
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica seguiu em frente na Taça de Portugal. A turma de Bruno Lage goleou, por 7-0, o Estrela da Amadora, num duelo, no Estádio da Luz, que ficou marcado por alguns lances polémicos. Nesse sentido, e em declarações ao jornal 'A Bola', Duarte Gomes analisou e comentou os mesmos, tendo inclusive dado a sua opinião sobre a falta de Rollheiser.
O antigo juiz começou por comentar o terceiro golo do Benfica, aos 18 minutos, tendo inclusive revelado que o mesmo não devia ter contado, uma vez que o atleta do Benfica encontrava-se em posição ilegal.
"Terceiro golo mal validado ao Benfica devido a erro do árbitro assistente, que não detetou fora de jogo evidente (mais de um metro) de Di Maria, no início de jogada concluída pelo próprio. O que aconteceu explica-se rapidamente: o auxiliar de André Narciso demorou demasiado tempo a recuperar a sua posição, não tendo em conta que a jogada ainda estava viva e na sua zona de ação. A distração momentânea levou-o a estar cerca de cinco/seis metros à frente do local onde era suposto colocar-se (em linha com o penúltimo defensor). A partir daí, o erro foi inevitável", começou por dizer Duarte Gomes.
Duarte Gomes - Terceiro golo mal validado ao Benfica
Ainda na primeira parte, aos 32 minutos, Duarte Gomes analisou uma falta marcada a Arthur Cabral sobre o defesa do Estrela da Amadora, numa situação em que o avançado do Benfica ficava no posição privilegiada.
"André Narciso assinalou falta atacante a Arthur Cabral, por alegado empurrão nas costas de Montóia, em lance que envolveu também o guarda-redes Meixedo. Pelas imagens que vimos, ficámos com a ideia que o avançado brasileiro não cometeu qualquer infração. O lance seria muito prometedor", referiu o ex árbitro.
Por fim, Duarte Gomes analisou a entrada de Benjamín Rollheiser sobre o atleta do Estrela da Amadora, aos 74 minutos, situação em que o adversário teve inclusive que abandonar o terreno de jogo.
Duarte Gomes - Tinha que ser sancionada com cartão vermelho direto
"Com a bola bem à frente, Rollheiser atingiu, com a sola da bota/pitons, a parte de trás da perna de André Luiz, colocando em risco a sua integridade física. A falta grosseira do argentino (lesionou o adversário) tinha que ser sancionada com cartão vermelho direto. Em campo podia não ser fácil perceber. Em sala seria rapidíssimo", finalizou o ex árbitro português.
Futebolista, que apontou vários golos de águia ao peito, muda de ares no verão e prepara-se para ter um novo desafio na nova temporada
|
Rodrigo Moreno, avançado espanhol que já representou o Benfica no passado, vai regressar ao Al Rayyan, do Catar, após um período de empréstimo no Al Gharafa, do mesmo país. O avançado de 34 anos vai voltar ao conjunto a que pertence depois de uma temporada menos conseguida.
Rodrigo Moreno teve uma belíssima passagem pelo Benfica. O craque espanhol foi contratado por uma verba de 6 milhões de euros diretamente do Real Madrid Castilla, em 2010. Nesse ano, o avançado, que ainda era muito jovem, foi emprestado ao Bolton Wanderers, de Inglaterra, onde marcou um golo e fez uma assistência.
Na temporada seguinte, Rodrigo Moreno regressou ao Benfica e conseguiu algum destaque, assegurando um lugar no plantel para os próximos três anos. Desta forma, o avançado espanhol acabou a sua passagem nos encarnados com três títulos: Um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.
Pelas águias, Rodrigo Moreno apontou 45 remates certeiros e 13 assistências num total de 120 partidas oficiais. Posteriormente, o craque espanhol transferiu-se para o Valência, numa transferência que rendeu 30 milhões aos cofres do Benfica, que lucrou bastante com a sua saída.
Desde aí que Rodrigo Moreno já somou passagens no Valência, Leeds United, de Inglaterra e no Al Rayyan, do Catar. Em 2024/25, ao serviço do Al Gharafa, clube a que esteve emprestado, o avançado espanhol somou dois golos e duas assistências em 15 encontros.
Médio, que abandonou os vermelhos e brancos nos últimos dias, continua a causar um grande impacto na turma turca, desde a sua chegada
|
Orkun Kökçü já foi apresentado aos adeptos do Besiktas com direito a estádio cheio. O médio saiu do Benfica via empréstimo com obrigação de compra de 25 milhões de euros mais 5 em bónus. À chegada ao país de origem, o treinador do emblema turco falou da sua contratação e mostrou-se radiante com o mercado que o clube está a protagonizar e encheu-se de otimismo para a próxima temporada.
Ole Gunnar Solskjær: "O Orkun [Kokçu] é, sem dúvida, um grande jogador"
"Estamos a contratar jogadores interessantes. Estamos ansiosos pelo início da temporada. (...) O problema que tivemos no ano passado foi não conseguirmos marcar golos. Quando cheguei, o Besiktas não estava devia estar. Este ano temos fé. Estamos com uma energia muito positiva", começou por dizer Solskjaer, em declarações ao 'TRT Sports'.
O treinador norueguês, que já comandou o Manchester United, aplaudiu a chegada do médio proveniente do Benfica: "Os nossos adeptos foram incríveis na cerimónia de apresentação do Orkun Kökçü. Pretendemos construir a equipa que eles querem ver esta temporada. O Orkun é, sem dúvida, um grande jogador". A qualidade do turco é, para Solskjaer, incontestável, e por isso, irá auferir um salário milionário.
Ole Gunnar Solskjær: "O objetivo é criar uma equipa lendária, que entrará para a história do Besiktas"
"O nosso presidente deixou clara sua intenção de criar uma equipa de alto nível durante o processo de transferências. O objetivo é criar uma equipa lendária, que entrará para a história do Besiktas", concluiu Solskjaer. O clube turco protagonizou a transferência mais cara da sua história ao garantir os serviços de Kökçü. Até à data, de entradas, para além do médio, contrataram apenas Tammy Abraham e Jurasek, também por empréstimo proveniente do Benfica.
Em 2024/25, ao serviço do Benfica, Orkun Kökçü – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos em campo, o camisola 10 dos encarnados apontou 12 golos e deu 11 assistências.
Jornalista português prestou declarações e fez questão de referir que a felicidade não assistiu ao craque turco enquanto esteve ao serviço dos encarnados
|
Orkun Kokçu, que se transferiu do Benfica - que recebeu boas novidades relativas a outro negócio com o Chelsea - para o Besiktas, chegou em grande ao clube de Istambul, sendo recebido por milhares de adeptos. Rafael Soares, jornalista do Record, já comentou a situação do craque turco, revelando que o mesmo nunca foi feliz nos encarnados.
Rafael Soares: "Kökçü nunca foi propriamente muito feliz no Benfica"
"Primeiro, é uma declaração de amor ao Besiktas. Em segundo, parece-me claramente que Kökçü já não estava feliz no Benfica. Aliás, Kökçü nunca foi propriamente muito feliz no Benfica", começou por dizer o jornalista português sobre o novo camisola 10 das águias negras.
"Parece-me que agora [Kökçü] já não gostava muito de jogar futebol. Viu-se contra o Auckland City, pela forma como falou a Bruno Lage e depois como tudo foi desmentido, referindo dizendo que tinham uma boa relação os dois. É obvio que houve uma relação tremida", acrescentou Rafael Soares, deixando claro o motivo da saída do turco.
Rafael Soares: "O Benfica ainda não contratou nenhum substituto de Kökçü"
O jornalista português ainda deixou uma crítica à gestão do Benfica: "Eu não acho que a saída tenha a ver com o rendimento em campo. Kökçü era um jogador importante no Benfica e o Benfica acaba por abdicar do jogador numa altura em que ainda não contratou um substituto. Portanto, eu acho que tem tudo que ver com o comportamento extracampo".
"O Benfica tentou sanar tudo, mas não conseguiu. Parece-me que era completamente impossível compatibilizar Kökçü com Bruno Lage para a próxima época", referiu Rafael Soares, dizendo que não acreditava numa reconciliação entre o jogador e o treinador.