá encontrado mais uma solução para a lateral-direita. De acordo com as informações avançadas recentemente, Rui Costa tem um novo futebolista na mira para reforçar o plantel de Bruno Lage na próxima temporada.
A garantia é dada este sábado, 21 de junho, por Luís Pinto Coelho que dá conta que os encarnados podem 'pescar' no Nordsjaelland, emblema do qual chegou Andreas Schjelderup. Segundo revela a mesma fonte, o Benfica está de olho em Lucas Hogsberg, jovem futebolista dinamarquês, que desta forma está referenciado pelo Clube da Luz para a posição de lateral-direito.
Ora desta forma, Rui Costa pode encontrar mais uma alternativa a Alexander Bah. Depois de Amar Dedic, o Benfica pode, assim, avançar para Lucas Hogsberg que está vinculado com o emblema nórdico até ao verão de 2028, situação esta que acaba por ser um entrave para o Presidente do Clube da Luz nas negociações pelo compatriota do camisola 6 dos encarnados.
Recorde-se que, segundo avançou Fabrizio Romano, Amar Dedic já não foge ao Benfica. De acordo com o conhecido especialista em questões relacionadas com o mercado de transferências, os encarnados - que podem vir a contar com o defesa ainda no Mundial de Clubes - vão pagar qualquer coisa como 10 milhões de euros para assegurar a contratação do defesa bósnio.
Na temporada 2024/2025, ao serviço do Nordsjaelland, Lucas Hogsberg - atualmente com um valor de mercado fixado em 3,5 milhões de euros - foi aposta em 30 encontros no emblema dinamrquês: 28 no Campeonato Nacional e dois na Taça. Nos 2.361 minutos em que esteve em campo, o novo alvo do Benfica para a lateral-direita realizou uma assistência.