Modalidades
Benfica soma mais um triunfo categórico e aproxima do Sporting no campeonato
06 Dez 2025 | 16:26
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Voleibol
13 Dez 2025 | 03:00 |
A equipa de voleibol do Sport Lisboa e Benfica vive um momento delicado que pode ter consequências drásticas no futuro próximo. A derrota por 3-1 na Roménia, frente ao Arcada Galati, na primeira mão dos 16 avos de final da Challenge Cup, acendeu os alarmes na Luz. Neste Exclusivo Glorioso 1904, revelamos que uma eventual eliminação precoce das competições europeias poderá obrigar Rui Costa a promover uma revolução no plantel.
O desaire no pavilhão do adversário (23-25, 25-23, 25-21 e 25-20) obriga as águias a uma reviravolta épica no jogo decisivo. A segunda mão está agendada para o dia 6 de janeiro, às 19h00, no Pavilhão n.º 2 da Luz. A continuidade na prova depende agora inteiramente deste confronto caseiro, onde a margem de erro é quase inexistente.
Esta instabilidade não é um caso isolado na presente temporada, mas sim o acumular de desilusões recentes. As derrotas na Supertaça e no Campeonato Nacional frente ao eterno rival, o Sporting, somadas à perda do título na época transata, têm desgastado a confiança na estrutura atual. A Direção encarnada está atenta e não descarta medidas fortes.
Apesar do cenário de incerteza que paira sobre o grupo de trabalho, o comando técnico parece estar, para já, salvaguardado. Marcel Matz, treinador que guiou o clube a tantas conquistas, tem o seu lugar seguro nesta fase. A responsabilidade pelos resultados menos positivos está a ser atribuída, sobretudo, ao rendimento de alguns atletas nucleares.
A temporada 2025/26 tem sido de altos e baixos para a secção. Até ao momento, o Benfica soma 10 vitórias e três derrotas em 13 jogos realizados nas várias competições. No Campeonato Nacional, a equipa ocupa o segundo lugar, com oito triunfos e um desaire. O Sporting é primeiro, com 25 pontos (oito vitórias e um desaire).
Perguntas Frequentes sobre o Voleibol do Benfica
Clube da Luz deslocou-se à Roménia, esta quinta-feira, dia 11 de dezembro, para disputar uma partida importante para a competição internacional
11 Dez 2025 | 18:11 |
A equipa de voleibol do Benfica perdeu com o Arcada Galati, por 3-1, na tarde desta quinta-feira, dia 11 de dezembro. A partida decorreu no reduto adversário, na Roménia. O encontro contou para a primeira mão dois 16 avos-de-final da CEV Challenge Cup.
A formação vermelha e branca voltou à quadra depois do triunfo categórico no campeonato nacional, frente ao Madalena. Na partida frente ao Arcada Galati, Marcel Matz apostou na seguinte formação inicial: Nivaldo Gómez, Pablo Natan, Felipe Banderó, Kelvi Geovani, Tiago Violas, Valerii Todua e Ivo Casas (L).
A jogar fora de casa, as águias entraram com tudo no reduto do Arcada Galati. Na Roménia, o conjunto encarnado conseguiu triunfar no primeiro parcial, frente a uma formação muito complicada. As águias ficaram em vantagem no encontro depois de um parcial de 25-23. No entanto, os romenos reagiram de seguida, e levaram o segundo set, também por 25-23.
Reposta a igualdade no marcador, o fator-casa do Arcada Galati fez-se notar. Os romenos venceram o terceiro parcial por 25-21, e colocaram-se em posição favorável para ganhar a partida - foi o que fizeram, com triunfo por 25-20 no quarto e último set do encontro.
Esta derrota - a terceira em 13 jogos disputados esta época - deixa o Benfica em desvantagem nos 16 avos-de-final da CEV Challenge Cup. No jogo em casa, as águias vão ter de vencer, pelo menos, por 3-1, para forçar o golden set (vitória por 3-0 dá passagem às águias, triunfo por 3-2 dita a eliminação da competição). Antes dessa segunda mão, o Benfica volta a focar-se no campeonato nacional. O Clube da Luz disputa o próximo encontro já no próximo sábado, frente ao Castêlo da Maia, em casa.
Em jogo relativo à nona jornada do Campeonato Nacional, equipa encarnada saiu derrotada e fica mais longe da liderança na tabela classificativa
07 Dez 2025 | 21:44 |
A equipa de voleibol feminino do Benfica perdeu por 3-1 na visita ao reduto do Sporting, este domingo, dia 7 de dezembro. Em jogo relativo à nona jornada da fase regular do Campeonato Nacional, as encarnadas - que vinham de uma vitória na Liga dos Campeões - saíram derrotadas com os parciais de 25-16, 25-18 (a favor das águias), 27-25 e 25-23.
No Pavilhão João Rocha, o primeiro set foi dominado pelas leoas, que abriram com celeridade uma vantagem de cinco pontos (9-5). Apesar dos esforços das benfiquistas, as adversárias controlaram bem o avanço madrugador (11-9) e alargaram-no mesmo aos 16-9, forçando Henrique Furtado a solicitar desconto de tempo para retificar as ações da sua equipa, mas sem efeitos práticos. O segundo set foi tirado a papel químico do primeiro, mas com a hegemonia a inverter-se. A equipa do Benfica entrou transfigurada, corrigiu processos e passou a exercer sobre a formação Sporting a pressão a que a adversária submetera antes, servindo com maior eficácia.
No terceiro parcial, o Benfica surgiu melhor e parecia que ia passar para a frente do placard, mas o Sporting conseguiu recuperar os pontos perdidos e colocou-se a vencer por 2-1. O quarto set foi igualmente emocionante. O Benfica começou melhor, liderando com algum desafogo até aos 13-9, mas voltou a permitir que o oponente chegasse ao triunfo no set. As águias ocupam agora o quinto lugar com 20 pontos. O Porto é líder com 26.
O voleibol feminino do Benfica vira agora atenções para a 11.ª jornada da Liga portuguesa. O próximo encontro frente ao Castêlo da Maia está agendado para o próximo domingo, dia 14 de dezembro, às 16h00, no Pavilhão do Castêlo da Maia Ginásio Clube.
A equipa do Benfica convocada para o dérbi eterno foi composta por: Mariana Garcez, Isidora Ubavic, Cansu Çetin, Claudia Dillon, Joana Garcez, Kyra Holt e Tatiana Rizzo, Mayara Barcelos, Alice Clemente, Emilia Balagué, Veronika Djokic e Marta Aleixo.
Encarnadas brilharam nas competições europeias:
Estrutura vermelha e branca, liderada pelo Presidente das águias, está bastante satisfeita com rendimento apresentado pelo atleta nos últimos anos
07 Dez 2025 | 03:00 |
Bernardo Silva é para renovar com o Benfica. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso jornal revela que a estrutura encarnada, liderada por Rui Costa, já se pronunciou sobre o futuro do atleta e a decisão passa pela continuidade do português na equipa de voleibol das águias.
Sabe o Glorioso 1904, junto de fonte próxima, que Bernardo Silva é visto como um suplente que dá garantias ao plantel orientado por Marcel Matz. Com o contrato a terminar no final da presente temporada, o libero de 29 anos deve ver o Benfica avançar com a sua renovação, não se sabendo ao certo qual será a sua duração.
O número de jogos realizados em 2024/25 (30) é uma das razões que levam os encarnados a acreditar nas qualidades de Bernardo Silva, considerando que o português é um suplente à altura para render o titularíssimo Ivo Casas, que também é o capitão das águias.
Por outro lado, como o Glorioso 1904 apurou, Bernardo Silva conta com um excelente rendimento, outra razão que motiva a estrutura do Benfica a avançar com a continuidade do voleibolista, numa altura em que as águias procuram recuperar a hegemonia perdida na última temporada.
Na presente época, o libero já leva 11 partidas oficiais com o Manto Sagrado — sendo que foi titular no triunfo alcançado na visita a Santo Tirso. Com passagens por clubes como CV Oeiras ou Caldas, Bernardo Silva está na Luz desde 2020/21, onde já realizou um total de 131 partidas e conquistou três Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e três Supertaças.
Benfica soma mais um triunfo categórico e aproxima do Sporting no campeonato
06 Dez 2025 | 16:26
Em jogo muito sofrido, Benfica alcança primeira vitória na Liga dos Campeões
03 Dez 2025 | 21:30
Sem facilitar! Benfica soma mais um triunfo se segue forte no Campeonato
01 Dez 2025 | 16:55