
Futebol
Rui Costa e Varandas? Pilar do Porto visa presidentes do Benfica e Sporting: "Coação"
08 Out 2025 | 08:09
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Ago 2024 | 06:35 |
O Benfica venceu o Casa Pia, por três bolas a zero, no passado sábado, e o nosso Jornal esteve à conversa com o conhecido Benfiquista, Nuno Campilho. O comentador do Glorioso 1904 fez uma análise à partida, comentando a postura dos aficionados com João Mário e lançando ainda o duelo com o Estrela da Amadora.
"Não fiquei particularmente agradado, pela incapacidade revelada em ultrapassar o bloco defensivo baixo do adversário, algo motivado, do meu ponto de vista, pelas características dos jogadores que começaram a partida. O meio-campo formado por dois jogadores em linha, iminentemente defensivos e sem capacidade de criar desequilíbrios, através de passes de rotura, ou de passes para as costas da defesa adversária, aliado ao facto de jogarmos com dois médios interiores nas alas, que são bons na contenção, na posse de bola e na cobertura defensiva", começou por mencionar o Benfiquista.
"Mas revelam dificuldades em criar lances de perigo, com chegadas à linhas capazes de desmontar a estrutura defensiva do adversário, conduziu a um jogo desinteressante, sem rasgos individuais capazes de fazer a diferença e onde a força do coletivo foi presa fácil no “colete de forças” montado pelo Casa Pia. Esperava mais, com diferentes protagonistas e até com um modelo tático diferente, mais assente num 4-3-3-, do que no imutável 4-2-3-1 de Roger Schmidt, que vivia da presença de um jogador como o Rafa, que já não faz parte do plantel", disse o Sócio das águias.
"O onze titular do Benfica padeceu de insuficiências"
Relativamente ao onze inicial e às substituições de Roger Schmidt, Nuno Campilho foi perentório: "o onze titular padeceu das insuficiências que já destaquei atrás, sendo que as substituições, como é bom de ver, pelo facto de termos concretizado os golos da vitória após as mesmas, foram determinantes. O facto de Kökçü não jogar em linha com o Florentino e garantir a execução de passes de rotura ‘letais’, como se verificou no 3.º golo, assim como a presença mais fixa do Tiago Gouveia à esquerda, e a garantia de um apoio mais próximo ao Pavlidis, por parte do Marcos Leonardo, o que não estava a acontecer com o Prestianni (sem prejuízo de ter feito um bom jogo, com muita entrega e capacidade de pressão, enquanto esteve em campo), fez toda uma (boa) diferença, tendo sido determinante para o alcance da vitória".
O comentador do Glorioso 1904 acabou por elogiar Pavlidis, garantindo que "não é difícil assumi-lo como a figura do ataque do Benfica". "Acaba por ser a única referência atacante, na verdadeira aceção da palavra. Pode melhorar em si (parece não muito dotado tecnicamente, destacando-se, sobretudo, por ser um finalizador) e com a equipa, assim esta encontre a fórmula adequada e ideal para acompanhar o seu futebol", disse.
Nuno Campilho acredita ainda que a dupla Barreiro/Florentino é algo a reconsiderar, depois de ter sido a escolhida nos dois embates até agora disputados, deixando assim a 'dica' a Roger Schmidt. "Sem dúvida que sim, sobretudo em jogos como este, em que a equipa adversária passa 50% do tempo dentro do seu meio-campo e 40% dentro da sua área. Para outros jogos, mais competitivos e com um grau de dificuldade bem superior, admito que a presença dos dois, em simultâneo, possa ser útil. Tirando isso", atirou.
Quanto ao Benfica - Estrela da Amadora, o adepto atirou: "Sinceramente, não sei o que esperar. Torna-me mais difícil perceber e antecipar o que quer que seja, tendo como treinador alguém com o perfil de Roger Schmidt. De todo o modo, se me for permitido esperar e/ou desejar, que seja muito melhor, o que, convenhamos, não há-se ser assim tão difícil".
Por fim, o Benfiquista deixou uma crítica aos assobios que se fizeram sentir na Luz, aquando da substituição de João Mário: "Sem comentários! As pessoas têm memória curta e ainda se dão ao trabalho de criticar um dos nossos!! Não há muito a fazer, quando os problemas de educação remontam ao berço".
Guardião dos encarnados não tem sido opção de José Mourinho e estrutura do futebol das águias coloca todos os cenários em cima da mesa
08 Out 2025 | 09:48 |
Samuel Soares pode vir a sair do Benfica no mercado de janeiro. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela que o guardião quer mais tempo de jogo de forma a continuar a sua evolução enquanto atleta. Desta forma, a saída por empréstimo ou a título definitivo do Clube da Luz são cenários em cima da mesa, com uma condição.
No início da presente temporada, com Bruno Lage no comando técnico do Benfica, Samuel Soares até foi opção em dois encontros: Tondela (casa) e Alverca (fora). Nesses compromissos, ambos da Liga Portugal Betclic, o jovem guardião formado nas águias não comprometeu e deixou boas indicações.
Todavia, com a chegada de José Mourinho à liderança do Benfica, o espaço de Samuel Soares parece ter-se reduzido. O técnico prefere dar continuidade a Trubin, não promovendo a rotatividade iniciada por Bruno Lage. Apesar disso, dado o cariz de dificuldade da parte, o guardião deve ser titular na Taça de Portugal, diante do Chaves.
Por tudo isto, e estando ciente das dificuldades em roubar o lugar a Trubin, Samuel Soares entende que um empréstimo a um clube da Liga Portugal Betclic seria um cenário benéfico para as duas partes. Os responsáveis do Benfica estão disponíveis para tal, mas apenas depois de fechada a renovação.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Samuel Soares – avaliado em 4 milhões de euros – realizou dois encontros, válidos para a Liga Portugal Betclic, frente ao Tondela e ao Alverca. Nas duas ocasiões, o jovem guardião de 23 anos, que tem contrato com as águias até junho de 2027, realizou exibições positivas.
À chegda do Portugal Football Globes, timoneiro dos encarnados foi questionado sobre atual situação da equipa das quinas e deixou elogios ao trabalho feito
08 Out 2025 | 09:43 |
Na última noite, 7 de outubro, realizou-se mais uma edição do Portugal Football Globes, que contou a com a presença de várias personalidades do desporto, como foi o caso de José Mourinho. À entrada para a gala, o treinador do Benfica respondeu a algumas perguntas e ainda bordou a Seleção de Portugal.
José Mourinho: "Estamos a falar de jogadores que falam nos maiores clubes portugueses mas também nos melhores campeonatos europeus"
Presente no 'black carpert' onde foi entrevistado pelos jornalistas que se encontravam no local, o Special One mostrou-se disponível para falar da equipa das quinas: "Olhando para aquilo que é agora mais óbvio, que é a constituição da Seleção, estamos a falar de jogadores que falam nos maiores clubes portugueses mas também nos melhores campeonatos europeus".
De seguida, o timoneiro do Benfica acrescentou que com o passar dos anos, a qualidade tem sido uma imagem presente na Seleção Nacional: "O prestígio é altíssimo e acumula-se. Podemos sempre falar dos pioneiros, dos primeiros jogadores e treinadores a saírem, mas já passaram tantos anos que agora é o acumular de talento".
José Mourinho: "A FPF está a criar todas as condições para que Portugal possa ter as condições que hoje temos"
Por fim, José Mourinho destacou o papel que a Federação tem tido neste processo evolutiyo da equipa das quinas: "A FPF está a criar todas as condições para que Portugal possa ter as condições que hoje temos. Em ano de Mundial dizer que não temos a ambição de sermos campeões do Mundo é quase uma heresia".
Recorde-se que, face a mais uma pausa internacional, os jogos estão interrompidos e, por isso mesmo, o SpecialOne decidiu conceder quatro dias de folga aos seus jogadores, contudo, existe um quarteto que não foi incluído neste decisão do treinador e vão continuar os seus trabalhos, a pensar no novo ciclo apertado do calendário das águias.
Questionado sobre partida atribulada dos encarnados, setubalense frisou que seguiu em frente e que agora tem outras prioridades na sua vida
08 Out 2025 | 08:35 |
Bruno Lage foi uma das personalidades do desporto nacional que marcou presença na mais recente edição do Portugal Football Globes. O treinadro setubalense, à margem do evento, comentou a sua atual situação profissional e ainda aproveitou para deixar uma certeza sobre a sua ligação ao Benfica.
Bruno Lage: "Não tenho muita presa de voltar a treinar"
À conversa com os jornalistas, o antigo timoneiro dos encarnados começou por revelar o seu timing para regressar ao ativo: "Não tenho muita presa de voltar a treinar. Na última vez, estive algum tempo de fora e fui sempre na emoção de esperar o projeto certo e apareceu o Benfica, num bom momento".
Sobre futuros projetos, o setubalense revelou que tem propostas, contudo, salienta que a família é um factor a ter em conta: "Têm aparecido boas propostas do estrangeiro, mas tem de ser um projeto que faça sentido a nível profissional e pessoal. Os miúdos têm 5 e 10 anos e tenho de conciliar as duas coisas".
Bruno Lage: "Foi automático. Está para trás"
Questionado sobre o Clube da Luz, o técnico setubalense explicou que já seguiu em frente que as suas prioridades agoram são outras: "Foi automático. Está para trás. Vou acompanhando, mas o que tenho acompanhado mais é o dia a dia dos meus meninos".
Por fim, Bruno Lage - que foi tema de conversa numa recente entrevista de Rui Costa, acerca da sua saída do Clube da Luz - fez uma revelação sobre uma troca de palavras que teve com o atual treinador das águias: "Estive com o mister José Mourinho, dei-lhe um abraço e desejei-lhe sorte".
Rui Costa e Varandas? Pilar do Porto visa presidentes do Benfica e Sporting: "Coação"
08 Out 2025 | 08:09
Com compromissos à vista, Mourinho toma decisão que afeta quarteto do Benfica
08 Out 2025 | 07:43
Sudakov agradece! Ex Sporting mostra-se rendido a estrela do Benfica: "É um jogador..."
08 Out 2025 | 07:18