Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Estatutos do Benfica? João Diogo Manteigas faz análise

Candidato à presidência do Clube da Luz esteve à conversa com o nosso Jornal, onde comentou a atualidade dos encarnados

xclusivo Glorioso 1904 -  O candidato à presidência do Benfica, João Diogo Manteigas, esteve à conversa com o nosso jornal
xclusivo Glorioso 1904 - O candidato à presidência do Benfica, João Diogo Manteigas, esteve à conversa com o nosso jornal

  |

Icon Comentário0

O Glorioso 1904 esteve à conversa com João Diogo Manteigas, candidato à Presidência do Benfica, que deu a conhecer a sua opinião quanto às alterações dos Estatutos do Clube. Relativamente às mudanças ocorridas, o jurista português considera que foram positivas. 


"Os Sócios permitiram que o Clube desse um salto qualitativo enorme por comparação a uma verdadeira manta de retalhos que se encontrava em vigor desde a última alteração em 2010", começou por avaliar o conhecido Sócio Benfiquista, que enumerou as mudanças mais positivas nos Estatutos. 


"A imposição do voto físico e apenas excecionalmente o eletrónico mediante determinadas condições. Listas separadas que permitirão a verdadeira isenção e independência no exercício dos cargos pelos futuros membros dos órgãos sociais, uma 2.ª volta em atos eleitorais que fará alcançar um consenso e unanimidade dos votos dos sócios, uma nova Assembleia Geral que abrirá a porta ao debate transparente sobre a gestão efetuada em épocas anteriores no futebol e todas as modalidades do Clube para aproximar a direção dos associados, terminando com um voto de louvor de censura", disse.


João Diogo Manteigas: Os Sócios permitiram que o Clube desse um salto qualitativo enorme

"Ficou apenas por aproximar uma única coisa: a diferença dos votos entre sócios. Trata-se de uma boa alteração por diminuir a referida diferença mas podíamos ter ido mais longe", frisou, no entanto, João Diogo Manteigas. 


Casas do Benfica sem poder de voto

Uma das alterações que mais foi evidenciada após a Assembleia Geral Extraordinária foi o facto das Casas do Benfica ter ficado sem o direito de voto nas AG's do Clube. Quanto a esta alteração, o candidato à Presidência do Benfica foi perentório. 

"As Casas do Benfica são polos agregadores de benfiquismo, locais específicos de debate para pensamento livre, comemoração e defesa do Benfica. As Casas dependem do puro associativismo autónomo e sustentável e não devem ser constituídas ou promovidas com base naquilo que o Benfica lhes poderá atribuir. Elas não perdem valor por deixarem de ter direito de voto nas AG’s do Clube", salientou João Diogo Manteigas, em conversa, em exclusivo, com o Glorioso 1904. 

"Os seus votos nunca poderiam ser vistos como prova de reconhecimento de disseminação da palavra benfiquista, nem poderiam constituir contrapartida por algo. Caberá sempre ao Benfica aprová-las e logo de seguida ajudá-las no que puder, ouvi-las, estabelecer parcerias que sejam ainda mais vantajosas para ambas as partes. O Benfica deve-se focar neste papel e desenvolvê-lo. E sabemos que pode ser feito mais", acrescentou. 

Próximo passo 

"Avançar rapidamente para a Assembleia Geral final para fechar o processo de revisão estatutária com a votação física em urna do documento convolado e atualizado com todas as propostas votadas favoravelmente", começou por dizer João Diogo Manteigas relativamente aos próximos passos do processo para concluir as alterações dos Estatutos.

João Diogo Manteigas: Não esperava outra coisa senão a defesa da proposta de consenso que serviu de base às últimas AG’s

Em declarações ao nosso Jornal, o jurista português destacou a importância de ter representantes das entidades que estiverem na origem da proposta que serviu de base para a análise e votação do documento nas últimas Assembleias Gerais.

"Considero essencial existirem representantes nessa AG final por parte do Clube, da Comissão de Revisão Estatutária e do Movimento Servir o Benfica por ter sido deste trio que nasceu a proposta de consenso que serviu de base ao processo de análise e votação ao longo dos últimos meses. O Presidente da Mesa de Assembleia Geral, Dr. Pereira da Costa, desempenhou um papel essencial ao ter assumido e estabilizado um processo que se iniciara confuso. Reitero os meus cumprimentos ao mesmo conforme já o fiz publicamente. O próprio já referiu que se iniciou esse trabalho de atualização do documento. Resta agora ter a esperança que o processo termine com a votação favorável de, pelo menos, 75% dos sócios que irão votar na próxima AG. Será finalmente vista a luz ao fundo do túnel", referiu o candidato a Presidente do Benfica. 

Posição da direção e discurso de Rui Costa

João Diogo Manteigas não se mostrou surpreendido pela posição dos dirigentes encarnados, que apostaram numa defesa e consenso para todo o processo. No entanto, o conhecido Sócio do Benfica não deixou de fazer um pequeno 'aparte'. 

"Não esperava outra coisa senão a defesa da proposta de consenso que serviu de base às últimas AG’s. Considero que em alguns momentos, sobretudo em algumas contribuições para o debate em plena AG, não devia ter sido apenas o Dr. Jaime Antunes, Vice-Presidente em funções, a assumir a palavra. Por exemplo, teria feito todo o sentido que um outro colega seu da direção, o prezado Dr. Almeida Lima, pudesse ter contribuído com a sua opinião no debate sobre as Casas do Benfica. É ele quem tem vindo a acumular a experiência nesta temática e seria importante ouvir o seu contributo valioso", explicou. 

João Diogo Manteigas: Revelou de coração que este era o documento essencial do Benfica, pensado e criado por todos nós, os sócios.

Ainda sobre o Presidente do Clube da Luz, Rui Costa, João Diogo Manteigas analisou o discurso final do dirigente encarnado, revelando que já teve a oportunidade de se dirigir ao antigo camisola 10 do Benfica, publicamente.

"Já tive oportunidade para lhe agradecer publicamente. Era impossível ter melhor desfecho pelo Presidente e pela crença nas suas palavras. Revelou de coração que este era o documento essencial do Benfica, pensado e criado por todos nós, os Sócios. Acredito genuinamente na sua vontade em que este processo seja encerrado o mais rapidamente possível com o voto final físico em urna para que os sócios fiquem descansados de que a sua vontade será concretizada", concluiu João Diogo Manteigas, em declarações exclusivas ao Glorioso 1904.


Futebol

Nova polémica? Porto responde ao Benfica: “Falta de respeito”

Na sequência da carta enviada pelos vermelhos e brancos, emblema da Invicta reagiu da mesma forma, condenando as declarações proferidas pelas águias

Depois do Benfica ter exigido junto da Liga de Clubes mudanças em relação à arbitragem, Porto responde às acusações dos encarnados
Depois do Benfica ter exigido junto da Liga de Clubes mudanças em relação à arbitragem, Porto responde às acusações dos encarnados

  |

Icon Comentário0

Durante o dia de ontem, quarta-feira, 9 de julho, o Benfica enviou uma carta à Liga de Clubes e restantes emblemas, a exigir ações a serem tomadas em relação à contratação de ex árbitros. Na sequência da missiva, o Porto reagiu e emitiu um comunicado onde acusa as águias de omitir factos.


Porto: “Não podemos deixar de registar uma falta de respeito para com diversos profissionais da indústria do futebol”


Numa carta, à qual o jornal Record teve acesso, os azuis e brancos, liderados por André Villas-Boas, afirmam que foram desrespeitados: “Não podemos deixar de registar uma falta de respeito para com diversos profissionais da indústria do futebol, bem como alguma omissão seletiva de factos que envolvem direta ou indiretamente a própria Sociedade Desportiva em causa, no plano legal e jurídico”.


De seguida, os portistas adiantam que o Benfica apresenta exigências sem qualquer tipo de fundamentação válida: “Tal sugestão levanta, de forma infundada, um manto de suspeição sobre figuras nacionais e internacionais que, de forma séria e competente, exercem ou exerceram funções relevantes em órgãos federativos, associativos, representações de classe ou até em clubes, onde colocam ao serviço da indústria o seu conhecimento técnico especializado".

Porto: “Este enquadramento contrasta fortemente com o comportamento de certos clubes”


“Pedro Proença [presidente da FPF] e Paulo Costa [assessor para a presidência de Reinaldo Teixeira], tal como sucede a nível internacional com nomes como Pierluigi Collina, Lubos Michel, Markus Merk, Howard Webb e Bjorn Kuipers”, enumeraram os dragões, referindo-se aos vários nomes que já passaram pela arbitragem e que agora lideram algumas das mais importantes instituições.

Este enquadramento contrasta fortemente com o comportamento de certos clubes que, de forma reiterada, recorrem a 'especialistas em arbitragem' em painéis televisivos e meios de comunicação social, com o objetivo claro de gerar opinião pública favorável ou desfavorável, condicionando, por essa via, o julgamento do trabalho dos árbitros e afetando a sua dignidade profissional”, conclui o Porto na carta enviada.


Futebol

Nome incontornável do Benfica, Magnusson celebra data especial

Com um faro de golo inconfundível e uma ligação única ao Benfica, o avançado marcou uma geração de benfiquistas e o nome gravado na história do clube

Mats Magnusson, avançado sueco com passagem histórica no Benfica, celebra neste 10 de julho, 62 anos de vida
Mats Magnusson, avançado sueco com passagem histórica no Benfica, celebra neste 10 de julho, 62 anos de vida

  |

Icon Comentário0

O dia 10 de julho é um dia de celebração para o universo Benfiquista, que vê a antiga glória Mats Magnusson completar mais um ano de vida. O avançado sueco teve uma passagem vitoriosa pelo Benfica e celebra hoje, 62 anos de vida. O Glorioso1904 deseja um Feliz Aniversário a um dos grandes matadores que passou na Luz.


Mats Magnusson iniciou a sua carreira no país de origem e, antes de rumar ao Benfica, representou o Malmö, emblema histórico da Suécia. Com 24 anos, assinou pelos encarnados numa altura em que o clube estava muito atento ao mercado nórdico, já que, anos antes havia passado por cá Sven-Göran Eriksson, que trouxe consigo Glenn Strömberg, jogador que teve muito sucesso.


Nas duas primeiras temporadas de águia ao peito, o avançado tinha uma influência boa mas ainda discreta na equipa. Foi na terceira época que o sueco se destacou: em 44 jogos, Mats Magnusson apontou notórios 40 golos. O Benfica terminou em segundo lugar do campeonato, atrás do Porto, e chegou à final da Taça dos Campeões Europeus, mas acabou por ser derrotado por 1-0 frente ao Milan.


Mats Magnusson ficou mais temporada e meia no Benfica. Ao todo, em cinco épocas, o sueco fez 163 jogos de águia ao peito e balançou as redes 87 vezes. Venceu dois campeonatos nacionais e ficou eternizado na memória dos adeptos do 'Terceiro Anel' que elogiavam a sua capacidade de finalizar. 

O avançado decidiu regressar à Suécia para terminar a carreira. Há 8 anos deu uma entrevista aos orgãos oficiais do Benfica e revelou que está a viver no país Natal a "trabalhar numa empresa de ventilação e dedicado à familia": "Sou muito, muito benfiquista. Sinto que os adeptos amam-me muito, sinto esse carinho. Viver o Benfica na Suécia é diferente. Tenho muitas saudades do Benfica".



Futebol

Após deixar o benfica, Di María recebe palavras espaciais

Extremo argentino regressou ao Rosario Central e o clube preparou uma campanha de boas-vindas com vários videos de grandes figuras

Di María deixou o Benfica e rumou ao Rosario Central, seu clube de formação, e foram muitas as personalidades do futebol a deixar mensagens de boa sorte
Di María deixou o Benfica e rumou ao Rosario Central, seu clube de formação, e foram muitas as personalidades do futebol a deixar mensagens de boa sorte

  |

Icon Comentário0

Ángel Di María já foi apresentado como reforço do Rosario Central, clube do coração, e o seu regresso agitou o mundo do futebol. O craque foi surpreendido com uma campanha organizada pelo emblema argentino que fez questão de recolher vários vídeos com mensagens de apoio de grandes figuras e personalidades do desporto, maioritariamente de ex-colegas de El Fideo.


Entre os demais craques, destaca-se Neymar, que também regressou a casa recentemente, ao Santos, e com quem partilhou o balneário durante alguns anos no PSG. Outro que quis deixar uma mensagem a Di María foi David Luiz, que jogou com o argentino no Benfica. Gianluigi Buffon e outros companheiros de seleção também se expressaram.


"Irmão, queria dizer-te obrigado por tudo o que fizeste, pelo futebol, e é uma alegria ver-te a regressar a casa, à tua equipa. Eu regressei, estou muito contente cá, e de certeza que vais desfrutar, não só tu como a tua família também. Um abraço, foi um prazer partilhar momentos lindos contigo», disse Neymar.


David Luiz partilhou balneário com Di María no Benfica, naquela que foi a primeira experiência de ambos na Europa. Juntos, ajudaram os encarnados a vencer o campeonato nacional na temporada 09/10: "Maninho Di María, boa sorte, estou muito contente por ti, penso que chegou o momento que sempre esperaste, de regressar à tua equipa de coração. Muito êxito para ti, beijos do teu irmão, David Luiz".

Di Maria chegou a receber uma mensagem de outro jogador que passou pelo Benfica. Enzo Fernández, que juntamente com o extremo, contribuiu na conquista do Mundial de 2022 pela Argentina, quis deixar umas palavras ao amigo. Recorde-se que El Fideo regressou ao Rosario Central, após sair do Clube da Luz, e pode agora ser capitão do emblema argentino, se assim o decidir.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Mercado mexe: Benfica atento a possível sucessor de Florentino
Futebol

Mercado mexe: Benfica atento a possível sucessor de Florentino

 

Icon Comentário0
Kika Nazareth deixa apela e ex Benfica recebe carinho
Futebol

Kika Nazareth deixa apela e ex Benfica recebe carinho

 

Icon Comentário0
Processo contra o Benfica? Advogado de Jorge Jesus atira: “Problema…”
Futebol

Processo contra o Benfica? Advogado de Jorge Jesus atira: “Problema…”

 

Icon Comentário0