Clube
Oficial! Benfica lança camisola para 2026/27 e deixa adeptos em suspenso com grande mistério
01 Jun 2026 | 15:11
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
28 Mar 2025 | 19:34 |
Candidato à Presidência do Benfica e comentador do Glorioso 1904, João Diogo Manteigas emitiu um comunicado oficial, em que reagiu às declarações de José António dos Santos, o 'Rei dos Frangos'. O acionista da SAD do Clube da Luz não descartou vender as ações que tem investidas no próprio emblema. No comunicado, o candidato à Presidência do Glorioso questionou o Rei dos Frangos em diversos aspetos, após ter dado destaque em alguns pontos específicos do discurso.
João Diogo Manteigas - Porque é que não considera sequer transmiti-las ao Sport Lisboa e Benfica?
"Questiono, considerando: 1) não obstante ter todo o direito e legitimidade, enquanto acionista, para vender as suas ações com liberdade negocial, porque é que não considera sequer transmiti-las ao Sport Lisboa e Benfica, sendo este inequivocamente o maior interessado no negócio? De certeza que o Clube terá sempre interesse em encontrar uma solução para lhe adquirir as ações com base na suprema relevância que as mesmas encerram", começou por dizer o advogado.
"Não há dúvidas que os Sócios, adeptos e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica, na sua generalidade, ficariam gratos se este acionista de referência considerasse vender a sua valiosa participação ao clube (este sim, acionista maioritário e de maior referência que assim se deve manter) por um preço justo", disse João Diogo Manteigas.
O candidato à Presidência ainda justificou a compra, da seguinte maneira: "Essa aquisição permitirá ao Sport Lisboa e Benfica reforçar a sua posição e, sem pressão maior, estudar soluções com vista a encetar uma estratégia necessariamente focada naquilo que mais interessa: conquistas desportivas".
"Fica a promessa, assim que a nossa nova direção seja eleita e no espírito de um enquadramento negocial justo e equilibrado, que iniciaremos de imediato negociações com acionista em causa, se ele assim o permitir, com o objetivo de adquirir (ou receber doação e pagando-se o devido imposto, o que seria ainda uma prova maior de enorme benfiquismo) a sua participação na SAD, apelando-se ao seu benfiquismo de muitos anos", lê-se no ponto 4 do comunicado.
Como último ponto apresentado, apelou aos Sócios do Benfica para se manifestarem: "Aos BENFIQUISTAS que, felizmente, se encontram numa relação amplamente vantajosa em relação ao Clube (por motivos financeiros, comerciais ou outros) e que, consequentemente, estão em posição de ajudar o Sport Lisboa e Benfica … não devem perder a oportunidade de, simplesmente, o fazer, marcando o seu nome na história".
Projeto estratégico das águias terá sido determinante para a entrada de novos acionistas no capital da Sociedade Anónima Desportiva encarnada
12 Jun 2026 | 17:07 |
A entrada de investidores norte-americanos na Benfica SAD continua a dar que falar e o Benfica District surge como um dos principais motivos para o crescente interesse em torno do universo encarnado. O megaprojeto imobiliário e desportivo idealizado pelo Clube da Luz terá desempenhado um papel importante na recente aquisição de uma participação relevante no capital da SAD.
Segundo o Jornal Económico, a venda dos 16,38% detidos por José António dos Santos, conhecido como "Rei dos Frangos", ao fundo norte-americano Entrepreneur Equity Partners, por cerca de 45,2 milhões de euros, poderá representar apenas o início de um novo capítulo na estrutura acionista do Benfica.
A mesma fonte revela que Tim Leiweke, empresário norte-americano ligado ao setor do entretenimento e das infraestruturas desportivas, foi um dos investidores convidados a participar na operação. Durante as conversações, o Benfica District foi apresentado como um dos ativos mais atrativos associados ao investimento no Clube da Luz.
De acordo com o respetivo portal, o interesse de Leiweke pelo projeto foi tão significativo que o empresário terá avançado individualmente para a aquisição das ações anteriormente detidas por José António dos Santos, sem integrar o grupo de investidores inicialmente reunido para o negócio.
O Benfica District, avaliado em cerca de 220 milhões de euros, é apontado como uma das grandes apostas estratégicas do Clube para os próximos anos. O projeto contempla uma profunda modernização das infraestruturas ligadas ao Estádio da Luz e áreas envolventes, procurando potenciar novas fontes de receita e reforçar a valorização do património encarnado.
A experiência de Tim Leiweke na gestão e rentabilização de arenas desportivas é um dos aspetos destacados pela publicação. O empresário liderou durante vários anos a AEG e fundou posteriormente a Oak View Group, empresas reconhecidas internacionalmente pelo desenvolvimento e exploração de grandes espaços de entretenimento.
Segundo o Jornal Económico, a visão empresarial do investidor encaixa precisamente na filosofia subjacente ao Benfica District, que pretende transformar a zona envolvente ao Estádio da Luz num polo multifuncional capaz de gerar receitas para além da componente desportiva.
A entrada destes investidores levanta, contudo, algumas questões relativamente ao futuro da estrutura acionista da Benfica SAD. Entre elas está a eventual aplicação do artigo 13.º dos estatutos, que permite ao Clube bloquear determinadas aquisições de participações qualificadas quando estejam em causa interesses considerados concorrentes.
Para já, o foco mantém-se no potencial impacto do Benfica District e na forma como este projeto continua a despertar atenção internacional. O interesse demonstrado por investidores ligados ao setor das infraestruturas e do entretenimento reforça a perceção de que o plano estratégico encarnado poderá assumir um papel central no futuro económico da Benfica SAD.
Presidente das águias irá finalmente dar a conferência de imprensa que havia sido prometido após o fim da época da época desportiva
11 Jun 2026 | 09:35 |
Rui Costa vai finalmente quebrar o silêncio esta quinta-feira. O Presidente do Benfica agendou uma conferência de imprensa para as 18h00, no Estádio da Luz, onde fará o balanço da temporada 2025/26 e abordará os principais temas da atualidade encarnada, respondendo às questões dos jornalistas.
A intervenção do líder benfiquista surge numa altura de profundas mudanças na estrutura técnica das águias. Rui Costa deverá encerrar definitivamente o capítulo relacionado com José Mourinho e falar, pela primeira vez, sobre a escolha de Marco Silva para assumir o comando técnico da equipa principal. A conferência acontece, de resto, na véspera da apresentação oficial do novo treinador.
Recorde-se que o presidente do Benfica tinha prometido dirigir-se aos Sócios logo após o final do Campeonato, a 16 de maio. Contudo, os acontecimentos relacionados com a sucessão no banco encarnado acabaram por alterar os planos da direção. A decisão de José Mourinho de rejeitar a proposta de renovação e regressar ao Real Madrid obrigou a SAD a concentrar atenções na contratação do sucessor, adiando assim a comunicação inicialmente prevista.
Entretanto, Marco Silva já foi confirmado como novo treinador do Benfica. O técnico português, de 48 anos, assinou um contrato válido até junho de 2028, ficando ainda prevista uma opção para prolongar o vínculo por mais uma temporada, até 2029.
A oficialização do antigo treinador do Fulham aconteceu pouco depois de o Benfica confirmar a saída de José Mourinho para o Real Madrid, numa operação que encerra um dos dossiês mais mediáticos das últimas semanas e abre um novo ciclo desportivo na Luz.
Antigo candidato a vice-presidente na lista do ex líder do Clube encarnado mostrou-se analítico sobre o grande projeto das águias
01 Jun 2026 | 16:12 |
Bruno Batista, ex candidato a vice-presidente na lista de Luís Filipe Vieira nas últimas eleições do Benfica, abordou o projeto do Benfica District, criticando que existe falhas estratégicas, como por exemplo não pensar-se na cobertura do Estádio da Luz.
B. Batista: "Há alguns erros estratégicos"
"O Benfica District trata-se de um projeto que eu não acho que se deva deitar fora, embora considere que há alguns erros estratégicos. O Benfica deveria cobrir o estádio por completo para que se torne na maior sala de espetáculos do país. Estamos a assistir a espetáculos esta semana que são uma gigantesca fonte de receita, que só acontecem nesta janela temporal de final de época e quando o Benfica muda o relvado", analisou, em entrevista ao jornal 'O Jogo'.
Na mesma linha, o empresário deu o exemplo do Real Madrid. "Se nós prepararmos o estádio, como o Real Madrid, que em três horas muda o piso de concertos para o relvado, e o cobrirmos, o Benfica fica com a maior sala de espetáculos do país. E devemos fazer isso antes que outros o façam. Esta é uma fonte de receita que pode valer 20, 30 ou 40 milhões de euros. No ano passado, foram 600 mil euros por dia de aluguer do estádio. Porém, não nos podemos esquecer de que o Benfica é um clube desportivo e tem de gerar títulos", completou.
B. Batista: "Em cada década o Benfica tem de ganhar cinco campeonatos"
Acerca do acordo com a NOS, Bruno Batista acredita que a antecipação de receitas pode ajudar o Clube a ser hegemónico em Portugal. "Podemos antecipar receita da NOS para compensar problemas de tesouraria neste ano, desde que se compense com o aumento de receitas. O futebol não é uma ciência perfeita, mas a qualidade de uma estrutura sustenta, no tempo, os resultados. Pode-se falhar um ano, mas, em cada década, o método tem de dar resultados e o Benfica tem de ganhar cinco campeonatos", falou.
O conhecido adepto também abordou o interesse do fundo norte-americano Entrepreneur Equity Partner nas ações de José António dos Santos. Bruno Batista considera uma boa oportunidade de negócio. "O meu desejo é que os dividendos sejam expressos em resultados desportivos e não em dinheiro. Por isso, defendo que o Clube deve adquirir o máximo de ações da SAD para depois procurar parceiros estratégicos que invistam e acrescentem valor no âmbito desportivo e das infraestruturas", pode ler-se.