
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
A polémica entre o Sporting e o Benfica está instalada e continua a dar que falar fora das quatro linhas. Depois do comunicado das águias a criticar duramente a arbitragem no jogo entre o AVS e os leões, com erros que geraram revolta, o presidente do clube de Alvalade, Frederico Varandas, respondeu às críticas do emblema, liderado por Rui Costa.
"O Sporting não tem qualquer problema institucional com nenhum dos rivais. Benfica e FC Porto continuam preocupados connosco e eu vejo isso com alguma satisfação. E estão preocupados porque veem o mesmo que eu: se o Sporting conseguir chegar em primeiro lugar à próxima data FIFA, mesmo em igualdade pontual, mesmo com as suas limitações e todos os jogadores lesionados... na reta final vamos ver quem fica em melhor", começou por dizer o líder leonino, à margem da tomada de posse de Pedro Proença, como novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, aos jornalistas.
Frederico Varandas: É o modo normal do nosso rival: atirar areia para os olhos das pessoas e achar que todos são estúpidos
Frederico Varandas foi mais além e 'atirou-se' ao Benfica: "Em relação ao comunicado do Benfica, é o modo normal do nosso rival: atirar areia para os olhos das pessoas e achar que todos são estúpidos". Recorde-se que, recentemente, o presidente do Sporting concedeu uma entrevista, onde arrasou a arbitragem. Após essas declarações, os leões foram a jogo, que ficou marcada pelo polémico fora de jogo de Diomande, que não foi assinalado e deu golo para a turma de Rui Borges.
Perante isso, Frederico Varandas deixou um desafio tanto ao Benfica como ao Porto. "Não quero que o Sporting seja favorecido, o Benfica seja favorecido, ou o FC Porto seja favorecido. Desde a primeira jornada, o critério da arbitragem prejudicou o Sporting. Não estou a condicionar ninguém. Vejam quem teve mais casos que beneficiaram ou prejudicaram", disse.
Frederico Varandas: Não via há décadas o Benfica e o Porto preocupados com o Sporting (...) mesmo estando nós tão condicionados, eles acreditam no nosso bicampeonato.
"Não via há décadas o Benfica e o Porto preocupados com o Sporting. Mas percebo porque estão preocupados. Porque mesmo estando nós tão condicionados, eles acreditam no nosso bicampeonato. Quero deixar um aviso aos nossos adeptos: vêm aí semanas difíceis, com jogadores de 17 anos e jogar, oito jogadores lesionados, mas estamos na luta e em 1.º lugar. E se chegarmos a março em primeiro lugar, quando regressarem os pesos pesados, veremos quem será mais forte", completou Frederico Varandas, em declarações aos jornalistas, esta segunda-feira, 24 de fevereiro.
Antigo guardião belga marcou presença no passado sábado, 22 de fevereiro, e assistiu a vários eventos organizados pelo Clube, dando um salto ao Museu
|
No dia em que o Benfica entrou em campo, frente ao Boavista, a nação Benfiquista foi surpreendida com a visita do incontornável Michel Preud´homme, antigo guarda-redes internacional belga, que representou o Glorioso entre os anos de 1994 e 1999. O antigo atleta de 66 anos teve um dia bem preenchido em Lisboa e as águias partilharam vários registos
Durante a sua visita surpresa ao Estádio da Luz, antes de assistir ao encontro dos pupilos de Bruno Lage, o ex internacional belga foi ‘espreitar’ o Museu Cosme Damião, onde toda a História do Glorioso está exposta para ser admirada pelos apaixonados do futebol. Durante a visita, Preu’homme deu de caras com um ‘velho conhecido’ e o Benfica fez questão de partilhar esse momento.
Num vídeo que foi partilhado na conta oficial na rede social X, o Clube da Luz partilhou as imagens da visita de Michel Preud’homme, a circular pelos corredores do museu e deu de caras com a Taça de Portugal de 1995/1996, o único troféu que o belga conquistou de águia ao peito. No vídeo, é possível ver o Benfiquista a segurar a taça.
De facto, o antigo guardião internacional belga teve uma visita bem preenchida, além de marcar presença no Museu Cosme Damião, Preud’homme esteve presente no Pavilhão Fidelidade, durante a manhã de sábado, para assistir à cerimónia da entrega dos anéis de platina, aos Sócios que celebraram 25, 50 e 75 anos de filiação ao Benfica.
Já mais para o final do dia de sábado, 22 de fevereiro, a lenda encarnada esteve presente no Estádio da Luz para assistir a mais uma vitória caseira do Glorioso, desta vez por três a zero, frente ao Boavista. Durante o intervalo do jogo, Michel Preud’homme foi convidado a ir ao relvado, onde foi homenageado por toda a nação benfiquista.
Encarnados reagiram ao empate dos leões em Vila das Aves, através de um comunicado partilhado nas redes sociais, no passado domingo
|
Depois do empate do Sporting, a duas bolas, com o AVS, o Benfica manifestou, em jeito de comunicado publicado nas redes sociais, "profunda preocupação em face do crescente condicionamento e pressão sobre a arbitragem". As águias acabaram por apontar o dedo à legalidade dos golos assinados pelos verdes e brancos.
Profunda preocupação em face do crescente condicionamento e pressão sobre a arbitragem que as constantes declarações dos responsáveis do Sporting
"Profunda preocupação em face do crescente condicionamento e pressão sobre a arbitragem que as constantes declarações dos responsáveis do Sporting, presidente e treinador, à vez, provocam sobre as equipas que têm de apitar os seus jogos, impedindo-as de decidir de forma serena e racional, tal como se verificou hoje na Vila das Aves", começam por escrever os encarnados.
Além da polémica com as imagens do primeiro tento dos leões, o Benfica destaca ainda o facto do lance do segundo tiro certeiro dos verdes e brancos começar em posição irregular. "O primeiro golo do Sporting é validado apesar das imagens que todos viram. No segundo golo, o lance começa com um claro fora de jogo que não é assinalado e que condiciona todo o restante desenrolar da jogada", acrescentaram as águias.
"Para além disso, há episódios de agressividade extrema que deveriam ter merecido cartão vermelho e que pouparam, mais uma vez, o Sporting e o seu jogador, Diomande. Pressão constante e desmesurada sobre a arbitragem tem de acabar. De uma vez por todas! Em defesa da verdade desportiva", concluíram os encarnados.
Vale destacar que, depois de ter empatado o encontro, o Sporting voltou a assumir liderança do Campeonato Nacional, estando em igualdade pontual com o Benfica de Bruno Lage (53 pontos). Neste momento o Braga fecha o pódio, com 47 pontos, sendo que o Porto, quarto posicionado, ainda não disputou a 23.ª jornada (46).
Confira aqui a publicação feita pelo Benfica, na rede social X (antigo Twitter):
Presidente celebrou mais uma parceira e águias vão abrir mais uma escola com o propósito de encontrar mais jovens talentos para a formação do Seixal
|
No final do ano passado, o Benfica oficializou a abertura de uma academia em Abidjan, capital da Costa do Marfim, com o intuito de observar e treinar sob a metodologia, algumas das pérolas daquele país. Confirmando que se trata de um sucesso, Rui Costa celebrou mais uma parceria, desta vez com outro país do continente africano.
O país escolhido foi o Burkina Faso, uma nação conhecida por alguns nomes que certa importância, caso do defesa central, Edmund Tapsoba, que representa o Bayer Leverkusen, mas que curiosamente, chegou a jogar em Portugal, ao serviço do Vitória de Guimarães. Tal como tinha acontecido na Costa do Marfim, a nova academia também será na capital.
O novo Benfica Campus Burkina Faso, será inaugurado na cidade de Ouagadougou, capital daquele país do continente africano. Juntamente com alguns elementos e representantes do Clube da Luz, no lançamento da nova escola de futebol do Glorioso, marcaram igualmente presença Roland Somda, ministro do desporto daquele país e Oumarou Sawanogo, presidente da Federação de futebol do Burkina Faso.
Se o procedimento for igual ao que decorreu na Costa do Marfim, o Benfica irá prosseguir agora a uma seleção e captura de talentos por todo o território daquele país, numa parceira com a FocuSport FC, para descobrir os melhores talentos para a academia, onde irão treinar sob a metodologia encarnada, com a possibilidade, de um dia, rumarem ao Seixal.
Enquanto a estrutura encarnada e o futebol de formação vão alastrando a marca Benfica, a equipa principal, liderada por Bruno Lage vai preparando a partida frente ao Boavista, com vista a realização da 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro entre águias e panteras está agendado para a esta tarde de sábado, 22 de fevereiro, no Estádio da Luz. O pontapé de saída está agendado para as 18h00.