
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
06 Ago 2024 | 13:43 |
Treinador histórico romeno, Mircea Lucescu, vai voltar a treinar a seleção da Roménia. O técnico foi esta terça-feira, apresentado como o sucessor de Edward Iordanescu, que abandonou o cargo após o Euro 2024.
Lucescu passou em clubes como Inter de Milão, Brescia e Zenit, mas foi na Turquia e na Ucrânia que encontrou o maior sucesso na sua carreira. Na Turquia representou o Galatasaray e o Besiktas onde conseguiu vencer uma Supertaça Europeia e dois campeonatos. Já, na Ucrânia, ao comando do Shakthar Donetsk o treinador venceu oito ligas, seis taças e sete supertaças. Além disso, conseguiu o inédito feito de conquistar uma Liga Europa pela equipa ucraniana em 2009 frente ao Werder Bremen.
Mircea Lucescu, de 79 anos, tem ainda no palmarés duas ligas romenas, três Taças romenas, uma Supertaça da Roménia, uma Supertaça Russa e uma Série B italiana.Treinou a seleção do seu país durante seis anos e chegou ao europeu de 86 onde ficou em último lugar com um ponto num grupo onde estava Portugal, Espanha e Alemanha.
Como jogador, Lucescu, representou a seleção Romena durante 13 anos e participou no Mundial de 70 vencido pelo Brasil e ficaram em terceiro lugar com dois pontos, numa altura onde uma vitória não valia três pontos. Representou também o Dinamo de Bucareste onde ganhou seis campeonatos e uma Taça.
Agora, aos 79 anos, está de volta à Roménia e prevê-se que seja a última experiência como treinador. Nas últimas quatro temporadas, Lucescu esteve a representar o Dinamo Kiev e chegou a jogar contra o Benfica de Roger Schmidt na qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões que a equipa encarnada venceu por 2-0 na primeira mão e 3-0 na segunda mão, no Estádio da Luz.
Segundo foi apurado pelo nosso jornal, futebolista que tinha confiança do técnico setubalense poderá ver futuro desportivo mudar em breve
08 Out 2025 | 13:58 |
Apesar da iminente renovaão, o Benfica pode avançar com o empréstimo de um atleta que teve oportunidades com Bruno Lage. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela que a estrutura vermelha e branca está a ponderar qual é o melhor cenário para o futuro imediato de Samuel Soares, n.º 2 da baliza das águias.
No início da presente temporada, com Bruno Lage no comando técnico do Benfica, Samuel Soares até foi opção em dois encontros: Tondela (casa) e Alverca (fora). Nesses compromissos, ambos da Liga Portugal Betclic, o jovem guardião formado nas águias não comprometeu e deixou boas indicações.
Todavia, com a chegada de José Mourinho à liderança do Benfica, o espaço de Samuel Soares parece ter-se reduzido. O técnico prefere dar continuidade a Trubin, não promovendo a rotatividade iniciada por Bruno Lage. Apesar disso, dado o cariz de dificuldade da parte, o guardião deve ser titular na Taça de Portugal, diante do Chaves.
Por tudo isto, e estando ciente das dificuldades em roubar o lugar a Trubin, Samuel Soares entende que um empréstimo a um clube da Liga Portugal Betclic seria um cenário benéfico para as duas partes. Os responsáveis do Benfica estão disponíveis para tal, mas apenas depois de fechada a renovação.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Samuel Soares – avaliado em 4 milhões de euros – realizou dois encontros, válidos para a Liga Portugal Betclic, frente ao Tondela e ao Alverca. Nas duas ocasiões, o jovem guardião de 23 anos, que tem contrato com as águias até junho de 2027, realizou exibições positivas.
Futebolista tem tido um impacto positivo no futebol dos encarnados e há quem não fique indiferente à qualidade do companheiro de equipa do guardião das águias
08 Out 2025 | 13:44 |
André Gonçalves, que atualmente joga no campeonato ucraniano, conhece bem as qualidade de Georgiy Sudakov, médio que é reforço do Benfica. Em conversa com a imprensa nacional, o atacante português não tem qualquer dúvida sobre o talento do compatriota de Anatoliy Trubin.
André Gonçalves: "É um jogador jovem, mas já com grande maturidade em campo"
Ligado à formação do Sporting, o avançado que representa o Polissya, há duas temporadas, já defrontou o novo reforço dos encarnados: "É um jogador jovem, mas já com grande maturidade em campo. Tem boa visão de jogo e é muito criativo no último terço".
Em entrevista o jornal A Bola, o jovem artilheiro, que também representou o Estoril Praia acrescentou o que novo camisola 10 do Clube da Luz mostra muita qualidades nas suas decisões nas dinâmicas ofensivas: "Tem muita qualidade técnica e no último passe, pelo que consegue resolver situações que parecem complicadas".
André Gonçalves: "Além das bolas paradas, é também forte nos remates de meia distância"
Numa altura em que o ucraniano se estreou em jogos importantes, como o Clássico, o jovem português não tem dúvidas sobre a sua qualiade e técnica dentro das quatro linhas: "Tecnicamente é acima da média, mas também é inteligente na ocupação de espaços sem bola. Como é muito disciplinado taticamente e tem um elevado espírito coletivo, é um jogador que, quando é necessário, também colabora nas tarefas defensivas".
"Depois também tem golo. Além das bolas paradas, é também forte nos remates de meia distância. Acho que no Benfica pode encaixar no trio do meio-campo, mesmo como sendo um número 8, mas também como falso extremo", acrescentou o antigo atleta formado no Sporting, em entrevista ao jornal A Bola.
Com vários nomes apontados ao Estádio da Luz, Presidente dos encarnados esclarece situação sobre possíveis reforços no próximo mercado
08 Out 2025 | 13:28 |
Rui Costa voltou apegar no tema que é o regresso de Bernardo Silva. Apesar de se tratar de um tópico complicado, o Presidente do Benfica não fecha a porta a essa oportunidade. Contudo, o mesmo afirma que não pode prometer, dando o exemplo do que aconteceu com João Félix.
Rui Costa: "Se o Benfica tiver uma oportunidade de fazer voltar a casa Bernardo Silva acho que não há presidente do Benfica que não queira"
Em entrevista ao jornal A Bola, o líder do Glorioso - que também abordou o silêncio da FPF - comentou o possível regresso do camisola 20 dos citizens e apontou que não iria o único: "Se o Benfica tiver uma oportunidade de fazer voltar a casa Bernardo Silva acho que não há presidente do Benfica que não queira".
No entanto, frisou que não é uma jogada inteligente fazer promessas desse género, face ao quanto imprevisível o futebol é: "Agora, se prometo jogador A, B,C ou D? Jogadores que estão com contrato e que não se sabe o futuro deles? Claro que não".
Rui Costa: "Eu respeito a decisão do João [Félix]"
João Félix foi também tema de conversa e o Presidente lamentou que o português tenha optado por rumar para outras paragens: "Ao longo destes anos tentei trazer para casa jogadores que saíram da nossa formação, João Félix esteve muito perto de regressar ao Benfica".
Apesar do atleta ter estado muitopróximo de regressar à Luz, uma abordagem de última hora fez ruir o negócio, mas Rui Costa não guarda qualquer mágoa sobre a escolha que o ex-camisola 79 do Glorioso fez: "Perdemo-lo para a Arábia porque não podemos competir e eu respeito a decisão do João".