Futebol
Rui Costa prepara-se para perder talento do Benfica para adversário da Liga
02 Jan 2026 | 17:19
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
28 Fev 2025 | 02:00 |
O Benfica voltou a triunfar, por 1-0, com o Braga, nos quartos de final da Taça de Portugal. Nesse sentido, o Glorioso 1904 esteve à conversa com João Diogo Manteigas, candidato à Presidência do Clube da Luz, que comentou as decisões do técnico, assim como a exibição dos encarnados, tendo ainda abordado as palavras de Frederico Varandas no início da semana. O Benfiquista aproveitou para deixar um 'recado' a Rui Costa.
"Dominador na primeira parte e com muito boas indicações. Mas na segunda cai de forma e permite demasiada posse de bola ao Braga. Resumindo, valeu a primeira parte", começou por dizer João Diogo Manteigas que aproveitou para falar sobre o onze apresentado por Bruno Lage. "Era expectável que fizesse alterações já a pensar com Barcelona para a 1.ª mão dos oitavos da Champions. Mas creio que poderia ter descansado alguns jogadores e defendido outros. Casos de Frederik que podia ter sido poupado e de Kerem que me parece estar a acusar psicologicamente uma continuidade na sua baixa de forma. O turco até começou bem, tendo sido um dos melhores em campo, com maior incidência na 1.ª parte, mas devia ter saído mais cedo do que aconteceu", referiu ainda o candidato à Presidência do Clube da Luz.
João Diogo Manteigas - Foi do mais alto nível que vi dele esta época
Já sobre os destaques no triunfo frente ao Braga, o comentador do Glorioso 1904 não teve dúvidas. "Otamendi faz uma tremenda exibição durante os 90 minutos. Foi do mais alto nível que vi dele esta época. Frederik também mas já surge muito desgastado na parte final. Carreras e Dahl casam bem. Estou a gostar muito do sueco, tem calma, ponderado, rápido e incisivo. Excelente aposta até agora para a 2.ª metade da época e ainda estou curioso se pode preencher a lateral-esquerda recuada. Queria deixar uma palavra para Samu que mesmo com alguma pressão final do Braga manteve-se sólido e com calma entre os postes".
Questionado sobre os reforços de inverno, o candidato à Presidência do Benfica foi perentório: "Dahl foi quem mais me surpreendeu. Bruma é um conhecido da liga do passado. Tecnicamente evoluído e, mesmo que possa decidir mal em alguns lances, creio que veio trazer alma e vontade nova a ambos os corredores. Talvez se canse demasiado rápido porque der logo tudo desde o 1.º minuto. Creio que ainda pode gerir melhor os seus timings em campo, cabe ao treinador fazê-lo se assim o entender. Belotti está a melhor de jogo para jogo. Ontem entrou possante e a ajudar na primeira linha defensiva mas creio que precisa de mais apoio nas costas e laterais para poder marcar que foi exatamente aquilo a que nos habituou há muito tempo em Itália.
João Diogo Manteigas - Está na altura do Presidente ter que responder ao seu congénere pelos mesmos meios
Por fim, e quando abordado sobre as palavras de Frederico Varandas, João Diogo Manteigas aproveitou para deixar uma 'dica' a Rui Costa. "Está na altura do Presidente ter que responder ao seu congénere pelos mesmos meios. Nem que seja na BTV. Os sócios, adeptos e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica merecem que a nossa instituição seja defendida com elevação mas à letra. Não podemos deixar passar determinadas alturas, tempos e situações. O presidente do Sporting já havia criticado o Benfica numa entrevista à RTP3 em 2024, voltou a fazê-lo na sexta feira passada numa entrevista ao canal do seu clube e uma última vez à saída da tomada de posse do novo presidente da FPF em declarações ao canal 11. Eu digo que já chega. Não basta ganhar em campo. É preciso exigir-se responsabilidades fora dos campos e pavilhões aos outros clubes, liga, federações e associações. É um papel relevante e necessário no ecossistema desportivo".
Confira aquela que pode ser a equipa titular apresentada pelo treinador português na partida de 3 de janeiro, no Estádio da Luz, às 18h00
03 Jan 2026 | 09:34 |
Anatoliy Trubin, Amar Dedić, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Richard Ríos, Manu Silva, Leandro Barreiro, Fredrik Aursnes, Georgiy Sudakov e Vangelis Pavlidis. Este deve ser o 11 inicial que José Mourinho irá apresentar no primeiro jogo de 2026 do Benfica.
Em comparação à equipa titular que alinhou na Pedreira, frente ao Braga, a única ausência será a de Enzo Barrenechea, uma vez que o médio argentino está em dúvida para o jogo frente à equipa de Ian Cathro, depois de sofrer uma lesão no ombro esquerdo.
De resto, o treinador português deverá recorrer novamente à mesma dupla defensiva que tem sido titular: Tomás Araújo e Nicolás Otamendi; nas alas, o Special One deve recorrer a Amar Dedić e Samuel Dahl, confirmando que o reforço Sidny Cabral vai iniciar o duelo no banco de suplentes.
No meio-campo, a aposta vai continuar em Fredrik Aursnes, que tem sido um dos indiscutíveis para o treinador português. Na ausência do camisola 5, o retornado Manu Silva deve alinhar ao lado de Richard Ríos, que procura dar uma resposta diferente da que deu em Braga. Leandro Barreiro e Sudakov completam as restantes vagas.
No que diz respeito ao ataque, Vangelis Pavlidis é a grande referência ofensiva dos encarnados e a grande aposta para alcançar os golos desejados frente ao Estoril. No banco de suplentes, o grego conta com a concorrência de Franjo Ivanović, cujo trabalho tem sido destacado pelo Special One.
Em contagem decrescente para o primeiro encontro do ano, treinador dos encarnados pode ser obrigado a mexer na equipa titular
03 Jan 2026 | 08:56 |
Enzo Barrenechea está em dúvida para a receção ao Estoril. A confirmação foi feita pelo Benfica, que revelou que o futebolista de 24 anos sofreu uma lesão no ombro esquerdo durante a realização do derradeiro treino antes da partida entre o plantel de José Mourinho, sem o mencionar na antevisão, e o conjunto canarinho.
A confirmação por parte do Clube da Luz surgiu momentos depois de o médio argentino ter publicado nas redes sociais uma fotografia sua com o braço esquerdo ao peito; contudo, essa mesma fotografia já não existe, visto que o atleta apagou a dita publicação.
Adianta o jornal A Bola, na edição deste sábado, 3 de janeiro, que o Benfica aguarda para apurar a natureza desta lesão, a fim de perceber se o argentino poderá ou não marcar presença no encontro com o Estoril. Vale a pena recordar que Barrenechea apenas falhou dois encontros oficiais na presente temporada: um por acumulação de cartões e outro por opção técnica do Special One.
Caso a ausência do camisola 5 se confirme, é muito provável que José Mourinho aposte na titularidade de Manu Silva, que já cumpriu 90 minutos em campo na partida frente ao Farense, na Taça de Portugal, exibição que mereceu rasgados elogios da parte do treinador de 62 anos.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Enzo Barrenechea — avaliado em 15 milhões de euros — disputou 29 das 31 partidas oficiais que as águias já realizaram: 15 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal e uma na Supertaça e Taça da Liga. Nos 2.374 minutos que esteve em campo, registou um golo e uma assistência.
Futebolista argentino não está com sentido de urgência para discutir novo contrato, postura que deixa SAD encarnada desconfortável
03 Jan 2026 | 03:00 |
A renovação de Nicolás Otamendi com o Benfica pode assumir contornos complicados. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela que a estrutura encarnada, liderada por Rui Costa, está ciente de que o processo com o central argentino pode contar com alguns entraves, que podem atrasar a sua conclusão.
Segundo apurou o Glorioso 1904, junto de fonte próxima, o capitão do Benfica não tem qualquer urgência em se sentar à mesa das negociações, uma postura quase idêntica à que Otamendi teve na época passada, relembrando que o argentino apenas deu o 'sim' depois do contrato expirar.
No entanto, como o nosso Jornal adianta, apesar das semelhanças na abordagem ao processo de renovação, o Benfica sente que este ano o caso pode ser diferente, com base no elevado interesse que tem havido no experiente defesa de 37 anos e na hipotética vontade de Otamendi estar disponível para abraçar novos desafios na sua carreira.
É do conhecimento do Glorioso 1904 que, na mensagem de ano novo que o argentino deixou nas redes sociais, as suas palavras deram margem para uma interpretação que aponta para uma vontade de deixar o Benfica no final da presente temporada. Atualmente, o camisola 30 é cobiçado pelo River Plate e por vários emblemas brasileiros, como o Vasco da Gama.
Na temporada 2025/26, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi — avaliado em 1 milhão de euros — leva 29 encontros disputados: 14 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.610 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central marcou três golos.