Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

FILHA DE MÁRIO COLUNA COMPARA PAI A... JOÃO NEVES! ANTIGA GLÓRIA DO BENFICA HONRADA POR JOVEM DE 19 ANOS

'Monstro Sagrado' partiu há precisamente 10 anos, mas não foi esquecido pelos Benfiquistas

João Neves
João Neves

  |

Icon Comentário0

Mário Coluna faleceu precisamente há 10 anos atrás e Yolanda, filha da antiga glória do Benfica, concedeu uma entrevista ao jornal Record este domingo para relembrar o seu pai, tendo traçado uma inusitada comparação com... João Neves, jovem craque dos encarnados.

Bicampeão europeu pelas águias, Mário Coluna, ou 'Monstro Sagrado', como também ficou conhecido, "era o motor da equipa". "Li há uns tempos, algures, e acho que o define bem: foi o primeiro box-to-box do futebol europeu", referiu Yolanda Coluna.


Para a filha da velha glória do Benfica, existe um jogador da equipa atual que relembra o seu pai... "O João Neves tem a dinâmica dele, julgo que é o mais parecido com ele. Todos concordam lá em casa. É quem mais nos faz lembrar o pai", atira.


"A determinação que tem… Se também daria um bom líder? Vai dar! Tem carisma para isso", antevê ainda Yolanda que acrescenta: "O meu pai vivia e respirava o Benfica. Era benfiquista a 200, a 300 por cento. E passou-nos isso. Vivo esse amor até hoje".

"Agora, na maioria das vezes, os capitães dão maus exemplos de comportamento. Na época do meu pai, tanto ele como os líderes das outras equipas, eram os que repreendiam os restantes colegas quando não estavam a ter a atitude mais digna. Agora vejo o contrário", lamenta, por fim.



Futebol

Continuidade de Schmidt no Benfica? Bruno Prata aponta dedo a Rui Costa: “Futuro vai-nos mostrar se…”

Comentador desportivo comentou futuro do técnico alemão nos encarnados

Bruno Prata abordou futuro de Roger Schmidt no Benfica e meteu Rui Costa ao barulho
Bruno Prata abordou futuro de Roger Schmidt no Benfica e meteu Rui Costa ao barulho

  |

Icon Comentário0

Bruno Prata considera que as próximas semanas serão decisivas para perceber qual o futuro que Roger Schmidt terá no Benfica, com Rui Costa a ter uma decisão complicada em mãos. Num artigo de opinião no jornal ‘Record’, o comentador deixa críticas ao técnico alemão por aquilo que considera ser uma má gestão do plantel e ‘aponta o dedo’, ainda, ao Presidente dos encarnados.

“O Presidente Benfiquista sempre assumiu que a vinda de Schmidt foi da sua inteira responsabilidade, após uma aturada ponderação ao seu currículo e modelo de jogo, que na opinião de Rui Costa se apropriavam na perfeição à natureza do Benfica. E o que se viu durante os primeiros dois terços da época passada deu-lhe inteira razão”, afirma Bruno Prata.


“Mas foi quando o Benfica já tinha dado os primeiros sinais de quebra de produção que Rui Costa e Lourenço Coelho decidiram estender o contrato do treinador até ao final de 2026, para surpresa de Schmidt, como o próprio deixou escapar no dia da renovação”, defende o comentador.


“Schmidt quase só olha para a sua equipa, desvalorizando as especificidades do adversário e o lado estratégico do jogo, exceção feita aos recentes duelos com o Sporting. Acresce que, no banco, parece sempre angustiado, como se fosse um centurião romano a quem surgiu pela frente Astérix. É ainda acusado de substituir tarde e mal, e de, com isso, atrapalhar o ambiente no balneário – recorde-se a polémica entrevista de Kökçü”, atira Bruno Prata.

“A Liga Europa pode servir para o Benfica garantir a presença na próxima Champions e para atenuar os estragos de uma época em que voltou a investir mais de 100 milhões em reforços. Mas é duvidoso que isso bastasse para convencer os adeptos (e alguns dirigentes?) que querem ver Schmidt pelas costas. O alemão viu lenços brancos até após o triunfo magro sobre o Marselha”, argumenta o comentador.


“Aqui chegados, vai ser interessante perceber se Rui Costa acha admissível pagar, no final da época, 26 milhões de indemnização para despedir uma equipa técnica a quem ele duplicou o ordenado há pouco mais de um ano. Isto sem contar com os honorários do futuro treinador e com os custos da adaptação do plantel às suas ideias, seja ele José Mourinho ou outro qualquer. De certa forma, o futuro vai mostrar-nos se Rui Costa aceita que o Benfica seja dirigido de fora para dentro. Ou se, pelo contrário, não vai querer correr o risco de ser acusado de gestão danosa por quem sabe fazer contas”, finaliza Bruno Prata.



Futebol

Após vitória do Benfica, Mauro Xavier arrasa Porto e Sporting: "Não se entretêm a ameaçar árbitros"

Conhecido adepto do Clube da Luz analisou triunfo das águias diante do Moreirense e aproveitou para deixar bicada aos rivais

Mauro Xavier comentou triunfo do Benfica e deixou bicada a Porto e Sporting
Mauro Xavier comentou triunfo do Benfica e deixou bicada a Porto e Sporting

  |

Icon Comentário0

Mauro Xavier considera notável a atitude de Tiago Gouveia no final do Benfica – Moreirense, que fez questão de deixar uma mensagem ao treinador do Braga, Rui Duarte, que viu partir o seu filho. Na opinião do conhecido adepto das águias, o contraste com algumas tomadas de posição dos rivais, nomeadamente Porto e Sporting, é evidente.

“Após sagrar-se melhor em campo, em pleno Estádio da Luz, as primeiras palavras de Tiago Gouveia foram dedicadas a Rui Duarte, treinador do Braga que perdeu tragicamente um filho (a quem exprimo, também, toda a minha solidariedade)”, começa por referir Mauro Xavier.


“Num momento de enorme emoção, o "miúdo", que saíra de campo a correr para deixar Diogo Spencer disputar o maior número de minutos possível, demonstrou a maturidade necessária para se manter lúcido e dar destaque a questões mais importantes do que o prémio que acabara de vencer”, atira o adepto das águias.


“Embora pareça óbvio, estes pequenos gestos são cada vez mais raros, mas felizmente, na Luz, os nossos jovens não se entretêm a ameaçar árbitros. A Fábrica dos Sonhos não se limita a formar atletas: no Seixal, formam-se homens com valores à Benfica”, afirma Mauro Xavier, numa indireta ao Porto.

“Olhando para Florentino, João Neves, António Silva ou Tiago Gouveia, podemos reconhecer os mesmos traços: raça, crer e ambição, lealdade e respeito e, acima de tudo, fome de vencer. A espinha dorsal de qualquer Benfica ganhador terá sempre de contar com a nossa formação dentro de campo”, argumenta o empresário.


“No futebol feminino, temos Kika, Sócia do Clube desde antes de nascer, que corporiza os mesmos valores. Infelizmente, também nesta vertente, nem todos se guiam pela mesma bússola moral. Depois de dois jogos sem qualquer incidente, o Sporting decidiu que só os seus sócios poderiam assistir ao dérbi deste fim-de-semana. Perde a modalidade e perdem os adeptos, devido à teimosia de quem acha que o futebol deve ser uma guerra e não uma festa”, finaliza Mauro Xavier.


Futebol

Veja os melhores momentos de Bohdan Slyubyk: novo alvo do Benfica (Com Vídeo)

Jovem defesa-central de 20 anos leva 25 encontros e dois golos na presente tempo

Bohdan Slyubyk está na mira do Benfica. Fotografia retirada do Facebook do atleta
Bohdan Slyubyk está na mira do Benfica. Fotografia retirada do Facebook do atleta

  |

Icon Comentário0

Bohdan Slyubyk, jovem defesa-central ucraniano de 20 anos do Rukh Vynnyky, está na mira do Benfica. De acordo com a imprensa local, o atleta, que tem um valor de mercado de 700 mil euros, está referenciado pelas águias.

O jovem ucraniano, com 1.86 metros e 72kg, é visto como um atleta com tremendo potencial. Esta temporada, nos 2.250 minutos divididos por 25 encontros – 24 no Campeonato Nacional e outro na Taça –, o atleta marcou dois golos, diante do Kolos Kovalivka e do Shakhtar Donetsk. Bohdan Slyubyk tem contrato até junho de 2027.


Segundo a mesma fonte, o Benfica está muito atento ao mercado ucraniano, isto depois de ter trazido David Neres e Trubin para a Luz. O brasileiro custou cerca de 15 milhões e o guardião 10, sendo que os dois chegaram oriundos do Shakhtar Donetsk, habitual campeão.


Ao dia de hoje, recorde-se, Roger Schmidt conta com quatro opções para a zona central da defesa: Nicolás Otamendi, António Silva, Morato e Tomás Araújo. No entanto, os encarnados podem vir a perder o argentino no final da próxima temporada (2025) e o internacional português, dado que é seguido de muito perto por vários gigantes do futebol europeu.

Na última partida, o técnico do Benfica optou por lançar Tomás Araújo e Morato no centro da defesa, dando algum descanso a António Silva, isto visto que não podia contar com Nicolás Otamendi, que estava a cumprir suspensão por acumulação de amarelos. A dupla luso-brasileira deu excelente conta de si, pese embora as más notícias relativamente à lesão do central formado na Luz, que deverá ter pela frente uma paragem prolongada.


Confira alguns dos melhores momentos de Bohdan Slyubyk:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Veja os melhores momentos de Bohdan Slyubyk: novo alvo do Benfica (Com Vídeo)
Futebol

Veja os melhores momentos de Bohdan Slyubyk: novo alvo do Benfica (Com Vídeo)

 

Icon Comentário0
Avançado que leva 30 golos esta época está na mira do Benfica, mas ex Sporting quer ‘estragar’ a festa
Futebol

Avançado que leva 30 golos esta época está na mira do Benfica, mas ex Sporting quer ‘estragar’ a festa

 

Icon Comentário0
Marselha x Benfica? Roger Schmidt recebe excelente notícia antes de jogo da Liga Europa
Futebol

Marselha x Benfica? Roger Schmidt recebe excelente notícia antes de jogo da Liga Europa

 

Icon Comentário0