Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirBasquetebol
|
0A Direção reuniu, a Direção decidiu. Mas nada aconteceu. Homenagem a Henrique Vieira foi esquecida no papel. Deveria ter acontecido no início da temporada, com a cerimónia a ter lugar no primeiro jogo da temporada, momento em que se retiraria o número 5 do basquetebol encarnado, como vénia ao nome maior que o nosso base representa no Clube e na Seleção Portuguesa.
Em comunicado de 8 de julho, a Direção prometeu “homenagear e perpetuar a memória de Henrique Vieira”, que nos tinha deixado nessa semana. Até hoje, nem cerimónia, nem qualquer comunicação a justificar a inexistência da mesma.
Segundo o Glorioso 1904 apurou, há um grande descontentamento entre alguns adeptos que seguem mais de perto o basquetebol encarnado, que querem ver a cerimónia realizada o mais rapidamente possível. Acreditam que tenha sido alguma falha de comunicação interna a gerar esta situação, que consideram bastante grave, dada a importância do jogador, capitão e treinador em causa.
Henrique Vieira serviu o Benfica ao longo de 16 temporadas, 11 como jogador e cinco como treinador. Fez parte do enorme quinteto de jogadores campeões nacionais múltiplas vezes. Como treinador, ajudou o Benfica a sagrar-se bicampeão nacional.
Pode ler o comunicado completo de julho deste ano:
"Direção do Benfica perpetua camisola 5
Homenagem à memória de Henrique Vieira, um dos maiores de sempre do Clube e do basquetebol. Cerimónia de retirada do número será realizada no primeiro jogo da temporada.
Em reunião de Direção, foi decidido retirar a camisola 5 do basquetebol com o objetivo de homenagear e perpetuar a memória de Henrique Vieira, que nos deixou nesta semana.
Henrique Vieira serviu o Benfica ao longo de 16 temporadas, 11 como jogador e cinco como treinador.
Faz parte do exclusivo quinteto de jogadores campeões nacionais de águia ao peito pelo menos sete vezes. É o terceiro com mais jogos, um dos melhores marcadores de sempre, um capitão de equipa por todos admirado e respeitado. E, como treinador, ajudou o Benfica a sagrar-se bicampeão nacional.
A cerimónia de retirada do número 5 será realizada no primeiro jogo da temporada.
Obrigado, Henrique Vieira!”
Nota: Até ao fecho da redação deste artigo, o Glorioso 1904 tentou junto do Clube obter uma resposta sobre o sucedido, não tendo sido possível obtê-la.
Fotografia de Benfica
O português voltou a joga e somou oito minutos no court, mas o campeões em título agudizaram a crise depois de mais um desair na fase regular
|
0Como manda a tradição nos Estados Unidos da América, as principais ligas desportivas costumam disputar jogos durante a quadra natalícia, como prenda para os inúmeros fãs do desporto norte-americano. A NBA não foi a exceção e apresentou alguns duelos interessantes, entre eles, Celtics contra os 76ers, contudo, a formação de Neemias Queta, antigo poste do Benfica, não teve motivos para sorrir.
A crise de resultados que os Boston Celtics têm vivido nos últimos dias não tem fim à vista e, durante a quadra natalícia, conheceu mais um capítulo que agudiza ainda mais o momento de forma. O campeões da NBA sofreram o terceiro desaire, nas últimas quatro partidas a contar para a fase regular da NBA e ficam mais longe do topo da conferência, sendo que desta vez perderam com os Philadelphia 76ers por 114-118.
O duelo teve lugar no TD Garden, reduto dos campeões nacionais e, apesar da derrota, contou com o regresso de Neemias Queta, o internacional português e antigo atleta do Benfica tinha sido riscado por Joe Mazzulla nos duelos anteriores. Na partida frente ao conjunto de Filadélfia, o português somou oito minutos, onde concretizou dois pontos e ganhou cinco ressaltos a favor da formação de Massachusets.
O MVP do encontro foi Tyrese Maxey dos Philadelphia 76ers, o norte-americano registou durante a partida um duplo-duplo, concretizando um total de 33 pontos, 12 assistências e quatro ressaltos. Jayson Tatum tentou evitar nova derrota, mas os 32 pontos, 15 ressaltos e quatro assistências não evitaram que o conjunto do camisola 0 passassem um natal amargo.
Feitas as contas, os campeões em título somaram a segunda derrota consecutiva, depois de terem perdido com os Orlando Magic na ronda anterior. Com este resultado, a equipa do ex Benfiquista permaneceram no segundo lugar da zona este, mas ficaram mais longe dos líderes Cavaliers e estão a perder terreno para os New York Knicks, que seguem na terceira posição da tabela.
Boston Celtics, do antigo poste do Clube da Luz, visitou esta madrugada, 24 de dezembro, o terreno dos Orlando Magic, o Amway Arena
|
0Sem o ex-Benfica, Neemias Queta em ação, a equipa dos Boston Celtcis perdeu no terreno dos Orlando Magic. Na madrugada desta terça-feira, 24 de dezembro, os campeões em titulo viram a vitória escapar por apenas quatro pontos, ao perderem por 108-104 frente ao conjunto da Florida.
O poste português não era utilizado nos Celtics, liderado por Joe Mazzulla, há dois jogos e na véspera de Natal não foi diferente, somando assim o terceiro jogo consecutivo sem qualquer minuto na fase regular da Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA).
Embora sem Paolo Banchero, Franz e Moritz Wagner, os Magic derrotaram os Celtics, apesar de estarem a perder por 15 pontos ao intervalo (58-43), com o alemão Tristan da Silva a registar 18 pontos. Na formação dos Celtics, que jogaram sem uma das estrelas, Jayson Tatum, o grande destaque foi Jaylen Brown, com 35 pontos, nove ressaltos e quatro assistências. Kristaps Porzingis e Derrick White marcaram 17 pontos cada, um a mais que Jrue Holiday.
Feitas as contas, a equipa de Neemias Queta, apesar da derrota continuam na segunda posição da zona este, nos lugares de qualificação direta para os playoffs da NBA e registam até ao momento, 22 vitórias e sete derrotas. Em pirmeiro lugar, continuam os Cleveland Cavaliers, com mais quatro triunfos e menos três desaires que os Celtics.
Recorde-se que, esta temporada, a segunda nos Boston Celtics, Neemias Queta foi aposta em 22 encontros na turma norte-americana, onde soma uma média de 18 minutos jogados, 5,6 pontos por partida, 0,8 de assistências e 4,9 de ressaltos. Na época passada, o antigo poste do Benfica realizou apenas 11 encontros na NBA com uma média de 11 minutos em campo, 5,1 pontos, 0,6 assistências e quatro ressaltos.
Águias ganharam encontro à justa, mas mantiveram invencibilidade no campeonato nacional de basquetebol
|
0Apesar do mau percurso realizado na atual participação na Liga dos Campeões de basquetebol, o Benfica tem conhecido uma realidade completamente diferente nas provas domésticas, nomeadamente na Liga Betclic, onde o Glorioso segue na liderança com nove vitórias em nove partidas disputadas, mantendo um registo de invencibilidade.
Na mais recente jornada, o basquetebol do Benfica viajou até à Póvoa de Varzim, onde mediu forças com o conjunto local. A partida acabou por sorrir às águias, contudo, os pupilos de Norberto Alves tiveram de correr muito para regressarem a Lisboa, com o resultado no bolso e mais dois pontos na tabela classificativa. Apesar da vitória por 79-75, o técnico encarnado reconheceu que há aspetos a melhorar.
O timoneiro da equipa de basquetebol da Luz começou por elogiar a qualidade do adversário e admitiu que o Benfica não entrou bem na partida, “O Póvoa é uma excelente equipa, muito bem treinada. Penso que na 1ª parte não fomos eficazes a lançar de fora em muito dos lançamentos abertos e podíamos ter ido para o intervalo a liderar e com algum conforto”, começou por observar, em declarações à RTP.
Norberto Alves – Mas penso que merecemos ganhar o jogo
Além da falta de eficácia no primeiro período, o treinador do Benfica apontou que a equipa também cometeu alguns erros que, poderiam ter custado a vitória: “Depois, não soubemos fechar o jogo quando chegámos a ter uma boa distância. Na parte final voltámos a sofrer um pouco com um situação. Temos uma equipa mais madura e não pode cometer um ou outro erro que os deixou aproximar no marcador”.
“Acho que no geral fomos melhores do que eles, mas o Póvoa está de parabéns, fez um grande jogo. É realmente bom jogarmos em pavilhões com muita gente, a apoiar a equipa local”, concluiu Norberto Alves.