Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
03 Dez 2023 | 05:58 |
“Anatoliy Trubin; Fredrik Aursnes, António Silva, Nicolás Otamendi e Morato; Florentino Luís, João Neves; Ángel Di María e João Mário; Rafa Silva e Casper Tengstedt”, este é o onze provável de Nuno Campilho, conhecido adepto do Benfica, que lançou, em entrevista exclusiva ao nosso Jornal, o duelo das águias frente ao Moreirense.
Na antevisão da partida, o simpatizante do Glorioso acabou por destacar o facto de que David Jurásek ainda “tardar em singrar”, pelo que Roger Schmidt estará então ‘obrigado’ a adaptar Morato à lateral-esquerda. Perante este cenário, o Benfiquista destacou que o central tem dado “excelentes garantias” defensivamente, no entanto há arestas a limar, que provocam a “falta de criatividade” no plantel.
“Até ver, dá excelentes garantias no plano defensivo, já no plano ofensivo, dá muito menos profundidade que um lateral de raiz poderia dar, o que, naturalmente (acontecendo o mesmo à direita, mas com menos impacto, face às características do Aursnes) influi no modelo de jogo do Benfica”, começou por dizer.
“Modelo este que sempre assentou em centrais ofensivos, que fizessem a linha, qual alas, permitindo aos ‘falsos’ médios ala puderem fazer movimentos interiores, bem ao seu estilo (falo, naturalmente, de João Mário e de Di María)”, prosseguiu.
“Com isso, o futebol ofensivo perde criatividade e variações de penetração nas defesas adversárias, o que, por sinal, até nem sucedeu na primeira-parte do jogo com o Inter, a todos os títulos, muito bem conseguida. À falta de melhor (Bernat lesionado, Jurásek a tardar em singrar), sempre tem pé esquerdo, não é lento e coloca bem a bola em profundidade e à distância”, referiu Nuno Campilho.
Relativamente às mudanças face ao embate frente ao Inter de Milão, o Benfiquista foi perentório: “Do onze inicial, conforme antecipei, não creio que possa mudar nada. E como se trata de um jogo com características totalmente diferentes, admito que, em função do decurso do mesmo, não mude grande coisa. Mas, se algo seria de mudar, passaria pelo reforço do meio-campo na zona central com a entrada do Kökçü para o vértice mais ofensivo do miolo (com a saída do Rafa, ou do João Mário, passando o primeiro para a esquerda) e com a entrada do Tiago Gouveia para o lado direito do ataque (com a saída do Di María)”.
O adepto do Clube da Luz aproveitou ainda para dar a ‘receita para o sucesso’ das águias, garantindo que não passa por “quem” pode fazer a diferença, mas sim “o quê”. “Não tanto, quem, mas, o quê. E isso passa por impor um ritmo elevado no jogo, com muita pressão sobre a construção adversária e uma rápida reação à perda da bola, tal e qual aconteceu na primeira-parte do jogo com o Inter”, disse.
Por fim, no que respeita à frente de ataque das papoilas saltitantes, Nuno Campilho acredita que o avançado dinamarquês tem demonstrado, nos últimos jogos, “a sua influência e a sua capacidade de se integrar no modelo, pressionar os adversários e envolver-se na construção ofensiva da equipa”.
Recorde-se que, tal como deu conta o Glorioso 1904, o Benfica defronta este domingo, dia 3 de dezembro, o Moreirense, em Moreira de Cónegos, sendo que o duelo da 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic tem início marcado para as 18h00.
Antigo lateral-esquerdo dos encarnados é imprescindível no Bayer Leverkusen e vai regressar ao Estádio da Luz na quarta-feira, 5 de novembro
03 Nov 2025 | 21:59 |
Kasper Hjulmand, treinador do Bayer Leverkusen, admitiu ter poupado Alejandro Grimaldo diante do Bayern Munique, tendo em conta a visita dos farmacêuticos ao Estádio da Luz, naquele que será o reencontro do lateral com o Benfica.
Kasper Hjulmand: "Grimaldo não tinha a bandeira vermelha, mas sim a laranja"
"Ele não tinha a bandeira vermelha, mas sim a laranja, ou melhor, a laranja escura dos médicos. Ele jogou com muita intensidade em tantos jogos. Ele e Aleix Garcia jogaram em todos os jogos. Começámos então com Aleix. Após 45 minutos, poupámo-lo para os próximos jogos, porque ele também estava com alguma pressão nas pernas"
"É claro que teríamos colocado o Grimaldo a jogar se ele estivesse totalmente pronto, pois ele tem sido o nosso jogador mais influente até agora. É importante não o forçarmos a jogar e ele acabar por ficar lesionado por muito tempo. Não é o momento certo da temporada para brincar com a saúde dos jogadores".
Ao serviço do Benfica, Alejandro Grimaldo – avaliado em 30 milhões de euros – realizou 303 encontros, marcou 27 golos e fez 61 assistências. Com o Manto Sagrado, o internacional espanhol conquistou nove títulos: quatro Campeonatos Nacionais, três Supertaças Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.
As águias viram agora atenções para a Liga dos Campeões, onde vão defrontar o Bayer Leverkusen. O jogo, que se disputa no Estádio da Luz, está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, com pontapé de saída agendado para as 20h00 e já se conhece a equipa de arbitragem.
Atleta do plantel encarnado viu companheiros de equipa fazerem troça de momento embaraçoso e fez publicação no perfil do Instagram
03 Nov 2025 | 21:58 |
Dodi Lukebakio tem feito furor nas redes sociais, devido a um momento caricato quando ainda representava o Sevilha - veja AQUI. Nos festejos do terceiro golo em Guimarães, o plantel imitou o extremo belga, que já respondeu aos colegas.
"Então é assim que me fazem sentir em casa, malta?", questionou o reforço de verão do Benfica, através das suas redes sociais, com um registo fotográfico do momento em que os companheiros recordaram o momento caricato do 'camisola 11'.
Enzo Barrenechea, Anatoliy Trubin, Gianluca Prestianni, João Rego, Samuel Dahl, Vangelis Pavlidis, Samuel Soares, Tomás Araújo, Manu Silva e Joshua Wynder foram alguns dos jogadores do Benfica a reagir com humor à publicação, bem como Thibaut Courtois, compatriota de Lukebakio.
A situação em questão remete a um momento de aquecimento antes de uma partida do Sevilha, na qual o preparador físico pediu a Lukebakio que fizesse um exercício com um colega de equipa, mas o extremo percebeu mal as ordens e acabou por tornar-se viral nas redes sociais.
Contratado após a saída de Akturkoglu, Dodi Lukebakio - atualmente avaliado em 20 milhões de euros - tem sido uma das peças-chave de José Mourinho. Na presente temporada, o belga já realizou quatro jogos oficiais: cinco na Liga Portugal Betclic, dois na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Nos 657 minutos em que esteve em campo, o avançado fez um golo e três assistências.
Treinador do Sporting B foi colocado como principal candidato a cargo que promete ter vida bastante complicada nas próximas semanas
03 Nov 2025 | 21:54 |
João Gião é o escolhido pela estrutura do Casa Pia para travar o Benfica na próxima jornada da Liga Portugal Betclic e continuar a campanha dos gansos na primeira divisão, depois João Pereira ter sido despedido do cargo, após maus resultados.
O técnico de 39 anos, que passou pela Luz entre 2010 e 2014, tem feito uma campanha notável, sendo líder da Liga 2, após ter garantido a promoção ao segundo escalão na temporada passada e é visto com bons olhos pela direção de Pina Manique.
No entanto, de acordo com informação avançada pelo jornal A Bola, o treinador do Sporting B não tem quaisquer intenções de abandonar Alvalade. Além do mais, Frederico Varandas, iria "dificultar ao máximo a sua saída", segundo o diário desportivo.
A mesma fonte aponta que Gião está feliz com o conjunto secundário dos verdes e brancos, tendo também uma relação de grande proximidade com Flávio Costa, diretor de scouting do Sporting, que assumiu o projeto com a saída de Hugo Viana para o Manchester City.
Benfica e Casa Pia medem forças apenas no próximo domingo, dia 9 de novembro. Antes de regressar ao Campeonato Nacional, a formação orientada por José Mourinho recebe o Bayer Leverkusen, na Liga dos Campeões, a partir das 20h00 de dia 5 de novembro e já há árbitro destacado pela UEFA.