Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Luís Filipe Vieira acusado? Ex presidente do Benfica avança com decisão drástica

Antigo líder do Glorioso foi um dos visados na passada terça-feira, 15 de outubro, pela justiça portuguesa de corrupção no caso dos emails

Luís Filipe Vieira, antigo Presidente do Benfica, toma decisão sobre a sua defesa
Luís Filipe Vieira, antigo Presidente do Benfica, toma decisão sobre a sua defesa

  |

Icon Comentário0

O processo dos emails conheceu na passada terça-feira, 15 de outubro, novos desenvolvimentos, uma vez que o Ministério Público acusou as SAD's de Benfica e Vitória de Setúbal, Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e antigos dirigentes dos sadinos de corrupção. Desta forma, o antigo líder dos encarnados já prepara a sua defesa, sendo que existem novidades relativas a isso. 


De acordo com o jornal Record esta quarta-feira, 16 de outubro, a defesa de Luís Filipe Vieira pondera abdicar da fase de instrução para acelerar o processo e permitir que o julgamento do caso dos emails se realize o mais rapidamente possível. Segundo a mesma fonte, o antigo dirigente máximo das águias optou por não se pronunciar sobre a decisão da justiça portuguesa, sendo que os seus advogados, equipa liderada por Magalhães e Silva, vai analisar a acusação nos próximos dias, definindo a estratégia a seguir, isto depois do ex-Presidente se ter declarado inocente. 


Em sentido contrário, Paulo Gonçalves considera que "esta acusação é surreal e assenta numa tese destituída de fundamentação factual e legal". "Nenhuma das condutas ali descritas consubstancia qualquer crime, muito menos um crime de corrupção, na sua maioria traduzindo uma prática corrente no mercado de futebol tanto a nível nacional como internacional", disse. 


"Fui assessor jurídico [...] de 2007 a 2018. As minhas funções, lealdade, entrega e cumprimento da lei durante este período são públicas. [...] Em momento algum extravasei as funções e as instruções que me foram então confiadas”, acrescentou o agora empresário

Recorde-se que na passada terça-feira, 15 de outubro, o Ministério Público acusou no âmbito do processo dos emails as SAD's de Benfica e Vitória de Setúbal, Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e antigos dirigentes dos sadinos de corrupção. Face a essa decisão, o MP pediu o afastamento das competições desportivas em Portugal.



Clube

Sporting 'intromete-se' e lança comunicado em relação a acusação à SAD do Benfica: "Reforçar a..."

Leões de Frederico Varandas reagiram à decisão do Ministério Público a respeito do processo da SAD das águias lideradas por Rui Costa

O rival Sporting, reagiu e tomou posição através de um comunicado, relativamente à acusação feita pelo Ministério Público à SAD do Benfica
O rival Sporting, reagiu e tomou posição através de um comunicado, relativamente à acusação feita pelo Ministério Público à SAD do Benfica

  |

Icon Comentário0

O Sporting manifestou-se e reagiu em comunicado relativamente à decisão do Ministério Público de submeter a julgamento o antigo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o ex-assessor jurídico da SAD encarnada, Paulo Gonçalves.


"Perante os últimos desenvolvimentos referentes a mais um processo judicial relativo a comportamentos contrários à verdade desportiva, a Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD não pode deixar de reforçar a importância de se garantir que, pelo menos desta vez, a imagem e a regularidade das competições desportivas portuguesas não sejam as únicas partes afetadas".


A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD vai continuar a acompanhar de perto a evolução do processo judicial em causa


"A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD vai continuar a acompanhar de perto a evolução do processo judicial em causa, colaborando ativamente com as autoridades competentes para que os responsáveis sejam punidos e este tipo de comportamentos erradicados de vez do desporto nacional".

Recorde-se que o Benfica já reagiu à acusação feita pelo Ministério Público. "O Sport Lisboa e Benfica e os seus advogados vão analisar em detalhe a acusação da qual foram hoje notificados e que responsabiliza o Benfica, em virtude de alegados atos imputados ao seu ex-presidente e a um antigo assessor", começaram por escrever as águias.


"Oportunamente tomarão posição processual, mas não restem dúvidas de que o Sport Lisboa e Benfica se defenderá, sem hesitar, de todas as acusações infundadas (e do que já foi possível analisar, estas são infundadas), bem como de tudo quanto afete ou possa ter afetado os seus direitos e interesses", concluiu o Clube da Luz


Clube

Bernardo Ribeiro comenta processo e culpa Luís Filipe Vieira: “Benfica nunca teve nome tão manchado”

Diretor do jornal Record opinou sobre a série de atualizações no caso judicial que envolve os encarnados e Luís Filipe Vieira

Bernardo Ribeiro comentou o processo do Benfica e 'culpou' Luís Filipe Vieira por "manchar" o nome do clube
Bernardo Ribeiro comentou o processo do Benfica e 'culpou' Luís Filipe Vieira por "manchar" o nome do clube

  |

Icon Comentário0

Bernardo Ribeiro comentou os mais recentes avanços no processo do caso dos emails que envolve o Benfica. Reconhecendo que “havia um Benfica antes e outro depois de Vieira”, o diretor do jornal Record acredita que as águias nunca tiveram o “nome tão manchado” como têm no momento.


“É da mais elementar justiça reconhecer que havia um Benfica antes e outro depois de Vieira ao nível de infraestruturas, algo em que o clube não deve nada a ninguém em Portugal. Mas no dia em que é conhecida mais uma acusação de corrupção, também salta aos olhos de toda a gente que o Benfica nunca teve ao longo da centenária história o nome tão manchado com suspeitas de várias atividades criminosas”, começou por dizer o diretor do jornal Record.


Não acredito que venha daí grande punição, porque em Portugal as leis não estão feitas para apanhar corruptos ou sequer gente que vive em clara situação de enriquecimento ilícito”, prosseguiu Bernardo Ribeiro.


O Benfica nunca teve ao longo da centenária história o nome tão manchado com suspeitas de várias atividades criminosas

“Mas como escreve hoje Eduardo Dâmaso na página 3 deste jornal, há no ar um cheiro forte a apito dourado e é evidente que houve práticas muito questionáveis sob a liderança de Vieira e com Paulo Gonçalves, pelo menos esse, à guitarra. Triste fado", continuou. 


“Os negócios escuros são mais do que muitos. Para citar alguns, falemos apenas de Luís Filipe, o tal jogador que nunca tinha jogado um minuto e fez o penálti sobre Salvio. Ou dos 450 mil para ter João Amaral que nem pré-época fez. Não deve acontecer nada, mas já todos percebemos como as coisas eram feitas. Lá está, mais um apito dourado”, terminou.


Clube

Nova acusação de corrupção: agente Miguel Pinho vê processo ‘às costas’ no caso do Benfica

Investigação está em curso e revelou abordagem dos detentores da agência Position Number a jogador do Marítimo por alegadas ilegalidades

Um novo processo por alegada corrupção ativa foi aberto ao agente Miguel Pinho no caso do Benfica
Um novo processo por alegada corrupção ativa foi aberto ao agente Miguel Pinho no caso do Benfica

  |

Icon Comentário0

O processo dos emails do Benfica continua com investigações em aberto, dessas foram retiradas certidões que levaram à abertura de novos processos. O agente Miguel Pinho e o seu pai, Luís Miguel Pinho, detentores da agência Position Number, foram um deles, por alegada corrupção ativa.


“No decurso do inquérito recolheram-se indícios de que nos dias 6 ou 7 de maio de 2016, Miguel Rúben Macedo Pinho e Luís Miguel Gonçalves Pinho abordaram Edgar Costa (…) e, identificando-se como empresários de futebol, propuseram-lhe a oferta da quantia pecuniária de 30.000,00€ para que, no jogo a decorrer no dia 8 de maio de 2016 entre a sua equipa e o Benfica, efetuasse uma prestação desportiva contrária aos interesses do Marítimo", lê-se na acusação do caso dos emails.


Segundo a investigação, os agentes indicaram ao jogador que "bastaria jogar mal e não rematar a baliza", prometendo também um novo contrato de trabalho, com melhor remuneração, num outro emblema. Segundo consta, Edgar Costa terá recusado a proposta de imediato.


Porém, estes "factos são suscetíveis de consubstanciar a prática de um crime de corrupção ativa". A acusação neste caso relativamente ao Benfica foi arquivada, pelo que foi retirada a tal certidão de forma a iniciar uma investigação autónoma aos agentes.

Miguel Pinho, recorde-se, recebeu uma comissão de 30 mil euros por parte do Benfica no âmbito da contratação de um júnior (Aires de Sousa) ao Nacional. Porém, o presidente do Nacional, Rui Alves, garantiu que o negócio não teve intermediação de nenhum agente.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ex candidato a Presidente do Benfica aborda legitimidade de Rui Costa "Mesmo essa acusação é..."
Clube

Ex candidato a Presidente do Benfica aborda legitimidade de Rui Costa "Mesmo essa acusação é..."

 

Icon Comentário0
Rui Costa em risco? MP esclarece envolvimento de Líder do Benfica e Domingos Soares de Oliveira
Clube

Rui Costa em risco? MP esclarece envolvimento de Líder do Benfica e Domingos Soares de Oliveira

 

Icon Comentário0
Porto à ‘coca’ de indemnização? Rival aborda processo do Benfica e toma decisão
Clube

Porto à ‘coca’ de indemnização? Rival aborda processo do Benfica e toma decisão

 

Icon Comentário0