
Futebol
Roger Fernandes? Benfica sonha com extremo, mas novos detalhes afastam negócio
02 Set 2025 | 08:35
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Out 2023 | 06:05 |
No passado dia 27 de setembro, o sorteio da 3.ª pré-eliminatória da Taça de Portugal ditou que o Benfica daria os primeiros passos nesta edição da prova Rainha do futebol português nos Açores, ao encontrar-se com o Lusitânia, uma equipa centenária da ilha Terceira.
O Glorioso 1904 esteve à conversa com o conhecido adepto do Benfica, Carlos Janela, e para lhe pedirmos uma análise ao adversário. Janela abordou a rotação da equipa vermelha e branca, fez aposta num 11 provável e ainda apontou os momentos em que a equipa de Lisboa terá que estar atenta.
Onze provável de Carlos Janela
"O meu onze provável antes de cada jogo será sempre aquele que o treinador do Benfica decidir. Eu não tenho informação suficiente para dar um palpite sério e fundamentado. Confiança nas decisões do treinador Campeão Nacional", reforçou o comentador do nosso Jornal.
É de referir que, Roger Schmidt apontou para mudanças, na antevisão à partida, com seis baixas no total, três por lesão - Di María, Bah e Kokçu - e as restantes por só terem cumprido um único treino de preparação - Otamendi, David Neres e Trubin.
Adversário do Glorioso
O Sport Club Lusitânia é uma equipa que, atualmente, joga no Campeonato Nacional de Seniores de Portugal e está em 10º lugar por entre as 14 equipas na sua Liga. Este clube açoriano tem no seu palmarés três taças de vencedores da III divisão (nível 4).
Este jogo não será 'favas contadas'. O emblema encarnado vai mexer obrigatoriamente no 11 base de Roger Schmidt, quer por opção, quer porque há vários jogadores que vieram das seleções, quer porque o Benfica tem seis atletas no boletim clínico.
"Diz-me a minha vasta experiencia que depois de uma paragem para as Seleções, apenas poderão ser poupados os jogadores que jogaram os dois jogos pelas suas Seleções. Os jogadores que não estão lesionados e que não jogaram pelas Seleções precisam de jogar para reganhar ritmo de competição. O Roger Schmidt vai colocar em campo uma equipa para ganhar e simultaneamente preparar o próximo jogo do campeonato", analisou Carlos Janela
O conhecido adepto do Clube da Luz falou, ainda, dos pontos que distinguem os dois emblemas. "A diferença entre o SL Benfica e a respeitável equipa da Lusitânia é tão grande que apenas por culpa do Benfica o jogo se poderá complicar", referiu.
Objetivo é apontar para o Jamor
Chegar ao Jamor é um sonho para qualquer equipa, mas, até agora, 26 equipas do nosso futebol é que marcaram presença no palco da festa da Taça: Benfica, Porto, Sporting, Boavista, Setúbal, Belenenses, Braga, Académica, Guimarães, Leixões, Beira-Mar, Estrela, Aves, Atlético, Marítimo, Avenida Rio, Estoril, Olhanense, Torreense, Covilhã, Farense, Campomaiorense, Leiria, Paços, Chaves e Tondela.
Destas 26 só as primeiras 13 da lista venceram o ‘caneco’. A lista de vencedores é liderada pelo Benfica, que detém 26 Taças de Portugal no seu palmarés, em 38 finais disputadas. Apesar disso, recorde-se que os encarnados não conquistam a prova deste 2017, ano em que Toto Salvio e Raúl Jiménez marcaram os golos que derrotaram o Guimarães por 2-1.
Apesar de, na última temporada, ter sido Campeão Nacional, o conjunto das águias caiu nos ‘quartos’ da prova rainha, diante do que viria a ser finalista vencido, Braga. Este jogo, que acabou com uma derrota por 2-1 no Minho, ficou polémico pela sua arbitragem tendenciosa.
Voltando ao próximo jogo do Clube da Luz, importa frisar que o Lusitânia, depois de já ter encontrado várias equipas do primeiro escalão, jogará pela primeira vez na sua história diante do Benfica. A formação de Roger Schmidt tem jogo marcado contra os açorianos dia 20 de outubro, às 16h30.
"Espero uma vitória natural do Benfica, sem grandes complicações. O poder do Benfica é muito superior para "tomba gigantes". Bastará ao Benfica estar sério no jogo para ganhar com mérito e seguir em frente na Taça", finalizou Carlos Janela.
Clube da Luz tem como objetivo voltar a conquistar o Campeonato Nacional, que foge desde a temporada 2022/23, bem como as restantes competições
02 Set 2025 | 11:36 |
Dodi Lukebakio foi a última contratação do Benfica nesta janela de transferências, fechando assim um mercado que se traduziu no maior investimento de sempre dos encarnados, ultrapassando o valor gasto no verão de 2020 durante o regresso de Jorge Jesus à Luz - 105 milhões de euros.
135,8 milhões de euros foi o montante despendido por Rui Costa neste mercado de transferências, registando-se assim um investimento histórico em reforços por parte do Benfica, garantindo sete novas caras na Luz para atacar a conquista de títulos.
Amar Dedic foi o primeiro jogador oficializado pelo Benfica, que garantiu o lateral proveniente do Salzburgo por 10 milhões de euros. Na ala contrária surge Rafael Obrador, que chegou por 5 milhões de euros para alargar as opções na esquerda.
O Clube da Luz apostou ainda numa reformulação completa no meio-campo, acrescentando frieza e músculo. Enzo Barrenechea chegou ao Benfica por 12 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 15M com objetivos. Já Richard Ríos tornou-se na contratação mais cara das águias, por 27M, a par de Sudakov. O ucraniano chegou à Luz por 6,75 milhões de euros, sendo que no final da temporada as águias terão que pagar uma cláusula de compra obrigatória no valor de 20,25M.
Para o ataque, Ivanovic chegou ao Benfica por 22,8M, com Dodi Lukebakio a custar 20 milhões de euros aos cofres dos encarnados. Para fechar o valor recorde surge uma cara já conhecida dos Benfiquistas, após a contratação em definitivo de Samuel Dahl por 9M. No final das contas, o Benfica terminou o mercado com um balanço positivo, ao registar 147,5 milhões de euros em vendas de jogadores.
Prodígio formado no Seixal falhou transferência devido à escassez de tempo no último dia de mercado e Rui Costa fez escolha complicada
02 Set 2025 | 08:58 |
O Benfica rescindiu contrato com Hugo Félix. O médio ia ser reforço do Elche, mas a transferência caiu e o Tondela chegou-se à frente pelo jogador. Todavia, a escassez de tempo não permitiu a inscrição do atleta na Liga Portugal, o que iria hipotecar pelo menos metade da temporada do jovem.
Sem espaço na Luz, Rui Costa decidiu então terminar a ligação de Hugo Félix ao Benfica para que o irmão de João Félix se tornasse jogador livre no mercado. Desta forma, o Tondela conseguirá inscrever o futebolista de 21 anos para a nova temporada.
A saída de Hugo Félix do Benfica neste mercado de transferências era um cenário que se vinha adivinhando. É que, em 2025/26, o jovem médio de 21 anos, que tinha contrato até junho de 2027, não tinha somado qualquer minuto com o Manto Sagrado, seja na equipa principal ou na equipa B.
Apesar da alteração de última hora nas condições da saída de Hugo Félix, o Benfica salvaguarda metade dos direitos económicos do médio. Nos cofres da Luz fica 50% do passe do atleta, que ainda poderá ter um futuro risonho pela frente.
Na temporada de 2024/25, onde atuou praticamente na equipa B das águias, Hugo Félix – avaliado em 2,5 milhões de euros – foi aposta em 36 encontros: 32 na Segunda Liga, três na Premier League International Cup e um na Taça de Portugal. Nos 2.653 minutos disputados com a camisola do Benfica, o médio marcou dois golos, somando ainda 10 assistências.
Estrutura encarnada estava ciente das condições aquando das negociações com o Sevilha, mas decidiu investir no internacional pela Bélgica
02 Set 2025 | 08:49 |
Dodi Lukebakio é reforço do Benfica. Contratado ao Sevilha no último dia de mercado de transferências, o internacional belga custou 20 milhões de euros, mais 4 mediante a concretização de determinados objetivos individuais e coletivos. No entanto, uma lesão atrasa a estreia pelos encarnados.
A estrutura das águias tinha conhecimento do problema físico do jogador, mas, independentemente das mazelas, fechou negócio com os andaluzes. O jornal O Jogo aponta que a lesão é "vista como normal na Luz", mas que irá condicionar o avançado durante três a quatro semanas.
Desta forma, Lukebakio irá, com muitas certezas, falhar a receção do Benfica de Bruno Lage ao Santa Clara, agendada para 12 de setembro, ou o primeiro duelo da fase de Liga da Champions, frente ao Qarabag, no próximo dia 16 do mesmo mês.
Certo é que o jogador vai aproveitar esta pausa de seleções para recuperar, uma vez que ficou fora da convocatória de Rudi Garcia para os próximos compromissos da Bélgica, que enfrenta Liechtenstein e Cazaquistão - a 4 e 7 de setembro, respetivamente -, na qualificação para o Mundial de 2026.
Dodi Lukebakio foi uma das peças mais influentes do Sevilha nas últimas épocas. Na presente temporada desportiva, o extremo-direito - avaliado em 20 milhões de euros - tem dois encontros oficiais realizados, ambos a contar para a La Liga. Nos 180 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o camisola 10 apontou um golo.