Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Estatutos do Benfica? João Diogo Manteigas faz análise

Candidato à presidência do Clube da Luz esteve à conversa com o nosso Jornal, onde comentou a atualidade dos encarnados

Publicidade
Glorioso 1904
Glorioso 1904

21 Dez 2024 | 05:55 |

Icon Comentário0

O Glorioso 1904 esteve à conversa com João Diogo Manteigas, candidato à Presidência do Benfica, que deu a conhecer a sua opinião quanto às alterações dos Estatutos do Clube. Relativamente às mudanças ocorridas, o jurista português considera que foram positivas. 


"Os Sócios permitiram que o Clube desse um salto qualitativo enorme por comparação a uma verdadeira manta de retalhos que se encontrava em vigor desde a última alteração em 2010", começou por avaliar o conhecido Sócio Benfiquista, que enumerou as mudanças mais positivas nos Estatutos. 


"A imposição do voto físico e apenas excecionalmente o eletrónico mediante determinadas condições. Listas separadas que permitirão a verdadeira isenção e independência no exercício dos cargos pelos futuros membros dos órgãos sociais, uma 2.ª volta em atos eleitorais que fará alcançar um consenso e unanimidade dos votos dos sócios, uma nova Assembleia Geral que abrirá a porta ao debate transparente sobre a gestão efetuada em épocas anteriores no futebol e todas as modalidades do Clube para aproximar a direção dos associados, terminando com um voto de louvor de censura", disse.


João Diogo Manteigas: Os Sócios permitiram que o Clube desse um salto qualitativo enorme

"Ficou apenas por aproximar uma única coisa: a diferença dos votos entre sócios. Trata-se de uma boa alteração por diminuir a referida diferença mas podíamos ter ido mais longe", frisou, no entanto, João Diogo Manteigas. 


Casas do Benfica sem poder de voto

Uma das alterações que mais foi evidenciada após a Assembleia Geral Extraordinária foi o facto das Casas do Benfica ter ficado sem o direito de voto nas AG's do Clube. Quanto a esta alteração, o candidato à Presidência do Benfica foi perentório. 

"As Casas do Benfica são polos agregadores de benfiquismo, locais específicos de debate para pensamento livre, comemoração e defesa do Benfica. As Casas dependem do puro associativismo autónomo e sustentável e não devem ser constituídas ou promovidas com base naquilo que o Benfica lhes poderá atribuir. Elas não perdem valor por deixarem de ter direito de voto nas AG’s do Clube", salientou João Diogo Manteigas, em conversa, em exclusivo, com o Glorioso 1904. 

"Os seus votos nunca poderiam ser vistos como prova de reconhecimento de disseminação da palavra benfiquista, nem poderiam constituir contrapartida por algo. Caberá sempre ao Benfica aprová-las e logo de seguida ajudá-las no que puder, ouvi-las, estabelecer parcerias que sejam ainda mais vantajosas para ambas as partes. O Benfica deve-se focar neste papel e desenvolvê-lo. E sabemos que pode ser feito mais", acrescentou. 

Próximo passo 

"Avançar rapidamente para a Assembleia Geral final para fechar o processo de revisão estatutária com a votação física em urna do documento convolado e atualizado com todas as propostas votadas favoravelmente", começou por dizer João Diogo Manteigas relativamente aos próximos passos do processo para concluir as alterações dos Estatutos.

João Diogo Manteigas: Não esperava outra coisa senão a defesa da proposta de consenso que serviu de base às últimas AG’s

Em declarações ao nosso Jornal, o jurista português destacou a importância de ter representantes das entidades que estiverem na origem da proposta que serviu de base para a análise e votação do documento nas últimas Assembleias Gerais.

"Considero essencial existirem representantes nessa AG final por parte do Clube, da Comissão de Revisão Estatutária e do Movimento Servir o Benfica por ter sido deste trio que nasceu a proposta de consenso que serviu de base ao processo de análise e votação ao longo dos últimos meses. O Presidente da Mesa de Assembleia Geral, Dr. Pereira da Costa, desempenhou um papel essencial ao ter assumido e estabilizado um processo que se iniciara confuso. Reitero os meus cumprimentos ao mesmo conforme já o fiz publicamente. O próprio já referiu que se iniciou esse trabalho de atualização do documento. Resta agora ter a esperança que o processo termine com a votação favorável de, pelo menos, 75% dos sócios que irão votar na próxima AG. Será finalmente vista a luz ao fundo do túnel", referiu o candidato a Presidente do Benfica. 

Posição da direção e discurso de Rui Costa

João Diogo Manteigas não se mostrou surpreendido pela posição dos dirigentes encarnados, que apostaram numa defesa e consenso para todo o processo. No entanto, o conhecido Sócio do Benfica não deixou de fazer um pequeno 'aparte'. 

"Não esperava outra coisa senão a defesa da proposta de consenso que serviu de base às últimas AG’s. Considero que em alguns momentos, sobretudo em algumas contribuições para o debate em plena AG, não devia ter sido apenas o Dr. Jaime Antunes, Vice-Presidente em funções, a assumir a palavra. Por exemplo, teria feito todo o sentido que um outro colega seu da direção, o prezado Dr. Almeida Lima, pudesse ter contribuído com a sua opinião no debate sobre as Casas do Benfica. É ele quem tem vindo a acumular a experiência nesta temática e seria importante ouvir o seu contributo valioso", explicou. 

João Diogo Manteigas: Revelou de coração que este era o documento essencial do Benfica, pensado e criado por todos nós, os sócios.

Ainda sobre o Presidente do Clube da Luz, Rui Costa, João Diogo Manteigas analisou o discurso final do dirigente encarnado, revelando que já teve a oportunidade de se dirigir ao antigo camisola 10 do Benfica, publicamente.

"Já tive oportunidade para lhe agradecer publicamente. Era impossível ter melhor desfecho pelo Presidente e pela crença nas suas palavras. Revelou de coração que este era o documento essencial do Benfica, pensado e criado por todos nós, os Sócios. Acredito genuinamente na sua vontade em que este processo seja encerrado o mais rapidamente possível com o voto final físico em urna para que os sócios fiquem descansados de que a sua vontade será concretizada", concluiu João Diogo Manteigas, em declarações exclusivas ao Glorioso 1904.


Futebol

Nélson Veríssimo não esconde desilusão após desastre no Farense - Benfica B: "Não tivemos..."

Treinador da formação secundária não tirou aspectos positivos do encontro em Faro e assumiu que equipa terá de aprender com erros cometidos

No rescaldo da partida entre Farense e Benfica B, Nélson Veríssimo mostrou-se desiludido com o desaire inesperado
No rescaldo da partida entre Farense e Benfica B, Nélson Veríssimo mostrou-se desiludido com o desaire inesperado

03 Nov 2025 | 10:52 |

Icon Comentário0

Nélson Veríssimo era orosto da desilusão no final da partida, no Estádio São Luís. No rescaldo, o treinador do Benfica não poupou os seus jogadores, depois dos mesmos terem perdido por 4-3, depis de estarem a vencer ao intervalo por 3-0. Segundo o mesmo, o plantel não teve maturidade para corresponder à exigência esperada. 


Nélson Veríssimo: "O Farense ia ter uma resposta forte e acabámos por não conseguir suster essa entrada forte"


Em declarações à imprensa presente no encontro, o timoneiro das águias começou por analisar o que aconteceu no relvado: "Vamos por partes: duas partes completamente distintas. Na 1.ª fomos melhores do que o Farense, na 2.ª o Farense foi muito melhor do que nós".


Apesar da vantagem ao intervalo, Nélson Veríssimo reconheceu que a equipa não soube assimilar a reação dos algarvios: "Sabíamos que na 2.ª parte, em função da desvantagem, o Farense ia ter uma resposta forte e acabámos por não conseguir suster essa entrada forte".

Nélson Veríssimo: "Depois não tivemos capacidade nem maturidade para saber jogar num São Luís cheio"


"Quando sofremos o 3-1, acabou por ser o ponto de viragem do jogo. Depois não tivemos capacidade nem maturidade para saber jogar num São Luís cheio", explicou o técnico do Benfica, que falhou a terceira vitória conecutiva da temporada. 

Por fim, Veríssimo frisou que agora é aprender com os erros: "O Farense a empurrar-nos e nós mostrámos claramente alguma imaturidade na forma como sofremos e como fomos reagindo. Isto tem de servir de aprendizagem".


Futebol

Treinador vaticina futuro risonho para pupilo de Mourinho no Benfica: "Sinto..."

Em entrevista à imprensa nacional, timoneiro que passou pelo Seixal, não tem quaisquer dúvidas sobre talento de jovem futebolista das águias

A brilhar com a camisola do Benfica, jovem que tem sido aposta de José Mourinho foi destacado por antigo técnico das águias
A brilhar com a camisola do Benfica, jovem que tem sido aposta de José Mourinho foi destacado por antigo técnico das águias

03 Nov 2025 | 09:33 |

Icon Comentário0

Filipe Coelho, treinador-adjunto do Estrasburgo, equipa sensaçõ da Ligue 1, não escondeu admiração sobre jovem atleta. O antigo elemento da formação do Benfica reagiu ao primeiro golo de João Rego, apontado no triunfo contra o Vitória Guimarães e afirmou que o médio terá um impacto positivo nos encarnados.


Filipe Coelho: "Sinto que este pode ser o primeiro de muitos golos"


Em entrevista ao jornal Record, o técnico português acredita que o camisola 82 ainda vai dar muitas mais alegrias aos adeptos Benfiquistas. "Sinto que este pode ser o primeiro de muitos golos", começou por dizer, em relação ao tento assinado no Estádio D. Afonso Henriques. 


No entanto, Filipe Coelho não ficou por aqui e adianta que o camisola 82, que tem sido uma forte aposta da parte de José Mourinho, pode vir a ser um trunfo importante: "Mais do que isso, sinto que o João pode vir a ter um impacto futuro naquilo que é, essencialmente, a manobra ofensiva da equipa do Benfica".

Filipe Coelho: "Consegue analisar e perceber aquilo que é melhor para a equipa"


"Pela relação que criámos e pelo prazer que foi treiná-lo, espero que a sorte lhe sorria. Obviamente que a sorte dá muito trabalho e não há ninguém melhor do que o João", acrescentou o treinador que prientou o atleta durante a sua passagem pelo Benfica Campus, no Seixal.

Por fim, o adjunto de 40 anos destacou algumas das qualidades do atleta que tem estado em destaque nos últimos dias: "Consegue analisar e perceber aquilo que é melhor para a equipa. Além disso, é um jogador altruísta, que não procura o golo não estando em condições para marcar". 


Futebol

Ex Benfica protagonizam duelo de emoções fortes no Besiktas - Fenerbahçe

Numa partida que marcou um reencontro entre antigos colegas de equipa, adeptos viveram duelo ao rubro até ao últimominuto do dérbi

Na última noite, o Besiktas e o fenerbahçe foram a jogo, onde os forasteiros venceram e as emoções contaram com vários ex Benfica
Na última noite, o Besiktas e o fenerbahçe foram a jogo, onde os forasteiros venceram e as emoções contaram com vários ex Benfica

03 Nov 2025 | 08:48 |

Icon Comentário0

Na última noite, 2 de novembro, realizou-se o primeiro dérbi de Istambul, entre Besiktas e Fenerbahçe. Num duelo de várias emoçóes, a festa do futebol contou com a presença de alguns antigos jogadores do Benfica, sendo que, um deles acabou por ser sssencial para o triunfo do Fener /3-2), mas pelos piores motivos.


Do lado das águias negras, estiveram presentes no onze inicial Orkun Kokçu e Rafa Silva. Já do outro lado da barricada, Kerem Akturkoglu defrontou o seu antigo companheiro de balneário no Clube da Luz, No entanto, apenas o ex-camisola 10 teve influência direta no jogo.


A partida até começou da melhor forma para o Besiktas, que em cima do minuto 5 já vencia por 1-0, graças a um golo apontado por El Bilal Toure. Para desespero dos forasteiros, a situação ficou mais complicada à passagem do minuto 22, quando Emirhan Topcu fez o 2-0. Contudo, a história do jogo mudou drásticamente quando Kokçu - eleito capitão do clube - recebeu ordem de expulsão após uma entrada 'assassina' sobre um adversário.


Apesar da vantagemd e dois golos o resto da partida foi um autêntico pesadelo para o Besiktas. Reduzidos a 10 jogadores, as águias negras sofreram o primeiro golo em cima do minuto 32, por intermédio de Ismail Yuksek. Já em cima do intervalo, o Fenerbahçe fez o 2-2, graças a um remtate de Marco Asensio.

No segundo tempo, a equipa de Rafa Silva não soube reagir à chicatada psicológica e sucumbiu à confiança do adversário. A formação de Akturkoglu - que viu um cartão amarelo - conseguiu a reviravolta no marcador depois de um remate carimbado por Jhon Duran, em cima do minuto 83. O Fenerbahçe segue no 2.º lugar, com 25 pontos, já o Besiltas prossegue no 5.º posto, com 17 pontos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


'Operação Leverkusen': Benfica quer conquistar pontos na Liga dos Campeões
Futebol

'Operação Leverkusen': Benfica quer conquistar pontos na Liga dos Campeões

03 Nov 2025 | 08:16

Icon Comentário0
Ex Porto rendido a Tomás Araújo e deixa garantia sobre atleta do Benfica: "Preparado"
Futebol

Ex Porto rendido a Tomás Araújo e deixa garantia sobre atleta do Benfica: "Preparado"

03 Nov 2025 | 07:46

Icon Comentário0
Impacto José Mourinho? Duelo entre Vitória Guimarães e Benfica deixou boas indicações
Futebol

Impacto José Mourinho? Duelo entre Vitória Guimarães e Benfica deixou boas indicações

03 Nov 2025 | 06:48

Icon Comentário0