Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

HOMENAGEM PROMETIDA E ESQUECIDA: DIREÇÃO DO BENFICA FALHA COM QUEM NÃO PODE FALHAR

Exclusivo Glorioso 1904. Era para ter acontecido no início da época, mas até hoje nada. Descoordenação, esquecimento ou adiamento. Adeptos estranham o que se passa

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

A Direção reuniu, a Direção decidiu. Mas nada aconteceu. Homenagem a Henrique Vieira foi esquecida no papel. Deveria ter acontecido no início da temporada, com a cerimónia a ter lugar no primeiro jogo da temporada, momento em que se retiraria o número 5 do basquetebol encarnado, como vénia ao nome maior que o nosso base representa no Clube e na Seleção Portuguesa.


Em comunicado de 8 de julho, a Direção prometeu “homenagear e perpetuar a memória de Henrique Vieira”, que nos tinha deixado nessa semana. Até hoje, nem cerimónia, nem qualquer comunicação a justificar a inexistência da mesma.


Segundo o Glorioso 1904 apurou, há um grande descontentamento entre alguns adeptos que seguem mais de perto o basquetebol encarnado, que querem ver a cerimónia realizada o mais rapidamente possível. Acreditam que tenha sido alguma falha de comunicação interna a gerar esta situação, que consideram bastante grave, dada a importância do jogador, capitão e treinador em causa.


Henrique Vieira serviu o Benfica ao longo de 16 temporadas, 11 como jogador e cinco como treinador. Fez parte do enorme quinteto de jogadores campeões nacionais múltiplas vezes. Como treinador, ajudou o Benfica a sagrar-se bicampeão nacional.

Pode ler o comunicado completo de julho deste ano:

"Direção do Benfica perpetua camisola 5


Homenagem à memória de Henrique Vieira, um dos maiores de sempre do Clube e do basquetebol. Cerimónia de retirada do número será realizada no primeiro jogo da temporada.

Em reunião de Direção, foi decidido retirar a camisola 5 do basquetebol com o objetivo de homenagear e perpetuar a memória de Henrique Vieira, que nos deixou nesta semana.

Henrique Vieira serviu o Benfica ao longo de 16 temporadas, 11 como jogador e cinco como treinador.

Faz parte do exclusivo quinteto de jogadores campeões nacionais de águia ao peito pelo menos sete vezes. É o terceiro com mais jogos, um dos melhores marcadores de sempre, um capitão de equipa por todos admirado e respeitado. E, como treinador, ajudou o Benfica a sagrar-se bicampeão nacional.

A cerimónia de retirada do número 5 será realizada no primeiro jogo da temporada.

Obrigado, Henrique Vieira!”

 

Nota: Até ao fecho da redação deste artigo, o Glorioso 1904 tentou junto do Clube obter uma resposta sobre o sucedido, não tendo sido possível obtê-la.

Fotografia de Benfica 


Modalidades

Antes de Dérbi, Benfica repete receita e foge ao Sporting e Porto na liderança

Encarnados foram a jogo, este sábado, 12 de abril, para disputar mais uma jornada do Campeonato, reforçando o primeiro lugar na classificação

Benfica conseguiu vencer antes do Dérbi com o Sporting, fugindo aos leões e Porto na liderança do Campeonato
Benfica conseguiu vencer antes do Dérbi com o Sporting, fugindo aos leões e Porto na liderança do Campeonato

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Benfica defrontou, este sábado, 12 de abril, o CD Póvoa. Os encarnados acabaram por vencer, por 94-77, numa partida referente à jornada 20 da Liga Betclic. Os parciais do duelo foram: 21-13 | 43-31 | 65-52 | 94-77


Vindos de uma vitória sobre o mesmo adversário, mas a contar para a Taça Hugo dos Santos, o basquetebol do Benfica entrou com tudo na partida, no entanto, enfrentou uma forte oposição de um adversário que conhecia bem. O primeiro parcial, ainda assim, caiu para o lado do Benfica, por 21-13. A turma de Norberto Alves teve de manter a pressão de forma a permanecer na frente da partida. Após uma vitória no segundo quarto, as águias venciam por 43-31, ao intervalo.


No regresso das cabines, o basquetebol do Benfica voltou com uma atitude forte e tentou 'afastar' o Póvoa do cesto, encontrando menos dificuldades que no set anterior. As águias  pressionaram e mantiveram o domínio na partida, terminando o terceiro quarto com o 65-52 no marcador, voltando a garantir uma vitória no parcial. Com todo o 'speed', a turma de Norberto Alves tentou resolver a partida muito rapidamente, na entrada do último quarto do encontro, que era disputado no Pavilhão Fidelidade, na Luz. 


No derradeiro parcial, o Benfica meteu o pé no acelerador, tentando manter-se por cima do jogo. Apesar do CD Póvoa se mostrar ainda vivo na partida, as águias não vacilaram. O Clube da Luz, orientado por Norberto Alves,  confirmou uma nova vitória, por 94-77, continuando na liderança do Campeonato. 

Ao bater o CD Póvoa, a equipa de basquetebol do Benfica, orientada por Norberto Alves, assume o primeiro lugar, com 39 pontos. No segundo posto, encontra-se o Porto, com 35 pontos. Já o Sporting fecha o pódio, com menos um ponto que os azuis e brancos. As águias continuam longe dos eternos rivais. 


Depois deste encontro, o basquetebol do Benfica centra atenções no duelo com o Sporting. A partida está agendada para o próximo dia 26 de abril, no Pavilhão João Rocha, numa partida referente à jornada 21 da Liga Betclic, com início marcado para as 15h00.


Modalidades

Benfica impõe favoritismo e 'despacha' adversário com meia-final garantida

Turma encarnada foi a jogo, este sábado, 12 de abril, onde conseguiu dominar e garantir triunfo importante para as contas do Campeonato

A equipa do Benfica foi a jogo nesta manhã de sábado, e apurou-se para a meia-final da competição, face a nova vitória
A equipa do Benfica foi a jogo nesta manhã de sábado, e apurou-se para a meia-final da competição, face a nova vitória

  |

Icon Comentário0

A equipa feminina de basquetebol do Benfica foi a jogo este sábado, 12 de abril, para a realização da 2.ª mão do playoff da Liga Betclic, onde recebeu o Imortal. Depois do triunfo obtido na 1.ª mão por 73 - 52, as pupilas de Eugénio Rodrigues procuraram carimbar a passagem às meias-finais da prova. O resultado final foi de 81 - 69 favorável para o Glorioso.


Depois do triunfo obtido na 1.ª mão, no reduto do Imortal, o técnico Benfiquista voltou a apostar nas melhores jogadores e lançou o cinco inicial constituído por Milica Ivanovic, Marcy Gonçalves, Evelyn Ovner, Isabela Quevedo e Raphaella Monteiro.


Apesar do triunfo folgado no primeiro duelo, as águias não subestimaram a equipa adversária e entraram fortes no primeiro parcial, contudo, as visitantes reagiram e quase empataram a partida. O primeiro parcial terminou com um resultado de 19 - 18 para o Benfica. No segundo quarto, o domínio continuou a ser dos encarnados, mas ao contrário da primeira parte, a equipa vermelha e branca controlou melhor o duelo e terminou com um parcial de 25 - 17, indo para o intervalo a vencer por 44 - 35.


Com a entrada do terceiro quarto de tempo, o Imortal ainda assustou e nos minutos iniciais reduziu bastante a desvantagem, mas a equipa de Eugénio Rodrigues soube responder e ganhou novamente o controlo do jogo, indo para o descanso a vencer por 63 - 51. No quarto e último tempo, o favoritismo ficou à vista de todos e as senhoras do Benfica deram a 'machadada' final nos sonhos do Imortal, ao vencerem por 81 - 69.

Com este triunfo categórico, a equipa do Benfica, orientada por Eugénio Rodrigues, marca presença nas meias-finais da Liga Betclic feminina, ficando a aguardar pela qualificação das restantes equipas em prova, juntamente com a equipa feminina do Quinta dos Lombos.



Modalidades

Ex Benfica em grande: Celtics 'atropelam' Hornets com ajuda de Neemias Queta

Antigo basquetebolista do Clube da Luz esteve em ação pela NBA , onde somou pontos para a carteira e auxiliou os verdes e brancos a vencer

Neemias Queta ajuda os Boston Celtics a triunfarem contra Charlotte Hornets, onde marcou pontos e ganhou minutos
Neemias Queta ajuda os Boston Celtics a triunfarem contra Charlotte Hornets, onde marcou pontos e ganhou minutos

  |

Icon Comentário0

Na última sexta-feira, os Boston Celtics receberam os Charlotte Hornets no TD Garden, para mais um duelo válido para a temporada regular da NBA. A equipa da casa venceu com tranquilidade os visitantes, por  130-94. Neemias Queta esteve em ação novamente com os verdes e brancos e ajudou a equipa na vitória avassaladora, que havia sido derrotada há pouco tempo. 


O antigo basquetebolista do Benfica esteve na quadra por uns exatos 12 minutos, tendo marcado sete pontos a favor dos Celtics. Além disso, o internacional português ainda conseguiu contribuir com um ressalto, uma assistência e três 'abafos' aos adversários. A vitória de ontem foi a 60.ª da temporada regular, feito considerado nobre no basquetebol e difícil de ser alcançado.


Contudo, apesar de ser difícil, não é novidade. No ano passado, os Celtics conquistaram o mesmo marco, 60 vitórias numa única época, mas a maior celebração foi o título conquistado depois da época regular. Os atuais campeões da NBA procuram repetir o feito e esperam a definição dos Play-In para saber quem vão enfrentar.


O grande destaque da partida veio novamente do banco de suplentes, Payton Pritchard foi o melhor marcador, com 22 pontos assinalados para a equipa da casa. Os verdes e brancos não contaram novamente com Jaylen Brown, que está a recuperar de lesão e a ser preparado para retornar nos Play-offs. Algas

Deste modo, os Boston Celtics estão garantidos na segunda posição da Conferência Este e vão enfrentar Orlando Magic ou Atlanta Hawks na próxima fase da competição. No entanto, ainda resta um jogo de temporada regular, onde Neemias Queta provavelmente terá minutos para jogar, contra os Charlotte Hornets novamente, no TD Garden.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Boston Celtics perdem, mas Neemias Queta tem motivos para agradecer
Modalidades

Boston Celtics perdem, mas Neemias Queta tem motivos para agradecer

 

Icon Comentário0
Benfica 'treme', mas não vacila! Águias mantêm-se vivas na Taça
Modalidades

Benfica 'treme', mas não vacila! Águias mantêm-se vivas na Taça

 

Icon Comentário0
Neemias Queta faz estragos e dá empurrão aos Boston Celtics
Modalidades

Neemias Queta faz estragos e dá empurrão aos Boston Celtics

 

Icon Comentário0