
Clube
Rui Costa perde a paciência! Presidente do Benfica atira: "Alvo a abater"
14 Out 2025 | 11:56
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
20 Out 2025 | 12:52 |
A uma semana das eleições mais concorridas que visam a Presidência do Benfica, João Diogo Manteigas anunciou que Julen Guerrero é a sua escolha para desempenhar as funções de Diretor Desportivo da formação. O candidato da lista 'Benfica Vencerá' revelou a sua aposta através das redes sociais.
João Diogo Manteigas: "Julen conseguiu transferir a sua paixão, conhecimento e visão para trabalhar com as novas gerações"
Numa publicação feita na sua conta oficial, na rede social X, o advogado de 43 anos começou por afirmar o sentimento de felicidade de poder contar com um nome de peso do futebol espanhol. "É com grande orgulho que apresentamos a nossa escolha para Diretor Desportivo da Formação", identificando de seguida o ex-futebolista basco.
"Benfica Vencerá aposta em Julen Guerrero para Director da Formação", pode ler-se no comunicado partilhado por João Diogo Manteigas. "Com uma carreira brilhante como futebolista internacional – um símbolo do Athletic Club e da seleção espanhola – Julen conseguiu transferir a sua paixão, conhecimento e visão para trabalhar com as novas gerações".
João Diogo Manteigas: "Julen chega ao Sport Lisboa e Benfica com uma missão clara: construir uma formação de excelência"
Por fim, o candidato - que recentemente deu uma entrevista `BTV - descreveu o papel que o basco terá na Luz: "Julen chega ao Sport Lisboa e Benfica com uma missão clara: construir uma formação de excelência, capaz de alimentar a equipa principal com identidade, ambição e qualidade".
Recorde-se que, João Diogo Manteigas é um dos seis candidatos que estão a concorrer para o lugar de Presidente do Benfica. No ato eleitoral, agendado para 25 de outubro, o advogado de 43 anos vai ter a concorrência das listas lideradas por Rui Costa, João Noronha Lopes, Luís Filipe Vieira, Martim Mayer e de Cristóvão Carvalho.
Confira aqui o comunicado na íntegra:
Presidente do Clube da Luz e recandidato analisou recente campanha para a liderança das águias, disparando em várias direções
17 Out 2025 | 15:25 |
Rui Costa deixou duras críticas a João Noronha Lopes. Em entrevista à Rádio Renascença, o Presidente e recandidato apontou o dedo ao adversário, lembrando a primeira passagem do mesmo pelo Clube da Luz e recordando a ausência nas últimas eleições, quando o momento era mais delicado.
"A história do Benfica mostra que quando o Benfica está mal, nunca aparecem seis candidatos. Há quatro anos o Benfica mergulhava numa situação muito complicada. Fomos os únicos que metemos a cabeça pelo Benfica, que demos a cara pelo Benfica. O resto, ninguém apareceu”, atirou Rui Costa, que anunciou renovação com Campeão do Mundo.
“Os que estão como candidatos agora, que nunca estiveram ligados ao desporto, nunca estiveram ligados a nada disto, como podem estar preparadíssimos ao chegar. O João Noronha Lopes passou pelo Clube 58 dias e nem sequer chegou a sentar-se no lugar”, acrescentou Rui Costa.
"Espero que as campanhas sujas não se intensifiquem até dia 25, porque não é isso que os Benfiquistas querem dos candidatos. Toda esta lama. O Benfica já esteve na lama há quatro anos e ninguém cá quis pôr os pés. Hoje podemos felizmente falar sobre desporto – se está bem ou não está bem, se estamos bem ou não financeiramente – que é aquilo que importa aos sócios, aos adeptos do Benfica", finalizou Rui Costa.
As eleições do Benfica estão agendadas para o próximo dia 25 de outubro. Rui Costa, Cristóvão Carvalho, João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas, Martim Meyer e Luís Filipe Vieira são os seis candidatos. Para um triunfo à primeira volta, é necessário que algum candidato tenha 50% dos votos, algo que parece pouco provável, de acordo com as últimas sondagens.
João Noronha Lopes chega a Almada para assistir ao Chaves - Benfica:
Nomes que constam das escolhas do antigo presidente dos encarnados veem-se impedidos de acordo com os estatutos do clube da Luz
14 Out 2025 | 20:50 |
A lista que Luís Filipe Vieira - que atacou Rui Costa - elegeu para o Conselho Fiscal está a gerar espanto nos adeptos. Quatro dos cinco candidatos apresentados pelo ex-presidente do Benfica não podem sequer votar, uma vez que têm menos de um ano de sócio efetivo do clube da Luz.
Os estatutos do Benfica impõem o mínimo de 15 anos de sócio efetivo e 35 anos de idade aos candidatos à presidência da Direção e dos Órgãos Sociais. João Paulo da Silva Pratas (sócio n.º 7.453) é o presidente e o único que pode votar.
O vice-presidente, João Pedro de Aragão Cardoso Nava (sócio n.º 417.751), os vogais José Augusto Rodrigues de Castro Ambrósio (sócio n.º 419.611), Sofia Monge da Silva Cardoso (sócia n.º 419.253) e Célia Maria Pedro Custódio (sócia n.º 419.321) estão impedidos de exercer o direito de voto.
"Os novos Estatutos do Benfica, recentemente aprovados, por inacreditável que pareça, permitem que qualquer sócio seja candidato aos Órgãos Sociais, exceto em casos como o do candidato à Presidência. Não há, por isso, nenhuma ilicitude na validação da lista de Luís Filipe Vieira para o Conselho Fiscal. Mas não é estranho que dos cinco nomes, quatro sejam sócios com poucos dias de filiação clubista? Num universo gigantesco como o do Benfica?", disse João Malheiro, nas redes sociais.
"Sublinhe-se que, ao abrigo dos Estatutos, esses quatro membros não podem votar nas eleições, já que não têm o mínimo de um ano de efetividade associativa. Parece anedota, mas não é...", completou o comentador desportivo e conhecido adepto do Benfica.
Em comunicado, José Pereira da Costa informou sócios e adeptos encarnados sobre detalhe importante para o próximo dia 25 de outubro
14 Out 2025 | 15:29 |
Através de um comunicado, José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, anunciou que, uma vez que várias listas são contra o voto eletrónico, as eleições do próximo dia 25 de outubro serão apenas através de votos físicos - e seguirão o modelo de 2021.
Leia o comunicado na íntegra:
"Para os devidos efeitos estatutários, a Mesa comunica o seguinte:
1. Face à oposição ao voto eletrónico das listas encabeçadas por João Ferreira Leite, João Diogo Manteigas e João Noronha Lopes, as eleições disputar-se-ão integralmente no modelo tradicional de voto físico, da forma apontada no edital da sua marcação;
2. Todas as candidaturas apresentadas foram admitidas e terão a ordem aqui referida;
3. As candidaturas são compostas pelos seguintes candidatos – ver aqui;
4. Os procedimentos estatutários que se seguirão são os seguintes – ver aqui;
5. Os programas eleitorais apresentados serão publicados no Site Oficial do Clube no dia de amanhã, após o início da campanha;
6. Serão de imediato contactados os mandatários das candidaturas para a primeira reunião de acompanhamento do processo eleitoral".
Rui Costa perde a paciência! Presidente do Benfica atira: "Alvo a abater"
14 Out 2025 | 11:56
Resultados Autárquicas 2025: Antigo alto dirigente do Benfica com motivos para celebrar
13 Out 2025 | 11:09
Rui Costa destaca lista para as eleições do Benfica e afirma: "Estou muito..."
12 Out 2025 | 12:11