Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - OURO DAS ARÁBIAS! IRÁ O NOVO FENÓMENO DO FUTEBOL MUNDIAL ATINGIR ANTIGAS ESTRELAS DO BENFICA?

Encarnados continuam a agitar o mercado de verão e nesse sentido o nosso Jornal falou com o conhecido adepto das águias, que analisou vários temas

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

Como em tantos outros casos, Cristiano Ronaldo voltou a funcionar como um autêntico influenciador. Desde que o internacional português se mudou para a Arábia Saudita, o fluxo de rumores em relação às possíveis transferências de jogadores para o país do Médio Oriente não para de aumentar, algo que Nuno Campilho, comentador do Glorioso 1904, não vê com total otimismo.



“Face às circunstâncias envolvidas, associadas a muito/demasiado dinheiro, para recrutamento de estrelas, sem especiais preocupações com a competitividade do respetivo campeonato e com qualquer projeto desportivo que eu, pessoalmente, desconheço, diria que a tendência é pecuniária”.


Excusado será dizer que o destino escolhido pelo astro para dar novo rumo à carreira não estava no centro das atenções como os grandes palcos do futebol Mundial. Contudo, sabia-se desde logo que a mudança do jogador era apenas o primeiro passo de uma operação muito maior.


Acaba por ser devido à influência de outro português que a UEFA começou a mostrar preocupação quanto à perda de hegemonia. Rúben Neves parece ter tudo acertado com o Al Hilal para ser reforço do clube de Riade, transferência que espera o fim do compromisso das seleções para se tornar oficial por 55 milhões de euros.

Perante este cenário, o comentador do nosso jornal revela que só u punhado específico de atletas será capaz de resistir Às propostas milionárias dos tempos atuais: Só é possível se os respetivos jogadores privilegiarem a competitividade, a possibilidade de jogarem nas competições europeias (e sul-americanas, no caso das equipas de lá oriundas), o conforto da proximidade familiar, cultural e pessoal”, começou por dizer.

“Agora, também depende da idade e do momento da carreira desses jogadores. São compreensíveis as suas decisões, se em ocaso de carreira, podendo ir ganhar em dois anos o mesmo que ganharam em 10, optarem por esse caminho”.

Para além disto, neste mercado de transferências, Karim Benzema, um dos nomes mais importantes da história recente do Real Madrid, mudou-se para o Al Ittihad. De facto, a aquisição, por parte do Fundo de Investimento Público saudita, dos quatro maiores clubes do país - Al Ittihad, Al Nassr, Al Hilal e Al Ahli - foi o mote para uma verdadeira "corrida" a alguns dos jogadores mais cotados do continente europeu, como N'Golo Kanté, Hakim Zyech, Koulibaly, Heung-Min Son e Riyad Mahrez, entre muitos outros, a serem apontados a clubes sauditas.

Nuno Campilho considera que esta nova vaga de contratações irá finalmente alterar o panorama do desporto internacional e na promoção do futebol asiático: “A presença do Cristiano Ronaldo, reitero, na minha opinião, não tem tido o impacto que se antecipava e previa. Pode ser que, agora, estes e/ou outros, possam fazer, verdadeiramente, a diferença”.

Craque lusitano promete dar que falar

Mais recentemente, e para desgosto de todos os adeptos encarnados, o nome de Bernardo Silva foi dado como praticamente garantido na Arábia Saudita.

De recordar que, aos 28 anos, o internacional português tinha sido apontado a uma saída do Manchester City neste verão. O médio tinha como prioridade continuar no futebol europeu e até tinha Barcelona e PSG atentos à sua situação, mas os milhões sauditas parecem ter convencido o ex-Benfica a dar um rumo diferente à carreira.

Perante este cenário, Nuno Campilho mostra-se cético quanto ao destino da antiga estrela encarnada: “Depende dos ares para onde se mudará. Se for para ares catalães, ou parisienses, inteiramente de acordo. Se for para ares ‘de crude’, já me será mais difícil de entender. A menos, como alguns vão dizendo, que vai para lá fazer 2-3 anos de contrato e, depois, regressa ao Benfica. Se assim for, como não concordar?”.

Embora não se saiba o nome do clube saudita interessado em Bernardo Silva, o jogador luso promete ser um dos atletas mais badalados do mercado de transferências. Descartada está a possibilidade de regressar ao Glorioso, tal como o próprio jogador de 28 anos fez questão de dizer publicamente na passada sexta-feira, classificando a mesma como “irrealista”.

Em sentido contrário, o comentador do Glorioso 1904 mostra-se confiante quanto a um possível regresso de Bernardo ao Glorioso, à semelhança do que aconteceu com Di María: “Considero, claro, pois tomo por honestas e verdadeiras as suas palavras, e ele sempre deixou essa hipótese em aberto. Resta saber quando e em que condições”.

Bernardo Silva – avaliado em 80 milhões de euros – fez 55 jogos pelos citizens esta temporada, contribuindo com sete golos e oito assistências. Pela equipa principal do Glorioso, o criativo português apenas realizou três jogos oficiais antes de rumar ao Mónaco em definitivo no ano de 2015.

A lista ‘Made in Seixal’ só aumenta

A estrela do Manchester City não é o único produto do Seixal associado a uma aventura fora da Europa. Pedro Amaral, jogador formado no Glorioso, deverá deixar o Rio Ave, atual clube, para rumar à Arábia Saudita e assinar pelo Al Kheleej.

O lateral parece querer seguir as pisadas de Cristiano Ronaldo, que rumou ao Al-Nassr, e a transferência em definitivo está muito perto de acontecer, com o jovem a vincular-se por um ano e meio com o emblema orientado por Pedro Emanuel. O craque chegou a ser um alvo do Vitória de Guimarães, mas aparentemente o seu futuro irá mesmo passar pela Arábia Saudita.

Pedro Amaral – avaliado em 750 mil euros – chegou ao Glorioso em 2007, contando com 121 jogos, sete golos e quatro assistências de águia ao peito.

Por sua vez, Pedro Rebocho é o mais recente lusitano a aventurar-se na Ásia. O lateral esquerdo que fez formação no Benfica foi oficializado no Al-Khaleej, onde vai reencontrar alguns portugueses como é o caso de Fábio Martins, Pedro Amaral, Ivo Rodrigues e vai ser treinado por Pedro Emanuel.

O jogador que passou as últimas duas épocas na Polónia ao serviço do Lech Poznan vai, assim, aventurar-se pelos países asiáticos. Na última temporada, Pedro Rebocho – avaliado em 700 mil euros – efetuou 39 jogos e assistiu por cinco ocasiões. O lateral jogou de águia ao peito entre as épocas 2007/2008 e 2015/2016, sempre nos escalões de formação.

Para Nuno Campilho, os talento formados no Seixal apresentam um paradoxo quando associados ao fenómeno saudita: “Temos jogadores formados no Seixal com 30 anos, ou mais, e outros entre os 16 e os 20, em relação aos quais existem grandes expetativas. Se forem alguns destes últimos, obviamente que é amplamente questionável. Quanto aos do primeiro grupo, é como já disse acima, mais dois anos de competição, a uma nível soft e ficam com a vida resolvida (e dos que dele dependem) até ao final dos seus dias”.

Arábia Saudita ameaça Liga dos Campeões europeus

No passado recente, têm sido várias as competições desportivas disputadas em território saudita. O Grande Prémio de Fórmula 1, a Super Golf League e a Supertaça de futebol espanhola são apenas alguns exemplos de eventos que demonstram a capacidade do país em atrair competições de renome, ou mesmo organizá-las de raiz, sustentada na formidável pujança financeira do Fundo de Investimento Público do Estado saudita.

Um dos objetivos dos responsáveis sauditas para o futuro próximo, é o de organizar uma competição entre clubes europeus na península arábica, à margem da Liga dos Campeões europeus, algo que pode reacender a chama da criação da Superliga europeia.

A Arábia Saudita planeia, ainda, apresentar uma candidatura para a organização do Mundial de seleções de 2030, em conjunto com a Grécia e o Egito. Portugal, juntamente com Espanha e Ucrânia, manifestou oficialmente o interesse em organizar a competição em 2030, tal como o grupo de países sul-americanos formado por Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.


Futebol

Como assim? Estrela do Benfica falha distinção da UEFA e fica a 'ver navios'

Craque do plantel de Bruno Lage estava nomeado para prémio, no entanto, acabou por vê-lo a ser entregue a adversário

Estrela do Benfica perde prémio da UEFA
Estrela do Benfica perde prémio da UEFA

  |

Icon Comentário0

O golo marcado por Orkun Kokçu na jornada inaugural da Liga dos Campeões entre o Benfica e o Estrela Vermelha estava em votos para o melhor golo do dia na competição. No entanto, o médio turco viu a distinção 'calhar' a outro jogador. 


Maghnes Akliouche, que enverga as cores do Monaco, adversário do Glorioso na Fase da Liga da Champions League, foi quem conquistou a distinção da UEFA, depois de ter feito golo em jogador individual, aos 16 minutos, diante do Barcelona, que saiu derrotado pelos franceses por duas bolas a uma.


É importante recordar que o momento do golo de Orkun Kokçu ficou ainda marcado pela falta de reação de Bruno Lage ao remate certeiro do meio-campista contratado ao Feyenoord, no verão de 2023. Com o compatriota Kerem Akturkoglu dentro de campo na frente de ataque, o craque parece ter conquistado uma 'nova vida', sob comando técnico de Bruno Lage, brilhando com exibições de destaque com o Manto Sagrado.


Na temporada 24/25, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçuavaliado em 27 milhões de euros – alinhou em seis embates, tendo feito, nos 415 minutos totalizados, o gosto ao pé por duas vezes e assistido os colegas em três ocasiões. Em 2023/24, o craque participou em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.

Orkun Kokçu chegou ao Benfica no mercado de verão de 2023, oriundo do Feyenoord, a troco de 25 milhões de euros, sendo a contratação mais cara da história do Clube da Luz. O internacional turco tem contrato com os encarnados até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.



Futebol

Parabéns, Benfica Campus! Em dia de festa, Renato Sanches 'comanda' as celebrações (Vídeo)

Águias não deixaram passar a data importante do Seixal 'em branco' e festejaram com um grupo de jogadores do plantel do Clube da Luz através das redes sociais

Renato Sanches, jogador do Benfica, 'liderou' as celebrações de aniversário do Benfica Campus
Renato Sanches, jogador do Benfica, 'liderou' as celebrações de aniversário do Benfica Campus

  |

Icon Comentário0

Este domingo, dia 22 de setembro, é dia de aniversário para o centro de treinos e estágio do Clube da Luz. O Benfica fez questão de assinalar a data especial dos 18 anos do Seixal e Renato Sanches, craque dos encarnados, liderou as celebrações da 'maioridade'.  


Num vídeo partilhado pelas águias, nas redes sociais, o reforço de verão, que concretiza a segunda passagem pelo plantel principal de futebol, esteve à frente do grupo de craques, que assumem um lugar na turma de Bruno Lage, tendo feito a formação no Seixal. 


"18 anos de história. Feliz aniversário, Benfica Campus. Parabéns", começou por dizer o camisola 85 do Clube da Luz, sendo acompanhado, no final, pelos restantes colegas de equipa e de formação. 


Apesar de Florentino Luís, jogador com mais tempo na equipa principal do Benfica, estar presente, foi mesmo Renato Sanches a comandar as tropas, sendo o porta-voz. Além dos dois médios portugueses, nomes como André Gomes, António Silva, João Rego, Tiago Gouveia, Samuel Soares, Tomás Araújo e Adrian Bajrami marcaram presença no vídeo, celebrando o aniversário do Seixal.

É importante recordar que Renato Sanches regressou ao Benfica, este verão, depois de Rui Costa ter garantido um negócio por via de empréstimo do médio da formação encarnada junto do PSG, que inclui a cláusula de compra, que poderá ser ativada no final de 2024/2025. Atualmente, o atleta está a recuperar de lesão, ao lado de Tiago Gouveia, assim como de Alexander Bah, que foi o último craque a ser integrado no boletim clínico. 


Confira aqui o momento:


Futebol

Benfica Campus celebra 18.º aniversário com 'líder' inesperado (Vídeo)

Clube encarnado não esqueceu data importante referente ao Seixal, tendo festejado com grupo de jogadores do plantel através das redes sociais

Benfica Campus celebra 18.º aniversário com figuras de destaque à mistura
Benfica Campus celebra 18.º aniversário com figuras de destaque à mistura

  |

Icon Comentário0

O Benfica Campus está de parabéns! O centro de treinos e estágio do Clube da Luz celebra o 18.º aniversário, este domingo, 22 de setembro, e os encarnados fizeram questão de destacar a data especial com Renato Sanches a liderar as celebrações. 


Num vídeo partilhado pelas águias, nas redes sociais, o reforço de verão, que concretiza a segunda passagem pelo plantel principal de futebol, esteve à frente do grupo de craques, que assumem um lugar na turma de Bruno Lage, tendo feito a formação no Seixal. 


"18 anos de história. Feliz aniversário, Benfica Campus. Parabéns", começou por dizer o camisola 85 do Clube da Luz, sendo acompanhado, no final, pelos restantes colegas de equipa e de formação. 


Apesar de Florentino Luís, jogador com mais tempo na equipa principal do Benfica, estar presente, foi mesmo Renato Sanches a comandar as tropas, sendo o porta-voz. Além dos dois médios portugueses, nomes como André Gomes, António Silva, João Rego, Tiago Gouveia, Samuel Soares, Tomás Araújo e Adrian Bajrami marcaram presença no vídeo, celebrando o aniversário do Seixal. 

É importante recordar que Renato Sanches regressou ao Benfica, este verão, depois de Rui Costa ter garantido um negócio por via de empréstimo do médio da formação encarnada junto do PSG, que inclui a cláusula de compra, que poderá ser ativada no final de 2024/2025. Atualmente, o atleta está a recuperar de lesão, ao lado de Tiago Gouveia, assim como de Alexander Bah, que foi o último craque a ser integrado no boletim clínico. 


Confira o vídeo partilhado pelo Benfica:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ex Benfica tem as 'costas quentes' e atira: "Derrota não entra no nosso vocabulário"
Futebol

Ex Benfica tem as 'costas quentes' e atira: "Derrota não entra no nosso vocabulário"

 

Icon Comentário0
Craque com 20 golos pelo Benfica foi aposta no Dérbi e fez baliza 'tremer'
Futebol

Craque com 20 golos pelo Benfica foi aposta no Dérbi e fez baliza 'tremer'

 

Icon Comentário0
Inédito! Antigo treinador do Benfica 'amuou' e falhou conferência de imprensa
Futebol

Inédito! Antigo treinador do Benfica 'amuou' e falhou conferência de imprensa

 

Icon Comentário0