![Alvo de Rui Costa para o Benfica pediu para sair do clube: "Todos os anos..."](/storage/media-items/image/2024/08/benfica-rui-costa_20240821064743.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Mário Rui foi um dos nomes apontados à lateral-esquerda do Benfica no último verão. Numa altura em que se encontra sem conjunto, internacional português rescindiu contrato com o Nápoles, o defesa pode estar mais perto de ver resolvido o seu futuro.
Mário Rui pode estar prestes a dar uma volta à sua vida, embarcando numa nova aventura no estrangeiro. A garantia é dada por Nicòlo Schira esta quinta-feira, 6 de fevereiro, que dá conta que o lateral português de 33 anos está na lista de compras do Atlanta United, conjunto que já apontou baterias a Arthur Cabral.
O defesa que passou pela formação do Benfica entre 2008/09, onde realizou 23 encontros pelos encarnados, prepara-se para se vincular com o emblema norte-americano até dezembro de 2026, preparando-se assim para voltar ao ativo, isto depois de ter rescindido com o Nápoles no passado mês de janeiro, juntando-se a Lionel Messi na MLS.
Importa recordar que no último verão, Mário Rui foi um dos nomes apontados ao Clube da Luz. Contudo, os responsáveis encarnados optaram por contratar Jan-Niklas Beste. Além disso, Rui Costa acabou, também, por acionar a cláusula de compra de Álvaro Carreras, ficando assim o Benfica com dois jogadores para o flanco esquerdo, embora o camisola 37 tenha abandonado as águias nesta janela de inverno.
Ainda sem quaisquer minutos esta época, em 2023/24, ao serviço do Nápoles, Mário Rui – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – alinhou em 28 encontros, onde protagonizou duas assistências. É de referir que o internacional por Portugal cumpriu a sétima época consecutiva com a camisola dos italianos (227 partidas, três golos e 23 assistências).
Confira aqui a publicação que dá conta sobre o futuro de Mário Rui:
Futebolista que abandonou o Clube da Luz em maus termos deixou uma garantia sobre o Presidente dos encarnados aquando conversava com os jornalistas
|
Cher Ndour foi um dos jogadores que fez agitar o último dia de mercado de transferências. O médio, que já tramou o Benfica no passado ao abandonar a custo zero, deixou o PSG e rumou à Fiorentina. Na apresentação esta quinta-feira, 6 de fevereiro, o jovem italiano abordou a mudança, tendo inclusive deixado elogios a... Rui Costa.
"Houve várias equipas italianas interessadas em mim, mas quando ouvi sobre a Fiorentina, só havia um sítio para onde queria ir. (...) Estou preparado para me adaptar no meio campo, gosto de jogar como médio 'box to box', mas irei jogar onde o treinador me disser", afirmou o jovem de 20 anos que não esqueceu a passagem pelo Benfica.
Cher Ndour - O meu jogador preferido que vestiu a camisola da Viola é o Rui Costa
"O Benfica é um clube que aposta muito nos jogadores jovens. (...) O meu jogador preferido que vestiu a camisola da Viola é o Rui Costa, que também foi o meu presidente no Benfica. Deu-me muitos conselhos e estou-lhe muito grato", acrescentou Cher Ndour durante a apresentação como jogador da Fiorentina.
Cher Ndour foi confirmado como reforço do conjunto transalpino no último dia de mercado de transferências. De acordo com a imprensa do país, a Fiorentina assegurou a contratação do antigo médio da formação do Benfica junto do PSG, num negócio que custou cerca de cinco milhões de euros, tendo o jovem de 20 anos assinado um vínculo até 2029.
Esta temporada, com a camisola do Besiktas, Cher Ndour - avaliado em 4 milhões de euros - alinhou em 22 jogos: 12 no campeonato turco, nove na Liga Europa e um na Taça da Turquia. No total, regista 1.212 minutos, onde conta com um golo marcado e duas assistências realizadas. Já no Braga, o atleta foi opção em 11 embates, somando um golo.
Futebolista formado no Clube da Luz chegou ao conjunto transalpino no último dia do mercado de transferências, tendo estado em destaque na sua estreia
|
João Félix foi uma das bombas de mercado do AC Milan, tendo sido apresentado como reforço do conjunto transalpino no último dia do mercado de transferências. Nesse sentido, e depois de ter brilhado na Taça de Itália, Geoffrey Moncada, diretor técnico dos italianos, abordou a possibilidade de assegurar o avançado formado no Benfica em definitivo.
Geoffrey Moncada - Depende de nós mas também do João
"Temos uma excelente relação com o Chelsea e, mesmo sem a opção de compra [contemplada no empréstimo], existe a possibilidade de isso acontecer em junho", começou por dizer Geoffrey Moncada, em declarações ao 'Sport Mediaset', tendo deixado ainda uma garantia.
"Depende de nós mas também do João, mas é claro que existe essa possibilidade [de Félix ficar em definitivo]", assegurou ainda Geoffrey Moncada em declaração aos meios italianos sobre o futuro do antigo avançado do Benfica que rumou a terras transalpinas no último dia de mercado.
João Félix ingressou no AC Milan nas últimas horas da janela de inverno. O emblema transalpino garantiu um empréstimo, sem opção de compra sobre o avançado de 25 anos. Neste sentido, espera-se que João Félix regresse a Londres já no final da atual época, reintegrado o plantel de Enzo Maresca, onde se encontro ex-médio do Benfica, Enzo Fernández.
Esta temporada, ao serviço do Chelsea, João Félix – avaliado em 30 milhões de euros - marcou presença em 20 encontros: 12 na Premier League, cinco na Liga Conferência e dois na Taça da Liga. Nos 948 minutos disputados dentro das quatro linhas, o antigo avançado do Benfica somou sete tiros certeiros, apontando ainda duas assistências. Já pelo AC Milan, com apenas um jogo disputado, em 31 minutos, o avançado formado no Benfica conta com um tento.
Timoneiro do Clube da Luz vai ter que enfrentar os 'demónios' que marcaram a sua primeira passagem enquanto treinador dos encarnados
|
O próximo desafio de Bruno Lage pelo Benfica terá um peso muito maior do que qualquer outro jogo. O treinador irá reencontrar a equipa que foi a sua pedra no sapato na sua última passagem, sendo que o empate contra o Moreirense foi uma das razões do seu despedimento. O resultado de 1-1 em Moreira de Cónegos também fez outra vítima no comando técnico do Clube Luz, quando Roger Schmidt foi demitido ainda no começo da presente época.
Agora, o timoneiro Benfiquista terá de preparar muito bem o próximo duelo das águias, para que não haja outra vítima por culpa dos verdes e brancos. Em 2020, o Glorioso recebeu o Moreirense em casa, quando era líder do campeonato com um ponto de vantagem sobre o Porto, porém, com o empate na Luz, conquistado com um golo de Pizzi no último minuto, os dragões assumiram a liderança e o cargo de Lage foi colocado em causa.
O jogo em questão foi o último antes da paralisação do campeonato devido à Covid-19 em 2020. Assim, o Clube da Luz perdeu a liderança naquele dia e nunca mais voltou a vê-la, já que os comandados de Sérgio Conceição levantaram o ‘caneco’ no final do ano desportivo.
Todavia, o histórico de Bruno Lage contra o Moreirense ainda é positivo. O treinador tem uma larga vantagem sobre a equipa de Moreira dos Cónegos, inclusive nos triunfos fora de casa, já que soma dois na condição de visitante. Um de 4-0 em 2018-19 e um de 2-1 na sexta jornada de 2019/20. O único jogador ainda no plantel que esteve no empate contra os adversários na Luz é Florentino Luís, que está à disposição para sábado.
Recorde-se que, o duelo entre o Benfica de Bruno Lage e o Moreirense de César Peixoto está agendado para o próximo sábado, 8 de fevereiro. As águias recebem a turma de Moreira de Cónegos, que ocupa o 11.º lugar do Campeonato Nacional, com 23 pontos, em embate relativo à jornada 21 da Liga Portugal Betclic. O pontapé de saída está agendado para as 18h00, no Estádio da Luz.