Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - REVOLTA PERANTE INJUSTIÇA! DE AURSNES ÀS ESTRELAS DO BENFICA, EIS OS CRAQUES QUE MERECIAM MAIOR RECONHECIMENTO

Pragmatismo justificava mérito mais acentuado

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

O prémio de melhor jogador da Liga Portugal Bwin foi entregue a Otávio, médio luso-brasileiro do Porto, com Fredrik Aursnes, o principal candidato, a padecer perante o rival do Norte.



Bernardo Alegra, diretor do Glorioso 1904, afirma, em declarações exclusivas ao nosso Jornal, que alguns jogadores do conjunto encarnado mereciam mais este feito: “Em diferentes momentos todos foram muito importantes. O Aursnes foi a surpresa do ano, mas os números do João Mário e Gonçalo Ramos foram muito bons”.


O prémio foi entregue pelas votações conjuntas dos capitães e treinadores da Liga Portugal Bwin e gerou uma onda de contestação vinda da massa adepta Benfiquista, que sente que o norueguês foi injustiçado. Nas redes sociais, foram vários os adeptos do Benfica, e de outros clubes, a mostrarem-se indignados com a situação.


Bernardo Alegra, partilha desta opinião, embora por motivos diferentes: “Ponto prévio, o Otávio é um ótimo jogador. Não me custa admitir que seja dos melhores da Liga. Mas é também um jogador com uma péssima atitude para com árbitros, colegas de profissão e adeptos adversários. Custa-me ver que a Liga Portugal premeia estas atitudes”.

Esta temporada, Otávio – avaliado em 35 milhões de euros – marcou sete golos e realizou 13 assistências, em 44 jogos. Por sua vez, Fredrik Aursnes – avaliado em 20 milhões de euros – participou em 42 partidas, onde marcou três golos e fez três assistências.

De realçar que o pragmático atleta foi, sem dúvida, o jogador mais polivalente do Campeonato, atuando tanto nas alas como na posição de médio defensivo. De facto, a distinção de melhor jogador do Campeonato Português seria o culminar de uma carreira que começou longe da ribalta.

De desconhecido a pedra basilar do Campeão Nacional

O farol norueguês do meio-campo encarnado chegou ao Molde a 1 de Janeiro de 2016, onde esteve seis temporadas até ter sido resgatado pelo vice campeão da Liga Conferência da temporada passada, por 450 mil euros. Apenas um ano depois, o Feyenoord, atual campeão dos Países Baixos, encaixou mais de 15 milhões de euros com o jogador.

O diretor do Glorioso 1904 revelou algum ceticismo inicial com avinda desta nova contratação nórdica: “Não esperava que aursness tivesse o impacto que teve. Até porque não sou grande fã de jogadores que são bons em várias posições (mas não são ótimos em nenhuma). Mas o nosso norueguês favorito fez uma época fantástica e deixa-nos com grandes expectativas para 2023/4”.

Sendo a função original de Aursnes a de médio com maior foco em princípios de cobertura, equilíbrio e concentração, seria expectável defender que ele viria aportar maior qualidade defensiva à equipa, por exemplo, no fecho dos espaços, na agressividade defensiva, no cumprimento das coberturas e compensações, na proteção ao colega de corredor e aos dois médios-centro. Porém, o jogador revelação da Liga acrescentou outra perspetiva ao seu papel no jogo, mais concretamente, um peso ofensivo fundamental, e pela forma como consegue gerir a bola e dar critério à posse do Benfica.

Bernardo Alegra vai ainda mais longe e destaca a versatilidade do jogador: “Aursnes é um jogador de equipa e de treinador. Interpreta muitíssimo bem o que Schmidt lhe pede para cada posição que ocupa. É verdade que não é brilhante em nenhuma, mas compensa com a sua entrega ao jogo e interpretação tática”.

Pedido expresso de Roger Schmidt no verão passado, Aursnes mostrou não só incutiu um perfil mais combativo ao plantel das águias, como também surpreendeu pela sua capacidade com bola e chegada à área. Aliás, não é normal um médio de cariz mais conservador destacar-se pela sua eficácia nos dribles, mas é um ponto chave que permite criar desequilíbrios na primeira fase de pressão adversária.

É competente no desarme, mas perde para Weigl na qualidade de antecipação/interceção. Não obstante, é mais rápido e ágil que o seu antecessor, o que lhe permite chegar mais cedo aos lances e reduzir o tempo de execução dos seus oponentes diretos.

Mais recentemente, o Aston Villa perguntou ao Benfica por Fredrik Aursnes, mas o Glorioso rejeitou e apontou para a cláusula de rescisão, de 50 milhões, mas que os encarnados estão a tentar aumentar. Depois do norueguês ser uma das boas surpresas desta edição da Liga Portugal Bwin, é natural o crescente interesse no jogador, logo a vontade das águias em renovar, com preço aumentado, a cláusula do médio.

Tanto para Rui Costa como para Roger Schmidt, perder o número 8 das águias é impensável, sendo que o jogador é uma peça fundamental no xadrez tático do técnico alemão, além de ocupar uma grande variedade de posições em campo.

No fundo, não chegou como estrela ao plantel da Luz, pelo contrário, uma vez que era desconhecido para a grande maioria dos adeptos. No entanto, acrescentou valor e mostrou ser peça importante no sistema de Roger Schmidt.

Jovens craques encarnados foram esquecidos

    Iván Jaime, médio ofensivo espanhol do Famalicão, de 22 anos, foi votado o melhor jogador jovem da Liga Portugal Bwin, ultrapassando António Silva e João Neves, que se sagraram Campeões Nacionais com o Benfica.

O jogador famalicense realizou uma grande temporada, mas a sua escolha em função dos jovens das águias causou alguma revolta nas redes socais, especialmente no caso do defesa central, de 19 anos.

Bernardo Alegra é uma das vozes que mais se fazem sentir contra esta decisão: “Acho ridícula a nomeação do Jaime. Não que tenha qualidade. Evidentemente que tem. Mas, sinceramente, fez mais que o António Silva que passou de desconhecido para internacional e um dos 20 melhores jovens do mundo? E do que Gonçalo Ramos, que fez uma época ao nível dos melhores jovens atacantes do mundo? É difícil não pensar que haja interesses por trás da nomeação de Jaime quando os concorrentes têm números evidentemente melhores”.

Formado no Seixal, o atleta estreou-se no onze inicial na quarta jornada da competição, a 27 de agosto, quando as águias visitaram o Estádio do Bessa. Em dezembro, com apenas 19 anos, foi convocado e disputou o Mundial pela Seleção de Portugal, no Catar, coroando depois a época com o 38.º título da história das águias.

Natural de Penalva do Castelo, António Silva – avaliado em 45 milhões de euros – disputou 30 partidas na competição, sendo titular em 28 e  totalizando 2.924 minutos na primeira divisão do futebol português. Ao longo da temporada, fez 184 recuperações de bola e marcou três golos.

Simultaneamente, João Neves ainda tem idade de júnior – 18 anos – mas já coleciona feitos desde que se estabeleceu na equipa principal. Desde os iniciados que está no Seixal e foi uma das figuras do plantel vencedor da Youth League. Apesar de não ser o jogador que mais deu nas vistas, é dos que possui mais potencial para num futuro próximo ser opção constante no onze titular de Roger Schmidt.

Esta temporada, João Neves – avaliado em 10 milhões de euros – conta com um golo e uma assistência, em 20 partidas, pela equipa principal do Benfica. De recordar que o jovem marcou o seu primeiro golo pela equipa principal e logo para empatar um dérbi frente ao Sporting, aos 90+4 minutos.

​A temporada de sonho dos miúdos encarnados valeu-lhes destaque especial por parte do prestigiado diário Tuttosport, que divulgou, esta terça-feira, a lista dos 100 jogadores que estão na corrida ao prémio Golden Boy de 2023. Na edição deste ano, o central português ocupou o quarto lugar da lista, enquanto João Neves ficou na 62.º posição.

Em comparação, Ivan Jaime – avaliado em 5 milhões de euros – conta com 11 golos e cinco assistências, em 33 partidas disputadas esta temporada.


Futebol

Como assim? Estrela do Benfica falha distinção da UEFA e fica a 'ver navios'

Craque do plantel de Bruno Lage estava nomeado para prémio, no entanto, acabou por vê-lo a ser entregue a adversário

Estrela do Benfica perde prémio da UEFA
Estrela do Benfica perde prémio da UEFA

  |

Icon Comentário0

O golo marcado por Orkun Kokçu na jornada inaugural da Liga dos Campeões entre o Benfica e o Estrela Vermelha estava em votos para o melhor golo do dia na competição. No entanto, o médio turco viu a distinção 'calhar' a outro jogador. 


Maghnes Akliouche, que enverga as cores do Monaco, adversário do Glorioso na Fase da Liga da Champions League, foi quem conquistou a distinção da UEFA, depois de ter feito golo em jogador individual, aos 16 minutos, diante do Barcelona, que saiu derrotado pelos franceses por duas bolas a uma.


É importante recordar que o momento do golo de Orkun Kokçu ficou ainda marcado pela falta de reação de Bruno Lage ao remate certeiro do meio-campista contratado ao Feyenoord, no verão de 2023. Com o compatriota Kerem Akturkoglu dentro de campo na frente de ataque, o craque parece ter conquistado uma 'nova vida', sob comando técnico de Bruno Lage, brilhando com exibições de destaque com o Manto Sagrado.


Na temporada 24/25, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçuavaliado em 27 milhões de euros – alinhou em seis embates, tendo feito, nos 415 minutos totalizados, o gosto ao pé por duas vezes e assistido os colegas em três ocasiões. Em 2023/24, o craque participou em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.

Orkun Kokçu chegou ao Benfica no mercado de verão de 2023, oriundo do Feyenoord, a troco de 25 milhões de euros, sendo a contratação mais cara da história do Clube da Luz. O internacional turco tem contrato com os encarnados até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.



Futebol

Parabéns, Benfica Campus! Em dia de festa, Renato Sanches 'comanda' as celebrações (Vídeo)

Águias não deixaram passar a data importante do Seixal 'em branco' e festejaram com um grupo de jogadores do plantel do Clube da Luz através das redes sociais

Renato Sanches, jogador do Benfica, 'liderou' as celebrações de aniversário do Benfica Campus
Renato Sanches, jogador do Benfica, 'liderou' as celebrações de aniversário do Benfica Campus

  |

Icon Comentário0

Este domingo, dia 22 de setembro, é dia de aniversário para o centro de treinos e estágio do Clube da Luz. O Benfica fez questão de assinalar a data especial dos 18 anos do Seixal e Renato Sanches, craque dos encarnados, liderou as celebrações da 'maioridade'.  


Num vídeo partilhado pelas águias, nas redes sociais, o reforço de verão, que concretiza a segunda passagem pelo plantel principal de futebol, esteve à frente do grupo de craques, que assumem um lugar na turma de Bruno Lage, tendo feito a formação no Seixal. 


"18 anos de história. Feliz aniversário, Benfica Campus. Parabéns", começou por dizer o camisola 85 do Clube da Luz, sendo acompanhado, no final, pelos restantes colegas de equipa e de formação. 


Apesar de Florentino Luís, jogador com mais tempo na equipa principal do Benfica, estar presente, foi mesmo Renato Sanches a comandar as tropas, sendo o porta-voz. Além dos dois médios portugueses, nomes como André Gomes, António Silva, João Rego, Tiago Gouveia, Samuel Soares, Tomás Araújo e Adrian Bajrami marcaram presença no vídeo, celebrando o aniversário do Seixal.

É importante recordar que Renato Sanches regressou ao Benfica, este verão, depois de Rui Costa ter garantido um negócio por via de empréstimo do médio da formação encarnada junto do PSG, que inclui a cláusula de compra, que poderá ser ativada no final de 2024/2025. Atualmente, o atleta está a recuperar de lesão, ao lado de Tiago Gouveia, assim como de Alexander Bah, que foi o último craque a ser integrado no boletim clínico. 


Confira aqui o momento:


Futebol

Benfica Campus celebra 18.º aniversário com 'líder' inesperado (Vídeo)

Clube encarnado não esqueceu data importante referente ao Seixal, tendo festejado com grupo de jogadores do plantel através das redes sociais

Benfica Campus celebra 18.º aniversário com figuras de destaque à mistura
Benfica Campus celebra 18.º aniversário com figuras de destaque à mistura

  |

Icon Comentário0

O Benfica Campus está de parabéns! O centro de treinos e estágio do Clube da Luz celebra o 18.º aniversário, este domingo, 22 de setembro, e os encarnados fizeram questão de destacar a data especial com Renato Sanches a liderar as celebrações. 


Num vídeo partilhado pelas águias, nas redes sociais, o reforço de verão, que concretiza a segunda passagem pelo plantel principal de futebol, esteve à frente do grupo de craques, que assumem um lugar na turma de Bruno Lage, tendo feito a formação no Seixal. 


"18 anos de história. Feliz aniversário, Benfica Campus. Parabéns", começou por dizer o camisola 85 do Clube da Luz, sendo acompanhado, no final, pelos restantes colegas de equipa e de formação. 


Apesar de Florentino Luís, jogador com mais tempo na equipa principal do Benfica, estar presente, foi mesmo Renato Sanches a comandar as tropas, sendo o porta-voz. Além dos dois médios portugueses, nomes como André Gomes, António Silva, João Rego, Tiago Gouveia, Samuel Soares, Tomás Araújo e Adrian Bajrami marcaram presença no vídeo, celebrando o aniversário do Seixal. 

É importante recordar que Renato Sanches regressou ao Benfica, este verão, depois de Rui Costa ter garantido um negócio por via de empréstimo do médio da formação encarnada junto do PSG, que inclui a cláusula de compra, que poderá ser ativada no final de 2024/2025. Atualmente, o atleta está a recuperar de lesão, ao lado de Tiago Gouveia, assim como de Alexander Bah, que foi o último craque a ser integrado no boletim clínico. 


Confira o vídeo partilhado pelo Benfica:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ex Benfica tem as 'costas quentes' e atira: "Derrota não entra no nosso vocabulário"
Futebol

Ex Benfica tem as 'costas quentes' e atira: "Derrota não entra no nosso vocabulário"

 

Icon Comentário0
Craque com 20 golos pelo Benfica foi aposta no Dérbi e fez baliza 'tremer'
Futebol

Craque com 20 golos pelo Benfica foi aposta no Dérbi e fez baliza 'tremer'

 

Icon Comentário0
Inédito! Antigo treinador do Benfica 'amuou' e falhou conferência de imprensa
Futebol

Inédito! Antigo treinador do Benfica 'amuou' e falhou conferência de imprensa

 

Icon Comentário0