
Futebol
Seleção aplica goleada com muito Benfica à mistura! Treinador explica: "Muita fome"
15 Out 2025 | 07:53
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
15 Out 2025 | 08:58 |
João Diogo Manteigas foi entrevistado pela BTV, em virtude da sua participação nas eleições para a Presidência do Benfica. O candidato a Presidente do Clube da Luz faz parte do lote de concorrentes às eleições encarnadas, que se disputam no próximo dia 25 de outubro. Leia, aqui, a entrevista na íntegra - e confira, aqui, a conversa com outro candidato.
Remuneração
"Remuneração? Sim, porque os estatutos se alteraram e assim quiseram. A primeira coisa que vamos fazer é entregar a nossa declaração de rendimentos para que acompanhem tudo desde o momento que entrámos até ao momento em que saímos."
Modelo desportivo e estratégia
"O modelo desportivo já foi aplicado nas cinco principais ligas europeias. Maior eficiência nos plantéis. O Benfica tem um plantel com muitos jogadores. Deve ser mais otimizado. Passa por uma redução do plantel, não muito grande. A nossa segunda grande arma de arremesso é apostar na formação mas, sobretudo, retê-la. Temos de fazer tudo pelo nosso coração, que é o Seixal, e mostrar que é possível apostar no Seixal. Terceiro, o Benfica vende bem em termos de jogadores, mas na nossa ótima contrata mal em termos de valores. O Benfica está a contratar cada vez mais caro e isso tem impacto."
"Aposta na formação? Implica trabalho, confiança e certeza. Hoje em dia temos o António Silva que há quatro anos cimentou-se, mas não por aposta direta. Foi uma mais-valia das conquistas no passado mais recente do Benfica. Temos o Tomás Araújo, que rodou noutros clubes, e temos quatro casos que nem jogam. João Rego, por exemplo."
Mercado português
"Vai ter de passar a ter uma importância muito maior do que aquela que tem. Quando olhou, já chegou tarde. Os clubes exigem coisas que não exigem a outros clubes. Mas tem de ser em antecipação. O maior talento ter de ser retido. É voltar um bocadinho atrás naquilo que o Benfica fazia tão bem há tanto tempo, tem de apostar nos jogadores em Portugal. Implica um aumento do scouting. Entendemos que as Escolas de Futebol já estão a dar o necessário. O Manu, que hoje está no Benfica, despontava no Feirense antes de chegar ao Vitória. É um exemplo. O Benfica pode antecipar-se no scouting, em vez de comprar aos clubes que já vendem caro ao Benfica."
Novos nomes
"Para a semana vão ser revelados mais nomes, quer para as modalidades quer para o futebol."
Mourinho
"Mourinho é o treinador do Benfica e tem de ser defendido. É uma figura muito particular. Quando ouço Mourinho a falar nas conferências para lá das questões técnico-táticas acredito que deve ser a Direção a fazê-lo. Mourinho vai ser respaldado pela nossa Direção. É uma pessoa com muita experiência, que vai dar-se muito bem com os nomes que vamos apresentar. Vai ficar inclusivamente muito agradado com o nome que vamos apresentar para a semana para diretor de futebol."
Jovens jogadores e futebol feminino
"Ao Benfica não basta ganhar, tem de mostrar e convencer e bem que pode voltar a fazê-lo. O grande desafio para os jovens não é técnico, tático, mas sim jogar com 65 mil pessoas nas bancadas do nosso Estádio. O Benfica foi fundado para ganhar. Eu sou defender de uma Associação Anónima Desportiva. O Futebol Feminino não pode perder o comboio. Se o Benfica começa a ficar para trás a nível de investimento ou até de know-how... Temos belas jogadoras da formação. Temos de manter a hegemonia em Portugal, mas, acima de tudo, ter uma equipa competitiva para fazer algo lá fora."
Dívida líquida que duplicou (de 100 para 200 milhões)
"Há custos que podem ser efetivamente reduzidos. Percebe-se que há alguma forma de curtar residualmente. Dois há dois grandes monstros que o Benfica não precisa de mão externa: um é o passivo e outro é a dívida financeira. Nos empréstimos obrigacionistas, o Benfica tem de pagar a curto prazo, um pouco como o Novo Banco fez. O naming do Estádio é outro assunto importante. Já me sentei com dois parceiros, um já não me interessa, o outro mantém-se ativo. O naming do Estádio é um problema, já devia ter resolvido há muitos anos. O naming do Estádio está associado a dois caminhos: ou fecha-se o naming para o Estádio e é o que é, ou então cria-se uma infraestrutura nova. Não me parece que o Benfica vá construir um estádio novo nos próximos cinco anos. Aproveitando o Mundial'2030, é preciso falar com Governo, a FIFA e a UEFA, e aí assim criar um projeto."
Parceria com a Adidas
"Fala-se muito da Adidas e de fazer uma parceria estratégica com a Adidas. Eles têm de reconhecer aquilo que o Benfica é. Este ano passamos para o Nível II. Não lhe consigo dar um valor por ano, mas posso assegurar que consigo resolver estes problemas."
Audiovisuais
"O Benfica não pode perder dinheiros nos próximos dois anos. O Benfica quando chegou à final da Taça de Portugal emite um comunicado em que eu concordo em 95% com ele, exceptuando a parte em que diz que ficará de fora do processo da centralização dos direitos televisivos. O produto português não vale aquilo que a Liga Portugal diz que vale. Basta olhar para o caso alemão, em que a cláusula de Single Buyer reduziu. Portugal tem um produto pior. A primeira e a segunda ligas têm clubes a mais. Não há competitividade entre os clubes intermédios. Precisamos de ter mais equipas nas ligas europeias. E como se consegue isso? Reduzir o número de clubes. Cenário? O Benfica tem de receber mais porque é quem mete mais pessoas no Estádio, quem paga mais... Esta liga não vai ter sucesso nesta proposta de centralização."
"A BTV deveria ser aberta a todos os sócios, excetuando os jogos. A BTV é essencial para disseminar tudo o que há sobre o Benfica. Há uns anos tínhamos o Weigl que ia aos pavilhões. A BTV tem o dever de unir todos os benfiquistas e é isso que propomos para estarmos cada vez mais unidos."
Modalidades
"Basta olhar para o caso do hóquei ou do andebol. No caso do futsal e do hóquei, o Benfica tem o dever de vencer em casa, em Portugal, e também a nível internacional. Nas modalidades olímpicas de pavilhão, o problema é que o Benfica não tem conseguindo estar nos momentos-chave. Conseguindo esse objetivo, é natural que o Benfica consiga ter uma equipa competitiva para ganhar mais do que os outros. A nossa proposta foca-se mais no andebol. Queremos um Main Sponsor para dar um grande arranque. Ao Benfica faz falta uma Cidade Benfica das Modalidades ou mais um pavilhão."
Seixal e Estádio da Luz
"O Seixal, como temos um modelo desportivo que incide na formação, tem de sofrer uma expansão e maior adaptação mas para melhor. Sobre o Estádio, quando anunciei a minha candidatura disse que era preciso pensar o que fazer para o renovarmos. O Benfica tem um problema de capacidade, mas olhando para a legalidade em Portugal não é permitido em Fan Standing. Se é para adaptar o Estádio, temos de pensar em segurança e em pontos pedonais. Com a CML, construir duas pontes pedonais para cada um dos lados."
Associativismo
"É a nossa grande base e identifica-se com os sócios do Benfica. Queremos aumentar o número de sócios. Queremos aumentar até 2029, cerca de 50 mil sócios por ano. Queremos aproximar mais o Benfica dos sócios. O Associativismo não é só os adeptos lá fora, mas também vocês aqui na BTV. Voltar a ser unidos para voltarmos a ser temidos."
Arbitragem
"A mudança dos quadros competitivos é algo que urgentemente precisamos de fazer. O Benfica tem de ser intransigente naqueles que são os ataques ao clube. Arbitragem? Benfica vai passar a ser vigilante. Com o novo Diretor Técnico e até com pequenas coisas, com a criação de um novo centro de VAR no Porto... vamos estar muito atentos."
O legado que gostaria de deixar
"Mais união, associativismo, mais vitórias e um clube muito mais sustentável. Mas, acima de tudo, sair com o sentimento que estamos muito mais unidos do que aquilo que estamos hoje."
Concorrente do Clube da Luz volta a fazer parte do lote de candidatos ao cargo de líder máximo das águias. Decisão está marcada para 25 de outubro
15 Out 2025 | 08:50 |
João Noronha Lopes foi entrevistado pela BTV, em virtude da sua participação nas eleições para a Presidência do Benfica. O candidato a Presidente do Clube da Luz faz parte do lote de concorrentes às eleições encarnadas, que se disputam no próximo dia 25 de outubro. Leia, aqui, a entrevista na íntegra - e confira, aqui, a conversa com outro candidato.
Motivo da candidatura
"Estou muito satisfeito de estar aqui para falar de ideias para o Benfica. O Benfica faz parte da minha vida. Tem-me dado muito e eu vivo com as alegrias e tristezas do Benfica. Tal como em 2020, acredito que seja necessária uma mudança - um projeto novo, que torne o Benfica num Benfica novo e com ideia de mudança."
Renumeração
"Sim. Por duas razões: por princípio e transparência. O cargo pode ser exercido por todas as pessoas. Essa alteração nos Estatutos veio democratizar, até para permitir mais possibilidades. Alguém que se dedique a tempo inteiro deve ser remunerado. Não é o facto de ser remunerado que me faz querer presidente do Benfica. Em 2020 não havia essa possibilidade. É por uma questão de princípio e transparência."
Futebol profissional
"A reportar ao Nuno Gomes estará o Pedro Ferreira, fez parte da equipa que levou o Nottingham Forest aos lugares europeus mais recentemente. Tenho mais o Tomás Amaral, que será a ligação com a equipa de scouting e também o Paneira que fará a ligação entre os jogadores emprestados e à prospeção. Não podemos ter vitórias quando temos quatro treinadores em quatro ou cinco anos. Garanto estabilidade porque há uma equipa que trabalha em conjunto. Essa equipa vai identificar os jogadores que podem vir da formação e as posições que não poderão teremos de ir lá fora. Quero uma formação para vencer, não para vender. Queremos reter os nossos jogadores por mais tempo, especialmente os que defendem a nossa mística, tal como aconteceu com o João Neves. Quanto ao Scouting, o Benfica terá de ter um Chief Scout. O Benfica não pode estar a reboque do mercado - isso envolve uma estrutura profissional. A questão da identidade - é algo que não se pode esquecer no Benfica, a mística, a garra. Constrói-se com símbolos do Benfica, que acolhem jogadores e explicam esta identidade aos jogadores da formação."
Formação do Benfica
"Queremos uma formação que seja integrada com um plano de desenvolvimento para cada jogador. Onde as pessoas são recompensadas pela evolução de jogadores para a equipa principal. A formação tem que servir a equipa principal e temos que reter técnicos da formação. Em segundo lugar queremos um departamento de scouting que nos permita chegar mais cedo e um futebol feminino em que temos que investir mais, com ambição europeia."
"A nossa formação é uma das melhores e uma obra bem feita, mas temos que ter os jogadores mais cedo. Fazer com que os jogadores queiram ser campeões no Benfica e não lá fora. Há uma questão de trabalho e de filosofia. Perceberem que o futuro deles passa primeiro por triunfarem no Benfica. Temos que criar identidade nos jogadores, garantir que são bem remunerados."
Scouting e mercado português
"Temos que olhar mais para dentro. No ano passado fomos buscar o Manu, a quem desejo uma rápida recuperação, temos que estar mais atento ao mercado português porque são jogadores que conhecem a realidade do nosso campeonato e isso é uma das áreas em que o Paneira nos vai ajudar."
Perfil dos cargos
"O Nuno Gomes será o vice-presidente, vai supervisionar todo o futebol e será responsável por contactos internacionais. O Pedro Ferreira vai coordenar a área da formação, scouting e feminino. Alguém que se vai encarregar de fazer a ligação com outras áreas do clube. O Tomás Amaral será o diretor desportivo e o Vítor Paneira fará a ligação entre a estrutura e equipa principal e olhará também para os jogadores emprestados."
Perfil do jogador
"O perfil do jogador do Benfica tem que ter talento, mas também integração cultural, saber o que representa o Benfica. Quando vejo jogadores dizerem que querem dar o salto fico preocupado. Na área do futebol tem que haver coordenação entre formação e scouting. Não pode haver contratações do treinador, diretor desportivo... têm que ser definidas em conjunto em face de uma filosofia. Tem a ver com o tipo de futebol e os jogadores que contratamos e os da formação que podem evoluir. Se há um treinador que pede um avançado que descia para as alas, não vamos contratar um finalizador."
Futebol feminino
"Fazer alterações no Seixal. Reforçar o scouting e ter uma política que nos permita ser ambiciosos na Europa. É uma área em crscimento em todo o mundo"
Contas do Benfica
"A dívida aumentou em quase 100 milhões de euros e a situação financeira tem que ser corrigida. A principal prioridade é equilibrar as receitas e despesas correntes.Temos um défice anual de 15 M€. Com uma política de controlo e aumento de receitas, podemos transformar esse défice numa situação positiva de 30 M€. Ao fazermos isso não estamos tão dependentes da venda de jogadores."
"Os FSE aumentaram. É uma área para o qual vamos olhar e há naturalmente espaço para cortar, à volta de 10 por cento. Vamos agir em conformidade depois de vermos a situação real. Posso vir aqui com o melhor plano de gestão, mas se não nos apurarmos para a Champions e não tivermos um bom contrato de direitos televisivos é muito mais difícil."
Centralização dos direitos televisivos
"O Benfica tem que liderar este processo. Durante três ou quatro anos, o Benfica apoiou um presidente da Liga que não acelerou este processo e que apresentou números que fariam com que o Benfica perdesse 20 milhões de euros por ano. E isso é impensável para mim. O Benfica tem que ser valorizado pelo impacto que tem no futebol português. O Benfica tem que liderar e não saltar fora depois da vergonha da Taça de Portugal. Como é que é possivel que o clube mais importante em Portugal esteja fora deste processo? Não há centralização sem o Benfica. Podemos mudar os quadros, reduzir o números de equipas, mas tem que ser uma aproximação global. Se tiver que ficar sozinho a defender o Benfica, eu fico."
BTV e Naming
"Acho que não deve haver precipitações. Não é qualquer um que pode estar associado ao Estádio da Luz. A BTV é muito mais do que um canal que transmite jogos. Tem que ser um espaço de diversidade, com pessoas de podcasts, que discutem o Benfica fora do canal. Presença das casas do Benfica e transformar a BTV num centro de produção de conteúdos. É um modelo que estudei."
Modalidades
"Ganhamos 30 por cento dos títulos. Não podemos ter um vice que diz que vamos tentar ficar em segundo no andebol. O associativismo faz parte da identidade do Benfica. Vou ter uma pessoa ligada às modalidades, que vai ter um coordenador desportivo e outro operacional. Vamos ter um cartão red pass das modalidades com mais benefícios. Temos que ter uma presença assídua das modalidades nas Casas do Benfica. Temos que ter uma aposta real na formação, com protocolos com escolas e outros clubes."
Expansão do Seixal e da Luz
"Aumento da capacidade do estádio e modernização. Tenho um estudo em que prevê o aumento da capacidade para 83 mil lugares e a sua modernização. Este estudo carece de alguma informação que só vamos ter quando tivermos tudo em nossa posse sobre o estádio. Não vamos fazer como no Benfica District. Quero apresentar primeiro aos sócios. Não vou fazer centros comerciais, hotéis... quero aumentar a lotação para reduzir a lista de red pass. Fazer uma casa do sócios e investir em infraestruturas no Seixal."
Decisões... estatutos
"Vamos criar o provedor de sócio que vai ajudar a que as reclamações cheguem à direção. Criar um protal da transparência, onde vão estar as remunerações, comissões e o meu programa eleitoral. É muito importante aproximar os benfiquistas das Casas do Benfica. Seguramente já passei por meia centena e muitas das minhas ideias vieram de lá. Apoiá-las em área como a tecnologia informática. Criar condições para angariarem sócios. Não entendo que não exista um congresso das Casas para ouvir o têm a dizer. Os estatutos são de todos. Há coisas que concordo e outras não. São seguramente melhores do que os anteriores."
Mudanças no Benfica
"O Benfica para ser respeitado tem que se dar ao respeito. Estar na liderança de processos fundamentais. Não abdicar de ter um papel importante das eleições para órgãos federativos e ser defendido atempadamente. O Benfica não pode ser defendido em comunicados quando tudo está perdido. Se há alguém que nunca apoiou Proença fui eu. Sou completamente independente"
Se for eleito, que legado gostaria de deixar?
"Gostava de deixar um legado de um Benfica mais ganhador, mais respeitado em Portugal e na Europa. Um Benfica em que reconheçam transparência. Em que os trabalhadores tenham orgulho e que todos se sintam motivados para trabalharem para o Benfica. Quero uma mudança com confiança. Estou a trabalhar com uma equipa há mais de um ano. Vamos fazer uma mudança sem sobressaltos. Não são as pessoas do passado que fazem parte do futuro"
Jogador da formação encarnada foi convocado pelo seu selecionador nacional para o duplo compromisso. Ficou no banco no último jogo mas desta feita foi titular
15 Out 2025 | 08:38 |
Andreas Schjelderup foi um dos grandes agitadores da sua Seleção, e um elemento muito importante para impedir a derrota da sua Seleção da Noruega, no encontro contra a Nova Zelândia. A equipa europeia empatou 1-1 contra os All Blacks, que já têm o apuramento para o Campeonato do Mundo garantido. Obrador também esteve em destaque pela sua seleção.
Schjelderup foi o único elemento do Benfica, e do futebol português, a marcar presença no encontro entre as equipas da Europa e da Oceânia. O extremo encarnado tinha ficado no banco no encontro contra Israel, o último disputado pela Noruega, mas desta feita foi mesmo lançado de início.
Quanto à partida, apesar do favoritismo e superioridade da Noruega, foi a Nova Zelândia a a chegar primeiro ao golo, quando, já para além do minuto 45, o defesa Surman conseguiu fazer o primeiro da partida, no seguimento de uma bola parada bem trabalho pelos neozelandeses.
No segundo tempo, a Noruega foi atrás do prejuízo, e à procura de reestabelecer alguma justiça no marcador. Andreas Schjelderup esteve muito perto de o fazer, numa grande jogada individual aos 61', que quase terminou com golo. Passados apenas alguns minutos, o extremo do Benfica foi mesmo decisivo, ao fazer a assistência para Nusa, que permitiu empatar a partida para os noruegueses.
O jogador do Benfica acabaria por ser substituído do encontro aos 81', quando o jogo estava 1-1 - resultado com que a partida iria terminar. Relembrar que a Noruega está muito bem colocada para conseguir o apuramento para o Mundial, com seis vitórias noutros tantos jogos, somando, neste momento, mais três pontos que a Itália no respetivo grupo de qualificação para o Campeonato do Mundo.
Confira, aqui, o lance individual de Schjelderup, que resultou em grande defesa do guardião contrário:
Jogador que pertence aos quadros do Clube da Luz foi titular ao serviço da sua equipa nacional, em jogo disputado na última terça-feira, 14 de outubro
15 Out 2025 | 08:16 |
Rafael Obrador foi titular na vitória da Seleção de Espanha sub-21, contra a congénere finlandesa. A partida terminou com vitória de nuestros hermanos, por 2-1, num jogo que chegou a estar muito complicado, mas que terminou com reviravolta no marcador.
Começar por destacar a presença de Rafael Obrador a titular na Seleção de Espanha sub-21. O jogador do Benfica foi o único representante do campeonato português no relvado, sendo que foi escolhido à frente de Ivan Fresneda, por exemplo, que não saiu do banco de suplentes.
Quanto à partida, começou com a Espanha por cima, mas com a Finlândia a conseguir equilibrar as operações, batendo-se sempre de igual para igual com a equipa de Rafael Obrador. O intervalo chegou sem golos a assinalar, sendo que o primeiro do jogo só chegaria aos 65', num auto-golo apontado por Gasiorowski que dava vantagem à Finlândia.
A reação da Seleção de Espanha começou nessa altura. Rafael Obrador, que demonstrou grande solidez defensiva durante a partida, foi substituído aos 88', e assistiu do banco aos golos de Mayenda (90'), e Gonzalo Garcia (90+3'), que confirmaram a reviravolta espanhola, já em tempo de compensação.
A Seleção espanhola, onde alinha Rafael Obrador do Benfica fica, assim, tal como acontece com Portugal, em boa posição para se apurar para o Campeonato da Europa sub-21. Os espanhóis estão em primeiro lugar do grupo A, com três vitórias noutros tantos jogos.
Confira, aqui, o vídeo do segundo golo da Espanha:
Seleção aplica goleada com muito Benfica à mistura! Treinador explica: "Muita fome"
15 Out 2025 | 07:53
Tudo o que disse Rui Costa na entrevista à Benfica TV: "Ser recordado como fui enquanto jogador"
15 Out 2025 | 07:37
Tudo o que disse Luís Filipe Vieira na entrevista à Benfica TV: "Se fizer o tetra, quero..."
15 Out 2025 | 07:25