Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Ansu Fati volta a estar em destaque no mercado, a poucos meses da abertura da janela de transferências de inverno, mas, desta vez, não é por estar associado ao Benfica. O atleta do Barcelona está, sim, na mira do Fenerbahçe, de José Mourinho.
Segundo informa o portal Fanatik, da Turquia, o antigo timoneiro do Benfica olha para o jogador do Barcelona como um possível reforço já em janeiro. O clube turco pondera mesmo avançar com negociações junto ao emblema da Catalunha, estando um cenário de empréstimo em cima da mesa.
Visto como uma promessa do Barcelona, a vida de Ansu Fati nos quadros dos culés não está a ser fácil nas últimas temporadas. No último mercado de transferências, o extremo de 22 anos foi associado ao Benfica, no entanto, não existiram negociações oficiais para trazer o craque do Barcelona para a Luz. Atualmente, o extremo está no boletim clínico da formação orientada por Hansi-Flick, depois de ter sofrido uma lesão muscular na coxa direita durante o treino da última quarta-feira, 13 de novembro.
Na atual temporada, com a camisola do Barcelona, Ansu Fati – avaliado em 15 milhões de euros – alinhou em sete partidas: três para a Liga dos Campeões e quatro para a La Liga, somando um total de 159 minutos. Em 2023/24, o extremo marcou presença em 27 jogos pelos ingleses de Brighton. O avançado registou quatro golos e uma assistência. Antes de ser cedido ao clube da Premier League, Ansu Fati alinhou em três encontros com a camisola do Barcelona.
Ansu Fati iniciou o percurso no Sevilha, em 2011, mas, no ano seguinte, rumou ao Barcelona, onde realizou toda a formação. O atleta de 21 anos estreou-se com a camisola dos blaugrana, na equipa principal, em 2019. No total, o espanhol marcou presença em 112 embates, somando 29 golos e seis assistências.
Treinador do emblema inglês vê com bons olhos a ida de craque encarnado para Londres, apreciando o talento do futebolista
|
0Tomás Araújo continua a evoluir com a camisola do Benfica e sob comando técnico de Bruno Lage, conquistando as atenções além fronteiras de Portugal. O central encarnado volta a estar na mira do Chelsea, segundo avança a imprensa internacional.
O portal Football Transfers adianta, esta quinta-feira, 14 de novembro, que o técnico do emblema londrino, Enzo Maresca, vê com bons olhos a contratação do camisola 44 da formação da Luz. A mesma fonte refere que o interesse do Chelsea não é recente, visto que os blues tem estado atentos a Tomás Araújo desde o verão passado.
No entanto, o emblema da Premier League não avançou com as negociações, na altura, face ao valor da cláusula de rescisão do defesa-central formado no Benfica Campus, que está definida nos 100 milhões de euros. É de referir que Tomás Araújo está vinculado aos encarnados até junho de 2028, depois de ter renovado contrato no verão de 2023, com Rui Costa a blindar a jovem pérola do Seixal.
É importante destacar, ainda, que, o Newcastle e o Crystal Palace são dois dos outros clubes ingleses atentos ao defesa do Benfica, evidenciado a cobiça inglesa como a maior 'dor de cabeça' para o Glorioso. Tomás Araújo já foi também associado ao Bayern Munique, da Bundesliga.
Na presente época, Tomás Araújo - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - já alinhou em 12 partidas (Famalicão, Casa Pia, Estrela da Amadora e Boavista, Gil Vicente, Atlético de Madrid, Pevidém, Feyenoord, Rio Ave, Farense, Bayern Munique e Porto), somando 1072 minutos e dando excelente conta de si.
Emprestado ao Gil Vicente em 2022/23, antes de regressar ao Benfica, Tomás Araújo alinhou em 26 partidas pelos gilistas, somando um golo e duas assistências. Antes de subir à equipa principal, na turma secundária das águias, regista um total de 48 jogos, onde fez gosto ao pé por três vezes e assistiu por uma ocasião.
Ex-artilheiro dos catalães comentou o confronto iminente entre o emblema da La Liga e os encarnados, que aconteceu no início de 2025
|
0Em janeiro de 2025 está agendado o duelo que irá colocar frente a frente duas formações com uma grande história, tanto a nível doméstico, como a nível europeu. O Benfica, orientado por Bruno Lage, irá receber no Estádio da Luz, o atual líder da liga espanhola, o Barcelona, treinado pelo técnico alemão Hansi Flick. A partida entre o Glorioso e os blaugrana já começa ser jogado fora das quatro linhas, com Patrick Kluivert a fazer a antevisão ao encontro.
O antigo avançado neerlandês que, ganhou fama e destaque enquanto representava o Barcelona, emblema que defendeu entre 1998 e 2004, onde marcou 122 golos em 257 encontros com as cores do clube da Catalunha, analisou o iminente confronto do seu antigo clube contra o Benfica. Kluivert defende que as águias podem criar dificuldades ao Barcelona.
“O Barcelona encontra-se numa melhor forma, mas o Benfica é um clube que pode surpreender muito rapidamente. Olhando para os jogadores individualmente, e como equipa, eles podem tornar a vida muito complicada ao Barcelona”, frisou o ex-futebolista neerlandês, que elogiou a boa forma do emblema catalão, mas deixou um aviso de que não podem subestimar os pupilos de Bruno Lage.
Benfica e Barcelona, ao fim de quatro jornadas completadas na fase de liga da Champions, apresentam até ao momento, rendimentos diferentes. Os encarnados ocupam atualmente o 19º lugar, com seis pontos, depois de duas vitórias e duas derrotas. Já os catalães, encontram-se no 6º posto, onde somam nove pontos, fruto de três vitórias e uma derrota. Até ao duelo de Janeiro, as duas equipas ainda irão realizar dois duelos cada, as águias irão medir forças com o Mónaco e depois contra o Bolonha. O emblema catalão, por sua vez, irá jogar contra o Brest e Borussia Dortmund.
Recorde-se que, a última vez que o Glorioso defrontou o Barcelona na Catedral, foi a 29 de Setembro de 2021, altura em que o Benfica, sob a batuta de Jorge Jesus, derrotou a formação catalã por 3-0, graças aos golos de Darwin Núnez (2) e de Rafa Silva. Um triunfo que Bruno Lage irá querer repetir em janeiro.
Jornalista, num artigo de opinião publicado esta quinta-feira, 14 de novembro, enalteceu atleta do Clube da Luz
|
0No Clássico de domingo, 10 de novembro, com o Porto (4-1), ficou evidente que Tomás Araújo oferece solidez defensiva e uma elevada capacidade de sair a jogar com bola, qualidades estas que têm valido a titularidade e a confiança de Bruno Lage. Luís Mateus, editor executivo do jornal A Bola, num artigo de opinião, deixou grandes elogios ao jovem central das águias, depois da sua performance diante dos azuis e brancos.
"Tomás Araújo já merecia um artigo só para si. Há três épocas, viu o habitual escudeiro na equipa B, António Silva, ultrapassá-lo na hierarquia ao cair nas boas graças de Roger Schmidt durante os primeiros particulares e assumir depois inclusive a titularidade devido a um surto de lesões que levou até à contratação urgente de Brooks em setembro e a custo zero, quando ele próprio já se encontrava ao serviço do Gil Vicente, por empréstimo", começou por escrever Luís Mateus.
"Na altura, o alemão terá preferido a dimensão física do mais novo à maior qualidade de passe e velocidade de Araújo. O jovem central assinou excelente temporada em Barcelos, assente nessa capacidade de ter a bola e saber sempre o que fazer com ela, porém o Europeu de sub-21 que se sucedeu não lhe podia ter corrido pior. À má estreia na derrota com a Geórgia somou a expulsão no empate com os Países Baixos, resultados que deixavam a equipa das quinas à beira da eliminação precoce, e não voltou a jogar", referiu o editor-executivo de A Bola.
"O afastamento foi evitado enquanto cumpria suspensão perante a Bélgica, porém nos quartos, com a Inglaterra, Rui Jorge deixou-o os 90 minutos no banco. Portugal cairia, ao perder por 1-0", acrescentou.
Luís Mateus: Tomás Araújo é o melhor central do Benfica e um dos melhores da Liga
"Qualquer outro jogador, menos maduro, teria visto aí uma sentença negativa sobre o seu futuro, mas não Tomás Araújo, que continuou a fazer o seu trabalho e beneficiou da crença de um Benfica que, mesmo mantendo um errático e cada vez mais erróneo Otamendi a usurpar o seu espaço de afirmação, não deixou que desistisse. Deu bons sinais no regresso aos trabalhos, ainda com Schmidt, e que coincidiram com a quebra de António Silva, e beneficiou da aposta definitiva de Lage, que assim conseguiu responder aos problemas transportados dos últimos anos na primeira fase de construção e até na velocidade no controlo da profundidade, quando procura uma linha defensiva mais alta, juntando os setores. Hoje, mais confiante também, Tomás Araújo é o melhor central do Benfica e um dos melhores da Liga", destacou o jornalista.
"A vantagem de com a bola nos pés pensar como médio e sem esta se mostrar um defesa eficaz (e inteligente na forma como pode abordar as antecipações), ainda que com natural margem de evolução, foi evidente no clássico com o FC Porto. Está criado mais um belo defesa português e, pelo menos, já não terá que regatear pelo espaço que merece. A visão de Lage foi fundamental, tal como antes tinha sido a de Schmidt, em António Silva e João Neves, por exemplo. Há que confiar. E responsabilizar", concluiu Luís Mateus.