Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - REFORÇO DO BENFICA “TARDA EM SINGRAR” E ‘OBRIGA’ SCHMIDT A ENCONTRAR SOLUÇÃO

Encarnados vão defrontar o Moreirense, este domingo, dia 3 de dezembro, pelas 18h00, em Moreira de Cónegos

Glorioso 1904
Glorioso 1904

03 Dez 2023 | 05:58 |

Icon Comentário0

“Anatoliy Trubin; Fredrik Aursnes, António Silva, Nicolás Otamendi e Morato; Florentino Luís, João Neves; Ángel Di María e João Mário; Rafa Silva e Casper Tengstedt”, este é o onze provável de Nuno Campilho, conhecido adepto do Benfica, que lançou, em entrevista exclusiva ao nosso Jornal, o duelo das águias frente ao Moreirense


Na antevisão da partida, o simpatizante do Glorioso acabou por destacar o facto de que David Jurásek ainda “tardar em singrar”, pelo que Roger Schmidt estará então ‘obrigado’ a adaptar Morato à lateral-esquerda. Perante este cenário, o Benfiquista destacou que o central tem dado “excelentes garantias” defensivamente, no entanto há arestas a limar, que provocam a “falta de criatividade” no plantel.


“Até ver, dá excelentes garantias no plano defensivo, já no plano ofensivo, dá muito menos profundidade que um lateral de raiz poderia dar, o que, naturalmente (acontecendo o mesmo à direita, mas com menos impacto, face às características do Aursnes) influi no modelo de jogo do Benfica”, começou por dizer.


“Modelo este que sempre assentou em centrais ofensivos, que fizessem a linha, qual alas, permitindo aos ‘falsos’ médios ala puderem fazer movimentos interiores, bem ao seu estilo (falo, naturalmente, de João Mário e de Di María)”, prosseguiu.

“Com isso, o futebol ofensivo perde criatividade e variações de penetração nas defesas adversárias, o que, por sinal, até nem sucedeu na primeira-parte do jogo com o Inter, a todos os títulos, muito bem conseguida. À falta de melhor (Bernat lesionado, Jurásek a tardar em singrar), sempre tem pé esquerdo, não é lento e coloca bem a bola em profundidade e à distância”, referiu Nuno Campilho. 


Relativamente às mudanças face ao embate frente ao Inter de Milão, o Benfiquista foi perentório: “Do onze inicial, conforme antecipei, não creio que possa mudar nada. E como se trata de um jogo com características totalmente diferentes, admito que, em função do decurso do mesmo, não mude grande coisa. Mas, se algo seria de mudar, passaria pelo reforço do meio-campo na zona central com a entrada do Kökçü para o vértice mais ofensivo do miolo (com a saída do Rafa, ou do João Mário, passando o primeiro para a esquerda) e com a entrada do Tiago Gouveia para o lado direito do ataque (com a saída do Di María)”.

O adepto do Clube da Luz aproveitou ainda para dar a ‘receita para o sucesso’ das águias, garantindo que não passa por “quem” pode fazer a diferença, mas sim “o quê”. “Não tanto, quem, mas, o quê. E isso passa por impor um ritmo elevado no jogo, com muita pressão sobre a construção adversária e uma rápida reação à perda da bola, tal e qual aconteceu na primeira-parte do jogo com o Inter”, disse. 

Por fim, no que respeita à frente de ataque das papoilas saltitantes, Nuno Campilho acredita que o avançado dinamarquês tem demonstrado, nos últimos jogos, “a sua influência e a sua capacidade de se integrar no modelo, pressionar os adversários e envolver-se na construção ofensiva da equipa”. 

Recorde-se que, tal como deu conta o Glorioso 1904, o Benfica defronta este domingo, dia 3 de dezembro, o Moreirense, em Moreira de Cónegos, sendo que o duelo da 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic tem início marcado para as 18h00.

 


Futebol

Com Jorge Jesus ao barulho, Rui Costa ultrapassa feito de 2020 no Benfica

Clube da Luz tem como objetivo voltar a conquistar o Campeonato Nacional, que foge desde a temporada 2022/23, bem como as restantes competições

Rui Costa realizou um forte investimento nesta janela de transferências, maior do que o de 2020 com Jorge Jesus no comando do Benfica
Rui Costa realizou um forte investimento nesta janela de transferências, maior do que o de 2020 com Jorge Jesus no comando do Benfica

02 Set 2025 | 11:36 |

Icon Comentário0

Dodi Lukebakio foi a última contratação do Benfica nesta janela de transferências, fechando assim um mercado que se traduziu no maior investimento de sempre dos encarnados, ultrapassando o valor gasto no verão de 2020 durante o regresso de Jorge Jesus à Luz - 105 milhões de euros.  


135,8 milhões de euros foi o montante despendido por Rui Costa neste mercado de transferências, registando-se assim um investimento histórico em reforços por parte do Benfica, garantindo sete novas caras na Luz para atacar a conquista de títulos.


Amar Dedic foi o primeiro jogador oficializado pelo Benfica, que garantiu o lateral proveniente do Salzburgo por 10 milhões de euros. Na ala contrária surge Rafael Obrador, que chegou por 5 milhões de euros para alargar as opções na esquerda.


O Clube da Luz apostou ainda numa reformulação completa no meio-campo, acrescentando frieza e músculo. Enzo Barrenechea chegou ao Benfica por 12 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 15M com objetivos. Já Richard Ríos tornou-se na contratação mais cara das águias, por 27M, a par de Sudakov. O ucraniano chegou à Luz por 6,75 milhões de euros, sendo que no final da temporada as águias terão que pagar uma cláusula de compra obrigatória no valor de 20,25M.

Para o ataque, Ivanovic chegou ao Benfica por 22,8M, com Dodi Lukebakio a custar 20 milhões de euros aos cofres dos encarnados. Para fechar o valor recorde surge uma cara já conhecida dos Benfiquistas, após a contratação em definitivo de Samuel Dahl por 9M. No final das contas, o Benfica terminou o mercado com um balanço positivo, ao registar 147,5 milhões de euros em vendas de jogadores.  



Futebol

Benfica 'salva' época a Hugo Félix com decisão arrojada

Prodígio formado no Seixal falhou transferência devido à escassez de tempo no último dia de mercado e Rui Costa fez escolha complicada

Sem tempo para ser inscrito pelo Tondela, Hugo Félix viu Benfica rescindir contrato para que o jogador possa ficar livre no mercado
Sem tempo para ser inscrito pelo Tondela, Hugo Félix viu Benfica rescindir contrato para que o jogador possa ficar livre no mercado

02 Set 2025 | 08:58 |

Icon Comentário0

O Benfica rescindiu contrato com Hugo Félix. O médio ia ser reforço do Elche, mas a transferência caiu e o Tondela chegou-se à frente pelo jogador. Todavia, a escassez de tempo não permitiu a inscrição do atleta na Liga Portugal, o que iria hipotecar pelo menos metade da temporada do jovem.


Sem espaço na Luz, Rui Costa decidiu então terminar a ligação de Hugo Félix ao Benfica para que o irmão de João Félix se tornasse jogador livre no mercado. Desta forma, o Tondela conseguirá inscrever o futebolista de 21 anos para a nova temporada.


A saída de Hugo Félix do Benfica neste mercado de transferências era um cenário que se vinha adivinhando. É que, em 2025/26, o jovem médio de 21 anos, que tinha contrato até junho de 2027, não tinha somado qualquer minuto com o Manto Sagrado, seja na equipa principal ou na equipa B.


Apesar da alteração de última hora nas condições da saída de Hugo Félix, o Benfica salvaguarda metade dos direitos económicos do médio. Nos cofres da Luz fica 50% do passe do atleta, que ainda poderá ter um futuro risonho pela frente.

Na temporada de 2024/25, onde atuou praticamente na equipa B das águias, Hugo Félix – avaliado em 2,5 milhões de euros – foi aposta em 36 encontros: 32 na Segunda Liga, três na Premier League International Cup e um na Taça de Portugal. Nos 2.653 minutos disputados com a camisola do Benfica, o médio marcou dois golos, somando ainda 10 assistências.



Futebol

Lukebakio tem contratempo e não pode jogar já pelo Benfica

Estrutura encarnada estava ciente das condições aquando das negociações com o Sevilha, mas decidiu investir no internacional pela Bélgica

Dodi Lukebakio tem lesão, vai parar três a quatro semanas e vê estreia com a camisola do Benfica ser adiada
Dodi Lukebakio tem lesão, vai parar três a quatro semanas e vê estreia com a camisola do Benfica ser adiada

02 Set 2025 | 08:49 |

Icon Comentário0

Dodi Lukebakio é reforço do Benfica. Contratado ao Sevilha no último dia de mercado de transferências, o internacional belga custou 20 milhões de euros, mais 4 mediante a concretização de determinados objetivos individuais e coletivos. No entanto, uma lesão atrasa a estreia pelos encarnados.


A estrutura das águias tinha conhecimento do problema físico do jogador, mas, independentemente das mazelas, fechou negócio com os andaluzes. O jornal O Jogo aponta que a lesão é "vista como normal na Luz", mas que irá condicionar o avançado durante três a quatro semanas.


Desta forma, Lukebakio irá, com muitas certezas, falhar a receção do Benfica de Bruno Lage ao Santa Clara, agendada para 12 de setembro, ou o primeiro duelo da fase de Liga da Champions, frente ao Qarabag, no próximo dia 16 do mesmo mês.


Certo é que o jogador vai aproveitar esta pausa de seleções para recuperar, uma vez que ficou fora da convocatória de Rudi Garcia para os próximos compromissos da Bélgica, que enfrenta Liechtenstein e Cazaquistão  - a 4 e 7 de setembro, respetivamente -, na qualificação para o Mundial de 2026.

Dodi Lukebakio foi uma das peças mais influentes do Sevilha nas últimas épocas. Na presente temporada desportiva, o extremo-direito - avaliado em 20 milhões de euros - tem dois encontros oficiais realizados, ambos a contar para a La Liga. Nos 180 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o camisola 10 apontou um golo.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Roger Fernandes? Benfica sonha com extremo, mas novos detalhes afastam negócio
Futebol

Roger Fernandes? Benfica sonha com extremo, mas novos detalhes afastam negócio

02 Set 2025 | 08:35

Icon Comentário0
Depois da apresentação, Sudakov faz pedido expresso na chegada ao Benfica
Futebol

Depois da apresentação, Sudakov faz pedido expresso na chegada ao Benfica

02 Set 2025 | 07:55

Icon Comentário0
Futuro de Manu Silva sofre reviravolta e Benfica observa com atenção
Futebol

Futuro de Manu Silva sofre reviravolta e Benfica observa com atenção

02 Set 2025 | 07:45

Icon Comentário0