
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
No passado dia 27 de setembro, o sorteio da 3.ª pré-eliminatória da Taça de Portugal ditou que o Benfica daria os primeiros passos nesta edição da prova Rainha do futebol português nos Açores, ao encontrar-se com o Lusitânia, uma equipa centenária da ilha Terceira.
O Glorioso 1904 esteve à conversa com o conhecido adepto do Benfica, Carlos Janela, e para lhe pedirmos uma análise ao adversário. Janela abordou a rotação da equipa vermelha e branca, fez aposta num 11 provável e ainda apontou os momentos em que a equipa de Lisboa terá que estar atenta.
Onze provável de Carlos Janela
"O meu onze provável antes de cada jogo será sempre aquele que o treinador do Benfica decidir. Eu não tenho informação suficiente para dar um palpite sério e fundamentado. Confiança nas decisões do treinador Campeão Nacional", reforçou o comentador do nosso Jornal.
É de referir que, Roger Schmidt apontou para mudanças, na antevisão à partida, com seis baixas no total, três por lesão - Di María, Bah e Kokçu - e as restantes por só terem cumprido um único treino de preparação - Otamendi, David Neres e Trubin.
Adversário do Glorioso
O Sport Club Lusitânia é uma equipa que, atualmente, joga no Campeonato Nacional de Seniores de Portugal e está em 10º lugar por entre as 14 equipas na sua Liga. Este clube açoriano tem no seu palmarés três taças de vencedores da III divisão (nível 4).
Este jogo não será 'favas contadas'. O emblema encarnado vai mexer obrigatoriamente no 11 base de Roger Schmidt, quer por opção, quer porque há vários jogadores que vieram das seleções, quer porque o Benfica tem seis atletas no boletim clínico.
"Diz-me a minha vasta experiencia que depois de uma paragem para as Seleções, apenas poderão ser poupados os jogadores que jogaram os dois jogos pelas suas Seleções. Os jogadores que não estão lesionados e que não jogaram pelas Seleções precisam de jogar para reganhar ritmo de competição. O Roger Schmidt vai colocar em campo uma equipa para ganhar e simultaneamente preparar o próximo jogo do campeonato", analisou Carlos Janela
O conhecido adepto do Clube da Luz falou, ainda, dos pontos que distinguem os dois emblemas. "A diferença entre o SL Benfica e a respeitável equipa da Lusitânia é tão grande que apenas por culpa do Benfica o jogo se poderá complicar", referiu.
Objetivo é apontar para o Jamor
Chegar ao Jamor é um sonho para qualquer equipa, mas, até agora, 26 equipas do nosso futebol é que marcaram presença no palco da festa da Taça: Benfica, Porto, Sporting, Boavista, Setúbal, Belenenses, Braga, Académica, Guimarães, Leixões, Beira-Mar, Estrela, Aves, Atlético, Marítimo, Avenida Rio, Estoril, Olhanense, Torreense, Covilhã, Farense, Campomaiorense, Leiria, Paços, Chaves e Tondela.
Destas 26 só as primeiras 13 da lista venceram o ‘caneco’. A lista de vencedores é liderada pelo Benfica, que detém 26 Taças de Portugal no seu palmarés, em 38 finais disputadas. Apesar disso, recorde-se que os encarnados não conquistam a prova deste 2017, ano em que Toto Salvio e Raúl Jiménez marcaram os golos que derrotaram o Guimarães por 2-1.
Apesar de, na última temporada, ter sido Campeão Nacional, o conjunto das águias caiu nos ‘quartos’ da prova rainha, diante do que viria a ser finalista vencido, Braga. Este jogo, que acabou com uma derrota por 2-1 no Minho, ficou polémico pela sua arbitragem tendenciosa.
Voltando ao próximo jogo do Clube da Luz, importa frisar que o Lusitânia, depois de já ter encontrado várias equipas do primeiro escalão, jogará pela primeira vez na sua história diante do Benfica. A formação de Roger Schmidt tem jogo marcado contra os açorianos dia 20 de outubro, às 16h30.
"Espero uma vitória natural do Benfica, sem grandes complicações. O poder do Benfica é muito superior para "tomba gigantes". Bastará ao Benfica estar sério no jogo para ganhar com mérito e seguir em frente na Taça", finalizou Carlos Janela.
Através da sua conta oficial nas redes sociais, antigo diretor de comunicação dos vermelhos e brancos condenou a atiude das águias na carta enviada à Liga
|
João Gabriel, antigo dirigente do Benfica, reagiu recentemente à carta aberta que as águias enviaram à Liga de Clubes, onde fizeram várias exigências sobre determinados temas. Segundo o antigo diretor de comunicação, a Direção, liderada por Rui Costa não esteve bem, contudo, deixou também críticas a Pedro Proença.
João Gabriel: “Esta direção do SL Benfica padece, de forma crónica, de falta de bom senso”
Na publicação que fez na rede social LinkedIn, o antigo dirigente dos encarnados não ficou por meias palavras quando criticou a estrutura vermelha e branca: “Das duas, uma: ou esta direção do SL Benfica padece, de forma crónica, de falta de bom senso, ou não há ninguém lá dentro que pense com seriedade e atempadamente sobre os temas verdadeiramente relevantes. Há, ainda, uma terceira hipótese — a pior de todas: quererem fazer de todos nós idiotas”.
De seguida, João Gabriel afirma que as águias estão a visar o presidente da Liga de Clubes errado: “A nova direção da Liga é isso mesmo: nova. No entanto, na carta que o Benfica enviou hoje ao organismo, queixa-se do “estado atual do futebol português”. Ora, o atual estado do futebol nacional não é responsabilidade de Reinaldo Teixeira, que tomou posse há apenas três meses, mas sim de Pedro Proença, que liderou a Liga durante nove anos e oito meses — sublinhe-se bem esta janela temporal”.
João Gabriel: “O governo da Liga de Clubes, com Proença, tornou-se opaco, despesista, pedante“
Na mesma publicação, o ex Benfiquista defende que a posição atual dos encarnados face aos direitos televisivos tem um culpado: “Na mesma carta, o Benfica pede agora a suspensão do processo de centralização dos direitos televisivos. Há muito que se sabia que os valores acenados por Proença eram utópicos, irrealizáveis, fantasiosos — existiam apenas na cabeça de quem passou dois anos em campanha para a FPF, ignorando por completo as reais necessidades da Liga”.
“O governo da Liga de Clubes, com Proença, tornou-se opaco, despesista, pedante. Surpreende, por isso, a passividade com que os clubes portugueses consentiram, ao longo destes anos, que as verbas da Liga fossem gastas de forma irresponsável”, acrescentou João Gabriel.
Segundo o que foi adiantado pela comunicação social, antigo timoneiro dos vermelhos e brancos terá tudo finalizado para vir a comandar plantel saudita
|
Numa altura em que Jorge Jesus deu entrada um processo contra o Benfica, o treinador português parece ter muito boas notícias vendas da Arábia Saudita. Segundo o que a imprensa tem vindo a adiantar, o português de 70 anos já terá acordo fechado com o Al Nassr, o que significa que itá treinar Cristiano Ronaldo e companhia.
Escreve o jornal A Bola, esta quinta-feira, 10 de julho, que o antigo Benfiquista e o emblema saudita já têm praticamente tudo acordado, faltando apenas a assinatura de Jorge Jesus. A mesma fonte garante que o mesmo vai viajar, já na próxima segunda-feira, a fim de formalizar a sua mudança.
Por outro lado, o jornal A Bola avança que o antigo treinador do Al Hilal, que foi despedido devido aos maus resultados, vai assinar com o emblema de Cristiano Ronaldo um contrato válido por uma época, contudo, não se sabe se o mesmo terá ou não uma opção de extensão do vínculo.
Relembre-se, que a hipótese Jorge Jesus já se encontrava em cima da mesa da direção saudita, conforme adiantou o diário desportivo, desde o início de junho, quando o italiano Stefano Pioli deixou o cargo à disposição. Assim, face a este desenvolvimento, está para breve a oficialização do ex Benfica como o novo técnico.
Com duas passagens pelo Al Hilal, uma em 2018 e outra entre 2023 3 2025, Jorge Jesus conquistou todos os troféus domésticos da Arábia Saudita. Perto de ser confirmado como técnico do Al Nassr, esta vai ser a segunda vez que o português troca de rivais, depois de já o ter feito em 2015, quando saiu do Benfica para rumar ao Sporting.
Segundo avança imprensa nacional, responsáveis encarnados estiveram reunidos durante esta tarde para limarem arestas sobre plano de negócios pelo português
|
A possibilidade de João Félix vir a reforçar o Benfica ganhou ainda mais força depois dos últimos desenvolvimentos em relação *a transferência do avançado português. Ao que tudo indica, Jorge Mendes esteve no Estádio da Luz durante a tarde de hoje e tudo indica ter-se-é reunido com os responsáveis das águias, para discutir o dossiê do internacional luso.
Escreve o jornal A Bola, que as duas partes estiveram reunidas durante o dia de hoje para chegarem a um acordo sobre o tipo de estratégia que pretendem utilizar na abordagem pela contratação de João Félix. É sabido que Rui Costa, que anunciou recentemente a sua recandidatura, quer tornar real o regresso do português.
Apesar de ser um desejo já assumido por Bruno Lage, o plano para ‘resgatar’ o antigo camisola 79 é considerado de alto risco. Contratar o avançado do Chelsea significa que o teria de ser uma aposta certa a nível desportivo, já para não falar no plano financeiro, que iria significar um elevado investimento, nunca antes visto no Estádio da Luz.
O Benfica poderia chegar aos 30 milhões de euros pela transferência, mas será incomportável suportar salários do jogador por mais de uma época, pelo que João Félix poderia ter de ser novamente transacionado no verão de 2026, para a Europa ou para a Arábia Saudita.
Na temporada que agora terminou, entre o Chelsea e o Milan, João Félix – atualmente avaliado em 20 milhões de euros – marcou presença em 41 encontros. Nos 1.965 minutos em que foi utilizado, o avançado formado no Benfica apontou 10 golos e fez duas assistências. O internacional português tem contrato com os blues até junho de 2031 e uma cláusula de rescisão fixada nos 350 milhões de euros.