Futebol
Adversário do Benfica na Liga dos Campeões deixa elogios a José Mourinho: "Rejuvenescido"
12 Dez 2025 | 18:39
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Mar 2024 | 05:00 |
A controvérsia entre Orkun Kokçu e Roger Schmidt, depois do médio do Benfica ter concedido uma entrevista a um canal neerlandês onde afirmou algumas frases polémicas sobre o técnico germânico, levou à continuidade do turco no Benfica ser colocada em causa. Posto isto, o Glorioso 1904 apurou que os encarnados não colocam em cima da mesa a saída do camisola 10, acreditando na sua reintegração, depois de ter ficado de fora dos convocados no jogo com o Casa Pia.
Contratado no verão passado ao Feyenoord por 25 milhões de euros, o valor recorde da Liga Portugal, o Presidente do Benfica acreditar+a solenemente no valor desportivo e monetário do atleta, relembrando que o internacional turco tem somente 23 anos de idade, tendo nascido a 29 de dezembro de 2000.
Desportivamente, Orkun Kokçu é dotado de uma capacidade de criação de jogo ao nível dos melhores da Europa, fazendo do passe progressivo a sua maior arma. A qualidade nas bolas paradas e capacidade de remate a meia distância também são de excelência. Contudo, o atleta peca defensivamente em alguns momentos de jogo, principalmente em momentos sem bola. Apesar de ser um jogador direcionado para a vertente atacante, Schmidt dá muita relevância à capacidade de trabalho defensivo dos seus médios.
Existe ainda a vertente económica, a principal razão de Rui Costa desejar a permanência do médio. Orkun Kokçu tem cláusula de rescisão de 150 milhões de euros e um contrato válido até junho de 2028, o que lhe permite bastante tempo para se valorizar de Manto Sagrado vestido, acabando por ser um grande negócio para o Benfica, que o deseja vender por largas margens de lucro, tal como a transferência de Enzo Fernández. Logo, não será a altura certa para vender o médio turco.
Orkun Kokçu - avaliado em 30 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - já participou em 34 encontros dos comandados de Roger Schmidt, tendo apontado três golos e 10 assistências, na presente temporada de águia ao peito. O futebolista já conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Porto, onde serviu Di María.
No que respeita à temporada passada, o médio internacional turco, que custou qualquer coisa como 25 milhões de euros, sendo o reforço mais caro do Benfica, marcou presença em 46 embates, tendo somado 12 tiros certeiros e ainda servido os seus colegas do Feyenoord em cinco ocasiões.
Triunfo inquestionável na receção aos napolitanos permitiu verificar uma subida de rendimento que deixa treinador português muito satisfeito
13 Dez 2025 | 10:22 |
A vitória diante do Nápoles (2-0) ajudou a acentuar o bom momento de dois jogadores do Benfica. Segundo foi revelado, desde que José Mourinho assumiu o comando técnico dos encarnados, Richard Ríos e Samuel Dahl têm sido os atletas mais acompanhados de perto pelo olhar atento do Special One.
No final do triunfo diante dos napolitanos — que permitiu às águias continuarem a sonhar com o play-off — José Mourinho não escondeu a sua satisfação pelo resultado e pela exibição, fazendo questão de destacar o coletivo e, igualmente, as exibições individuais. Além disso, o Special One aproveitou para responder aos críticos.
“Ouvi que todos os jogadores do Benfica pioraram desde que cheguei. Acho que o Ríos piorou bastante, o Dahl piorou bastante. Há muita gente que piorou bastante”, disse José Mourinho, em tom irónico, na conferência de imprensa, no final da partida da Champions.
Frente ao Nápoles, foi bastante visível a subida de rendimento do lateral sueco e do médio colombiano. Começando por Dahl, o foco do Special One e da sua equipa técnica passou pela correção de vários aspetos defensivos do atleta, nomeadamente no que diz respeito à ocupação de espaços.
No caso de Richard Ríos, o foco passou mais pelo trabalho mental do jogador, com José Mourinho a reforçar a confiança do atleta face à sua qualidade de jogo, algo que tem sido bastante notório nas últimas partidas. “Ríos precisa de ter um raio de ação muito grande. Limitá-lo é retirar-lhe uma das suas forças”, frisou José Mourinho na última quarta-feira, 10 de dezembro.
'Namoro' já acontece há várias semanas e emblema argentino continua confiante que vai conseguir um 'sim' da parte do camisola 25
13 Dez 2025 | 09:48 |
O River Plate continua a insistir na contratação de Gianluca Prestianni e já terá feito chegar uma proposta. Segundo as informações reveladas, o emblema de Buenos Aires apresentou uma oferta de 5 milhões de dólares — cerca de 4,3 milhões de euros — junto da Direção do Benfica, liderada por Rui Costa.
Pelo que revelou o jornal Record, na edição de hoje, 13 de dezembro, o valor apresentado pelos argentinos corresponde a cerca de 50% do passe do camisola 25 dos encarnados. No entanto, explica a TyC Sports, fonte que avançou com os valores da transferência, o Clube da Luz mostra-se intransigente em abrir mão do jovem futebolista.
“O jogador é o que mais quer jogar no River, mas o Benfica não está convencido do negócio”, escreveu o diário argentino. O River Plate acredita que o atleta não irá colocar entraves a uma eventual transferência para Buenos Aires, pelo facto de sentir que, no Glorioso, não tem somado os minutos que gostaria de ter.
Vale a pena recordar que Prestianni — que vai cumprir castigo frente ao Moreirense, após expulsão no dérbi — chegou ao Benfica no mercado de inverno de 2023/24, proveniente do Vélez Sarsfield, com a estrutura encarnada a desembolsar cerca de 9 milhões de euros, mais 2 M€ em variáveis, por 86% do seu passe.
Gianluca Prestianni — atualmente avaliado em 8 milhões de euros — continua a ter um futuro incerto no Estádio da Luz. Na presente temporada desportiva, o argentino de 19 anos já disputou um total de 16 partidas oficiais, entre provas nacionais e Liga dos Campeões. Nos 440 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, registou dois golos e uma assistência.
Chegou a ser capitão de equipa do rival da segunda circular, mas confessou ter estado muito próximo de assinar contrato com o Clube da Luz
12 Dez 2025 | 19:27 |
Bruno Fernandes revelou que esteve muito perto de rumar ao Benfica, em 2018, depois do infame ataque à Academia do Sporting. O médio português, que hoje capitaneia a equipa do Manchester United - que venceu recentemente -, esteve prestes a concluir um negócio que teria sido histórico no futebol português.
Bruno Fernandes: "Houve essa possibilidade. O Benfica queria. Financeiramente, era muito tentador mudar-me para o Benfica"
A revelação foi feita numa entrevista de Bruno Fernandes ao Canal 11. O médio do Manchester United foi um dos jogadores que rescindiu contrato com o Sporting, depois do ataque à Academia verde e branca, por parte de adeptos dos leões, em 2018.
Foi pouco depois dessa ocasião que recebeu uma abordagem do Clube da Luz para a sua contratação, como o próprio contou à imprensa nacional: "Houve essa possibilidade. O Benfica queria. Financeiramente, era muito tentador mudar-me para o Benfica."
"Acredito que, mesmo até hoje, foram muito poucos os jogadores que tiveram a oferta que eu tive. A nível financeiro era um contrato melhor do que o primeiro que tive aqui no Man. United", revelou, ainda, Bruno Fernandes, sobre essa proposta das águias.
O jogador acabou por voltar atrás na sua decisão de deixar o Sporting, e ficou em Alvalade até 2020, quando foi vendido ao Manchester United no mercado de inverno. Desde então que é uma das maiores figuras dos red devils, equipa que capitaneia há vários anos.
Adversário do Benfica na Liga dos Campeões deixa elogios a José Mourinho: "Rejuvenescido"
12 Dez 2025 | 18:39
Rui Costa saca coelho da cartola e garante reforço de peso no futebol do Benfica
12 Dez 2025 | 16:02
Pérola de Mourinho partilha mensagem emocionante após momento especial no Benfica: "Mãe, pai..."
12 Dez 2025 | 14:58