
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Celtic confirmou este domingo, 20 de abril, a passagem à final da Taça da Escócia, após golear, por 5-0, o St. Johnstone em Hampden Park, num jogo onde Jota Filipe, avançado formado no Benfica, acabou por estar em destaque ao apontar um dos golos.
À beira do tetracampeonato nacional, a formação de Brendan Rodgers, que não contou com Jota Filipe e Paulo Bernardo no onze inicial, resolveu, praticamente, o jogo, com quatro golos na primeira parte: Mcgregor (34'), Maeda (37' e 45'+1) e Idah (45') foram os responsáveis por colocar o Celtic em vantagem no marcador ainda antes do intervalo.
No regresso das cabines, e com um ritmo mais lento, a turma escocesa acabou por fazer mais golo com um 'toque' made in Seixal. Já com Jota Filipe em campo, avançado formado no Benfica entrou aos 63 minutos, o prodígio português fez o 5-0, resultado que se manteve até ao fim, à passagem do minuto 67. Nota ainda para Paulo Bernardo, uma vez que o médio, que chegou a alinhar na equipa principal dos vermelhos e brancos, ainda foi aposta durante 20 minutos.
Após esta goleada, o Celtic de João Filipe e Paulo Bernardo vai marcar presença na final da Taça da Escócia com o Aberdeen. O duelo que vai decidir o vencedor do troféu está agendado para o dia 24 de maio, às 15h00, no Hampden Park.
De destacar que, na presente época 24/25 Jota Filipe – atualmente com um valor de mercado nos 9 milhões de euros – marcou presença em 10 embates com a camisola do Rennes, todos a contar para a Ligue 1. Nos 360 minutos totalizados, o extremo formado no Benfica Campus fez o gosto ao pé numa ocasião, tendo servido os companheiros noutra chance. Já ao serviço do Celtic, o futebolista português foi a jogo em 15embates, somando cinco golos e duas assistências.
Confira aqui o golo de Jota Filipe:
Interesse no futebolista dos dragões pode levar a que imprescindível dos vermelhos e brancos acabe por continuar nos encarnados na próxima temporada
|
De Inglaterra surgem boas notícias para o Benfica. Depois de terem apontado baterias a Anatoliy Trubin, tendo em vista uma possível contração no próximo mercado de transferências, a turma de Pep Guardiola está agora empenhada na contratação de Diogo Costa, podendo fazer cair o interesse no camisola 1 da turma de Bruno Lage.
A informação partilhada pelo jornal britânico Mirror dá conta que o titular absoluto do Porto é visto como o sucessor de Ederson na baliza do Manchester City. Nesse sentido, os responsáveis ingleses já preparam uma oferta milionária para assegurar a contratação do dono da baliza do rival do Norte, afastando-se assim de Anatoliy Trubin.
De acordo com a mesma publicação, os citizens estarão convencidos de que a direção liderada por André Villas-Boas a abrirá mão do guarda-redes a troco de 50 milhões de libras, cerca de 58,3 milhões de euros, isto numa altura em que o atleta é visto como o sucessor do antigo guardião do Benfica no Manchester City.
Recorde-se que, recentemente, Anatoliy Trubin surgiu na lista de compras do Manchester City, tendo mesmo o camisola 1 da turma de Bruno Lage acabado por comentar os rumores sobre uma possível saída do Benfica no próximo verão: "Por agora, estou completamente focado no Benfica. Teremos uma dura e interessante etapa da temporada pela frente. Temos de dar tudo para ganhar e deixar os adeptos felizes. Depois veremos o que acontece", referiu o guardião:
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Anatoliy Trubin – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – marcou presença em 43 duelos: 12 na Liga dos Campeões, 28 na Liga Portuguesa e três na Taça da Liga. Nos 3.870 minutos disputados dentro das quatro linhas, o guardião internacional pela Ucrânia sofreu um total de 45 golos.
Futebolista turco está na lista dos vermelhos e brancos para a próxima temporada, podendo vir a reforçar o plantel de Bruno Lage em 25/26
|
O nome de Ismail Yuksek volta a estar em destaque na imprensa internacional. Numa altura em que está apontado ao Benfica, o futuro do compatriota de Orkun Kokçu e Kerem Akturkoglu sofreu uma atualização que pode vir a beneficiar Rui Costa nas negociações, tendo em vista uma mudança para o Estádio da Luz na próxima temporada.
De acordo com o portal Spor X, o centrocampista de 26 anos está insatisfeito com o seu papel no Fenerbahçe, onde não tem sido aposta de José Mourinho e pretende abandonar o gigante de Istambul na próxima temporada, de modo a conseguir ser uma aposta mais frequente num novo conjunto.
Ora estas novidades podem vir a agradar (e muito) Rui Costa, isto porque o internacional turco já foi apontado ao Benfica por diversas vezes. Face aos casos de sucesso de Kerem Akturkoglu e Orkun Kokçu, Ismail Yuksek pode ver com bons olhos a mudança para os encarnados na próxima temporada.
Recorde-se que este interesse do Benfica em Ismail Yuksek voltou a ganhar força na Turquia nos últimos dias, com um jornalista a revelar que o médio está nos planos de Rui Costa. "Ouvi dizer que o Benfica está interessado em Ismail Yuksek, que Mourinho lançou nos últimos 60 segundos da visita ao Sivasspor... Não é heresia, é notícia oriunda de Lisboa", revelou Sansal Buyuka
Ismail Yuksek - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - encontra-se no Fenerbahçe desde 2020, ainda que só em 2022/23 tenha começado a ser elemento regular na equipa de Istambul. Na atual época, 24/25, o médio foi aposta em 24 jogos: três na qualificação da Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e 14 na Liga turca. O camisola 5 disputou no total 1.398 minutos.
Futebolista que abandonou o Clube da Luz no verão, esteve em destaque na partida, porém o seu esforço foi insuficiente para garantir a vitória
|
O Besiktas de Rafa Silva voltou a marcar passo no campeonato nacional. Apesar do golo apontado por Rafa Silva, antigo avançado do Benfica, a turma turca não foi além de um empate, a uma bola, com o Goztepe na jornada 32 da Superliga.
Com Gedson Fernandes a titular, o Besiktas contou com Rafa Silva para inaugurar o marcador. Após assistência de Milot Rashica, o antigo camisola 27 do Benfica não tremeu e bateu o guardião contrário para fazer o primeiro golo do encontro. Porém, a partida acabaria por se tornar um verdadeiro 'inferno' para as águias negras. No início da segunda metade, Koybasi, aos 46', fez o empate, a uma bola, resultado que se manteve até ao fim, acabando a turma dos antigos futebolistas encarnados somar um novo percalço no campeonato.
Com este empate, o Besiktas ocupa a quinta posição da prova com 49 pontos. No topo da tabela classificativa está o Galatasaray com 77, seguido do Fenerbahçe de José Mourinho, embora tenha menos um duelo, com 71. A fechar o pódio está o Samsunspor com51.
Recorde-se que recentemente, a imprensa internacional revelou que o antigo craque do Benfica quer 'bater com a porta' e abandonar o Besiktas, no final da temporada. Esta novidade surge depois de Rafa Silva ter recusado renovar contrato com Rui Costa e ter decidido rumar até à Turquia, assinalado pelas águias negras, onde está, também, João Mário.
No que toca à presente época desportiva, com a camisola do Besiktas, Rafa Silva - atualmente avaliado em 10 milhões de euros - marcou presença em 43 embates: 10 na Liga Europa, 29 na Liga Turca, três na Taça da Turquia e um na TFF Super Kupa. Nos 3.755 minutos disputados, o avançado português apontou 15 golos, somando ainda 10 assistências.
Confira aqui o golo de Rafa Silva: