Futebol
Nico Otamendi corre para o Benfica - Real Madrid com feito no horizonte
23 Jan 2026 | 12:52
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
23 Jan 2026 | 13:55 |
Aos 28 anos, João Carvalho está a realizar a melhor época da sua carreira ao serviço do Estoril. Em 20 jogos, o médio regista cinco golos e sete assistências, totalizando, desta forma, 12 participações em golo. Hélder Cristóvão, que orientou o médio no Benfica B, entre 2014 e 2018, segue sem esquecer os tempos em que trabalhou com o futebolista no Seixal, onde este chamava a atenção devido à sua qualidade técnica.
"A sua qualidade técnica era admirada"
"Como pessoa, excelente. Muito bem formado, educado, tímido e muito acarinhado por todos. Tinha o respeito e era muito popular entre os colegas e todos tínhamos um ponto em comum: admirávamos a sua qualidade técnica. A partir daí foi desenvolver o jogador. Sempre teve uma qualidade acima da média, com grandes recortes técnicos", começou por dizer ao jornal Record.
Cristóvão, antigo central do Benfica - que vê ex jogador a brilhar em França - e Estoril, hoje com 54 anos, acredita que o clique goleador 'deu-se' com o empréstimo do médio ao V. Setúbal, na segunda metade da temporada de 2016/17: "O clique dá-se na altura em que o José Couceiro veio buscá-lo para o V. Setúbal. Falámos um pouco sobre o João e sobre aquilo que eu achava que ele devia melhorar para estar num clube de Primeira Liga, que tinha de olhar mais para a baliza no último momento."
"Toda a gente olha para ele com qualidade"
"Tudo o resto estava perfeito, mas faltava esse pormenor: fazer golos para se tornar num jogador mais completo. A passagem pelo V. Setúbal fez-lhe muito bem, fora da bolha do Benfica, foi um ponto de partida. O percurso dele mostra que toda a gente olha para ele com qualidade, Olympiacos, Nottingham Forest…Encontrou, agora, no Estoril o espaço e um treinador que permite ser ele mesmo, a criar, a estar dentro do jogo com muito bola, mas também sacrifica-se muito pela equipa", afirmou o técnico.
Hélder, que passou ainda por clubes como PSG, Newcastle ou Deportivo enquanto jogador, acredita que, aos 28 anos, João Carvalho está pronto para dar o salto: "Diria até que há poucos jogadores portugueses com essa tomada de decisão no último terço. Está com 28 anos, no seu máximo de carreira, e acho que ainda vai a tempo de conseguir dar o salto para outro lado, mas acho que está muito feliz no Estoril."
Segundo foi apurado pela imprensa nacional, Direção encarnada deu luz verde ao negócio que leva o atleta a rumar para outra cidade do país
23 Jan 2026 | 13:43 |
Leandro Santos está de saída, confirmado pelo Benfica. Depois de duas tentativas falhadas, com o Alverca e com o Vitória de Guimarães, o lateral do Glorioso prepara-se para ser o reforço de inverno do Moreirense. Ao que tudo indica, o atleta já não se encontra nas instalações encarnadas.
Segundo adiantou o jornal A Bola, na edição desta sexta-feira, 23 de janeiro, o Clube da Luz deu luz verde para a transferência em definitivo do futebolista, que tem jogado no plantel secundário dos encarnados. Pelo que foi possível apurar, o futebolista de 20 anos já se encontra em Moreira de Cónegos.
A mesma fonte adianta que o Benfica e o Moreirense acordaram numa transferência em definitivo, com o emblema nortenho a pagar cerca de 800 mil euros ao Glorioso. Além disso, o diário desportivo revela que o Clube da Luz fica com uma cláusula de compra para recuperar o jogador. Leandro Santos vai assinar um contrato válido até 2030 e deve ser apresentado ainda esta sexta-feira, 23 de janeiro.
Confirmada a saída do futebolista de 20 anos, a equipa de Nélson Veríssimo fica com uma vaga por suprimir no lado direito da defesa. O nome colocado em cima da mesa será o de Daniel Banjaqui, admirador de Manu Silva. O campeão do Mundo de sub-17 terá a oportunidade de evoluir, tal como José Mourinho pretendia.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Leandro Santos — avaliado em 1 milhão de euros — realizou 13 jogos: nove na Segunda Liga e quatro na Elite League U20. Nos 893 minutos em que esteve em campo, o defesa marcou um golo e fez uma assistência, dando boas indicações.
Antecipando o duelo com os encarnados, que se irá realizar no domingo, figura importante dos tricolores deixa apontamentos fundamentais
23 Jan 2026 | 13:00 |
O técnico do Estrela da Amadora, João Nuno - que enfrenta problemas antes do encontro na Luz -, presente na recente Gala Tricolor, salientou a capacidade do adversário que estes terão pela frente, afastando a possibilidade de encontrar um Benfica afetado pela recente derrota europeia frente à Juventus, lembrando que se encontra ainda invicto na Liga na presente época, prevendo uma partida altamente exigente na Luz.
João Nuno: Será um jogo extremamente difícil"
"O Benfica vem de uma derrota, mas, estivemos a analisar e acho que até faz um bom jogo, mas há uma parte do jogo em que a Juventus faz os golos. Esperamos um Benfica como tem sido no campeonato, ainda não perdeu, nas competições internas só na Taça de Portugal e na Taça da Liga e na Liga não tem nenhuma derrota, portanto será um jogo extremamente difícil, mas vamos tentar disputar e jogar para ganhar", antecipou.
Jovane Cabral, que no decurso da Gala foi distinguido como Futebolista do Ano, assinalou a "atitude e pensamento" que os tricolores têm apresentado, garantindo que tal não será diferente ante os encarnados.
Jovane Cabral: "Benfica é um dos mais fortes de Portugal"
"O Benfica é sempre um adversário a considerar. É um dos mais fortes em Portugal mas nós vamos fazer tudo para conquistar os três pontos, este ano estamos com outra atitude e pensamento e acho que o clube está com vontade de crescer ainda mais. Vamos dar tudo para conseguir esses três pontos, mesmo sendo fora de casa, jogamos sempre para ganhar e acredito que o Estrela vai fazer um bom resultado", atirou o avançado cabo-verdiano.
Recorde-se que, que os encarnados voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 25 de janeiro, pelas 18h00, no Estádio da Luz, onde defrontarão o Estrela da Amadora. O encontro contará para a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic, e já é conhecido o árbitro.
Após anúncio oficial feito pelo Clube da Luz, relativo ao regresso do avançado português, o mesmo foi comentado por jogador com que já partilhou balneário
23 Jan 2026 | 12:59 |
Luís Gustavo Ledes Evangelista dos Santos, mais conhecido como Gus Ledes no mundo do futebol, jogou duas épocas no Rio Ave (2013/14 e 2014/15), após seis temporadas na formação do Barcelona. De momento, defende o AEK Larnaca, do Chipre, e que, apesar de ter nascido no Brasil, partilhou o balneário com Rafa Silva - que já tem objetivo em mente - nas seleções jovens de Portugal, o segundo reforço do Benfica neste mercado de janeiro.
Gus Ledes: "A saída de Rafa foi uma grande perda"
"Quando um jogador tão importante, com tanto peso na equipa como o Rafa tinha, sai, os adeptos não vão ficar felizes, porque, afinal, os adeptos olham pelo clube e, para o clube, a saída de Rafa foi uma grande perda", preconizou o antigo internacional jovem por Portugal, em declarações ao jornal Record.
"Os jogadores tomam decisões. Por vezes, acertadas, por vezes, não. Se os jogadores soubessem que as decisões que iam tomar eram boas ou más, não havia problemas. Seria tudo mais fácil, mas os jogadores têm de decidir, têm de arriscar", considera, recusando que o período de menor fulgor na Turquia tenha diminuído Rafa como futebolista.
Gus Ledes: "O Benfica vai ser muito beneficiado por este regresso"
"É um jogador de extrema qualidade. Um jogador de nível mundial, muito, muito forte. Tem grandes capacidades e acredito que vai voltar a estar confortável, o que, na minha opinião, é muito importante. Estar no país de que ele gosta, que conhece, que ama e onde as pessoas o vão acolher de braços abertos será muito importante para ele. E também o Benfica vai ser muito beneficiado por este regresso", reforça o médio.
"Ele ainda tem muito para mostrar. Eu costumo dizer que a idade são números", refere, não descartando, por isso, ele próprio, um eventual regresso à Liga portuguesa. "Este já é o meu quinto ano no Chipre. É verdade que estou muito feliz aqui. Encontrei um lugar onde posso jogar e ser feliz.", revela.