Futebol
Otamendi faz 38 anos! Treinador argentino admira capitão do Benfica: "Um grande profissional"
12 Fev 2026 | 16:01
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
28 Fev 2025 | 02:00 |
O Benfica voltou a triunfar, por 1-0, com o Braga, nos quartos de final da Taça de Portugal. Nesse sentido, o Glorioso 1904 esteve à conversa com João Diogo Manteigas, candidato à Presidência do Clube da Luz, que comentou as decisões do técnico, assim como a exibição dos encarnados, tendo ainda abordado as palavras de Frederico Varandas no início da semana. O Benfiquista aproveitou para deixar um 'recado' a Rui Costa.
"Dominador na primeira parte e com muito boas indicações. Mas na segunda cai de forma e permite demasiada posse de bola ao Braga. Resumindo, valeu a primeira parte", começou por dizer João Diogo Manteigas que aproveitou para falar sobre o onze apresentado por Bruno Lage. "Era expectável que fizesse alterações já a pensar com Barcelona para a 1.ª mão dos oitavos da Champions. Mas creio que poderia ter descansado alguns jogadores e defendido outros. Casos de Frederik que podia ter sido poupado e de Kerem que me parece estar a acusar psicologicamente uma continuidade na sua baixa de forma. O turco até começou bem, tendo sido um dos melhores em campo, com maior incidência na 1.ª parte, mas devia ter saído mais cedo do que aconteceu", referiu ainda o candidato à Presidência do Clube da Luz.
João Diogo Manteigas - Foi do mais alto nível que vi dele esta época
Já sobre os destaques no triunfo frente ao Braga, o comentador do Glorioso 1904 não teve dúvidas. "Otamendi faz uma tremenda exibição durante os 90 minutos. Foi do mais alto nível que vi dele esta época. Frederik também mas já surge muito desgastado na parte final. Carreras e Dahl casam bem. Estou a gostar muito do sueco, tem calma, ponderado, rápido e incisivo. Excelente aposta até agora para a 2.ª metade da época e ainda estou curioso se pode preencher a lateral-esquerda recuada. Queria deixar uma palavra para Samu que mesmo com alguma pressão final do Braga manteve-se sólido e com calma entre os postes".
Questionado sobre os reforços de inverno, o candidato à Presidência do Benfica foi perentório: "Dahl foi quem mais me surpreendeu. Bruma é um conhecido da liga do passado. Tecnicamente evoluído e, mesmo que possa decidir mal em alguns lances, creio que veio trazer alma e vontade nova a ambos os corredores. Talvez se canse demasiado rápido porque der logo tudo desde o 1.º minuto. Creio que ainda pode gerir melhor os seus timings em campo, cabe ao treinador fazê-lo se assim o entender. Belotti está a melhor de jogo para jogo. Ontem entrou possante e a ajudar na primeira linha defensiva mas creio que precisa de mais apoio nas costas e laterais para poder marcar que foi exatamente aquilo a que nos habituou há muito tempo em Itália.
João Diogo Manteigas - Está na altura do Presidente ter que responder ao seu congénere pelos mesmos meios
Por fim, e quando abordado sobre as palavras de Frederico Varandas, João Diogo Manteigas aproveitou para deixar uma 'dica' a Rui Costa. "Está na altura do Presidente ter que responder ao seu congénere pelos mesmos meios. Nem que seja na BTV. Os sócios, adeptos e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica merecem que a nossa instituição seja defendida com elevação mas à letra. Não podemos deixar passar determinadas alturas, tempos e situações. O presidente do Sporting já havia criticado o Benfica numa entrevista à RTP3 em 2024, voltou a fazê-lo na sexta feira passada numa entrevista ao canal do seu clube e uma última vez à saída da tomada de posse do novo presidente da FPF em declarações ao canal 11. Eu digo que já chega. Não basta ganhar em campo. É preciso exigir-se responsabilidades fora dos campos e pavilhões aos outros clubes, liga, federações e associações. É um papel relevante e necessário no ecossistema desportivo".
Após ter recentemente rescindido com o Chelsea, por já não fazer parte dos planos do emblema londrino, extremo inglês assinou com nova equipa
12 Fev 2026 | 18:08 |
Raheem Sterling - jogador que foi apontado ao Benfica - vai prosseguir a carreira no Feyenoord, sob o comando de Robin Van Persie, tendo assinado até ao fim da época. De recordar que o emblema de Roterdão foi afastado da Liga dos Campeões na terceira pré-eliminatória ao perder com o Fenerbahçe, de José Mourinho (6-4 no agregado).
Robin Van Persie: "O seu currículo no futebol fala por si só"
"Naturalmente, é uma conquista fantástica termos conseguido convencer um jogador do calibre do Raheem a assinar connosco. O seu currículo no futebol fala por si só: é um jogador cujas qualidades podem, sem dúvida, mudar o resultado de uma partida, e estou convencido de que será um reforço valioso para a equipa enquanto trabalhamos para alcançar os nossos objetivos na segunda metade da temporada", comentou Van Persie, aos meios de comunicação do Feyenoord.
Recorde-se que o Chelsea pagou pagou 56 milhões de euros pelo passe de Sterling em 2022. Nos dois anos seguintes, o avançado teve quatro treinadores – Thomas Tuchel, Graham Potter, Frank Lampard e Mauricio Pochettino –, fez 81 jogos e marcou 19 golos. Mas com a chegada da época 2024/25, Enzo Maresca deixou claro que o extremo inglês não fazia parte dos seus planos.
Na época passada, o futebolista foi cedido pelo Chelsea ao rival Arsenal e fez um golo e cinco assistências em 28 jogos. O último encontro oficial do inglês foi a 25 de maio de 2025, na vitória dos gunners frente ao Southampton, para a Premier League.
Aos 31 anos, Raheem Sterling que conta com passagens por Liverpool, Manchester City, Chelsea e Arsenal, segue agora para uma nova experiência, a primeira fora de Inglaterra. O Feyenoord ocupa o segundo posto da Eredivisie, com 42 pontos, a 17 do líder PSV.
Confira a publicação feita pelo Feyenoord:
Depois de terem perdido pontos para os açorianos em setembro, águias parecem estar cientes do objetivo principal; Clubes defrontam-se novamente esta sexta-feira
12 Fev 2026 | 18:03 |
O Benfica prepara-se para defrontar o Santa Clara, equipa que roubou os primeiros pontos aos encarnados, na Liga Portugal Betclic. Na primeira volta, os açorianos conseguiram um empate (1-1) na Luz, graças a um golo de Vinícius Lopes aos 90+2', depois de três triunfos consecutivos no arranque do campeonato, com E. Amadora (1-0), Tondela (3-0) e Alverca (2-1).
Gaspar Ramos: "É suficiente para ganhar"
Gaspar Ramos, antigo vice-presidente para o futebol do Clube, vê um atitude diferente nos comandados por José Mourinho, confiando no possível triunfo de amanhã. "Mesmo jogando à Mourinho vai dar para ganhar", afirmou, confiante, em recentes declarações ao jornal Record.
Vale a pena lembrar que, em setembro, Pavlidis colocou o Benfica em vantagem, aos 59', depois de Gabriel Batista ter defendido um cabeceamento de Otamendi. No entanto, o pior estava para vir. Em período de compensação, um erro do capitão das águias, regressado da seleção, ao falhar o atraso de cabeça para Trubin, deixou Vinícius Lopes isolado, que não perdoou.
Na altura, o capitão encarnado recorreu às redes sociais para comentar o 'tropeço'. "Numa jogada de m..., surgiu o empate. Cometi um erro. Eu assumo!", afirmou o central argentino, que hoje completa 38 anos. No final desse desafio, Otamendi - que foi recentemente elogiado por antigo treinador - pediu desculpas ao adeptos e acabou por ser aplaudido.
Recorde-se que o Benfica entra em campo nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Petit jogar-se-á às 18h30, no Estádio de São Miguel, nos Açores.
No dia em que o capitão do Clube celebra o seu 38.º aniversário, antiga figura encarnada não esquece dia especial e felicita internacional argentino
12 Fev 2026 | 17:18 |
O dia foi especial para Nicolás Otamendi e Ángel Di María fez questão de o assinalar, mesmo à distância. O antigo extremo do Benfica recorreu às redes sociais para felicitar o central argentino pelo 38.º aniversário, partilhando uma imagem dos dois com a camisola das águias, captada durante o Mundial de Clubes.
“Feliz aniversário, general. Passa bem, amigo”, escreveu Di María, atualmente no Rosario Central, numa partilha que rapidamente foi republicada por Otamendi. A mensagem gerou várias reações e juntou-se às muitas demonstrações de carinho que o capitão encarnado recebeu ao longo do dia.
A data ganha ainda maior relevância desportiva, uma vez que, nesta sexta-feira, frente ao Santa Clara, Otamendi poderá entrar num lote muito restrito da história do Benfica. O internacional argentino tornar-se-á o sexto jogador a alinhar pelas águias com 38 anos, um registo pouco comum no Clube.
Nesse grupo, há apenas um jogador de campo: António Veloso, antigo lateral, que realizou o último encontro pelos encarnados com 38 anos, quatro meses e 20 dias. Para igualar esse marco, Otamendi terá ainda de prolongar a ligação contratual ao Benfica - que encheu os cofres com milhões da Liga dos Campeões.
A lista é liderada por Michel Preud’homme, que terminou a carreira nas águias com mais de 40 anos. Manuel Bento, Paulo Lopes e Júlio César completam o conjunto de nomes que, tal como Otamendi, prolongaram a presença competitiva em idade avançada ao serviço do Clube da Luz.