Futebol
E esta? Resultado no Mali - Senegal pode complicar contas do Benfica e de Mourinho
10 Jan 2026 | 13:33
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
11 Jan 2026 | 10:27 |
Francesco Farioli conta com algumas dores de cabeça antes do Clássico. Pelo que foi apurado, o treinador do Porto ainda não tem a certeza se vai alinhar, ou não, com Diogo Costa frente ao Benfica, uma vez que a condição física do guardião tem suscitado alguma preocupação.
Segundo escreve o jornal Record, a situação do internacional português não é grave, mas também não é ligeira, o que leva o treinador italiano a fazer uma gestão cuidada de Diogo Costa que, de acordo com a mesma fonte, ficou de fora do particular com o Farense, no estágio realizado no Algarve, para evitar complicações.
Verdade seja dita, o titular indiscutível da baliza azul e branca, desde a lesão sofrida na partida frente ao AVS SAD, tem sido alvo de uma gestão minuciosa. Apesar de recuperado do problema, o capitão do Porto tem vindo a apresentar algumas queixas, o que deixa o treinador e o departamento médico apreensivos.
No entanto, face à situação de Diogo Costa, o técnico italiano já tem um plano em marcha. Cláudio Ramos, habitual guarda-redes das taças, está preparado para a eventualidade de render o internacional português no encontro frente ao Benfica. Por outro lado, quem não vai defrontar as águias é Zaidu, uma vez que a seleção da Nigéria assegurou um lugar nas meias-finais da CAN, onde vai defrontar Marrocos, no dia 14 de janeiro, data do Clássico.
Vale a pena recordar que, do lado do Benfica, a situação também não está fácil para José Mourinho. Privado de vários jogadores importantes, como Nicolás Otamendi e Enzo Barrenechea, o Special One procura encontrar novas soluções, incluindo a escolha de um novo capitão.
Extremo nórdico não tem condições para continuar integrado no plantel, às ordens de José Mourinho, e solução passa por um novo desafio na carreira
11 Jan 2026 | 09:33 |
O West Ham United entrou em cena por Andreas Schjelderup. Pelo que foi apurado, o emblema inglês, orientado por Nuno Espírito Santo, pretende contratar o extremo do Benfica, surgindo fontes que apontam para a possibilidade de o jogador ser desviado de Itália e rumar à Premier League.
Segundo revela o jornal A Bola, o clube que luta pela manutenção na principal divisão britânica está atento à situação do futebolista nórdico. Contudo, a mesma fonte explica que a turma comandada por Nuno Espírito Santo apenas avançará por Schjelderup caso falhe a contratação de outro alvo.
Assim, o clube inglês entra em cena e pode baralhar as contas do Parma e da Roma, emblemas da Serie A, que já demonstraram interesse em contar com os serviços do camisola 21. Inclusive, o emblema histórico que lançou nomes como Gianluigi Buffon está muito perto de fechar o negócio.
No que diz respeito ao West Ham United, os hammers pretendem avançar com alguma cautela para a contratação do internacional norueguês, uma vez que o clube já gastou cerca de 50 milhões de euros em reforços para o ataque, consumados com a chegada da sensação do Gil Vicente, Pablo Felipe, e do avançado da Lazio, Taty Castellanos.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup — avaliado em 14 milhões de euros — realizou 21 jogos: 11 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 969 minutos em que esteve em campo, o extremo apontou dois golos e somou três assistências.
De olhos postos na preparação do embate frente ao Porto, treinador português tenta encontrar o máximo de soluções possíveis no plantel
11 Jan 2026 | 09:14 |
José Mourinho já encontrou o sucessor para a braçadeira de capitão. Pelo que foi apurado, o treinador português já assinalou o futebolista que vai guiar o Benfica no relvado do Estádio do Dragão, frente ao Porto, para a Taça de Portugal, e o nome indicado é o de Fredrik Aursnes.
Segundo escreveu o jornal O Jogo, na edição deste domingo, 11 de janeiro, o treinador das águias prepara o embate com o eterno rival com várias dúvidas em mãos. No entanto, no que diz respeito ao substituto de Nicolás Otamendi — cuja expulsão foi criticada —, Mourinho encontrou a solução no médio norueguês.
Assim, o camisola 8 deve envergar a braçadeira de capitão na derradeira 'final' frente ao Porto, em contraste com o que se assistiu em Leiria, onde Richard Ríos recebeu o testemunho da parte do argentino. Porém, a mesma fonte revela que essa situação não era para acontecer e que Tomás Araújo deveria ter sido o capitão nos minutos finais frente ao Braga.
No entanto, José Mourinho tem um plano B. Caso Aursnes não seja titular, o treinador português deverá entregar a braçadeira de capitão a Tomás Araújo. A situação em torno dos capitães tem sido uma dor de cabeça, visto que o Special One não poderá contar com os dois habituais líderes do plantel: Otamendi e António Silva.
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Fredrik Aursnes — avaliado em 17 milhões de euros — já disputou um total de 33 jogos oficiais: 17 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.808 minutos em que esteve em campo, registou quatro golos e seis assistências.
Conjunto vermelho e branco continua imparável nas competições nacionais e assegurou mais um triunfo importante na caminhada rumo ao objetivo da temporada
10 Jan 2026 | 16:50 |
No regresso ao campeonato, a equipa feminina do Benfica recebeu, no Seixal, a formação do Rio Ave e saiu vencedora por 2-0, em encontro a contar para a nona jornada da Liga BPI.
Thaís Lima, Marit Lund, Cristina Prieto, Nycole Raysla, Lúcia Alves, Christy Ucheibe, Catarina Amado, Pauleta, Diana Gomes, Anna Gasper e Chandra Davidson foram as escolhas iniciais de Ivan Baptista, que teve ainda Lena Pauels, Beatriz Cameirão, Letícia Almeida, Diana Silva, Lara Martins, Ana Clara Oliveira, Tinkara Testen, Carolina Tristão e Neide Guedes no banco de suplentes.
Depois do empate no reduto do Sporting, na jornada anterior, o Benfica entrou determinado em dar uma resposta positiva frente ao Rio Ave e assumiu, desde cedo, o controlo do jogo. O primeiro golo surgiu aos 9 minutos, por intermédio de Anna Gasper, com Catarina Amado a ampliar a vantagem já perto do intervalo.
Na segunda parte, as Inspiradoras, confortáveis com a vantagem no marcador, foram gerindo a partida frente à formação vilacondense, criando várias ocasiões, mas sem conseguir concretizá-las. Até ao apito final, o resultado não sofreu qualquer alteração.
Com este resultado, a formação encarnada deu continuidade à boa prestação registada no encontro anterior — um triunfo a contar para a Taça da Liga — e mantém o bom momento na temporada. Feitas as contas, o Benfica segue na liderança da Liga BPI, com 23 pontos, conservando uma margem confortável para o Sporting, que ocupa a segunda posição.